sexta-feira, 30 de julho de 2010

2411 -- HISTÓRIA DA IMPRENSA

DIOE - Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná Ir para o conteúdo
Inicial Imprensa Oficial História da Imprensa
Quem é Quem
Galeria de Fotos Diários Oficiais Normas de Publicação Diários Oficiais
Perguntas Frequentes Envio de Matérias
Consulta dos Diários
Tabela de Preço Gráfica Orçamentos Gráficos
Manual Normativo de Impressão
Pedido de Material Serviços Símbolos para download
Constituição Estadual
Constituição Estadual (download) Contato Consulta de Matérias Envio de Matérias História da Imprensa
Os 64 anos do Departamento de Imprensa Oficial

Um cidadão só pode fiscalizar seu governo quando é informado sobre os atos dos seus representantes. É por isso que, no Brasil, qualquer ação de governo só é válida se tiver sido publicado em um veículo de comunicação oficial e público. No Paraná, há 64 anos é a Imprensa Oficial que cumpre este papel.

Mas sendo testemunha dos mais importantes acontecimentos do Estado e do país, a Imprensa Oficial do Paraná, ao cumprir seu dever, também vem escrevendo sua própria história. A imprensa só surge devido aos fatos políticos, sociais e econômicos, que levaram ao nascimento da comunicação tipográfica no Estado, no início do século XX.

Em 1912, junto com o esforço para implantar a tipografia no Paraná, começa a ser distribuído O Diário Oficial do Estado do Paraná, veículo de comunicação oficial do governo paranaense.

Três décadas depois, em 27 de junho de 1946, é criado o Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná (DIOE), à época subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Segurança Pública.

A sede atual da Imprensa Oficial, na Rua dos Funcionários, só seria inaugurada 26 anos mais tarde, em 1972. Foi nessa época que o órgão ganhou um parque gráfico completo, composto por equipamentos importados dos EUA.

Hoje a Imprensa Oficial do Estado é uma entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de direito público e subordinada à Casa Civil. A instituição tem patrimônio e receita próprios e autonomia administrativa, técnica e financeira.

O órgão é responsável pela edição do Diário Oficial, Diário do Comércio, Indústria e Serviços, Diário do Município de Curitiba, e ainda produz quaisquer impressos para o governo e demais órgãos públicos.

Além de divulgar os atos oficiais do governo, a Imprensa é uma difusora da história e cultura paranaense. Nas máquinas da Imprensa Oficial, são impressos diversos títulos históricos, informativos, biografias, contos e poesias.

MODERNIZAÇÃO - Em fase de expansão tecnológica, investimentos têm sido feitos para modernizar a Imprensa Oficial e torná-la mais eficiente e sintonizada com os avanços da indústria gráfica. Preocupada com a melhoria e controle dos processos internos, o DIOE implantou seu sistema de gestão da qualidade, com base na NBR ISO 9000:2008.

Para garantir um ambiente de trabalho com segurança para seus colaboradores, foi implantada a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


Com uma média de produção de sete milhões de impressos por mês, o DIOE ultrapassou, em 2006, a marca de sessenta milhões de impressos. Todo ano a Imprensa Oficial cresce, e isso só ocorre porque ela acompanha o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.
Recomendar esta página via e-mail:
Seu nome: Seu e-mail: Nome do destinatário: E-mail do destinatário: Comentários: Imprimir
Recomendar
Home
Voltar


© 2009 - Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná - DIOE
Rua dos Funcionários, 1645 - Juvevê
80035-050 - Curitiba - Paraná - Brasil - 41 3313-3200



COPYRIGHT DIOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas