quarta-feira, 14 de julho de 2010

1580 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

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Ementas das Disciplinas

FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA A
Introdução ao Pensamento Matemático. Noções básicas da reta euclidiana. Discussão e construção dos números reais via medição de segmentos de reta. Teorema Fundamental da Geometria Analítica. Números Complexos. Teoremas Finais da Aritmética e Teorema Fundamental da Álgebra. Números transcendentes. Funções. Estudo das funções reais de uma variável real. Funções elementares: lineares, polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas. Complementos de números complexos. Fórmula de Euler. Cálculo de radicais e logaritmos de números complexos.

BIBLIOGRAFIA
"Números racionais, reais e complexos", Cydara C. Ripoll, Jaime B. Ripoll e José F. P. da Silveira, apostila do IM-UFRGS, Série B, n.67, 2002
"A Matemática do Ensino Médio", Elon L.Lima et alli, Coleção Professor de Matemática, SBM, 2001
"Conceitos fundamentais da matemática", Bento de Jesus Caraça, Tipografia Matemática Ltda., Lisboa, Portugal, 1958
"Elementos de Análisis Algebraico", J. Rey Pastor, Martín - Industria Gráfica, Madrid, Espanha, 1958



FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA B
Anéis, ideais, anéis quocientes, homomorfismos. Corpo de frações de um domínio. O corpo dos números complexos, raízes da unidade, resolução de equações por radicais. Relações entre coeficientes e raízes de uma equação polinomial. Anel de polinômios. Algoritmo da divisão para polinômios, fatoração única, multiplicidade das raízes de um polinômio. Critérios de irredutibilidade. Números algébricos e transcendentes, extensões algébricas dos racionais, grau de uma extensão, corpo de decomposição de um polinômio. Construções com régua e compasso.

BIBLIOGRAFIA
Gonçalves, A; Introdução à Álgebra, Projeto Euclides, Impa, 1979.
Garcia, A, Lequain, Y.; Álgebra: Um curso de introdução, Projeto Euclides, Impa, 1998.
Brison, O; Teoria de Galois, Textos de Matemática, Universidade de Lisboa, 1997.
Kurosh, A G.; Curso de Álgebra Superior, Ed Mir, Moscou, 1968.
Wagner, E.; Construções Geométricas, Coleção Professor de Matemática, SBM, 1998.
Lang, S.; Estruturas Algébricas, Ao Livro Técnico S. A, 1972.
Spindler, K.; Abstract Álgebra with Applications/ rings and fields, vol II, Marcel Dekker Inc., 1994.




FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA C
Introdução ao estudo axiomático da geometria métrica plana e espacial. Axiomas de incidência, de separação e distância. Congruência. Discussão do método axiomático. Consistência e categoricidade. Modelos. As geometrias euclidiana, hiperbólica e esférica. Introdução à teoria da medida geométrica no plano. Medida de Jordan. Medidas de comprimento e de área. A existência de pi.
BIBLIOGRAFIA
"Elementary Geometry from an advanced standpoint", Edwin E. Moise, Addison-Wesley Publishing Company, Inc, 1963
"Geometria Euclidiana", João Lucas de M. Barbosa, Coleção Professor de Matemática, SBM.



TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA A
Aplicações às ciências físicas, biológicas e sociais, de conteúdos de Cálculo Diferêncial e Integral, Séries de Potências e Séries de Fourier,de funções de uma variável, bem como de Equações Diferências Ordinárias, com ênfase na compreensão dos conceitos, na modelagem e na interpretação de soluções.

BIBLIOGRAFIA
Bassanezi, R. C., "Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia", Editora Contexto, 2002;
Batschelet, E., "Introduction to Mathematics for Life Scientists, 3ª ed., Springer-Verlag, 1975;
Borelli, R. and Coleman, C. S., "Differential Equations - a Modeling Approach", Prentice Hall, 1987;
Boyce, W. E. and DiPrima, R. C., "Elementary Differential Equations and Boundary Value Problems, 7ª ed., John Wiley & Sons, 2002;
Lomen, D. & Lovelock, D., "Differential Equations - Graphics. Models". Data, John Wiley & Sons, 1999;
Morettin, P. A., Hazzan, S., Bussab, W. de O., "Cálculo: funções de uma e várias variáveis", Ed. Saraiva, 2003;
Spiegel, M. R., "Análise de Fourier", Makron Books, Coleção Schaum, 1976;
Stewart, J., "Cálculo, Vol. I e II", Pioneira Thomson Learning, 2002;
Strang, G.; "Calculus", Wellesley Cambridge Press, 1991;
Zill, D. G., "Equações Diferencias com Aplicações em Modelagem", Ed. Thomson, 2003.



TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA B
Módulo I: Aplicações de tópicos de Matemática Discreta. Princípios Aditivos e Multiplicativos. Princípio de Inclusão e exclusão. Relações de recorrência. O princípio da casa dos pombos. Noções sobre grafos.
Módulo II: Aplicações de tópicos de Álgebra Linear. Vetores, matrizes, sistemas lineares e transformações lineares, noções de programação linear. Modelagem e interpretação de soluções. Introdução ao uso do Matlab.

BIBLIOGRAFIA
Módulo I
J. P. O. Santos, M. P. Mello, I. T. C. Murari, "Introdução à Análise Combinatória", Ed. UNICAMP, 2002.
E. R. Scheirnerman, "Matemática Discreta-Uma Introdução", Thompson, 2003.
K. A. Ross, R. C. R. B. Wright, "Discrete Mathematics", Prentice Hall, 1992.
F. Roberts, "Applied Combinatorics", Addison-Wesley,1985
Módulo II
Strang, G., Linear álgebra and its Applications, 3ª ed., Academic Press(1998).
Leon, S. J., Linear Álgebra with Applications, 4ª ed., Macmillan(1994).
Anton, H., Elementary Linear Algebra, 7ª ed., Wiley(1994).
Williams, G., Computational Linear Álgebra with models, 2ª ed, Allyn and Bacon(1979).
Kreyszig, E., Advanced Engineearing Mathematics, 8ª ed., Jhon Wiley & Sons(1999).
O'Neil, P. V., Advanced Engineearing Mathematics, 5ª ed., ThomsonPublishing(2002).



ESTATÍSTICA APLICADA
Estatística descritiva e análise exploratória de dados. Distribuição normal de probabilidade. Amostragem. Teste de hipóteses. Análise de variância. Correlação e regressão linear. Indicadores educacionais.

BIBLIOGRAFIA
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 2ª edição. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.
BUSSAB, W.O. MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. São Paulo: Atual, 1995.
CALLEGARI-JACQUES, S. M. Bioestatística Princípios e Aplicações: ARTMED, 2003.
LAPPONI, J. C. Estatística usando o Excel 5 e 7. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 1997.
LEVINE, D. M. BERENSON, M. L. STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. Rio de janeiro: LTC, 2000. Tradução Teresa Cristina Padilha de Souza.
MONTGOMERY, D.C. Design and Analysis of Experiments. John Wiley. 5ª ed. 2000.
SILVA, P. A. L. Probabilidades & Estatística. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 1999. tradução: Alfredo Alves de Faria.



TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A
Módulo I: Pesquisa em Educação Matemática. Estudo de resultados da produção recente em Educação Matemática. Metodologias de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. Análise e elaboração de projetos de pesquisa cujo foco, campo e alvo da ação seja a sala de aula e a prática docente.
Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental da teoria de Piaget, da psicogênese das noções lógicas, espaciais e algébricas na criança e no adolescente. Desenvolvimento da cognição, da metacognição, das estruturas e mecanismos presentes nos processos de aprendizagem em ambientes informatizados e não-informatizados.
Módulo III: Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Metodologia da Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Projetos interdisciplinares, Etnomatemática, História da Matemática como Metodologia de ensino. Jogos matemáticos.

BIBLIOGRAFIA
Módulo I:
ANDRÉ, Marli e LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99 p.
BRUN, Jean (ORG.). Didática das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1996, 280p.
CAMPOS, T. e NUNES, T. Tendências atuais do ensino aprendizagem da Matemática. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.62, 1994, p.3-7.
CARNEIRO, Vera Clotilde; FANTINEL, Patrícia; SILVA, Rute Henrique. Funções: significados circulantes na Formação de Professores. BOLEMA, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, n.19, ano 16, 2003, p.19-
CARNEIRO, Vera Clotilde. Pesquisa foucaultiana: uma alternativa entre caminhos alternativos. Revista Educação, PUCRS, Porto Alegre, ano XXIII, n.41, agosto 2000, p.181-202.
__________Educação matemática no Brasil: uma meta-investigação. Revista Quadrante, Lisboa, vol. 9, nº1, 2000, pág.117-146.
__________ Jovens professores de Matemática, ampliando as possibilidades da profissão. Educação Matemática em Revista - RS, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - RS, n.2, ano II, 2000, p.7-15.
__________Formação de professores que ensinam Matemática e investigação na sala de aula: caminhos para a renovação das Licenciaturas. Boletim GEPEM. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, n. 38, Fevereiro de 2001, p. 35-46
__________Mudança na formação de professores de Matemática: um estudo de caso. Zetetike, UNICAMP, vol 8, 2000, p.81-116.
CARVALHO, J.B.Pitombeira. Avaliação e perspectivas da área de ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.62, abril/junho 1994, p. 74-88.
COSTA, Marisa (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Sulina, 1996 -a, p. 105-131
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexos sobre Educação Matemática. Campinas: UNICAMP, 1986, 115 p.
ENGERS, M.E. (Org.) Paradigmas e metodologias de pesquisa em Educação: notas para reflexão. Porto Alegre: PUCR-RS, 1994, p. 103-111.
ENGUITA, M. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação, Porto Alegre, n.4 , 1991, p. 49-61.
FIORENTINI, Dario. Teses e dissertações de mestrado ou doutorado, relativas à Educação Matemática, produzidas/defendidas no Brasil de 1991 a 1995. Revista Zetetike, Campinas, ano 3, n.4, 1995, p.103-116.
__________ Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Revista Zetetike, Campinas, n.4, 1995, p.1-37.
GOODMAN, Jesse. Reflexion y formacion del profesorado; estudio de casos y analisis teorico. Revista Educacion, n.284, 1987, p.223-244.
KILPATRICK, Jeremy. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Revista Zetetike, v.4, n.5, 1996, p.99-119.
LINS, Romulo. Epistemologia, história e Educação Matemática: tornando sólidas as bases da pesquisa. Revista de Educação Matemática, SBEM- São Paulo, ano 1, n.1, 1993, p.75-91.
LÜDKE, Menga. Aprendendo o caminho da pesquisa. In: FAZENDA, Ivani (org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992, 2ed., p.35-50.
MARKS, R. Pedagogical content knowledge: from a mathematical case to a modified conception. Journal of teacher education, Washington D.C., v.41, n.3, 1990, p.3-11.
PORLAN, Rafael. Constructivismo y escuela: hacia un modelo de enseñanza-aprendizaje basado en la investigación. 2 ed, Sevilha: Díada, 1995, 194 p.
PONTE, João Pedro e SEGURADO, Irene. Concepções sobre Matemática e Trabalho Investigativo. Quadrante, Lisboa, vol.7, n.2, 1998, p.5-40.
SOARES, Eliana; FERREIRA, Maria Cristina; MOREIRA, Plínio. Números Reais: Concepções dos licenciandos e formação matemática na Licenciatura. Zetetiké, UNICAMP, vol.17, n.12, 1999, p.95-117.
TINOCO, Lucia, et al. Formação inicial do professor de Matemática. Revista Zetetike, Campinas, v.5, n7, jan/jun 1997, p.37-50.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993, 131 p.

Módulo II
Basso, M. V. e Fagundes, L. Informática Educativa e Comunidades de Aprendizagem. Em Azevedo e Outros. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Secretaria de Educação de Porto Alegre: Porto Alegre, 1997.
Fagundes, L. C. A Psicogênese das Condutas Cognitivas da Criança em Interação com o Computador. (Tese de Doutorado). IP/USP: São Paulo, 1986.
Fagundes, L. C. Informática e Educação In VIII Congresso da sociedade Brasileira de Computação. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 1998.
http://mathema.psico.ufrgs/tese_m (Tese de Doutorado)
Levy, P. As Tecnologias da Inteligência-O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Editora34: Rio de Janeiro, 1993.
Piaget, J. Psicologia e Epistemologia. Para uma Teoria do Conhecimento. Publicações Dom Quixote: Lisboa, 1991.
Piaget, J. & Inhelder, B. A representação do Espaço na Criança. Artes Médicas: Porto Alegre, 1993.
Piaget, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
Piaget, J. A Iniciação à Matemática. A Matemática Moderna e a Psicologia da Criança (1966). In: São Paulo, 1998. P.217-221.
Piaget, J. El Pensamiento Matemático. Em Introducion A La Epistemologia Genetica, Vol 1. Editorial Paidos: Mexico,1987.
Piaget, J. Para Onde Vai a Educação? José Olympio Editora: Rio de Janeiro, 1984.
Piaget, J. Psicologia da Inteligência. Zahar Editores Rio de Janeiro, 1983.
Poincaré, J. A Ciência e a Hipótese. Editora Universidade de Brasília, 1988.
Slavin, R. E. Research On Cooperative Learning and Achievement: What We Know, What We Need To Know. Artigo Adaptado de Slavin, 1992 Center for Research On The Education Of Students Placed at Risk John Hopkins University, 1995.

Módulo III
ABRANTES, Paulo. Avaliação e Educação Matemática, Série Reflexões em Educação Matemática, Universidade de Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1995.
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget. Horizontes Pedagógicos, 1996, p.193-217.
BASSANEZI, Rodney. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002, 389 p.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. Ed. Contexto, 2000.
CAMPOS, T. e NUNES, T. Tendências atuais do ensino aprendizagem da Matemática. EmAberto, Brasília, ano 14, n.62, 1994, p.3-7.
CAMPOS, Tânia (Coord) Transformando a prática das aulas de Matemática. PROEM Editora, vol 3, 6ª série, 2001.
CARNEIRO, Vera Clotilde e HOFFMANN, Jussara. O ensino de Matemática versus avaliação numa perspectiva construtivista: um diálogo possível? Anais do II Encontro Internacional A Educação e o Mercosul: desafio político e pedagógico, Porto Alegre-RS-Brasil, 1993, p. 127-142.
CARNEIRO, Vera Clotilde. Reconstrução de Conceitos: O Uso de Disparadores no Estudo de Funções. Revista Zetetike, publicação do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1995, ano 3, nº 3, p. 105-112.
__________ Funções Elementares. 100 situações-problema. Ed. da UFRGS. Porto alegre, 1993.
CARVALHO, J.B.Pitombeira. Avaliação e perspectivas da área de ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.62, abril/junho 1994, p. 74-88.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade a ação: reflexos sobre Educação Matemática. Campinas: UNICAMP, 1986, 115 p.
D'AMBROSIO, Ubiratan. EtnoMatemática: um programa. A Educação Matemática em Revista, Blumenau, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 1, n.1, 1993, pag 5-11.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993, 199 p.
LIMA, Elon. Sobre o ensino de Matemática. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, Sociedade Brasileira de Matemática, n.28, 1995, p. 1-5.
LINS, R. e GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997, 176 p.
MACHADO, Nilson. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 2 ed, 1991, 103 p.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997, 176p.
PONTE, João Pedro da. O conceito de função no currículo de Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 15, 1990, p.3-9
TINOCO, Lúcia. Construindo o Conceito de função no 1º Grau. IM/UFRJ- Projeto Fundão, 1998.
TINOCO, Lúcia. Geometria Euclidiana por meio da Resolução de Problemas. Rio de Janeiro, Instituto de Matemática/UFRJ, Projeto Fundão, 1999, 176 p.
ZUFFI, Edna. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Educação Matemática em Revista, ano 8, n 9/10, abril, 2001, p. 10-16.



TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA B
Esta disciplina propõe trazer à tona e problematizar temas e questões da Educação Matemática, observando a natureza social, multicultural e política do conhecimento Matemático e seu ensino. Pretende, por esta via, examinar relações entre o currículo e as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos educacionais, enfatizando suas implicações para a prática e a pesquisa em Educação Matemática.

BIBLIOGRAFIA
BAMPI, Lisete. Efeitos de poder e verdade do discurso da Educação Matemática. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v.24, n.1, 1999.
BARKER, Stephen F. Curso moderno de filosofia da Matemática. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. SP: Zahar Editores, 1969.
BARONI, Rosa L. S.; NOBRE, Sergio. A pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
BELLO, Samuel Edmundo López. Etnomatemática: relações e tensões entre as distintas formas de explicar e conhecer. FE-UNICAMP. Tese de doutorado. Campinas, 2000.
BERNAL, Martin. Animadversions on the Origins of Western Sciences. In: POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. N.Y.: SUNY, 1997. p. 83-99.
BICUDO, Maria A. V. & GARNICA, Antonio V. M. (Orgs.). Filosofia da Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BICUDO, Maria A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. SP: Editora Edgard Blücher Ltda, 1974.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. 9a ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1989.
CHASSOT, Attico & OLIVEIRA, José Renato de. (Orgs.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 1998.
D´AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, p. 97-115.
________. Educação Matemática: da teoria à prática. 4a ed. São Paulo: Papirus, 1998.
________. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DAVIS, Philip J. e HERSH, Reuben. O sonho de Descartes. RJ: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1988.
________. A experiência matemática. RJ: Francisco Alves, 1985.
DEWDNEY, A. K. 20.000 léguas matemáticas: Um passeio pelo misterioso mundo dos números. Trad. Vera Ribeiro. RJ: Jorge Zahar Ed., 2000.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad. Hiygino H. Domingues. 2a ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
FERREIRA, Eduardo S. Etnomatemática: uma proposta metodológica. Série Reflexões em Educação Matemática. Mestrado em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1997.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. (org) Idéias Matemáticas em povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002.
FIORENTINI, Dario e MIORIM, Maria Ângela. (Orgs.). Por trás da porta, que matemática acontece? Campinas: FE. UNICAMP - CEMPEM, 2001.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. In: Zetetiké. Campinas. Ano 3, n.4, 1995. p. 1-37.
GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora da UFPR, 1992.
GUEDJ, Denis. O teorema do papagaio. Trad. Eduardo Brandão. SP: Companhia das Letras, 2001.
GUILLEN, M. Pontes para o infinito: o lado humano das matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1997.
KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: Educação Matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
HARRIS, Mary. An example of traditional women´s work as a mathematics resource. In: POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. N.Y.: SUNY, 1997. p. 215-222.
JOSEPH, George G. Foundations of Eurocentrism in Mathematics. In: Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. In: POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. N.Y.: SUNY, 1997. p. 61-81.
__________. A rationale for a multicultural approach to Mathematics. In: NELSON, David, JOSEPH, George G. and WILLIAMS, J. Multicultural Mathematics: Teaching Mathematics from a global perspective. Oxford: Oxford University Press, 1993. p. 1-24.
KLINE, Morris. Mathematics and the search for knowledge. New York: Oxford University Press, 1985.
LINS, Romulo C.; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Série Perspectivas em Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
LINS, Romulo C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p. 75-94.
LOPES, Antonio J. Gestão de interações e produção de conhecimento matemático em um ambiente de inspiração lakatosiana. In: Educação Matemática em Revista. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 6, n. 7, 1999. p. 19-26.
LUMPKIN, Beatrice. Africa in the Mainstream of Mathematics History. In: POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. N.Y.: SUNY, 1997. p. 101-117.
MIGUEL, Antonio. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: Argumentos reforçadores e questionadores. In: ZETETIKÉ, v. 5, n. 8, 1997. p. 73-105.
MIGUEL, Antonio, BRITO, Arlete de J. A História da Matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, Eduardo S. (Org.). Cadernos Cedes - História e Educação Matemática, n. 40, 1996. p. 47-61.
MIORIM, Maria A. Introdução à história da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
___________. O teorema de Pitágoras em livros didáticos. In: Revista de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SP, ano 6, n. 4 (jul.), 1998b. p. 5-14.
MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU JR., Geraldo. A matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
NELSON, David. Teaching Mathematics from a multicultural standpoint. In: NELSON, David, JOSEPH, George G. and WILLIAMS, J. Multicultural Mathematics: Teaching Mathematics from a global perspective. Oxford: Oxford University Press, 1993. p. 25-41.
NOBRE, Sergio. Alguns "porquês" na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. In: FERREIRA, Eduardo S. (Org.). Cadernos Cedes - História e Educação Matemática, n. 40, 1996. p. 29-35.
OLIVEIRA, Cláudio José. Matemática escolar e práticas sociais no cotidiano da Vila Fátima: um estudo etnomatemático. São Leopoldo: UNISINOS, 1998. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1998.
OLIVEIRA, Helena Dória L. de. Atividades produtivas do campo, etnomatemática e a educação do movimento Sem Terra. São Leopoldo: UNISINOS, 2000. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2000.
PIRES, Célia Maria Carolino. Currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. Uncovering distorted and hidden History of mathematical knowledge. In: ____________. Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. (Eds.). N.Y.: SUNY, 1997. p. 51-59.
____________. Reconsidering what counts as mathematical knowledge. In: POWELL, Arthur B., FRANKENSTEIN, Marilyn. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. N.Y.: SUNY, 1997. p. 193-200.
REIMER, Lutta, REIMER, Wilbert. Connecting Mathematics with Its History: A powerful practical linkage. In: HOUSE, Peggy A., COXFORD, Arthur F. (Eds.). Connecting Mathematics across the curriculum. Reston VA: NCTM, 1995. p. 104-114.
SILVA, Circe Mary Silva da. A História da Matemática e os cursos de formação de professores. In: CURY, Helena N. (Org.). Formação de professores de Matemática: Uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 129-165.
SILVA, Clóvis P. da. A Matemática no Brasil: uma história de seu desenvolvimento. 2. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
SILVA, Tomaz T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
____________. (Org.). Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVEIRA, Marcia C. da. Produção de significados sobre matemática nos cartuns. Porto Alegre: UFRGS, 2002. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
SINGH, Simon. O livro dos códigos: A ciência do sigilo - do antigo Egito à criptografia quântica. Tradução de Jorge Calife. 2a ed. SP: Editora Record, 2002.
STRUIK, Dirk J. História concisa das Matemáticas. 2a ed. Lisboa: Gradiva, 1992.
VAN SERTIMA, I. Blacks in science: Ancient and modern. New Brunswick, NJ: Transaction, 1983.
WALKERDINE, Valerie. O raciocínio em tempos pós-modernos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v.20, n.2, 1995. p. 207-226.
ZASLAVSKY, Claudia. Africa counts: Number and pattern in African culture. Boston: Prindle, Webber & Schmidt, 1973.



TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Estudo e análise de software educativo na área da matemática, com apresentação de proposta didática que contemple o uso da tecnologia informática no ensino e aprendizado da matemática escolar. Exploração das possibilidades da WWW no ensino e aprendizagem da matemática e na educação aberta à distancia. Leitura de artigos de pesquisa na temática educação matemática e tecnologia informática.

BIBLIOGRAFIA
King,J. e Schattschneider,D.(eds), Geometry Turned On, Washington : Mathematical Association of America Notes 41, 1997.
Lehrer, R. e Chazan, D. (eds) Designing Learning environments for developing understanding of geometry and space. London, England : Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1998.
Mammana,C. e Villani,V. (editores), Perspectives on the teaching of geometry for the 21st century, ICMI Study Series, vol. 5. London, England : Kluwer Academic Publishers, 1998.
Noss,R. e Hoyles, C. (eds) Windows on Mathematical Meanings, Kluwer Academic Publishers, 1996.
Peters, O. Didática do Ensino a Distância. Editora Unisinos. São Leopoldo: 2001
Slavin, R.E. Research On Cooperative Learning and Achievement: What We Know, What We Need To Know. Artigo Adaptado de Slavin, 1992 Center For Research On The Education Of Students Placed at Risk John Hopkins University, 1995
Sutherland, R. e Mason, J. (editores). Exploiting Mental Imagery with Computers in Mathematical Education, Nato ASI Serie F, vol 138, Berlin: Springer Verlag, 1995.



ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Acompanhamento sistemático da ação docente do mestrando, diretamente em sala de aula.
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