sexta-feira, 30 de julho de 2010

2458 - HISTÓRIA DA IMPRENSA

São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Paisagens e lugares Paisagens e lugares Personagens Personagens Nossos bairros, nossas vidas Nossos bairros, nossas vidas São Paulo do século XXI São Paulo do século XXI E tem mais histórias E tem mais histórias Histórias por data de publicação Histórias por data de publicação Histórias por ordem alfabética Histórias por ordem alfabética Fotos Fotos Slides (power point) Slides (power point) Pinturas Pinturas Letras Letras Temas para download Temas para download Bairros Bairros Datas comemorativas Datas comemorativas
Conte sua história Leia as histórias Bairros Fotos Músicas Bibliografia São Paulo por aí Opine sobre o site
:: A imprensa de bairro nasceu no Brás ::
Categoria: Outras histórias

Autor(a): Pedro Nastri | história publicada em 10/9/2007

Neste mês de setembro comemora-se mais um ano da fundação do primeiro jornal de bairro da cidade de São Paulo: “O Braz”. O Jornal foi criado pelo brasileiro Albino Soares Bairão, com a finalidade de defender os interesses do bairro e informar seus moradores sobre os acontecimentos locais.
Nascia a imprensa livre em nosso bairro. Antes do surgimento dos jornais de bairro, o que se tinha eram jornais étnicos criados por diversas colônias de imigrantes, principalmente os italianos.
Esses jornais começaram a desaparecer a partir do momento em que o imigrante passou a se ambientar com a nova terra.
Com o passar dos anos, os jornais de bairro foram se transformando, adquirindo novas matrizes. Surgiram, então, jornais estudantis, anarquistas, operários, entre outros, com isso enriquecendo a nossa imprensa paulistana.
Nascimento da Imprensa de Bairro:
Três anos e dois meses após o lançamento de “A Fanfulla”, órgão da colônia italiana e um mês depois de “O Estado de São Paulo” dar início às novas técnicas tipográficas, melhorando sua impressão com a utilização da zincografia e quando Júlio de Mesquita se projetava como um dos principais árbitros da opinião pública, com suas notas políticas, em 1º de setembro de 1895, Albino Soares Bairão lançava “O Braz”, o primeiro jornal de bairro de São Paulo de que se tem conhecimento.
Antecipando-se aos demais bairros da Capital paulistana, foi ainda na conhecida Freguesia do Bom Jesus do Braz que em 1897 surgia a “Tribuna do Braz” e a “Folha do Braz”.
O bairro do Brás, que viu surgir o primeiro jornal de bairro de São Paulo, é mais uma vez pioneiro. Ocorre que em 13 de julho de 1914 começa a circular diariamente o jornal comunitário “Diário do Braz”, de propriedade de Antonio Veríssimo Alves.
Se em 1895 nascia “O Braz” como pioneiro dos jornais de bairro de São Paulo, somente cinco anos depois era criado na Penha “O Bandeirante”, o primeiro jornal comunitário nascido fora dos limites do bairro do Brás, isso somente ocorreria em 31 de julho de 1900.
E antes do aparecimento do quinzenário “O Marco”, em 1907, no bairro do Belenzinho, como ainda dos semanários “O Vagalume”, em 1908, no bairro da Luz, bem como de ”O Ceciliano”, no bairro de Santa Cecília e de “A Tribuna da Lapa”, em 1911, foi no Brás que – muito antes - ainda em 1905 nasciam o ”Commércio do Braz”, semanário republicano, como também os quinzenários “O Braz Hoje” e “A Cidade do Braz”.

e-mail do autor: p.nastri@yahoo.com.br

:: Comente esta história ::

Nome:
E-mail:
Comentário:




- Antes de escrever seu comentário, lembre-se: a São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




As histórias e comentários aqui publicados não refletem a opinião da São Paulo Turismo,
sendo o conteúdo de cada história e comentário de única e exclusiva responsabilidade, civil e penal, da pessoa que a enviou.



São Paulo Turismo S/A - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - CEP 02012-021 - Telefone (11) 2226-0400
faleconosco@saopaulominhacidade.com.br | Termos de uso
Todos os direitos reservados


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas