quinta-feira, 29 de julho de 2010

2392 - HISTÓRIA DA IMPRENSA

Na Bruzundanga
Este espaço é dedicado a todos os meus alunos, colegas, amigos e companheiros de viagem. Aqui você vai encontrar referências sobre o que conversamos dentro e fora das salas de aula.

7 de junho de 2010
História e Imprensa

CHAMADA PARA TRABALHOS



No período de 11 a 15 de outubro de 2010 será realizado na UFPI, em Teresina (PI), o Encontro Regional de História, promovido pela Seção Anpuh-PI. Assim sendo, convidamos a comunidade acadêmica (graduados e pós-graduados) a apresentar trabalhos de pesquisa no Simpósio Temático sobre História e Imprensa. As inscrições serão feitas através do sítio http://www.anpuhpi.org.br/ até o final de agosto (verificar cronograma).


Simpósio Temático: História e Imprensa


O objetivo do ST História e Imprensa é reunir pesquisadores de diferentes áreas (História, Letras, Ciências Sociais, Ciência Política, Antropologia, Comunicação Social e outras) cujo tema ou objeto de estudo seja a imprensa sob a perspectiva histórica. Trata-se de promover um espaço de interlocução entre aqueles que têm voltado suas investigações para o papel e o significado de jornais, revistas e periódicos em geral, que circulam ou circularam não só em Teresina e no Piauí, mas também no nordeste e qualquer outra região do Brasil. Da mesma forma, estão inseridas nesse campo temático as pesquisas sobre as relações entre história e jornalismo, entendidos enquanto formas de conhecimento da realidade que sugerem reflexões e análises indiscutivelmente relevantes sobre o ofício do historiador e do jornalista. Assim, pretende-se contemplar também a trajetória e a obra dos mais variados intelectuais, escritores e jornalistas cujos textos foram difundidos e veiculados originalmente através da imprensa, desde que se verifique uma preocupação em analisar o lugar da imprensa na produção intelectual em questão. Enfim, a imprensa aqui pode ser objeto de análise ou fonte para a pesquisa, merecendo em função disso algum tipo de reflexão por parte dos pesquisadores.


Coordenadores:
Prof. Dr. Denílson Botelho – História/UFPI
Prof. Ms. Antonio Fonseca dos Santos Neto – História/UFPI

Postado por Professor Denilson Botelho às Segunda-feira, Junho 07, 2010


0 Comentários:
Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)



Notícias da Bruzundanga
Notícias da Bruzundanga Julho (11) Junho (16) Maio (9) Abril (20) Março (7) Fevereiro (8) Janeiro (4) Dezembro (9) Novembro (9) Outubro (12) Setembro (13) Agosto (11) Julho (4) Junho (2) Maio (4) Abril (3) Março (7) Fevereiro (1) Dezembro (4) Novembro (3) Outubro (9) Setembro (3) Agosto (3) Julho (4) Junho (3) Maio (1) Abril (6) Março (1) Fevereiro (3) Janeiro (2) Novembro (5) Outubro (6) Agosto (4) Julho (5) Junho (5) Maio (10) Abril (2) Março (10)
Quem sou eu

Denilson Botelho
É Historiador e Professor de História do Brasil da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Autor do livro "A pátria que quisera ter era um mito" (1º Lugar no Prêmio Carioca de Pesquisa - Ano 2001).
Visualizar meu perfil completo
Contato
ahlb@uol.com.br

A pátria que quisera ter era um mito

Quer comprar? Encaminhe um email para lua.chagas@uol.com.br e faça seu pedido!
Vida Acadêmica na UFPI
FAPEPI
Coordenação do Curso de História da UFPI
Mestrado em História do Brasil - UFPI
Biblioteca da UFPI on line
Centro Acadêmico de História - UFPI
ANDES
ADUFPI
Meus Links
Associação de Leitura do Brasil
Biblioteca Nacional
CNPQ
Detetives do Passado
Gramsci e o Brasil
Grupo de Pesquisa de História Social, Memória e Narrativas
Meu currículo lattes
MUNDO - Geografia e Política Internacional
Na UFPI
O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira
Real Gabinete Português de Leitura
Imprensa alternativa
Cidadania.com
Escrevinhador
Conversa Afiada
Vi o mundo
Observatório da Imprensa
Portal Literal
Caros Amigos
Novae
Fazendo Media
Beijo da Rua
Revistas Acadêmicas
Revista do IHGB (desde 1839)
Revista de História da Biblioteca Nacional
Revista Brasileira de História
Cadernos de História - UFOP
Formação Docente
Revista Fazendo História
Revista Espaço Acadêmico
Revista História Hoje
ANPUH-PI


Revistas e Jornais na Internet
Revista da Cultura
Livros e Bibliografia
Biblioteca Virtual de Ciências Humanas
Scielo
Domínio Público
Jornalismo
Donos da Mídia
FNDC
INDECS
Intercom
Blogs que eu recomendo:
Vi o Mundo - Azenha
TodaDuda
Sorriso do gato de Alice / Ramon Mello
SIVUCA - Os sem-mídia contra-atacam
Rodrigo Gurgel
Página do Vitor
Possibilidades da política
Poesia do agora
O Velho de Meia-Idade
Muitosemum - Luciano Freitas
Jornalight
Ferrez
Fernando Molica
Escrevinhador
DoLaDoDeLá - Reflexões sobre o noticiário e o cotidiano
Detetives do Passado - Blog
Brasília, eu vi
Boletim Mineiro de História
Blog da Rosely Sayão
Vida inteligente na TV
Vozes da Informação - Canal Brasil
Swing - Canal Brasil
Zoombido - Canal Brasil
Samba na Gamboa - TV Brasil
Provocações - TV Cultura
Está precisando de uma idéia?

Arte gráfica - Produção de eventos - Jornalismo - Fotografia
Revistas de História - Qualis A1
Annales (Paris)
Dados
Estudos Históricos
Journal of Social History
Latin American Perspectives
Latin American Perspectives
Latin American Research Review
Luso-Brazilian Review
Tempo
Topoi
Varia História
Seguidores

Policarpo Quaresma
"Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas cousas de tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!A pátria que quisera ter era um mito".
Caricaturado










A Bruzundanga segundo Lima Barreto
A Bruzundanga era um país imaginário, criado por Lima Barreto e fortemente “inspirado” no Brasil em que viveu e talvez ainda vivamos. No trecho abaixo, eis um pouco da descrição da Bruzundanga pelo próprio Lima Barreto: “A minha estada na Bruzundanga foi demorada e proveitosa. O país, no dizer de todos, é rico, tem todos os minerais, todos os vegetais úteis, todas as condições de riqueza, mas vive na miséria. [...] É que a vida econômica da Bruzundanga é toda artificial e falsa nas suas bases, vivendo de expedientes. Entretanto, o povo só acusa os políticos, isto é, os seus deputados, os seus ministros, o presidente, enfim. O povo tem em parte razão. Os seus políticos são o pessoal mais medíocre que há. Apegam-se a velharias, a cousas estranhas à terra que dirigem, para achar solução às dificuldades do governo. [...] Bossuet dizia que o verdadeiro fim da política era fazer os povos felizes; o verdadeiro fim da política dos políticos da Bruzundanga é fazer os povos infelizes. [...] Não há lá homem influente que não tenha, pelo menos, trinta parentes ocupando cargos no Estado; não há lá político influente que não se julgue com direito a deixar para seus filhos, netos, sobrinhos, primos, gordas pensões pagas pelo Tesouro da República. No entanto, a terra vive na pobreza; os latifúndios abandonados e indivisos; a população rural, que é a base de todas as nações, oprimida por chefões políticos, inúteis, incapazes de dirigir a cousa mais fácil desta vida. Vive sugada, esfomeada, maltrapilha, macilenta, amarela, para que na sua capital, algumas centenas de parvos, com títulos altissonantes disso ou daquilo, gozem vencimentos, subsídios, duplicados e triplicados, afora vencimentos que vem de outra qualquer origem, empregando um grande palavreado de quem vai fazer milagres” [...] A República dos Estados Unidos da Bruzundanga tem o governo que merece”. LIMA BARRETO, A. H. de. “A política e os políticos da Bruzundanga”. In: Os Bruzundangas. São Paulo, Brasiliense, 1956. pp. 65-68


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas