segunda-feira, 19 de julho de 2010

1747 - HISTÓRIA DA PSICANÁLISE

InícioPsicologia Geral
IntroduçãoHistória da PsicologiaDesenvolvimentoEscolas
IntroduçãoComportamentalHumanismoPsicanáliseAtuação
Área JurídicaPsicologia ComunitáriaPsicologia EscolarPsicologia OrganizacionalPsicopatologia
PsicossomáticaPsiquiatriaTranstornosPsicodiagnósticoSaúde MentalArtigos
AconselhamentoResenhasSaúde MentalPsicanálisePsicossomáticaDesenvolvimento HumanoNeuropsicologiaPsicologia JurídicaNotícias
DiversasVideosConcursosEventosHome icon Página Inicial»Escolas»Psicanálise»Introdução à Psicanálise

Introdução à Psicanálise
Escrito por Joviane Moura

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud (1856-1939), ele nasceu em Freiberg, mas sua família se mudou para Viena quando ele tinha três anos de idade. Ele só deixou a capital austríaca em 1938, após a ocupação nazista; já idoso e doente, instala-se em Londres. A trajetória e historia da psicanálise está indissociavelmente ligada à vida de Freud. A teoria criada por ele em Viena no início do século XX se difundiu por inúmeras áreas do saber, e seus termos circulam até mesmo em conversas coloquiais. Freud inaugurou uma nova área do conhecimento, uma nova forma de ver e pensar o mundo: as neuroses, a infância, a sexualidade, os relacionamento humanos, a subjetividade, a sociedade etc.



A psicanálise, na verdade não é uma escola da psicologia, é uma área do conhecimento independente, que surgiu como uma forma alternativa de dar conta do sofrimento psíquico e de entender o funcionamento mental como um todo. Suas noções e hipóteses teóricas são forjadas e articuladas de maneira a constituir modelos para a compreensão de fenômenos psíquicos que povoam a clínica e a vida cotidiana. A psicanálise tem seu próprio princípio organizador, sua própria episteme. Entender sua criação e desenvolvimento envolve questões epistemológicas, relações com outras áreas do conhecimento e sua contextualização através da história.

Freud teve sensibilidade e receptividade para escutar o discurso do histérico e aprender o que este tinha a lhe ensinar. Foi escutando o histérico que Freud criou a psicanálise, sua teoria, sua prática, seu método terapêutico e sua ética. Ele teve o despojamento de reconhecer a ignorância e a impotência diante de um sem número de situações, diante do sofrimento e lançou-se a busca de novos instrumentos, novos conceitos, novas técnicas.

O ambiente cultural da Áustria, o contexto iluminista pós-Revolução Industrial e a Revolução Francesa, aliada aos conhecimentos psiquiátricos, neurofisiológicos, literários, sociológicos, antropológicos e artísticos, contribuíram, segundo Colich (2005) para que Freud identificasse fenômenos mentais que iam além dos perceptíveis pela consciência.

Segundo Colich (2005), Freud procurou construir uma ciência explanatória que pudesse provar seus achados, encontrando seus fatores e agentes causais, organizados em forma de leis e princípios gerais. Olhava o cérebro e a mente como fenomenologicamente idênticos e estava preocupado com o modelo neurofisiológico, a hidrostase, a termodinâmica e o conceito darwiniano de evolução da mente. Isso influenciou de forma decisiva o modelo de inconsciente construído por Freud, estabelecendo a centralidade dos conceitos de pulsão (formulação teórica para tentar expressar a transformação de estímulos em elementos psíquicos) e recalque. Decorre daí formulações sobre “investimento”, “representação”, “resistência”, “defesas”, fases do desenvolvimento da libido”, “a teoria inicial sobre ansiedade”, a “transferência” como revivência de uma memória passada, e a “realidade psíquica”.

Até a Primeira Guerra Mundial vigorava uma situação de relativa centralidade em torno da figura de Freud. Mas aos poucos ocorre a formação de tradições psicanalíticas locais. Budapest, Londres, Zurique, além de Viena e Berlim, tornam-se referencia para analistas, que agora ultrapassam o laço pessoal e direto com a figura do fundador. Dunker (2005) diz que trata-se agora de pequenos grupos à procura de autolegitimação e reconhecimento no quadro de um movimento psicanalítico cada vez mais extenso e impessoal.

O modelo psicanalítico da mente considera que a atividade mental é baseada no papel central do inconsciente dinâmico. O contato com a realidade teórica da psicanálise põe em evidência uma multiplicidade de abordagens, com diferentes níveis de abstração, conceituações conflitantes e linguagens distintas. Mas isso deve ser entendido um em um contexto histórico cultural e em relação as próprias características do modelo psicanalítico da mente.



Referências:
Colich, J. C. Modelos Psicanalíticos da Mente. In: Eizirik, C. L.; Aguiar, R. G. de; Schestatsky, S. S. (orgs). Psicoterapia de Orientação Analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Dunker, C. I. L. Aspectos históricos da psicanálise freudiana. In: Jacó-Vilela, A. M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. Historia da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005.




Anúncios
Publicidade

Psicologado por e-mail:

Saiba mais sobre RSS Feed





Psicologado NewsCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano28 Jun 2010Objetivos: Atualizar o conhecimento a respeito dos princípios gerais do desenvolvimento psicomotor e da importância da ...Notícias em PsicologiaCurso Online de Psicomotricidade e Desenvolvimento HumanoHisteria coletiva surge de vontades recalcadas, diz psicólogaAlém de crianças, adultos também sofrem com o medo do escuroEspecialista fala da violência psicológica contra criançaMenino autista quebra silêncio e se comunica por computadorMedo deflagra preconceitosChocolate amargo protege o cérebro contra lesõesJogos de violência não fazem mal para a saúde mental de crianças e adolescentes, afirma estudoArtigos do PsicologadoEsquizofrenia indiferenciada e Esquizofrenia ResidualEsquizofrenia DesorganizadaEsquizofrenia ParanóideEsquizofrenia CatatônicaTerapia Cognitivo-ComportamentalComportamento verbal e os principais operantesOs Benefícios Adquiridos por Cuidadores/Familiares que Conseguem Compreender e Aceitar a ...O Papel do Cuidador contratado para Portadores de Doença de Alzheimer
Coloque as notícias do Psicologado no seu site/blog
Ajude a divulgar o Psicologado

Coloque um banner do Psicologado.com no seu site ou blog.

É só copiar e colar o código abaixo:




Psicologado.com - Portal de Psicologia: conteúdos, notícias, artigos







Veja mais formatos de banner
Psicologado Recomenda:
Psicologia dos Psicólogos

Conselho Federal de Psicologia

Sociedade Brasileira de Psicologia

Psicologia e Ciência

Análise e Síntese

Marcia Falleiros

Maria Teresa

Portal Educação - Cursos de Psicologia

Psicologia Acadêmica

PsiqWeb

RedePsi

Publicidade
Submarino.com.brSubmarino.com.br
Mais Lidos
Introdução à Psicologia
Psicologia Organizacional
Introdução ao Conceito de Narcisismo
Psicologia Jurídica
Reflexões sobre a Psicologia da Educação
Psicopatologia - Introdução e Definição
Mecanismos de Defesa
Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Winnicott - Principais Conceitos
Desenvolvimento psicossexual
Psicologado por email
Preencha o seu email no formulário abaixo para receber as nossas novidades de maneira gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada!








Blog do PsicologadoPolítica de PrivacidadeContatoDivulgue-NosPublicarPsicologado.com 2007/2010 - Todos os direitos reservados.


COPYRIGHT PSICOLOGADOPOLITICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas