quarta-feira, 14 de julho de 2010

1579 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Notou algo diferente? Fizemos algumas melhorias em Wikipedia. Saiba mais. [Esconder]
[Ajuda-nos com as traduções!]

Biblioteconomia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.

O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos e organização da biblioteca, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.

A palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos - biblíon (livro) + théke (caixa) + nomos (regra), assim biblioteconomia é etimologicamente o conjuntos de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados : estantes, salas, edifícios. Organizar livros implica tanto ordená-los segundo um sistema lógico de classificação do conhecimento e conservá-los para que resistam a condições desfavoráveis de espaço e tempo, como torná-los conhecidos para que sejam utilizados pelo maior número de pessoas interessadas nos seus elementos formativos, informativos, estéticos ou simplesmente lúdicos que eles contém. Isso tem início antes mesmo do livro entrar na biblioteca - por meio de compra, doação ou permuta - através de uma cuidadosa seleção, se o livro atente aos perfis dos respectivos usuários.

A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. A Biblioteconomia no Brasil como curso de graduação é considerada como uma das ciências da informação, pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo: a informação, estando sobre o guardachuva da Ciência da Informação, esta última uma criada após a II Guerra Mundial em virtude da gama de informações surgidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias.

Como seria impossível para determinado usuário de uma biblioteca em sua busca por informação, folhear todos os livros, ouvir todos os CDs, ou manusear todas as formas de suporte da informação presentes na biblioteca, são desenvolvidas técnicas e serviços de forma a simplificar o acesso a informação contida no suporte (impresso, digital, sonoro, etc.).

As principais áreas de pesquisa em biblioteconomia são: representação temática, representação descritiva, linguagens documentárias, serviços de referência, marketing em unidades de informação, arquitetura de informação, usabilidade, catalogação, gestão de unidades de informação, infometria etc.

Índice [esconder]
1 Profissão
2 Cursos de biblioteconomia
2.1 No Brasil
3 Referências
4 Bibliografia
5 Ver também
6 Ligações externas


[editar] Profissão

O bibliotecário, de Giuseppe ArcimboldoVer artigo principal: Bibliotecário
Bibliotecário é um profissional (bacharel) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em centros de documentação de bibliotecas e pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. O papel do bibliotecário é dividido em várias partes tais como, representação descritiva, serviços de referências, linguagens documentárias e outras áreas. No Brasil, em 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário.

No Brasil a profissão do bibliotecário é regulamentada pelas leis n° 9.674, de 26 de junho de 1998 [1] e pela lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962 e na legislação correlata. O Conselho Federal de Biblioteconomia é a autarquia federal de fiscalização. Suas atribuições são: registrar os profissionais em biblioteconomia, fiscalizar o cumprimento do código de ética profissional e o funcionamento de bibliotecas dentre outros.

Na Classificação Brasileira de Ocupações a profissão está classificada na família 2612 (profissionais da informação).[1]

[editar] Cursos de biblioteconomia
Ver artigo principal: Anexo:Lista de escolas de biblioteconomia
[editar] No Brasil
Cursos de biblioteconomia são oferecidos por diversas universidades federais, estaduais e particulares.[2] O primeiro curso de Biblioteconomia criado no Brasil foi o da Biblioteca Nacional do Brasil, em julho de 1911, pelo Decreto n° 8.835.[3]

Referências
↑ Ministério do Trabalho e Emprego (Brasil): 2612: Profissionais da informação
↑ Conselho Federal de Biblioteconomia: Lista de instituições de ensino credenciadas pelo MEC, cursos autorizados e/ou reconhecidos
↑ Os 25 anos do ensino de biblioteconomia na UFSC, em: Encontros Bibli: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, nº 7, abr./1999
[editar] Bibliografia
Beckmann, Clodoaldo: O curso de Biblioteconomia em quatro momentos. Belém, 1984.
Castro, César Augusto: História da Biblioteconomia Brasileira. Ed. Thesaurus Editora de Brasília, Brasília, 2000.
Fonseca, Edson Nery da: Introdução à biblioteconomia.Ed. Briquet Lemos Livros, Brasília, 2007.
[editar] Ver também
Bibliologia
Biblioteconomia Jurídica
Bibliotecnia
[editar] Ligações externas
American Library Association.
Conselho Federal de Biblioteconomia
Conselho Regional de Biblioteconomia 8º Região - São Paulo
ACB - Associação Catarinense de Bibliotecários
Curso de Graduação em Biblioteconomia, UNESP (Campus de Marília)
Escola de Biblioteconomia da UNIRIO
Universidade de Brasília - Guardião do conhecimento
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Departamento de Ciência da Informação da UFSCar
Repositório acadêmico de Bibliotecomia e Ciência da Informação
Directório de Bibliotecas de Portugal
Este artigo sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia"
Categoria: Biblioteconomia e ciência da informação
Categorias ocultas: !Artigos precisando de wikificação desde Março de 2010 | !Esboços sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Brezhoneg Català Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Võro Français Gaeilge Galego Gaelg עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Slovenščina Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Tagalog Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 18h16min de 10 de julho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas