quarta-feira, 14 de julho de 2010

1581 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

RANGANATHAN - O VISIONÁRIO DA BCI Pesquisar o site

Ranganathan História de vida Vida acadêmica Livros & Publicações Arquivo Blog Sitemap
Ranganathan‎ > ‎
História de vida
RANGANATHAN EM FAMÍLIA

Ranganathan nasceu no dia 9 de agosto de 1892, na vila rural da cidade de Shiyali, no Estado de Tamil-Nadu, sul da Índia. Pertencia à casta dos Bramanides, casta sacerdotal do país. Estudou na Escola secundária de Hindu e graduou-se em Matemática na Madras Christian College, iniciando o curso em 1913 e terminando-o em 1916. Após a graduação, foi docente em outras instituições de Ensino, nas cidades de Mangalore, Coimbatore e Madras. Também escreveu livros relacionados à área de Matemática, principalmente em História da Matemática.
Em 1923 surgiu um posto de bibliotecário na Universidade de Madras e Ranganathan foi o único dos 900 participantes que atendeu as exigências do Comitê de Pesquisa. Mesmo não sendo formado em Biblioteconomia, preparou-se para a entrevista através da leitura de um artigo da área e solicitou uma bolsa de estudos para aprimorar-se em Biblioteconomia. Em janeiro de 1924 assumiu o posto de bibliotecário e logo em seguida, mediante uma dispensa, partiu para Londres.


Estudante ,em 1913

Estudou Biblioteconomia na University College London, única escola que possuía um programa de graduação em Biblioteconomia do Reino Unido. Aliando o estudo da biblioteconomia com os da matemática, Ranganathan desenvolveu ainda em Londres, seu sistema de classificação decimal. A Classificação de Colon também surgiu no período de sua estada no Reino Unido, mas só foi concluída com a volta de Ranganathan para a Índia.
Era um homem muito religioso e politizado profissionalmente. Lutava pela melhoria das condições de ensino e pesquisa em seu país. Com os estudos em Biblioteconomia, passou a defender a importância que as bibliotecas possuíam em relação à educação nacional. Ao retornar à Índia, retomou seu posto de bibliotecário na Universidade de Madras e fundou a Associação de Bibliotecas da mesma cidade, com o objetivo de incentivar a criação de bibliotecas públicas e da Biblioteca Nacional da Índia.

RANGANATHAN,ESPOSA E FILHO


Em 1928 criou as Cinco Leis da Biblioteconomia e em novembro do mesmo ano casou-se com Sarana, com quem teve apenas um filho.
Após anos trabalhando na Universidade de Madras, retirou-se do posto depois de entrar em conflito com o novo Vice-chanceler da Universidade. Em agosto de 1945, com 54 anos de idade, aceitou a docência na Universidade de Hindu, em Banaras. Nesta cidade, classificou pessoalmente 100.000 itens bibliográficos em 4 anos. Além disso, assumiu o posto de liderança da Associação Indiana de Bibliotecários, de 1944 a 1953. Também foi professor honorário da Universidade de Delhi de 1949 a 1955. Era considerado um workaholic, pois trabalhava 13 horas por dia, sete dias por semana. Não descansou nem após seu casamento, retornando ao trabalho algumas horas após a cerimônia. Foi professor de Biblioteconomia durante 40 anos e nesse período escreveu mais de 50 livros e incontáveis artigos (a maioria relacionados à matemática), além de desenvolver os inúmeros trabalhos já citados.

Mudou-se para Zurich em 1955 em virtude do casamento do filho com uma européia e permaneceu nessa cidade até 1957. Quando retornou à Índia instalou-se em Bangalore e passou a trabalhar no Centro de Documentação em Pesquisa e Formação, de 1962 a 1965. No mesmo ano (1965) foi condecorado pelo governo indiano com o título de “National Research Professor”.

Viveu os últimos anos de sua vida confinado em sua cama com problemas de saúde e em 27 de setembro de 1972, às 21: 25 (horário oficial da Índia), morreu por complicações decorrentes de bronquite.



_displayNameOrEmail_ - _time_ - Remover
_text_


Fazer login Atividade recente no site Termos Denunciar abuso Imprimir página | Tecnologia Google Sites



COPYRIGHT GOOGLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas