quinta-feira, 29 de julho de 2010

2368 - HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Notou algo diferente? Fizemos algumas melhorias em Wikipedia. Saiba mais. [Esconder]
[Ajuda-nos com as traduções!]

Igreja primitiva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O termo Igreja Primitiva é utilizado para se referir à um período histórico do cristianismo e da Igreja Católica[1] entre 30 - 325 d.C. O termo Igreja Primitiva refere-se a instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas. Neste período a Igreja estava engajada em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos[2]. Inicialmente cinco cidades surgiram como importantes centros da igreja: Roma, Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla.

A expressão "Igreja" (com I maiúsculo), se refere à Igreja como um todo, "igreja" (com i minúsculo) se refere às comunidades de fé locais[3], essa distinção deve ser feita porque na Igreja Primitiva existia total unidade entre os cristãos como uma única Igreja Universal, mas para se referir às comunidades cristãs locais se usa também o termo "igreja", como por exemplos as igrejas de Jerusalém, Roma e etc. A unidade da Igreja é comprovada já em Atos dos Apóstolos, no episódio do Concílio de Jerusalém, pois a igreja de Antioquia, de Corinto, de Éfeso mesmo estando separadas geograficamente, não são independentes, tendo de acatar a decisão do concílio como uma só Igreja.

Índice [esconder]
1 História
2 Referências
3 Ligações externas
4 Ver também


[editar] História
A Igreja Primitiva passou à ser nomear Católica (que significa "Universal"), ainda no século I d.C., o termo foi utilizado pela primeira vez pelo Bispo Inácio[4] de Antioquia , discípulo do apóstolo João, que provavelmente foi ordenado pelo próprio Pedro,[5] alguns historiadores sugerem que os próprios apóstolos poderiam ter utilizado o termo para descrever a Igreja.[5] O termo Católica invoca o princípio de que desde o começo a Igreja foi universal, aberta aos gentios, em 200 o termo já era comumente utilizado.

Em 64 d.C. ocorreria o Grande incêndio de Roma, o imperador romano Nero culparia os cristãos por este ato, e iniciaria a perseguição à Igreja, martirizando diversos cristãos notáveis tais como São Pedro. A perseguição continuaria até 313 quando seria publicado o Édito de Milão pelos dois Augustos, o imperador ocidental Constantino I, e Licínio, o imperador oriental. Este édito de tolerância permitiu aos cristãos ter completa liberdade para praticar sua religião sem molestação, iniciando-se a Paz na Igreja.

[editar] Referências
↑ J. Derek Holmes. História da Igreja Católica. Edições 70. 2006. ISBN 972441261X.
↑ Uma Breve História do Mundo. Geoffrey Blainey. Editora Fundamento. ISBN 85-88350-77-7.
↑ Notas explicativas da Bíblia conforme traduzida por João Ferreira de Almeida, da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (1994/1995).
↑ Woodhead, Linda (2004). An Introduction to Christianity. Cambridge University Press. Página visitada em 18 Nov 2008.
↑ a b RAY, Stephen. Upon this Rock. San Francisco, CA: Ignatius Press, 1999. p.119.
[editar] Ligações externas
Papa Bento XVI diz que Igreja Primitiva é um modelo de solidariedade e pobreza - Notícias Terra
[editar] Ver também
Igreja Cristã Primitiva
Igreja Católica
Papado na Igreja Primitiva
Imagens na Igreja Primitiva
Cristianismo primitivo
Pentarquia
Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_primitiva"
Categoria: Igreja Antiga
Categoria oculta: !Esboços sobre Cristianismo
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 03h03min de 9 de maio de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas