sexta-feira, 30 de julho de 2010

2418 - HISTÓRIA DA IMPRENSA

Buscar
Entrar Cadastrar Tempo em Itu 26°C
--------------------------------------------------------------------------------
/ Cultura / Literatura História da Imprensa no Brasil
Publicado: Quarta-feira, 28 de maio de 2008 por Camila Bertolazzi
anovademocracia.com.br

Nelson Werneck Sodré publicou mais de 55 livros
Texto transcrito do livro "História da Imprensa no Brasil",
De Nelson Werneck Sodré

Jornal oficial, feito na imprensa oficial, nada nele constituía atrativo para o público, nem essa era a preocupação dos que o faziam, como a dos que haviam criado. Armitage situou bem o que era a Gazeta do Rio de Janeiro: “Por meio dela só se informava ao público, com toda a fidelidade, do estado de saúde de todos os príncipes da Europa e, de quando em quando, as suas páginas eram ilustradas com alguns documentos de ofício, notícias dos dias natalícios, odes e panegíricos da família reinante. Não se manchavam essas páginas com as efervescências da democracia, nem com a exposição de agravos. A julgar-se do Brasil pelo seu único periódico, devia ser considerado um paraíso terrestre, onde nunca se tinha expressado um só queixume”.

[...]

Papel específico teve, sem dúvida, o Correio Brasiliense, mas é discutível a sua inserção na imprensa brasileira, menos pelo fato de ser feito no exterior, o que aconteceu muitas vezes, do que pelo fato de não ter surgido e se mantido por força de condições internas, mas de condições externas. Hipólito da Costa justificou-se de fazer no estrangeiro o seu jornal: “Resolvi lançar esta publicação na capital inglesa dada a dificuldade de publicar obras periódicas no Brasil, já pela censura prévia, já pelos perigos a que os redatores se exporiam, falando livremente das ações dos homens poderosos”. Razões óbvias: teria sido mesmo difícil, senão impossível, manter folha imune à censura, aqui, no início do século XIX. Mas não é isso que suscita a dúvida. Muitos exilados fizeram jornais fora dos seus países, como forma e meio de participar de suas lutas internas. Tais jornais, como o Correio Brasiliense, entravam clandestinamente onde deviam entrar. O que lhes dava o caráter nacional era a estreita ligação com as condições internas em que procuravam também influir; a imprensão no exterior era circunstância. A questão fica mais clara quando se considera o jornal de Hipólito – do tipo doutrinário e não do tipo noticioso – como ângulo externo de ver o Brasil, perspectiva externa: todos os nossos grandes problemas foram por ele tratados muito mais segundo as condições internacionais do que nacionais.

[...]

Hipólito da Costa fundou, dirigiu e redigiu o Correio Brasiliense, em Londres, durante todo o tempo de vida do jornal. O número inaugural deste apareceu a 1º de junho de 1808, três meses antes, portanto, da data em que surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro na Corte. Aceitando o jornal de Hipólito como integrado na imprensa brasileira, seria, consequentemente, a data de aparecimento de seu primeiro número o marco inicial, naturalmente, do nosso periodismo. Já dois números do Correio Brasiliense circulavam, e possivelmente no Brasil – considerando o tempo do transporte marítimo dos portos ingleses aos brasileiros, na época da navegação à vela – quando, a 10 de setembro, apareceu o número inicial da folha dirigida por frei Tibúrcio. Além do problema da precedência, há que considerar, no caso, que eram diferentes em tudo, mesmo pondo de lado a questão da orientação, quando a diferença chegava quase ao antagonismo. Representavam, sem a menor dúvida, tipos diversos de periodismo: a Gazeta era embrião de jornal, com a periodicidade curta, intenção informativa mais do que doutrinária, formato peculiar aos órgãos impressos do tempo, poucas folhas, preço baixo; o Correio era brochura de mais de 100 páginas, geralmente 140, de capa azul escuro, mensal, doutrinário muito mais do que informativo, preço muito mais alto.

Pretendia, declaradamente, pesar na opinião pública, ou o que dela existia no tempo, ao passo que a Gazeta não tinha em alta conta essa finalidade. Como todos os órgãos de governo do tipo do joanino, na época do absolutismo, não se preocupava com isso mesmo porque não tinha que disputar a outros órgãos, de orientação antagônica, que não existiam, a preferência da leitura. O jornal de Hipólito, ao contrário, destinava-se a conquistar opiniões; esta era a sua finalidade específica. Mensalmente, reunia em suas páginas o estudo das questões mais importantes que afetavam a Inglaterra, Portugal e o Brasil, questões velhas ou novas, umas já postas de há muito, outras emergindo com os acontecimentos. Em tudo o Correio Brasiliense se aproximava do tipo de periodismo que hoje conhecemos como revista doutrinária, e não jornal; em tudo a Gazeta se aproximava do tipo de periodismo que hoje conhecemos como jornal – embora fosse exemplar rudimentar desse tipo.
twitter facebook compartilhar e-mail imprimir
Compartilhe:


Comentários Seja o primeiro a comentar!

Comente!Guia Itu
hotéis restaurantes campings onde comer hospedagem delivery wi-fi
Ranking
+ lidas deste canal Notícias mais lidas
1. Prestigie o 17º Festival de Artes de Itu 2. Mainardi fala ao Itu.com.br antes de sua saída do Brasil 3. Programação completa do Festival das Artes de Itu 4. 10 anos de itu.com.br: clique aqui! 5. Participe das oficinas do 17° Festival de Artes de Itu Período: últimos 15 dias
Sorteios
Chimini realiza sorteio especial Dia dos Pais
Container Sucos realiza sorteio saudável
Camping Chapéu-de-Sol sorteia diária
Quintal das Ostras sorteia deliciosa refeição
Canais
Home
Animais

Cultura

Economia & Negócios

Educação

Esportes

Meio Ambiente

Nossa Cidade

Região

Saúde & Beleza

Turismo

Entretenimento
Página principal

Agenda

Cinema

Explore mais
Cinema

Classificados

Colunistas

Entretenimento

Guia Itu

Leu Essa?

Falecimentos

Opiniões

RSS

(O que é isso?)

Sorteios

Vídeos

Classificados
Página principal

Empregos

Imóveis a venda

Imóveis para locação

Carros

Motos

Animais

Eletro-eletrônicos

Informática

Diversos

Veículos diversos

Serviços
Cadastre-se

Fale Conosco

Sobre Itu

Translate by Google




--------------------------------------------------------------------------------
Canais
Home
Animais
Cultura
Economia & Negócios
Educação
Esportes
Meio Ambiente
Nossa Cidade
Região
Saúde & Beleza
Turismo
Explore mais
Cinema
Classificados
Colunistas
Entretenimento
Guia Itu
Leu Essa?
Falecimentos
Opiniões
RSS (O que é isso?)
Sorteios
Vídeos
Serviços
Cadastre-se
Fale Conosco
Sobre Itu
Translate by Google
© 2000-2010 Projeto Municípios Digitaisproduzido por Cybermind®


COPYRIGHT NELSON WERNECK SODRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas