sexta-feira, 30 de julho de 2010

2462- HISTÓRIA DA IMPRENSA

overmundofaça seu login novo usuário? registre-se ajuda? overblog banco de cultura guia agenda perfis o que é instituto buscar

· overblog · história da imprensa no e.s. ganha livro digital
História da Imprensa no E.S. ganha livro digital

Quase 200 - Livro Digital da Série Comunicação Capixaba
1 Marcus Vinicius Paiva · Vitória, ES

11/12/2008 · 157 · 3
A sétima edição do Projeto CoCa (Comunicação Capixaba) chega com novidade. O livro Quase 200 – A Imprensa na história capixaba será lançado em formato digital para leitura na tela ou download via web. A edição impressa será distribuída apenas às bibliotecas públicas e às instituições de ensino do Estado. O site oficial do projeto é www.comunicacaocapixaba.com.br. O livro também será lançado em vários outros sites especializados e bibliotecas digitais mundo afora.

O lançamento em formato digital deve-se à potência de distribuição e de conexões da internet. “Como o objetivo principal dos livros, que visam à produção de uma memória das atividades comunicacionais no Espírito Santo, é levar ao maior número possível de pesquisadores, estudantes e cidadãos informações que até hoje não estavam disponíveis, nada melhor que estar na rede. Com essa estratégia, queremos democratizar o acesso aos conteúdos e fomentar novos olhares, buscar contribuições, enfim, fazer circular conhecimento”, considera o professor doutor José Antonio Martinuzzo, do Departamento de Comunicação Social da Ufes, coordenador do Projeto CoCa.

Nesta sétima edição, o tema são os dois séculos de imprensa no Brasil. Como bem destaca o título, “Quase 200”, no Espírito Santo os duzentos anos ainda não podem ser comemorados, mas abrem uma oportunidade para reflexão. A imprensa só chegou às terras que amargavam o desterro da função de proteção às riquezas de Minas Gerais somente em 1840, portanto, 32 anos após o histórico 1808. Na cronologia dos periódicos pioneiros em todo o País, o Espírito Santo só ficou na frente de Amazonas e Paraná, que se tornaram províncias do Império somente em 1850 e 1853, respectivamente.

De O Estafeta, o primeiro jornal capixaba, aos dias de hoje, o livro, escrito por alunos do curso de Comunicação Social da Ufes sob orientação de Martinuzzo, traz a participação da imprensa nos principais movimentos e períodos históricos do Espírito Santo desde a chegada da mídia por aqui.

Este e os outros livros da série podem ser conferidos também aqui, no Overmundo.

Edições anteriores: Rádio Club Espírito Santo – Memórias da Voz de Canaã; Balzaquiano – Trinta anos do Curso de Comunicação Social da Ufes; Diário Capixaba – 115 anos da Imprensa Oficial do Estado do Espírito Santo; Impressões Capixabas – 165 anos de jornalismo no Espírito Santo; Roda VT – A televisão capixaba em panorâmica; Comunicação Organizacional – Um século de história no mundo e 50 anos no Espírito Santo.

tags
Vitória ES lazer-e-sociedade democratizacao livro-digital livro-virtual e-books biblioteca-virtual biblioteca-digital ufes comunicacao imprensa jornalismo comunicacao-capixaba cultura-e-sociedade
comentários
+ comentar
Acessei o site do proejto e já baixei um livro.
Muito bom


Dutra · Granja, CE 9/12/2008 21:18
sua opinião:
Belo Trabalho. Sucessos aos capixabas.
Luz e Paz. jbconrado

ayruman · Chapada dos Guimarães, MT 11/12/2008 20:27
sua opinião:
Muito legal!
Também vou baixar o livro.

_Lele_ · Vitória, ES 12/12/2008 02:55
1 pessoa achou útil · sua opinião:

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
ferramentas
enviar por e-mail
imprimir


alerta
veja também
banco de cultura
Os impactos das bibliotecas virtuais sobre os hábitos de leitura e estudo
banco de cultura
Coleção Comunicação - 165 anos de Jornalismo do Espírito Santo
overblog
Para contar história e construir memória
banco de cultura
Coleção Comunicação - Diário Capixaba - 115 Anos da Imprensa Oficial no ES
banco de cultura
Coleção Comunicação Capixaba - Roda VT! - A Televisão Capixaba em Panorâmica
banco de cultura
Coleção Comunicação - Balzaquiano - 30 anos do Curso de Comunicação da UFES
banco de cultura
Comunicação Organizacional - Um Século de História no Mundo e 50 anos no ES
overblog
RÁDIO LIVRE
overblog
A Importância do Rádio na Construção da Imagem
overblog
Ética em pesquisa e a manipulação de informação
meu painel
publicar
edição colaborativa
colaborações recentes

filtro por estado
Selecione... todo o Brasil Internacional Acre Alagoas Amazonas Amapá Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Minas Gerais Mato Grosso do Sul Mato Grosso Pará Paraíba Pernambuco Piauí Paraná Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rondônia Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins
busca por tag
buscar
observatório
feed
Overmundo no Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros, como você já deve saber, é um lugar bonito por natureza. Com a beleza da sua diversidade biológica, o lugar parece um... +leia

overmixter
feed
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas