sexta-feira, 30 de julho de 2010

2485 - HISTÓRIA DA TIPOGRAFIA

Revolução EtcWeb standards, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, tecnologia, filosofia de buteco (sic), e qualquer coisa em uma casca de noz!

Ir direto para o conteúdo
Busca: Blog
Autor
Sobre o blog
Feeds
Paypal
Hosting
Anuncie
Contato
Book Review: Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte
Por: Henrique Pereira

Friday 04 June 2010 às 12:10

Categoria: Reviews

O livro “Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte” da Editora Bookman (Do original A Typographic Workbook: A Primer to History, Techniques, and Artistry por Kate Clair & Cynthia Busic-Snyder, 400 páginas, Segunda Edição, ISBN: 9788577803712, Ano 2009) é um livro de estudo (workbook) que tem sido usado em algumas universidades americanas desde sua primeira edição em 1995. Cada capítulo traz exercícios relacionados (técnicos e teóricos) o que deixa bem claro que a autora, professora do curso de design de uma universidade na Pensilvânia, realmente preparou o livro para a sala de aula.

O Manual de Tipografia cobre a história desde os antigos sistemas de escrita até a revolução tecnológica dos computadores, incluindo a evolução das formas de aplicação tipográfica, anatomia dos caracteres, características, classificação, composição tipográfica, etc. Quase que do meio do livro em diante você encontra um apêndice com amostras de várias fontes famosas, contendo uma breve história delas além de exemplos da aplicação da fonte em diferentes tamanhos.

Pontos negativos: O livro é para iniciantes no estudo de tipografia e poderá frustrar os mais experientes. Praticamente cada capítulo do livro esta com uma tipografia diferente e um modelo interno de grid variável (hora em 2, 3, 4 ou 5 colunas) e em outros trechos o modelo de grid parece inexistir. Pesquisei antes de escrever esse texto e esse estranho modelo de organização é uma herança da edição americana.

Pontos positivos: Para o iniciante alguns capítulos são uma mão cheia de informações preciosas compartilhadas de uma forma muito didática. Os capítulos de características (anatomia) dos caracteres e composição de textos tipográficos são muito bem escritos, claros e trazem informações preciosas que todo mundo que trabalha com web deveria saber, como alinhamento, peso de fonte, contraste, serifada ou não serifada, uso de kernel negativo, etc.

Se você nunca parou para estudar tipografia de forma mais organizada recomendo que compre o livro. Mas se você já estudou um pouco ou tem boas noções, recomendo procurar livros mais elaborados com foco em composição, aplicação, etc. Você pode comprar o livro no Submarino ou no próprio site da Editora Bookman.


Artigos relacionados:
Book Review: Não me faça pensar de Steve Krug

Book Review: O Design do dia a dia de Donald A. Norman

Book Review: Refatorando HTML – Como melhorar o projeto de aplicações web existentes

Book Review: CSS Mastery de Andy Budd

Book Review: Bulletproof Web Design de Dan Cederholm

Review do livro: Estratégias de e-mail marketing

Book Review: Web Standards Solutions de Dan Cerderholm


Este texto não pode ser copiado ou reproduzido em nenhum outro site na íntegra sem autorização do autor!. Mais detalhes sobre licença de uso aqui!

Tags:AvaliaçãoBook ReviewHistórialivroreviewTipografia

Existem 7 comentários para “Book Review: Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte”
# 1° Alice Désirée
Sunday 06 June 2010 às 10:30GMT


Acho esses livros de tipografia tão legais de se ver..É como olhar um livro de fotografia, só que com letras!
=1

# 2° gustavo
Tuesday 08 June 2010 às 11:17GMT


Esse eu não conhecia, mas tem aquele livro: “elementos do estilo tipográfico” que é excelente para estudo tipográfico! Muito bom mesmo recomendo!

# 3° Thiago Cavalcanti
Friday 11 June 2010 às 19:23GMT


Boa dica, tipografia é um dos meus assuntos favoritos, lerei com certeza!

# 4° Advogado Rio de Janeiro
Sunday 20 June 2010 às 18:57GMT


Ótima dica, obrigado, acabei de clicar e solicitar o meu no submarino.

# 5° Carol
Tuesday 29 June 2010 às 13:56GMT


Sou apaixonada por tipografia, mas tô realmente precisando de uma nova leitura sobre! Eu não sei onde perguntar e resolvi tentar aqui mesmo. Alguém sabe sobre um blog de qualidade que aborde a fotografia? Se alguém puder indicar algum, eu agradeço; realmente preciso de algo pra acompanhar sobre a área.

# 6° Kelly
Monday 12 July 2010 às 20:11GMT


amo tipografia =D

letras virando arte ^^

criação de sites

Deixe um comentário
Observação: Todos os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco (*).

Informações de Contato
Nome *:
Email *:
URL:
Quanto é 4 + 3?*
Comentário *:

Sobre o Revolução Etc
Categorias

Acessibilidade

Experiência de usuário

HTML / CSS / JavaScript

Design

Reviews

Internet / Web

Pessoal

Eventos

Marketing / Comunicação

Mobile

O Revolução Etc é o site pessoal do Henrique C. Pereira que trabalha com design de interfaces, planejamento, arquitetura da informação e desenvolvimento para web. Ele escreve aqui sobre várias coisas relacionadas com acessibilidade, web standards, tecnologia, desenvolvimento e o que mais der na telha, além de eventualmente escrever alguma coisa ou outra para o Webinsider. Leia mais.
Social Media
Feed Henrique Pereira no LastFM Henrique Pereira no Flickr Henrique Pereira no Technorati Henrique Pereira no Twitter Publicidade

Blogs que leio
Esta é uma lista de alguns blogs de amigos, profissionais e profissionais que eu admiro e assino embaixo.

Blog da Webroom
Bengala Legal
Bruno Torres
Bicho de Goiaba
Contos da Escola
Conttraditorium
Fecha Tag
Meio Bit
Nandico
Paola Sales
Tableless
Tecnocracia
Webinsider
Woombo
Aiala
Alê Mazzariolli
Diego Franco
Flávio "Japs" Kaminisse
Tiago Lemos
Victor Hugo
Leonardo Ota
Andrea Santos
Universo GP
Profissão Web
Edson Júnior
Livros
Livros que vão colocar minhocas na sua cabeça.

Livro SEO Refatorando HTML – Como melhorar o projeto de aplicações web existentes Manual de Tipografia – a história, a técnica e a arte Design de Navegação Web A arte e a ciência da CSS As leis da Simplicidade, de John Maeda Estratégias de e-mail marketing O Design do dia a dia de Donald A. Norman Ansiedade de Informação 2 de Richard Saul Wurman Não me faça pensar de Steve Krug Ergodesign e Arquitetura de Informação - LUIZ AGNER The Art and Science of Web Design - Jeffrey Veen Smashing Book Everything is Miscellaneous - David Weinberger Grids - Gavin Ambrose & Paul Harris The Elements of User Experience - Jesse James Garrett Universal Principles of Design - William Lidwell, Kritina Holden, Jill Butler Ambient findability - Peter Morville Mobile Web Design - Cameron Moll Web Form Design: Filling in the Blanks - Luke Wroblewski Building accessible websites - Joe Clark Information architecture for the World Wide Web - Peter Morville e Louis Rosenfeld Microformats - John Allsopp Bulletproof Web Design - Dan Cederholm Prioritizing Web Usability - Jakob Nielsen e Hoa Loranger Henrique Costa Pereira - Revolução Etc - (CC) Alguns Direitos Reservados - Powered by WordPress

O conteúdo deste site de autoria de Henrique Costa Pereira está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Permissões e/ou restrições além do escopo desta licença podem ser vistas e/ou requeridas na minha página de licença.

Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Powered by WordPress


COPYRIGHT WORDPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas