sábado, 17 de julho de 2010

1755 - CÉREBRO HUMANO

Portal Profissionais Web
Todas... Acompanhamento Psicoterapêutico Acompanhamento Terapêutico - AT Aconselhamento Psicológico Assessoria em Psicologia Atuação junto à comunidade Avaliação Psicológica Consultoria em Organizacional Grupos Terapêuticos Orientação Profissional Orientação Psicológica Orientação Psicopedagógica Psicanálise Psicologia Hospitalar Psicoterapia de Casal Psicoterapia em Grupo Psicoterapia Familiar Psicoterapia Individual Psicoterapia Infantil Psicoterapia psicodinânica Realização de pesquisas Recrutamento e seleção de pessoal Serviços em Psicologia Serviços em Saúde Mental Supervisão


Perfil Fóruns Artigos Cursos e Eventos Produtos e Serviços Concursos Colunistas
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se de mim


--------------------------------------------------------------------------------
Esqueceu a senha?
Registre-se agora.
Início

Notícias

Psicólogos e Profissionais de Saúde

PsiPédia

Colunistas

Artigos

PsiPesquisa

Concursos

Faculdades

Fórum

Ajuda

Álbum de Fotos

Usuários

Contato


Envie Notícia

Publique Artigo

Cadastre Link


Sobre a RedePsi

Indique-nos

RedePsi em seu site

PsiPesquisa em seu site

Críticas e Sugestões

Política de Privacidade

Mapa do Site

Índice do fórum Psicologia - RedePsi - Cultura
Curiosidades
Qual é a diferença entre um cérebro humano e um computador? Poderia um computador pensar?


Navegando neste tópico: 1 Usuários anônimos



Final Tópico anterior Próximo tópico Registre-se para enviar mensagens

Opções Menu desativado por clique Menu sensível ao mouse Visualização Retrair comentários Compacto Novos primeiro

adalbertotripicchio Qual é a diferença entre um cérebro humano e um computador? Poderia um computador pensar? #1
Da casa...


Participante desde:
2005/10/11 14:36
De São Paulo-SP
Grupo:
Administrador
Membros
Anúncio1
adminforum
Mensagens: 1422
Nível : 32; EXP : 34
HP : 156 / 783
MP : 474 / 10907
A diferença entre um cérebro e um computador pode ser expressa em uma só palavra: complexidade.
O grande cérebro dos mamíferos é o que há de mais complexo, para seu tamanho, de que temos conhecimento. O cérebro humano pesa 1,35 kg, mas nesses 1,35 kg estão contidos dez bilhões de neurônios e cem bilhões de células menores. Esses vários bilhões de células estão interconectados em uma rede de tal forma complexa que mal começamos a deslindá-la.
Mesmo o computador mais complicado já construído pelo homem não pode ser comparado em complexidade com o cérebro. As chaves e componentes do computador aparecem aos milhares e não aos bilhões. Além do mais, a chave do computador é apenas um dispositivo do tipo liga-desliga, ao passo que a célula do cérebro é ela própria dotada de uma estrutura interna extraordinariamente complexa.
Pode um computador pensar? Depende do que se entenda por "pensar". Se resolver um problema de matemática é "pensar", então um computador pode "pensar" e o faz muito mais rapidamente que o homem. Naturalmente, a maioria dos problemas matemáticos pode ser resolvida de maneira inteiramente mecânica, repetindo-se certos processos diretos inúmeras vezes. Até mesmo os computadores mais simples de hoje podem ser montados com esse fim.
Freqüentemente se diz que os computadores resolvem problemas apenas por que são "programados" para essa finalidade. Eles podem fazer somente o que os homens lhes ordenam fazer. Convém lembrar que os seres humanos também só po¬dem fazer aquilo para que foram "programados" fazer. Nossos genes nos "programam" no instante em que o óvulo fecundado é formado, sendo nossas potencialidades limitadas por esse "programa".
No entanto, nosso "programa" é de tal forma mais complexo, que podemos nos inclinar a definir o ato de "pensar" em termos da criatividade que entra na feitura de uma grande peça ou na composição de uma grande sinfonia, na elaboração de uma brilhante teoria científica ou de um profundo juízo ético. Nesse sentido, os computadores certamente não podem pensar, e tampouco a maioria dos seres humanos.
É claro que se conseguíssemos construir um computador que fosse suficientemente complexo, ele poderia ser tão criativo quanto nós. Se ele pudesse ser tão complexo quanto um cérebro humano, poderia ser a este equivalente e realizar tudo o que um cérebro humano é capaz de fazer.
Supor algo mais é admitir que há mais no cérebro humano do que a matéria que o compõe. O cérebro é constituído de células organizadas de determinada maneira e as células, por sua vez, são constituídas de átomos e moléculas organizados de determinada maneira. Se algo mais houver, nenhum sinal disso já foi alguma vez detectado. Duplicar a complexidade material do cérebro é, portanto, duplicar tudo o que este contém.
Mas quanto tempo levará para se construir um computador tão complexo quanto o cérebro humano? Talvez não tanto quanto alguns pensam. Muito antes de se construir um computador que se aproxime em complexidade a nosso cérebro, construiremos talvez um computador que seja ao menos suficientemente complexo a ponto de projetar outro computador mais complexo que ele próprio, o qual, por sua vez, poderia projetar outro ainda mais complexo, e assim por diante.
Em outras palavras, uma vez ultrapassado certo ponto crítico, os computado¬res assumiriam o controle e haveria uma "explosão de complexidade". Após um curto prazo de tempo, poderia haver computadores que não apenas duplicariam o cérebro humano, mas de longe o superariam.
E aí? Bem, atualmente a humanidade não está se saindo muito bem na direção de seu planeta. Pode ser que, quando chegasse o momento, devêssemos nos pôr de lado e ceder o encargo a alguém melhor capacitado. E se não fizermos isso, talvez os supercomputadores simplesmente entrem em cena e nos ponham de lado.

Enviado em: 2008/4/10 0:39

Transferir




Topo Tópico anterior Próximo tópico
Registre-se para enviar mensagens


Você pode ver os tópicos.

Você não pode iniciar um novo tópico.

Você não pode responder.

Você não pode editar.

Você não pode excluir mensagens.

Você não pode incluir votações.

Você não pode votar.

Você não pode anexar arquivos.

Você não pode enviar mensagens sem aprovação.

[Pesquisa avançada]
-- Selecione um fórum -- [Psicologia]-- Análises em geral-- Psicanálise em especial-- Psicofarmacologia para psicólogos-- Psicologias-- Suporte terapêutico [Psicologia e Informática]-- Cyberrat-- PsicoInfo [Áreas Relacionadas]-- Educação em geral-- Espiritualidade-- Filosofia da Mente-- Neurociências-- Terapias Complementares [Cultura]-- Agenda de Encontros-- Cinema e Teatro-- Curiosidades-- Esportes-- Ética-- Família e Sociedade-- Filosofia em geral-- Frases escolhidas-- Gramática em gotas-- Literatura-- Mundo Virtual-- Música-- Política-- Violência Urbana [Comentários às Notícias da Redepsi]-- Notícias em Tópicos para debates




Todos os logotipos e marcas registradas são propriedade de seus respectivos donos. Os comentários e demais publicações são de propriedade e responsabilidade de seus respectivos publicantes. Todo o resto © 2007 RedePsi
Powered by RedePsi © 2004




COPYRIGHT REDPSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas