terça-feira, 13 de julho de 2010

1574 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

Menu Content/Inhalt HomeQuem somosÚltimas NotíciasFotologInformativoContatoFórum
Home Últimas Noticias 15 anos de história da Revista Informação e Sociedade: Estudos Menu principalHome
Artigos e Colunas
Bibliotecas no mundo
Blog do Biasoli
Blogs
Busca Interna
Coleções
Concursos
Diretórios
Entidades
Empregos / Salários
Ensino Superior
Escritores
Fórum Virtual
Fotolog do Bibliotecário
Glossário
Informativo
Mercado Editorial
Mural de Recados
Normas e Doc.
Seminários e Eventos
Prova de concursos
Sites Interessantes
Sobre o profissional
TV Bibliotecário
Últimas Noticias
EstatisticasMembros: 14
Notícias: 758
Weblinks: 158
Visitantes: 563159 LigadosNós temos 1 visitante online 15 anos de história da Revista Informação e Sociedade: Estudos
Por Administrator
Periódico científico do Curso de Mestrado em Ciência da Informação da UFPB.

(Texto enviado por Alzira Karla, Editora de I&S)

Informação & Sociedade: Estudos (I&S), periódico científico do Curso de Mestrado em Ciência da Informação, criado em 1991, comemora seus 15 anos! Adveio da necessidade dos docentes vinculados à pós-graduação, que na ocasião, estruturavam sua reforma curricular. Configura-se como produto de um esforço conjunto, voltado para tornar transparente a evolução temática da área, explicitar idéias e discussões científicas, submetendo-as à apreciação e à crítica dos pares.

Classificado pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) como A Nacional divulga em formato impresso e eletrônico a produção em Ciência da Informação, Biblioteconomia e em áreas afins, sendo uma das mais conceituadas revistas brasileiras da área. I&S tem Conselho Consultivo constituído por renomados pesquisadores de instituições brasileiras como UFMG, UFRGS, USP, UNESP, UEL, UFAL, UFPI, UFRJ, UnB, além da UFPB e de países como Califórnia, Espanha e Portugal. A diversidade de referees no Conselho Consultivo e a publicação eletrônica incentivam a utilização do periódico e ampliam a área geográfica de circulação, determinantes de visibilidade e em conseqüência de respeitabilidade.

Tem registro no diretório internacional de periódicos ULRICH’s e se insere entre os títulos nacionais e estrangeiros da área, disponíveis no Portal da CAPES, além de estar indexado em bases internacionais dentre as quais Library and Information Science Abstracts (LISA) e na Base de Dados Bibliográfica em Ciências Sociales y Humanidades (CLASE).

Compreende-se que um periódico necessita de três elementos essenciais para manter sua regularidade, periodicidade e qualidade: pesquisa que forneça as condições para realização de artigos; quantidade de artigos para que a seleção seja feita com base em critérios internacionalmente aceitos e; recursos financeiros que garantam a gestão da publicação. Os dois primeiros elementos têm sido garantidos pelo tempo de existência da publicação, pelo respeito conseguido entre os pares e por acompanhar as mudanças sistêmicas necessárias.

Prova disto encontra-se na tese de doutorado do Professor Guilherme Ataíde Dias, intitulada “Periódicos científicos eletrônicos brasileiros na área da Ciência da Informação: análise das dinâmicas de acesso e uso”. A tese defendida na Universidade de São Paulo, em 2003, aponta I&S em segundo lugar dentre os mais lidos periódicos brasileiros da área e sua permanência, dentre os periódicos de referência da área, é atestada pelo Portal da CAPES.

As questões relativas à versão impressa de I&S assemelham-se aos demais periódicos brasileiros. Perpassam o desconhecimento institucional sobre o que faz, o que produz e são justificativos da incerteza quanto a continuidade de publicação, podendo ir da interrupção temporária à paralisação definitiva. Indefinições não se relacionam apenas a ansiedade em publicar, própria do pesquisador-autor, e em aguardar as análises feitas pelos conselhos das revistas. São ameaças estruturais, financeiras, materiais e humanas, referentes a questões que garantam a circulação sistemática do conhecimento produzido e possam se constituir em elemento avaliador de cursos de pós-graduação. Isso ocorre com I&S, mas apesar de todas as interveniências perfaz um total de 292 artigos publicados, o que significa uma média de 11 artigos por cada fascículo.

Na era da tecnologia da informação, a convivência dos suportes eletrônicos com os impressos gera uma diversidade de títulos e conseqüente aumento do acesso e da difusão do conhecimento agregado nessas publicações. Tem-se, portanto, no periódico eletrônico um relevante instrumento de contribuição para o crescimento e a divulgação dos conteúdos gerados a partir de pesquisas, estudos e descobertas. Assim, I&S disponibiliza desde 1999 o texto completo de seus artigos e apresenta-se em mídia eletrônica. Possui número de registro correspondente ao ISSN 0104-0146 (versão impressa) e ISSN 1809-4783 (versão eletrônica).

Recentemente desenvolveu-se esforços no sentido de incluir I&S na plataforma Open Journal Systems (OJS) para automatizar o processo de gerência e publicação do periódico em formato eletrônico. A versão eletrônica de I&S, disponível no endereço www.ies.ufpb.br, vem suprimindo os desafios e entraves das publicações impressas, tornando-se um veículo que interliga o leitor ao seu conteúdo remotamente. Oferece o acesso sem barreiras físicas ou geográficas ao texto completo, recuperando a informação de maneira ágil e ampla. Em sua versão eletrônica I&S contribui para que o leitor possa armazenar, compartilhar e criar seus estoques de informação, assim como acessar o texto no mesmo instante em que é disponibilizado em rede, otimizando o tempo gasto em busca de informações, favorecendo o fluxo informacional e a produção intelectual.

Em outras palavras, é o leitor quem define se imprime ou se armazena em seus arquivos, acompanhando suas necessidades e anseios da sociedade científica. Considerando sugestões dos usuários/pesquisadores e dos docentes do Departamento de Biblioteconomia/UFPB, alterações na versão eletrônica foram realizadas no sentido de torná-la mais acessível aos usuários: remoção do uso da tecnologia flash; recuperação dos expedientes de todos os números do periódico; criação de versões em formato texto de todos os arquivos existentes no formato PDF; criação de metadados Dublin Core/RDF para referenciar os artigos de periódicos; padronização na nomenclatura dos arquivos; inclusão de serviço de perguntas e respostas denominado Lunmi. São modificações somente possibilitadas pela participação de um profissional qualificado na área de tecnologia para preparar, gerar e manter a página que hospeda a publicação eletrônica, objetivando manter a agilidade e o sucesso no acesso e na recuperação da informação do conteúdo de I&S.

Ao completar 15 anos de existência ininterrupta, I&S constitui-se em um dos periódicos renomados da área, recebendo artigos de várias regiões e de diversos profissionais cujos temas refletem o pensamento atual, as teorias e pesquisas sobre as quais a área se debruça. Em julho de 2006, a Capes aprovou nova proposta de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Se já era imprescindível a continuidade e manutenção de um veículo de divulgação científica, agora se torna premente e inadiável. Por essas razões e considerando sua relevante missão enquanto veículo de comunicação científica, contribuindo para a divulgação de pesquisas, memórias científicas originais, relatos de pesquisa e de experiência, comunicações de trabalhos em andamento, artigos de revisão, pontos de vista e entrevistas, seções que o compõe, teve-se aprovaa proposta de financiamento par sua versão eletrônica, atendendo ao Edital 036/2006/MCT/CNPq – Programa de Apoio a Publicações Científicas. Os recursos destinam-se a melhorias dessa versão, modernizando-a e traduzindo-a, a priori, para o inglês e espanhol, tornando-a multilíngüe como primeiros passos para chegar ao conceito internacional.

Nesse ano de 2007 a revista passa a ter periodicidade quadrimestral, devendo
ser publicada nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. O primeiro número do ano já está on-line. É um momento ímpar, conseqüência da grande demanda de artigos científicos e mais que isso, do reconhecimento da qualidade de I&S. Como afirmou o professor Gustavo Freire em Editorial: "É em atenção a essa oportunidade de aumentar o fluxo de informações relevantes que a revista Informação & Sociedade: Estudos se propõe a ampliar a sua periodicidade”. Assim também é que, continua-se com o firme propósito de atender a crescente demanda de publicações e de tornar a revista um espaço de disseminação da informação dentro dos parâmetros de qualidade das publicações científicas, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Na oportunidade em que comemora seus 15 anos, I&S agradece a todos pela colaboração e motivação para continuar com um trabalho árduo, cuja plenitude de concretização de mais um número brinda a comunidade e a I&S com a satisfação de realizá-lo. Isso só se torna possível com os autores, os avaliadores, os leitores, e em especial, os editores que o fizeram. I&S agradece ainda, a toda comunidade científica das áreas indicadas e das correlatas. Sintam-se convidados a acessá-la e a continuarem colaborando para sua feitura. Informação & Sociedade: Estudos pertence a todos e é com a intenção de compartilhar o mérito da conquista que o esforço é tornado público. Afinal, compartilhando aprende-se novos caminhos com possibilidades de alcançar objetivos e metas traçados. Que os 15 anos de história sirvam de experiência aos editores que se inebriam na busca da produção e disseminação do conhecimento científico.

Alzira Karla Araújo da Silva
Profa. Ms. do Departamento de Biblioteconomia e Documentação/UFPB. Editora de
I&S - alzirakarla@gmail.com Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Guilherme Ataíde Dias
Prof. Dr. do Departamento de Biblioteconomia e Documentação/UFPB. Administrador do Open Journal Systems de I&S. guilhermeataide@gmail.com Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Acessar: Informação & Sociedade: Estudos

< Anterior Próximo >

[Voltar]
© 2010 :: PORTAL BIBLIOTECÁRIO ::
MidiaV7 Interactive - Todos os direitos reservados


COPYRIGHT PORTAL DO BIBLIOTECÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas