quinta-feira, 29 de julho de 2010

2381 - HISTÓRIA DA IMPRENSA

OptionsDisable Get Free Shots
ADJ Comunicação
Jornalismo e opinião: todo mundo vê!Início OBJETIVO
EDITORIAS
APP-SINDICATO CIDADE DIREITOS DO TRABALHADOR HISTÓRIA DA IMPRENSA JORNALISMO NOTÍCIA OPINIÃO SALÁRIOS SERVIDORES PARANÁ SINDSERVIDORES APUCARANA SINTMERC TRABALHADORES DA SAÚDE DE APUCARANA TRIBUTO A JOAQUIM VARIEDADES VIDA BANCÁRIA
Arquivo
julho 2010 (13)
junho 2010 (21)
maio 2010 (23)
abril 2010 (18)
março 2010 (19)
fevereiro 2010 (17)
janeiro 2010 (22)
dezembro 2009 (27)
novembro 2009 (32)
outubro 2009 (51)
setembro 2009 (43)
agosto 2009 (27)
julho 2009 (38)
junho 2009 (25)
maio 2009 (5)
Leia mais
Conferência dos Bancários define reivindicações de 2010
Quais os direitos do trabalhador nas faltas ao serviço
Prêmio New Holland de Fotojornalismo oferece prêmios de R$ 12 mil
Lista de Links
Acorda Londrina
ADJ Comunicação
Última Hora
Baixo-clero
Blog do Rogério Fischer
Blogs de Londrina
Ehparana
Idéia Certa
Londrix – Notícias de Londrina
Notícias sobre bancários
O Gargalo
Sindicato dos Jornalistas de Londrina
WordPress.com
Comentários
Camilo Irineu Quarta… em Galões de água mineral: a quem…
Caroline Brand em Discriminação nos bancos é man…
Thays em Linda, a borboleta amarela e p…
Sandra em Londrina precisa, mesmo, da Gu…
luis em Galões de água mineral: a quem…

AGENDA
julho 2010 S T Q Q S S D
« jun
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31


Visitas ao Blog
43,886 acessos
Arquivo da categoria ‘HISTÓRIA DA IMPRENSA’

Informações sobre surgimento e desenvolvimento da imprensa.


Fotocomposição agilizou o processo
Posted by Armando em 03/06/2009


Os enormes computadores precederam os desktops

Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento da informática, surgiram na década de 70, nos EUA, os programas de editoração eletrônica, primeiramente através de grandes computadores até chegar aos micros de hoje, chamados de desktops, que encurtaram de forma considerável todo o processo de produção gráfica. Desde então, os sistemas e programas foram aprimorados e além da infinidade de recursos, possibilitam uma enorme velocidade para produzir materiais gráficos, reduzindo não só os custos com mão-de-obra e materiais, mas também o tempo para que os mesmos estejam prontos para a distribuição para o público leitor.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

A IBM Composer fez história
Posted by Armando em 03/06/2009


A IBM Composer marcou o início da informatização na indústria gráfica
A IBM Composer foi outra importante descoberta para a indústria gráfica, que iniciou, por volta de 1950, a era da chamada composição fria. Esta máquina possuía memória e cerca de 12 famílias de fontes e tipos. O texto composto era impresso em papel, mediante a utilização de uma esfera com caracteres alfa-numéricos, que ao contato com a fita transferiam o texto para o papel, que posteriormente iria para o Past-up (arte-final). A IBM e outras companhias também lançaram máquinas que gravavam o material digitado em fitas perfuradas, magnéticas e em cartão magnético. Nestes casos, os textos eram revelados posteriormente em máquinas fotocompositoras.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

A Linotipo
Posted by Armando em 29/05/2009


A Linotipo revolucionou a indústria gráfica no século 19
A Linotipo foi criada pelo alemão Ottmar Mergenthaler em 1886, em meio à Revolução Industrial, e agilizou a produção gráfica na época, instituindo a composição a quente, que fundia linhas de texto em pequenos lingotes de metal. Daí vem seu nome: Linotipo= fundição de uma linha de tipo.

A máquina genial possuía um teclado à frente, as matrizes em sua parte de trás, no alto, distribuídas de forma organizada em um “varal”. Quando acionada a tecla correspondente, a matriz descia pelo interior da Linotipo e unida com as demais letras e espaçadores formava a linha da composição, que então era submetida a uma liga metálica à base de chumbo e estanho. Esta depois era ejetada para a “galé” e as matrizes retornavam à origem para composição de nova linha, num processo que durava aproximadamente 15 segundos.

A Linotipo e a Intertype, que utilizava o mesmo processo de composição a quente, operavam com tipos do corpo 5 ao 18, com linhas de no máximo 30 paicas.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

Padronização dos Tipos
Posted by Armando em 28/05/2009

A organização da indústria gráfica deu um salto de qualidade em 1737, quando Pierre Fournier idealizou o ponto tipográfico. Ele dividiu em 12 vezes o tamanho da letra utilizada em 1468 na composição das “Cartas Familiares”, de Cícero. Por isso, o corpo 12 passou a ser chamado de Cícero, tornando-se este nome também uma forma de calcular os tipos. Algum tempo depois, Francisco Ambrósio Didot, avaliou que esta medida era fraca para os tipos e criou uma nova forma para o ponto. O ponto Didot foi adotado, com algumas alterações, pelas indústrias tipográficas dos EUA e da Inglaterra, passando-se a ser chamado de paica. Cada paica tem 11,22 pontos, que equivalem a 4,218 milímetros.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

A Organização
Posted by Armando em 28/05/2009


Caixa alta e caixa baixa: assim eram classificadas as letras maiúsculas e minúsculas
A partir do século XI, a TIPOGRAFIA passou a ser utilizada em larga escala em diversos países. A matriz dos impressos era feita com TÁBUAS XILOGRÁFICAS. Este material era produzido pelo componedor ou preparador, que tinha o conhecimento do vernáculo (escrita). Por isso, não havia uma padronização e tamanhos e estilos. Cada firma tinha seus próprios tipos, que eram produzidos de acordo com a necessidade e o gosto de seus impressores. Entenda-se por TIPO o Caractere, a Letra. A imprensa surgiu então em 1441, quando o alemão Johan Gutemberg, considerado o Pai desse processo gráfico, criou os tipos móveis, fabricados, primeiramente em madeira, e depois em liga metálica. Dessa forma, a impressão passou a ser feita a partir de um processo que reunia os tipos móveis, tinta, prensa e o abastecimento mecânico de papel. O resultado dessa invenção foi o aumento da velocidade da produção de impressos.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

O Surgimento
Posted by Armando em 28/05/2009


No princípio, os escribas produziam impressos à mão
Desde os primórdios, o homem vem buscando novas formas de se comunicar. Na Idade da Pedra, eram utilizadas as figuras pictográficas para relatar o mundo de então. Nas paredes de cavernas ou montanhas, o homem fazia desenhos para mostrar uma grande caçada, batalhas e outros eventos que marcaram a sua época. A preparação de textos, segundo o escritor Juarez Bahia, surgiu no século III AC, na Era dos Alexandrinos. Data deste mesmo tempo o surgimento do papyrus, que significa junco em grego. O predecessor do papel de hoje foi criado pelos egípcios, que faziam um entrelaçado de juncos para ser ser ensopado e após batido tomava a forma lisa.
Os chineses foram responsáveis pelo papel que conhecemos hoje. Esta invenção é atribuída a Tsai-Lun, que no ano de 105 DC fabricava papel com uma mistura de casca de árvores, trapos de tecido e outros materiais fibrosos. Esta mistura era batida até ser formada uma pasta, que depois era diluída numa tina. Com um molde poroso (tela), ele retirava a substância, que após seca se tornava papel. Os chineses também faziam entalhes de madeira, que serviam de provas para fazer impressos. Foi por volta do século XI que eles passaram a usar a técnica que hoje é chamada TIPOGRAFIA.

Enviado em HISTÓRIA DA IMPRENSA | Deixar um comentário »

Blog no WordPress.com. | Tema: Andreas09 por Andreas Viklund.


COPYRIGHT WORDPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas