segunda-feira, 19 de julho de 2010

1748 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PLANO DE ENSINO
I. IDENTIFICAÇÃO
Curso: Psicologia Horário: 208204
Disciplina: História da Psicologia Semestre: 2009.2
Horas/aula semanais: 4 Turma: 117
Professora: Magda do Canto Zurba. e-mail: macanzu@gmail.com
II. EMENTA
Análise sistemática do desenvolvimento da Psicologia. O período pré-científico. O período científico. Enfoques atuais da
Psicologia: Comportamentalismo, Gestalt e Psicanálise.
III. OBJETIVOS
Capacitar o aluno a: conhecer a especificidade histórica e epistemológica da Psicologia, em particular no contexto de
suas grandes orientações teóricas; examinar histórica e criticamente a realidade concreta da Psicologia; compreender os
desdobramentos históricos da Psicologia em diferentes países, especialmente na América Latina, com ênfase no Brasil.
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1: O processo histórico de constituição da Psicologia
Condições socioculturais no surgimento da Psicologia; influências filosóficas na formação do pensamento psicológico;
matrizes biológicas na formação do pensamento psicológico; a Psicologia no século das luzes; a Psicologia no
pensamento alemão do século XIX e o desenvolvimento da Psicologia no campo científico e seu papel político no século
XX.
Unidade 2: A evolução histórica das escolas de pensamento
Grandes orientações teóricas em Psicologia contemporânea.
Psicanálise; Comportamentalismo; Psicodrama; Gestalt-terapia; Sistêmica; Abordagem Exstencial-fenomenológica.
Unidade 3: A história da Psicologia na contemporaneidade
História e especificidades culturais dos diferentes fazeres psicológicos na América Latina e no Brasil; concepções e
desdobramentos conceituais da Psicologia no contexto latinoamericano.
V. MÉTODO
As aulas serão: expositivas/dialogadas; seminários; pesquisas (de campo ou biblioteca); debates e reflexões sobre
textos.
VI. AVALIAÇÃO
A média final será elaborada pela média simples entre as avaliações realizadas ao longo da disciplina.
VII. NOVA AVALIAÇÃO
O artigo 26, em seu parágrafo 2o. da Resolução 018/Cun/96, prevê que o aluno com freqüência suficiente, que
apresentar aproveitamento insuficiente, terá direito a uma nova avaliação, desde que sua média final não seja inferior a
3,0. A nova avaliação abrangerá o conteúdo ministrado na disciplina durante o semestre.
VIII. CRONOGRAMA
DATA
CONTEÚDO
03/08/2009 Recepção aos calouros pela Coordenação do Curso de Psicologia e atividades da
Reitoria da UFSC.
10/08/2009 Subjetividade e modos de subjetivação contemporâneas. O etnocentrismo no
pensamento histórico e seus desdobramentos nas narrativas da história da
Psicologia. / Concepções filosóficas na Psicologia.
17/08/2009 As influências filosóficas na Psicologia (continuação). ./ A epistemologia científica e
o problema psicológico. O surgimento da psicofisiologia.
24/08/2009 A psicologia experimental e o pensamento de Wilhelm Wundt.
31/08/2009 Estruturalismo e funcionalismo.
07/09/2009 Dia não letivo.
14/09/2009 Funcionalismo. As Psicologias do século XX: aplicações e construções de conceitos
no processo histórico.
21/09/2009 Desdobramentos do pensamento funcionalista e estruturalista na
contemporaneidade.
Revisão.
28/09/2009 1ª. Avaliação.
05/10/2009 A história dos fazeres psicológicos: a loucura, a psicopatologia e o sintoma em
Psicologia. / História da Psicanálise.
12/10/2009 Dia não letivo.
19/10/2009 Organização sobre as questões relevantes para a Psicologia na América Latina.
História do Comportamentalismo e Psicologias Cognitivas.
26/10/2009 Questões relevantes da Psicologia na América Latina. História do Psicodrama.
02/11/2009 Dia não letivo.
07/11/2009 História da Abordagem corporal. / Preparo da aula aberta
16/11/2009 História da Sistêmica. História da Abordagem Existencial-fenomenológica./
Preparo da aula-aberta.
23/11/2009 Aula aberta:
Mesa-redonda sobre a História da Psicologia e seus desdobramentos na
América Latina (convidados a confirmar).
30/11/2009 Aula de fechamento da disciplina.
IX. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, Mitsuko A. M. (org.) “História da Psicologia no Brasil – primeiros ensaios” Rio de Janeiro: EdUER: CFP,
2004.
BOCK, A; FURTADO, O & TEIXEIRA, M.L.T. “Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia” São Paulo, Saraiva,
2002.
BROSEK, J. & MASSIMI, M (orgs.) “Historiografia da Psicologia Moderna” São Paulo, Ed. Loyola, 1998.
DEBORD, G. “A sociedade do espetáculo” Rio de Janeiro, ed. Contraponto, 1997.
FARR, R.M. “As raízes da Psicologia Social Moderna (1872-1954)” 3a. ed. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 2000.
FIGUEIREDO, L.C. “Matrizes do Pensamento Psicológico” 8a.ed. Petrópolis, RJ, ed. Vozes, 1991.
FIGUEIREDO, L.C. & SANTI, P.L.R. “Psicologia: uma (nova) Introdução” 2a.ed., São Paulo: Educ, 2000.
FOUCAULT, M. “Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise” Rio de Janeiro, Forense Universitária,
1999.
HAHNER, J. “Pobreza e política: os pobres urbanos no Brasil – 1870/1920”. Brasília, EDUNB - Ed. Universidade de
Brasília, 1993.
MASSIMI, M. & GUEDES, M.C. (orgs.) “História da Psicologia no Brasil: novos estudos” São Paulo: Ed. Cortez, EDUC,
2004.
MUELLER, F.L. “História da Psicologia” 2a.ed., São Paulo, Cia Ed. Nacional, 1978.
PAZZINATO, A. L. & SENISE, M.H.V. “História Moderna e Contemporânea” 6a.ed., São Paulo, ed. Ática, 1997.
POLITZER, G. “Crítica dos fundamentos da Psicologia” Piracicaba, SP, UNIMEP, 1998.
SCHULTZ, D.P. & SCHULTZ, S.E. “História da Psicologia Moderna” [tradução da 8ª. Edição norte-americana] São
Paulo: ed. Thomson Learning, 2009.
WERTHEIMER, M. “Pequena história da Psicologia” 8a.ed., São Paulo: Ed. Nacional, 1989.
X. ATENDIMENTO AOS ALUNOS
Segunda-feira: das 14:00 às 15:00hrs (sob agendamento).


COPYRIGHT DEVIDO AOS AUTORESDO TEXTO.

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