quarta-feira, 14 de julho de 2010

1582 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

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A Formação do Bibliotecário: uma viagem de volta para o futuro
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A Formação do Bibliotecário: uma viagem de volta para o futuro - Presentation Transcript
A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Uma viagem de volta para o futuro
Fernando Modesto
fmodesto@usp.br
São Paulo, maio de 2010

1751 – Diderot & D´AlambertTermo Bibliotecário
Responsável por: guardar, preservar, organizar, expandir a coleção de livros.
Complete Textbook of Library Science, 1808.
Versuch eines vollständigen Lehrbuchs der Bibliothek-Wissenschaft
Martin Schrettinger(1772–1851)
A memória do bibliotecário não pode ser uma parte inseparável de um plano de organização da biblioteca. Porque, se for esse o caso, sempre que um bibliotecário é substituído por outro, a coleção de livros perde a sua utilidade e, nesse momento, deixa de ser uma biblioteca.
Fonte: http://www.library.northwestern.edu/sl/garrett/kloster/Schretti.htm

1808 – Brasil o centro do Império
Formação religiosa;
Mal-humorado;
Detalhista;
Queixoso por ofício;
Cuidadoso nas técnicas;
Cioso das responsabilidades.
Luís Joaquim dos Santos Marrocos (1781 – 1838)
Perfil profissional 
Schwarcz, 2002.

Melville Louis KossuthDewey (1851- 1931)
1889 –Primeira escola de formação de Bibliotecários (EUA):
Escola de Economia de Bibliotecas.
Busca da eficiência;
Respeito a hierarquia;
Intermediário entre o livro e o leitor;
Identificar necessidades dos usuários;
Padronizar serviços;
Enfatizar atividade técnica;
Subordinação aos Especialistas.
Formação do Bibliotecário 
Battles, 2003.

1879 – 1928 – Constituição do campo de ensino da Biblioteconomia Influência francesa  Humanista
Manuel Cícero Peregrino da Silva (1866 — 1956)
1911 – Curso de Biblioteconomia – Biblioteca Nacional
Disciplina
Bibliografia: Administração de Bibliotecas; Catalogação
Paleografia e Diplomática: Cartografia
Iconografia e Numismática: Sigilografia (selos); Filatelia
Possuir cultura geral;
Conhecimento da língua;
Saberes universais nos diversos campos;
Domínio de idioma falado nas Artes, Ciências e Letras.
Bandeira, 2007; Castro, 2000; Russo, 1966.

Ciência da Documentação
Ciência da Informação
Guerra (1939-1945): mudanças científicas, tecnológicas e de gestão da informação; bipolaridade da Guerra Fria.
Vannevar Bush (1890 — 1974):As we may think (1945)
Paul Marie GislainOtlet
(1868 — 1944)
1934 – Tratado de Documentação
Teoria da Informação
trabalho na recuperação de informações
Warren Weaver (1894 - 1978)
Claude ElwoodShannon (1916 — 2001)
Calvin MooersNorthrup (1919 – 1994)
Linares, c2005; Saracevic, 1996

1929 – 1961 – Influência Norte-Americana; MakenzieCollege/SP tecnicismo.
– Consolidação modelo norte-americano; Expansão dos cursos.
Disciplinas:
Catalogação,
Classificação,
Referência,
Organização
Dorothy MurielGeddsGropp,
Bibliotecária norte-americana
1929 – Mackenzie College, São Paulo – hoje Universidade
Adelpha Rodrigues de Figueiredo
Organização e administração de bibliotecas,
Processamento técnico
Curso de Biblioteconomia – Biblioteca Pública da Prefeitura de São Paulo
Curso de Biblioteconomia da Escola de Sociologia e Política
Associação Paulista de Bibliotecários
Rubens Borba Alves de Moraes
(1899 – 1986)
Russo, 1965; Suelena, 2007

1962 – 1969 – Currículo mínimo e Regulamentação da profissão.
Exercício profissional com a Lei n° 4.084/1962 e Decreto n° 56.725/1965.
Primeiro Currículo Mínimo obrigatório para o curso de Biblioteconomia.
Bibliografia,
Catalogação,
Classificação,
Documentação,
História da Arte
História da Ciência e Tecnologia,
História da Literatura,
História do livro e das Bibliotecas
Introdução à Filosofia
Introdução às Ciências Sociais
Organização e Administração das Bibliotecas e Serviço de Documentação,
Referência,
Seleção de Livros,
Estágio de 300 horas.
Formar Bibliotecários e Documentalistas
Atribuições dos Bacharéis em Biblioteconomia:
Repartições públicas federais, estaduais, municipais e autárquicas e empresas particulares concernentes às matérias e atividades seguintes:

Ensino de Biblioteconomia;
Fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia.
Administração e direção de bibliotecas;
Organização e direção dos serviços de documentação.
Execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de
publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.
Russo, 1965

1962 – 1969 – Currículo mínimo e Regulamentação da profissão.
Pós-Graduação
Patologia do livro,
Artes Gráficas,
Encadernação e Restauração de Material Bibliográfico,
História do Livro,
Paleografia,
Iconografia,
Crítica de textos.
Curso de Bibliologia
Psicologia Infantil e do Adolescente,
Literatura Infantil e Juvenil,
Organização e Administração de Bibliotecas Infanto-Juvenis e Escolares,
Bibliografia e Referência em Bibliotecas Escolares,
Atividades em Grupo.
Curso de Bibliotecas Infanto-juvenis
Normalização,
Catalogação especializada,
Classificação Decimal Universal
Técnicas de Indexação e Resumo,
Pesquisa Bibliográfica,
Armazenagem e Recuperação da informação,
Organização e Administração de Bibliotecas especializadas e Serviços de Documentação,
Reprodução de documentos
Teoria da informação e Cibernética.
Curso de Documentação e Bibliotecas especializadas

Justificativa da proposta
“O extraordinário desenvolvimento da ciência e da tecnologia teve como consequência um aumento vertiginoso da produção de documentos. Este já se constitui num dos problemas cruciais do estudioso moderno, sem tempo para tomar conhecimento de tudo o que se divulga no setor de seu interesse”.
“Há que preparar bibliotecários capazes de organizar e dirigir bibliotecas e serviços de documentação, selecionar material bibliográfico altamente especializado, redigir resumos de trabalhos científicos, realizar pesquisas bibliográficas, orientar leitores, lidar com processos eletrônicos de armazenagem e recuperação de informações”.
Abner Lellis Corrêa Vicentini
Cordelia Robalinho de Oliveira Cavalcanti
Edson Nery da Fonseca
Etelvina Lima
Nancy Westefallen Corrêa
SullyBrodbeck
Zilda Machado Taveira
Grupo de trabalho

Cursos
Vagas
Pós-Graduação
Faculdades Integradas Coração de Jesus – FAINC
Faculdade de Biblioteconomia
80
Lato Sensu
Faculdades integradas Teresa D’Avila – FATEA
Curso de Biblioteconomia
80
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação
300
Lato Sensu
Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior – IMAPES
Curso de Biblioteconomia
50
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC
Faculdade de Biblioteconomia
60
Universidade estadual Paulista – UNESP
Depto. de Ciência da Informação. Curso de Biblioteconomia
35
StrictoSensu
Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Depto de Ciência da Informação
Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação
40
Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Depto. de Biblioteconomia e Documentação
Curso de Biblioteconomia e Documentação
35
StrictoSensu
Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão
Depto de Física e Matemática
Curso de Ciência da Informação e Documentação
40
Centro Universitário Assunção – UNIFAI
Curso de Biblioteconomia
120
Walter, 2008

Programas - Perfil dos Profissionais Formados - Competências
Técnicas
Tecnológicas
Agregar valor à informação;
Aplicar técnicas: Bibliométricas, Editoração, Marketing, Liderança e de Relações Públicas;
Capacidade de :

Analisar, projetar e implementar unidades de informação;
Interação no processo de transferência da informação;
Disponibilizar informação (pesquisa, produção, lazer);
Coletar, Organizar, Tratar, Armazenar e Apresentar, Divulgar informação de natureza variada;
Realizar pesquisas pertinentes ao desempenho profissional, cultural, social e educacional dos clientes;
Atuar como especialistas no tratamento de informação e conhecimento;
Atuar (planejar, administrar, assessorar) em:

Rede e sistema de biblioteca, centros de documentação, sistema de Informação;
Ambientes tradicionais;
Identificar demandas de informação e propor solução.
Familiaridade com as novas tecnologias de informação;
Preservar a memória da produção e os suportes de informação.
Pessoais
Aptidão crítica, ética, criativa, adaptativa;
Atualização profissional;
Enfrentar desafios de novos ambientes que demandam acesso à informação;
Preparação para vida acadêmica (ensino e pesquisa);
Realizar trabalho voluntário;
Visão crítica da sociedade.
Compreender o papel da unidade de informação no processo de transformação da sociedade;
Contribuir com o aprimoramento técnico e prático da Biblioteconomia e Ciência da Informação;
Atuar em ampla variedade de instituições e atividades vinculadas a área de informação (públicas e privadas).
Sociais
Modesto, 2010; Walter, 2008.

A profissão sob a perspectiva dos bibliotecários
Walter, 2008
Desvalorização;
Bibliotecas não são espaços seguros;
Acomodados;
Resistência a mudança;
Atender usuários;
Orgulho em ser bibliotecário;
Estereótipo;
Valoriza a Tecnologia;
Cultura e formação geral mais sólida;
Capacidade de atuar em outras áreas.
o melhor espaço de atuação ainda é o das bibliotecas

Dados Gerais
1965  14 Escolas de Biblioteconomia
2010  42 Escolas de Biblioteconomia
Fonte:
CFB;
IBGE;
SEADE; Minc;
MEC.
bibliotecários brasileiros
1954  1.805
1965  4.132
2010 32.641
2010  8.424 [Paulistas]
População Brasileira
1950  51,9
1960  69,7
2010  192,3
2010  42,083 [Paulistas]
mil
milhões
Brasil – 5.564 Municípios
1999 – 3.454bibliotecas públicas, maioria dirigida por leigos (52% apenas com 2º grau; 13% apenas com 1º grau).
2009 – 79% com bibliotecas abertas, maioria dirigida por mulheres (84%) e com nível superior (57%).
95 milhões implantar e modernizar biblioteca; pontos de leitura;formar agentes de leitura (4 mil treinadas para desenvolver a prática).
Lei 12.244, de 25/05/2010 - Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino ;
200 mil escolas públicas, 68% não dispõem de biblioteca.

Cosmologia Digital
E-mail: troca de mensagens pelo computador (1961); 1969 – Ray Tomlinson cria @; 1996 primeiro webmail: Hotmail (Microsoft)
Troca de arquivos. Começa com música (Napster) 1999. A partir de 2005 surgem servidores hospedando arquivos diversos.
Second Life é só o Inicio. Falta pouco para rede deixar de ser texto, imagem, vídeo e música para se tornar ambiente imersível e em três dimensões
Redes sociais, 1995 com o Classmate. Popularidade, 2002 com Friendster e depois com MySpace e Facebook. No Brasil, Orkut é a rede popular.
Bate-papo: troca de mensagens (1991) – canais IRC ou BBS. Na Web, primeiro as salas de bate-papo depois os programas de comunicação ICQ, MSN.
Web permite a autopublicação desde inicio. 1994 realidade com Geocities. 1999 lançado Blogger para criar diários online.
2004. Define mecanismos e ferramentas que marcam a segunda fase da web. Fase da colaboração coletiva. Ex. Wikipedia, Del.icio.us e Digg
1994 Yahoo, catálogo de endereços da rede. Ninguém precisava saber os endereços dos sites para encontrá-los
Comércio eletrônico. Facilidade das compras online e uso do cartão de crédito anos 90. sites de leilão, 1995 Ebay.
Controle Bibliográfico Webuniversal
Código para acessar site sem necessidade de entrar no mesmo. Popular a partir de 2004 com surgimento de sites e programas que agregam estes conteúdos.
Final dos anos 90, os MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) milhares de jogadores em um mesmo universo virtual.
Websemântica
Programas que funcionam na rede, de processadores de texto a editores de som e imagem. Embora ainda no começo, mostram sinais de serem mais que só tendências.
Inicio anos 90 – MIDI. 1994 invenção do MP3 e do software Winamp.
Troca de vídeo digitalizado, aumento debanda 2000. ciração do YouTube – 2005.

Paradigma do Usuário para interface de busca

Interface de busca dos catálogos de biblioteca


Community Manager
Iremos “surfar” nesta onda?

O que deve fazer o bibliotecário para ser um bom bibliotecário?
Ao exercer uma profissão, comprometer-se a fazer o que a sociedade necessita.
......desindividualizar-se, a não decidir suas ações exclusivamente do ponto de vista de sua pessoa, mas do ponto de vista coletivo....
Missão
BIBLIOTECÁRIO
Ortega y Gasset, José. Missão do Bibliotecário. Brasília : Briquet de Lemos, 2006. p.12

O BibliotecárioparaterFuturo
Mundo
País
Estado
Cidade
Comunidade
JCR Licklider, Libraries of the Future 1965, MIT Press
Velho bibliotecário que se encanta com o olhar e o sorriso sempre inovado do conhecimento humano.
Não um bibliotecário velho satisfeito em admirar um simples processamento de dados.

Fontes consultadas
Bandeira, S. P. O mestre dos livros: Rubens Borba de Moraes. Brasília : Briquet de lemos, 2007.
Battles, M. A conturbada história das bibliotecas. São Paulo : Planeta, 2003.
Buarque, C. Parecer a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em decisão terminativa, ao Projeto de Lei da Câmara nº 324, de 2009. Brasília : Senado, 2010.
Castro, C. A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília : Thesaurus, 2000.
Castells, M. A sociedadeem rede. São Paulo : Paz e Terra, 1999.
Linares Columbié, R. Ciencia de la Información: su historia y epistemología. Bogota : Rojas Eberhard, c2005.
Russo, L. G. M. A Biblioteconomia Brasileira: 1915/1965. Rio de Janeiro : Instituto Nacional do Livro, 1966.
Schwarcz, L. M. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo : Companhia das Letras, 2002.
Saracevic, T. Information Science: origin, evolution and relations. In: P. Vakkari & B. Cronin (Eds). Proceedings of the International conference: Conceptions of Library and Information Science: Historical, Empirical and Theoretical Perspectives. London: Taylor Grahan, 1992. p. 5-27.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun. 1996.
Zamora, M. Redes Socialesen Internet, 2006. http://www.maestrosdelweb.com/editorial/redessociales/
CFB. Conselho Federal de Biblioteconomia. www.cfb.org.br
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. www.ibge.gov.br
SEADE. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. www.seade.gov.br
Community Manager. http://es.wikipedia.org/wiki/Community_Manager

O mundo hoje é:
Muito Obrigado !
Fernando Modesto
fmodesto@usp.br
www.eca.usp.br/prof/fmodesto

José Fernando Modesto da Silva
http://www.eca.usp.br/prof/fmodesto
Nascido em Campinas/SP. Bacharel e Mestre em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Professor de Biblioteconomia na USP. Colaborador no Movimento Associativo Bibliotecário do Estado de São Paulo.

+ Fernando Modesto , 1 month ago

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Palestra apresentada no no Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação, em 27 de maio de 2010. Evento realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESP, em comemoração aos 70 anos do curso de Biblioteconomia.
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