sexta-feira, 30 de julho de 2010

2473- HISTÓRIA DA TI´POGRAFIA

designiceslivros, tipografia, referências e afins
Home
Contato
Sobre
31/Mar/2010
História da Tipografia no Brasil



Sempre ouvimos falar da história da Garamond, Times, Helvetica, dos cartazes construtivistas russos, das belas composições da Bauhaus, entre muitos outros. A maior parte dos livros que temos acesso trata de designers gringos e de ótimos trabalhos projetuais pelo mundo. Mas e aqui na terra Tupiniquim, como essa ‘coisa toda’ aconteceu?

Infelizmente nas livrarias temos poucas coisas que falam diretamente das origens do design brasileiro. O “Design brasileiro antes do design”, de Rafael Cardoso, é um deles. Mas é fora das lojas de livros (novos) que podemos encontrar essa maravilha de publicação do MASP, no final dos anos 1970: A História da Tipografia no Brasil trata em 18 páginas (de texto) um pouco dos primórdios do uso de tipos móveis em território nacional brasileiro contextualizado pelo que acontecia no exterior, fala da repressão que era evidente na época (afinal, o meio mais forte da difusão de ideias eram os impressos). As outras mais de 240 páginas são de referências das publicações da época. E haja referência! São anúncios reais, decretos, certificados, capas de livro, receitas e uma infinidade de outros. A base das imagens é a partir de 1808, quando chegou no Brasil a família real e “trouxe” a Imprensa Régia.
Alguns exemplos das páginas e das imagens:















Atualmente é difícil encontrar esse belo livro por menos de R$ 80,00 nos sebos, mas vale uma boa vasculhada. Dá pra tentar também online, no site Estante Virtual e também no Mercado Livre.

Postado por Rogério Fratin em Livro,Tipografia e tem (2) Comentários
Tags: design brasileiroComenta esse post, vai?
O blog fica mais legal quando o post é discutido e questionado, não? Nome

Email (juro que não divulgo)

Website
Seu comentário
2 comentários para “História da Tipografia no Brasil”
Marco Moreira says:
31/03/2010 at 14:28
Me lembro muito bem do dia em que estávamos andando ali pela Fnac e você perdeu a primeira oportunidade de comprá-lo num Sebo lá em pinheiros. E como você não é bobo nem nada foi recuperar o livro logo depois né? Foi uma ótima aquisição, valeu a pena!
É engraçado na ultima capa a quantidade de fontes que se utilizava em uma só página. Pela linguagem que se utilizava até que não ficava ruim. Com o estilo de hoje é praticamente um crime fazer isso…rs
Depois quero investigar este livro de perto, Sr. Roger.
Elisa Gergull says:
28/05/2010 at 14:10
Descobri faz alguns meses que a gente tinha esse livro em casa e eu nunca soube. Aparentemente meu pai ganhou de um amigo que tem um antiquário e como meus pais não se interessam por tipografia, o livro ficou escondido na estante até minha mãe lembrar de sua existência e me dar.
É muito bom mesmo.
Comenta esse post, vai?
O blog fica mais legal quando o post é discutido e questionado Nome

Email (juro que não divulgo)

Website
Seu comentário
Siga-me!Twitter Delicious RSS CategoriasColeção (5) Cor (2) Curso (2) Designice (31) Downloads (2) Embalagem (5) Exposição (1) Ferramenta (3) Fotografia (3) Inspiração (14) Livro (17) Revista (3) Tipografia (16) Usabilidade (2) Tags mais usadasalexandre wollner anos 1920 anos 1930 anos 1940 anos 1950 apresentação cartaz cartão postal claudio rocha codecs cosacnaify design brasileiro design social destak dia nacional do designer ellen lupton favicon fontes fundamentos grid grátis jennifer cole phillips john maeda jornal placar jornal primeiramão julia lupton lance linotype marcos mello metro oficina tipográfica plug-ins powerpoint preloader retro rosari segunda guerra mundial sesc slide texturas timothy samara tipos móveis vídeo will eisner áudioBlogrollCultPop Design Diário Ellen Lupton Heresias.org Magel Studio ArquivoJuly 2010 (3) June 2010 (5) May 2010 (5) April 2010 (3) March 2010 (6) February 2010 (3) January 2010 (5) December 2009 (7) November 2009 (6) October 2009 (6) September 2009 (8) O Designices roda com o WordPress


COPYRIGHT ORDPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas