sexta-feira, 16 de julho de 2010

1688 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECONOMISTAS

Página Inicial Artigos Guia das Profissões Simulados Empregos Contato Ciências Humanas
Biblioteconomia - Profissão, Carreira e Informações Gerais
A função do Bibliotecário, é organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos. Conheça mais sobre a carreira em biblioteconomia.
A Profissão de Bibliotecário
Biblioteconomia
Habilitação:
Biblioteconomista ou Bibliotecário
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Organização e Sociabilidade
Salário Médio:
R$ 1681,00
A função do Bibliotecário, é usar técnicas e estratégias para organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos. O profissional de biblioteconomia, pode ser bem definido como sendo um profissional que faz a ponte entre o conhecimento armazenado nas mais diferentes tipos de mídia: livros, DVDs, CDs, revistas, etc… e a sociedade que precisa e quer consumir este conhecimento.

O profissional de Biblioteconomia também é o responsável por implementar, organizar, fazer cadastros e manter sistemas de informação ( programas ) sobre o acervo e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material.



Grade Básica do Curso de Biblioteconomia:
Informática Básica
Biblioteconomia Fundamental
História da Cultura
Comunicação
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Literatura de Língua Portuguesa
Literatura Mundial
Métodos e Técnicas de Pesquisa
História do Livro
Aspectos Favoráveis da Profissão de Bibliotecário:
Devido a falta de profissionais de biblioteconomia, no país inteiro há uma grande oferta de empregos principalmente em orgãos publicos e nas bibliotecas das Faculdades Particulares. Com a expansão da quantidade de ONGs e Centros comunitários há novas vagas também sendo abertas neste tipo de instituição.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Biblioteconomia:
Muitas vezes o profissional de Biblioteconomia não é valorizado e reconhecido como deveria, muitas bibliotecas funcionando de modo ilegal sem um bibliotecario ou bibliotecária responsável por considera-lo dispensável.





Comentários:

Juliane mesquita de oliveira cunha
No dia 24/08/2009 às 20:15 disse:

Sou aluna do 7ºperiodo do curo de biblioteconomia da universidade estadual do piauí e estou precisando muito de ajuda de material para o meu TCC. Meu tema é a biblioteconomia e o terceiro setor. Quero abordar o impacto e as contribuições de ongs na implantação de bibliotecas, na democratização da informação e na promoção de leitura. ppor favor me ajudem

Renan
No dia 23/09/2009 às 12:44 disse:

Sou aluno de biblioteconomia e queria saber se um bibliotecário formado no exterior poderia atuar aqui no Brasil. Esse bibliotecário sendo estrangeiro ou não.

Grato,

Renan.

Pedro Addler
No dia 23/09/2009 às 23:52 disse:

Olá Renan

Uma pergunta interessante. Profissionais formados fora do Brasil, seja em Biblioteconomia ou em qualquer outra área podem sim exercer sua função no Brasil.

Para isso basta que o diploma da instituição onde esse profissional se formou seja aceito em nosso país. Caso o diploma não seja aceito, ainda há a possibilidade de se fazer uma prova que valide o diploma.

Regina
No dia 5/10/2009 às 16:24 disse:

Sou bibliotecária e ao fazer uma consulta neste site, observei erro de digitação. Solicito o conserto da seguinte expressão. “A função do Bibliotecário, é usar técnicas e extratégias para organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos.”
Desde já agradeço.

Pedro Addler
No dia 5/10/2009 às 18:13 disse:

Olá Regina

A palavra já se encontra corrigida. Obrigado por nos informar deste erro. Fique a vontade para comentar, discordar e corrigir, o Guia da Carreira é um portal livre, a participação da nossa comunidade é muito importante.

Jusa
No dia 26/10/2009 às 12:38 disse:

Olá me interesso pela profissão e gostaria de saber quais faculdades aq no RJ capital oferecem cursos de biblioteconomia e duração do curso.
Obrigada, Jusa

Heitor
No dia 1/11/2009 às 18:09 disse:

De que biblioteca é essa foto ?? (se é que é uma biblioteca)

Pedro Addler
No dia 25/11/2009 às 13:00 disse:

Oi Jusa

A UFRJ tem um execelente curso de Bibliotecnomia. É um curso com 30 vagas anuais e duração de 4 anos.
Você encontra mais informações neste link: Curso de Bibliotecnomia da UFRJ

Pedro Addler
No dia 25/11/2009 às 13:01 disse:

Olá Heitor

É uma biblioteca sim !! No caso, a biblioteca na Universidade de Harvard na Inglaterra, uma das maiores bibliotecas do mundo.

Maggy
No dia 7/12/2009 às 19:20 disse:

olá…
eu trabalho numa faculdade particular…sou auxiliar de Biblioteca… e estou pensando seriamente em fazer o curso de Biblioteconomia…
gostaria de conversar com alguém que tenha experiência no assunto…. se puder me ajudar,me passe um endereço de e-mail para que possamos conversar,beijos e aguardo resposta

ArielSantos
No dia 22/01/2010 às 12:06 disse:

Boa sorte para todos..

Juliana Rodrigues
No dia 10/02/2010 às 14:22 disse:

Sou aluna de Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense - UFF,Niterói RJ, e estou no 6° período. Gostaria de dizer pra Jusa que a UFF também é muito boa.
Não só porque estudo lá, mas porque possui ótimos professores, ótimas aulas, possui um Núcleo de documentação que nos encaminha pra estágio nas próprias bibliotecas da Universidade.. efim, gosto muito de estudar lá, então to fazendo propaganda. rsrsrs!!

ANA
No dia 28/02/2010 às 15:08 disse:

Não vi falando sobre o curso de arquivologia.
Vocês tem algo falando sobre essa área ? Habilitação, Duração do Curso, Área, Atributos do Profissional, Salário médio ?

Suelen Santos
No dia 3/03/2010 às 15:24 disse:

Olá, estou pensando fazer p curso de biblioteconomia. Gostaria de conversa com alguem que tem experiência na área. Obrigada!!!

Karla Pinheiro
No dia 5/03/2010 às 12:25 disse:

Olá,
Sou estudante de Biblioteconomia pela faculdade federal do Amazonas, e gostaria de saber..
Quais as especializações que um bibliotecário pode fazer e quais os setores de trabalho que pode atuar ?

Desde já agradeço.
Abraço.

Cindy
No dia 2/04/2010 às 14:03 disse:

Meu sonho era fazer biblioteconomia,só que vejo que o mercado de trabalho não é muito favoravél,aqui principalmente na minha cidade em São Carlos não tem concurso ja faz muitos anos,sera que vale a pena eu arisca e fazer biblioteconomia ja que é um sonho e aqui na minha cidade não tem campo de trabalho para essa area.

Vi
No dia 13/04/2010 às 10:13 disse:

Olá,
Tenho 19 anos e tenho paixão por livros e literatura em geral desde pequena, fiz vestibular pra área da saúde, mas estou pensando em fazer biblioteconomia, pois na época do vestibular, não sabia que a minha universidade oferece o curso e nem conhecia a profissão muito bem. Estou no 3º período, mas confesso que tenho um certo medo de trancar a faculdade e começar outra, mas ao mesmo tempo tenho medo de não estar fazendo algo relacionado a uma área que eu amo tanto.

Kelle castro
No dia 29/04/2010 às 23:14 disse:

olá vou cursar no segundo semestre o curso de biblioteconomia na UESPI-teresina e estou muito ansiosa e feliz pelo curso do qual escolhi e quero ver mais matérias relacionadas a esse curso ok!!adorei o site!

Dora
No dia 24/05/2010 às 17:38 disse:

Me formei em Biblioteconomia no ano de 1981, exerci a profissão por dois anos na Biblioteca Nacional e sai quando ela estava começando sua automação. Fui trabalhar em outra área e hoje me vejo totalmente desatualizada na minha graduação. Voce saberia me informar se existem cursos que ensinam como mexer nos programas informatizados para bibliotecas? Se souber por favor me indique algum. Moro em São Paulo. Obrigada.

Pedro Addler
No dia 25/05/2010 às 12:30 disse:

Olá Ana

Conhecemos sim o curso de arquivologia. Realmente é uma ótima opção de atualização para o nosso Guia das Profissões, obrigado pela sugestão !!

Pedro Addler
No dia 26/05/2010 às 9:26 disse:

Olá Karla Pinheiro

Existem várias especializações diferentes possíveis dentro da bibliotecnomia, as principais são:

- Análise da Informação: Especialização da biblioteconomia onde você irá trabalhar classificando e cadastrando livros, documentos, fotos, áudio e arquivos digitais.
- Gestão de Bibliotecas: Nesta especialização da bibliotecnomia o profissional atua administrando e coordenando o trabalho de outros profissionais dentro de bibliotecas.

Mirian Gomes
No dia 26/05/2010 às 13:28 disse:

Olá Dora!
Já frequentei diferentes bibliotecas, e sempre notei softwares distintos em sua utilização. Acredito que é interessante que seja familiarizada com os computadores, entenda seu funcionamento básico. Creio que se dominar os aspectos básicos de utilização, sua experiência como profissional de Biblioteconomia te auxiliará diante os demais passos. A única diferença perante a automação, é a eliminação dos documentos físicos, por registro no computador. As demais características para localização dos livros continuam semelhantes.


Gostou desta Matéria ? Compartilhe com seus Amigos !!
Agora você pode compartilhar todas as matérias do Guia da Carreira que você mais gosta com seus amigos, através dos Favoritos, Twitter e Orkut:



Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:



É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.

Deixe um comentário:
Clique aqui para cancelar a resposta.
Nome

Mail (Não será publicado)

Site






Profissões
Profissões Mais Acessadas:
Clique e conheça as profissões mais acessadas do Guia das Profissões:

Coméricio Exterior
Medicina
Administração
Direito
Arquitetura
Nutrição
Artes Plásticas
Fisioterapia
Engenharia Ambiental
Desenho Industrial
Pesquisar no Guia da Carreira:
Artigos e Reportagens Recentes Carreira
Graduação Executiva e o Mercado de Trabalho
Novas estratégias para realocação no mercado de trabalho, ententa o papel fundamental da graduação executiva, e as vantagens em ter um diploma de ensino superior!

Saiba mais...
ENEM
Data de Inscrição do ENEM 2010
O MEC confirmou: as inscrições do ENEM 2010 já vão começar !! Confira a data de inscrição do ENEM 2010 e também alguns detalhes de como será a prova deste ano.

Saiba mais...
Ciências Biológicas
Engenharia Florestal
O Engenheiro Florestal estuda os recursos florestais e elabora projetos sustentáveis de exploração e reflorestamento. Conheça mais sobre a carreira de Engenharia Florestal.

Saiba mais...


Carreiras e Áreas do ConhecimentoBiológicas
Ciências biológicas classificam e estudam as manifestações da vida. Englobam conhecimentos sobre a biologia humana e a natureza.
Engenharia
Engenharia é aplicação prática do conhecimento teórico. Ao contrário das carreiras de exatas as de engenharia tem caráter mais prático.
Exatas
São as ciências que tem como princípio básico a matemática, o Cálculo e o Raciocínio Lógico e a produção do conhecimento.
Humanas
Ciências Humanas são as ciências que tratam do aspecto humano do homem. Relacionadas a arte, beleza, filosofia e comunicação.


Guia do EmpregoE você ? Sabe Escrever um Bom Currículo

Leia as nossas dicas e veja como preparar um currículo simples e eficiente. Descubra também as 7 coisas que os avaliadores de currículos buscam no documento e faça o download do nosso modelo básico de currículo
Entrevista de Emprego: se prepare, saia bem !

Muitos não saibem, mas quase 70% da comunicação humana é subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais ), entenda o que cada gesto na entrevista de emprego pode passar ao entrevistador, descubra também as 10 perguntas mais frequentas nas entrevistas.

Os 7 Tipos de Inteligência: qual o tipo do seu Cérebro ?
Você se considera inteligente ? Conheça os 7 tipos de inteligência e descubra qual deles é predominante em você.

Teste Vocacional do Guia da Carreira: Faça sua Escolha !
Ainda em dúvida sobre qual carreira você quer seguir ? Tudo bem ! A gente dá uma força. Confira o nosso teste vocacional e realize a melhor escolha.

Fazer o Teste Vocacional
Teste de Personalidade do Guia da Carreira
Você sabe quem você realmente é ? Pontos fracos ? Pontos fortes ? Faça o nosso teste de personalidade online, descubra o seu perfil e se conheça melhor.

Fazer o Teste de Personalidade ©2007-2009 Todos os Direitos Reservados.
Anuncie Aqui • Sitemap • Política de Privacidade
Webdesign por Mundo SEO • Otimização de Sites


COPYRIGHT DEVIDO AOS AUTORES DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas