sexta-feira, 30 de julho de 2010

2475 - HISTÓRIA DA TIPOGRAFIA

Posterous Login Get your own Posterous » Trio de Letras
« Back to blog
Viewed 747 times
Favorited 0 times
June 29, 2009 História da tipografia...A palavra tipografia é originada do idioma grego: “typos’, em português é denominado “forma” e “graphein” é traduzido como “escrita”. É a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digital.
As noções de tipografia são muito utilizadas em design gráfico e a história da tipografia é muito ampla e tem uma bagagem teórica de muitos séculos!!
Tudo começa com a invenção da escrita, que, a princípio, era feita com desenhos. Mas, devido à dificuldade em representar tudo por desenhos, houve a necessidade de se criarem símbolos para a representação das palavras.
A escrita do homem sempre representou diferentes expressões culturais e implementou as trocas comerciais na antiguidade. Mas foi a partir da Revolução Industrial que a tipografia passou a ter um foco mais comercial, que foi fundamental para o desenvolvimento da propaganda. Além disso, ao aliar estética e espírito crítico teve influência decisiva em movimentos artísticos como o Dadaísmo, Futurismo, Construtivismo e a Bauhaus.

As principais famílias de letras de imprensa são:

- Romana antiga
Criada pelos franceses no século XVIII, inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um inconsciente descanso visual, alcançando o maior grau de visibilidade de todas as famílias.

- Romana moderna
Criada pelos italianos no século XVIII, apresenta uma evolução dos romanos clássicos, Esteticamente agradáveis, trouxeram sensível melhora na legibilidade das letras.

- Egípcia ou Serifa Grossa
Criada com o advento da revolução industrial, no século XVIII, tem como característica estrutural uma certa uniformidade nas hastes e serifas retangulares.

- Lapidária ou Sem Serifa
Criada na Alemanha no século XIX, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Indicada para a confecção de hastes e embalagens, mas desaconselhável para textos longos.

- Cursiva
São as letras que não se encaixam em nenhuma das famílias já vistas. Elas têm hastes e serifas livres, o que as tornam as mais ilegíveis de todas, limitando seu uso a destaques, com número limitado de toques.
Posted by Marion Lemes Comments (0)Leave a comment...
Got an account with one of these? Login here, or just enter your comment below.
Your nameLeave this field blank to comment.Email address (optional)Homepage (optional)Your comment
Email me when new comments are added

Post comment to Facebook



COPYRIGHT AUTORDO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas