sábado, 17 de julho de 2010

1730 - CÉREBRO HUMANO

Terra Terra Fotolog Fotolog Blog Vídeos Cadastre-se|Login

Mais recentes

23/04/2009

17/03/2009

13/03/2009

04/03/2009

10/12/2008
mais
Favoritos:

Érica de Lana
18/05/2010
Rio de Janeiro , RJ ,Brasil

Ana Fioravanti
24/03/2010

Vitor de Castro
21/09/2009
Juiz de Fora , MG ,Brasil

Tânia Maria Netto
01/07/2009

Renata Vianna
17/11/2008
mais




Links:
·Laboratório de Neuropsicologia clínica e experimental

Circuitos Neurais do Medo e AnsiedadeAna Claudia | Adicionar a favoritos | rss | Enviar este post | Denunciar

--------------------------------------------------------------------------------

ANTERIOR

Postado por Ana Claudia em 23/04/2009 14:38

Quantas células tem o cérebro humano?
Será que temos 100 bilhões de neurônios? Hoje podemos afirmar que não. Os pesquisadores Roberto Lent (UFRJ), Suzana Herculano-Houzel (UFRJ) e Frederico Azevedo (mestrando - UFRJ) em seu estudo mostraram que o cérebro tem em torno de 86 bilhões de neurônios.

Pesquisas foram realizadas em roedores e primatas. De fato foi observado que havia uma correlação evolucionista entre as espécies (o número de neurônios cresce proporcionalmente ao tamanho do cérebro). Nos roedores esta correlação é uma função potência, já nos primatas a correlação é uma função linear. E no cérebro humano?

De acordo com a função linear determinada, um primata com um cérebro de 1,5 quilo, o peso aproximado do cérebro humano, deveria ter cerca cem bilhões de neurônios. Mas era preciso mais exatidão. Deste modo, pesquisas foram feitas em cérebros pertencentes a homens de 50-70 anos de idade, falecidos de causas não-neurológicas e sem comprometimento mental de qualquer tipo.

A técnica foi padronizada ao cérebro humano e os números obtidos foram colocados na função matemática de escala dos primatas e mostraram-se equivalentes. Sendo assim, os seres humanos têm um número de neurônios previsível para o tamanho de cérebro que possuem.

O ser humano é favorecido pela evolução das espécies, que selecionou uma ordem de animais cujo número de neurônios pode crescer de modo mais compacto que os demais, sem exceder no tamanho do cérebro. Vale notar que, dentre os primatas, o ser humano é a espécie com o maior cérebro.

No ano em que Charles Darwin completa bicentenário, o resultado obtido vem como uma homenagem a teoria evolucionista tão importante para a ciência. A pesquisa comprovou que somos produto da mesma evolução que atuou sobre outros primatas.

E é com este post que me despeço e agradeço a oportunidade de ter feito iniciação científica no Laboratório de Neurociência Comportamental (LANEC) que tanto contribuiu para minha formação acadêmica.

Referência:

Azevedo, Frederico A.C. ; Carvalho, Ludmila R.B. ; Grinberg, Lea T. ; Farfel, José Marcelo ; Ferretti, Renata E.L. ; Leite, Renata E.P. ; Filho, Wilson Jacob ; Lent, Roberto ; Herculano-Houzel, Suzana . Equal numbers of neuronal and nonneuronal cells make the human brain an isometrically scaled-up primate brain. The Journal of Comparative Neurology, v. 513, p. 532-541, 2009.


--------------------------------------------------------------------------------
Comentários (1):

Em 29/05/2009, às 15:26:36, Kampos disse:
Olá olá!! Tudo bem? ;)....
Vim convidar vc a conhecer meu fotolog onde coloco minhas tiras em quadrinhos do VIDA DE LEITURISTA, e desenhos relacionados. Aguardo sua visita, e se gostar adicione na lista de favoritos, ok? Deixe comentários, tá!? ;)....
VALEU!!

www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
--------------------------------------------------------------------------------
Comentar | Login: Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):

ANTERIOR


COPYRIGHTFOTOLOG.TERRA.COM.BR/VIDADELEITURISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas