segunda-feira, 19 de julho de 2010

1750 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

R: Albano de Almeida Lima, 403 – Jd Guanabara
Campinas-SP CEP: 13073-131 Fone: 3305-0148
Um breve histórico sobre a psicologia organizacional e as possíveis atuações do
psicólogo nesta área.
A história da psicologia organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do
século XIX, praticamente desde o início do campo da psicologia. Os primeiros a realizar um trabalho de
psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos
princípios de psicologia para resolver problemas nas organizações, os primeiros trabalhos concentravamse
em questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional. Os principais fundadores são
Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experimentais, ambos tinham interesse em seleção de
funcionários e uso de testes psicológicos.
Outra influência no campo organizacional foi Frederick Winslow Taylor, engenheiro de profissão,
estudava a produtividade dos funcionários de empresas. Defendia que o trabalho deve ser analisado e para
que o modo otimizado de executar as tarefas possa ser especificado, os funcionários também devem ser
selecionados de acordo com as características relacionadas ao desempenho no trabalho. E os mesmos
devem ser treinados cuidadosamente para executar as tarefas e serem recompensados por sua
produtividade para incentivar a melhoria do desempenho.
Ainda no campo da engenharia Frank e Lílian Gilbreth, aperfeiçoaram a idéia de Taylor, estudando
maneiras de desempenhar tarefas eficientemente, ou seja, a forma pela qual as pessoas as executam. O
estudo do tempo e movimento implica na medição e na sincronização das ações executadas pelas pessoas
durante as tarefas, tendo como objetivo desenvolver uma maneira mais eficiente de trabalho.
A Primeira Guerra Mundial foi um importante impulso para o desenvolvimento e reconhecimento
da psicologia organizacional. Segundo Muchinsky (2004), comitês de psicólogos investigavam a
motivação dos soldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de
disciplina. Também desenvolveram uma série de testes de inteligência geral e pesquisas sobre a melhor
colocação para os soldados alistados, sempre de acordo com a sua capacidade física e mental.
Com a expansão da psicologia organizacional, em 1924, uma série de experimentos se tornaram
clássicos na psicologia organizacional, entre eles os estudos de Hawthorne. Este estudo envolve a
investigação dos efeitos do nível de iluminação com o objetivo de determinar o impacto dos níveis de
iluminação no desempenho da tarefa dos funcionários. Para surpresa dos pesquisadores, parecia não haver
relação com o nível de iluminação, a produtividade aumentou em todos os grupos. Isso ocorreu devido à
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situação, eles reagiram positivamente ao novo tratamento que estavam recebendo, com isso, percebemos
então que os fatores sociais podem ser mais importantes do que os fatores físicos no desempenho do
funcionário.
Na Segunda Guerra Mundial os psicólogos estavam mais preparados para o seu papel, haviam
estudado os problemas de seleção e colocação de funcionários e haviam aprimorado suas técnicas. E no
decorrer da guerra as empresas descobriram que muitas das técnicas eram úteis em empresas,
principalmente nas áreas de seleção, treinamento e desenvolvimento de líderes empresariais.
Durante a década das duas Guerras Mundiais a psicologia organizacional expandiu-se para a
maioria das áreas nas quais ela é utilizada hoje. As organizações foram ganhando maior porte e
começaram a contratar psicólogos. A Primeira Guerra Mundial ajudou a psicologia organizacional a
formar a profissão e dar-lhe aceitação social, já a Segunda Guerra ajudou a desenvolvê-la.
Com tudo isso, mais faculdades e universidades passaram a oferecer cursos e certificados de pósgraduação.
Na década de 1960 a pesquisa de psicologia organizacional assumiu um toque mais
organizacional, os psicólogos também começaram a formar empresas de consultoria, oferecendo serviços
às organizações mediante remuneração. Houve também a elaboração de padrões de diretrizes de
contratação pelo governo que os empregados eram obrigados a cumprir e as empresas também eram
legalmente obrigadas a demonstrar através de testes, não discriminando nenhum grupo. Assim os
psicólogos passaram a ser legalmente responsáveis por suas ações.
O campo da psicologia organizacional nasceu de diversas forças e se desenvolveu crescendo por
meio do conflito global, hoje o psicólogo organizacional deve ser multidisciplinar. Mudanças ocorreram
velozmente nas organizações, que ocorreram principalmente no século XX, exigindo dos psicólogos
organizacionais uma grande disposição estratégica e capacidade de gerenciamento de pessoas, facilitando
mudanças, e também promovendo uma melhor qualidade de vida.
As atividades que os psicólogos mais realizam dentro da área Organizacional são: recrutamento,
seleção, aplicação de teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, análise
de função/ocupação, planejamento/execução de projetos, desenvolvimento organizacional, cargo
administrativo, assessoria, analise de cargos/salários, aconselhamento psicológico, diagnóstico situacional,
supervisão de estágios acadêmicos, orientação/treinamento para profissionais, psicodiagnóstico e
consultoria.
O psicólogo organizacional não pode ser apenas um aplicador de técnicas, mas sim compreender o
homem como um ser social, que esta em constante interação com o meio. Ele precisa consolidar sua
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identidade profissional para não perder a oportunidade de demonstrar seu papel e que este se torne
conhecido, bem como suas possibilidades de contribuir e sua importância estratégica dentro das
organizações.
Do psicólogo organizacional, também é exigido uma postura pro ativa, negociadora, perspicaz,
atualizada, ética e flexível, que absorva as inovações tecnológicas e comportamentais. O psicólogo
organizacional é como consultor interno e externo nas organizações e por isso deve ter um caráter
empreendedor, percebendo o grau de responsabilidade no sentido de implantar a capacitação das empresas
frente a novos desafios, adaptando-as às exigências do mercado atual.
O psicólogo organizacional é definido como um profissional que tem o papel de “ajudar a
organização a pensar”, e com isso ajudar a torná-la capaz de lidar com problemas emergentes das
mudanças nas relações entre o capital e o trabalho.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho faz interface com a gestão de recursos humanos (ou de
pessoas), em organizações dos setores públicos e privados e lida com pessoas que trabalham nessas
organizações. A administração de recursos humanos ou gestão de pessoas é como responsável pela
coordenação de interesses da mão de obra e dos donos do capital, e visa proporcionar à organização um
quadro de pessoal motivado, integrado e produtivo, estimulado a contribuir para o alcance dos objetivos
organizacionais.
A prática do psicólogo organizacional é diversificada, dentro de suas atividades em uma
organização encontramos o Recrutamento e Seleção. O recrutamento é um conjunto de técnicas e
procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro
da organização, é realizado sempre de acordo com as necessidades presentes e futuras de recursos
humanos da organização. Existem dois tipos de recrutamento, o recrutamento interno, que está
fundamentado na movimentação de quadro de pessoal da própria organização e o recrutamento externo,
que ocorre quando não é possível obter-se candidatos às vagas dentro da organização. Após o processo de
recrutamento inicia-se o de seleção, é a tarefa de escolher os candidatos adequados às necessidades da
organização entre os candidatos recrutados. Nesta etapa são utilizados testes, provas, entrevistas,
dinâmicas, entre outros.
Outra atividade muito solicitada ao psicólogo organizacional é a de treinamento e desenvolvimento
de pessoal. Esta é uma atividade necessária tanto para funcionários novos como para os já experientes,
envolve o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades, obterem novos conhecimentos e
modificar atitudes e comportamentos. O treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para
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proporcionar a aprendizagem. O desenvolvimento de um programa de treinamento envolve cinco etapas: a
primeira é a avaliação das necessidades, determinação de quem precisa de que tipo de treinamento; a
segunda é definir os objetivos do treinamento; a terceira é projetar o programa de treinamento; a aplicação
é a quarta etapa; e a última é a avaliação do treinamento para certificar-se de que o objetivo foi atingido,
sendo assim o treinamento foi eficaz.
Avaliar o desempenho de funcionários também é muito importante, os dados sobre o desempenho
no trabalho têm múltiplas aplicações nas empresas. Como atividade típica de controle administrativo a
avaliação de desempenho torna-se parte atuante da estratégia gerencial, cujo propósito central é conseguir
que os membros da equipe de trabalho orientem seus esforços no sentido dos objetivos da empresa. A
avaliação constitui-se numa série de técnicas com a finalidade de obter informações sobre o
comportamento profissional do avaliado.
Em decorrência da avaliação de desempenho vem a política de cargos e salários. As descrições de
cargos são utilizadas para descrever tanto os diferentes tipos de trabalhos quanto às características
humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades, é o registro das funções, tarefas e
responsabilidades atribuídas a uma ou mais pessoas. O salário é uma recompensa para o trabalhador, o
sistema de recompensa, inclui o pacote total de benefícios que a organização oferece aos seus
participantes. Esse pacote não envolve apenas o salário, férias, prêmios, promoções, mas também outros
aspectos menos visíveis. Do ponto de visa da empresa serve para atrair e manter pessoas altamente
qualificadas, recompensar os serviços prestados, motivar desempenho futuros. Para o trabalhador a
recompensa proporciona sentimento de segurança, reconhecimento, um objetivo para ser atingido.
Também ao desempenho do funcionário está ligada a sua motivação, que tem a ver com a direção,
intensidade e persistência de um comportamento ao longo do tempo. A direção refere-se à escolha de
comportamentos específicos dentro de uma série de comportamentos possíveis. A intensidade, ao esforço
que uma pessoa empenha na realização de uma tarefa. E a persistência diz respeito ao contínuo empenho
em um determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Em outra perspectiva a motivação referese
ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, assim à motivação resulta dos desejos, vontades,
necessidades.
Maslow para explicar a motivação se baseia na teoria das necessidades, que parte do principio de
que as necessidades humanas estão em uma pirâmide de importância e de influenciação do
comportamento humano, na base na pirâmide estão as Necessidades Fisiológicas (inatas, como fome,
sono,...), acima as Necessidades de Segurança (busca de proteção), em seguida as Necessidades Sociais
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(individuo junto a outras pessoas), acima as Necessidades de Estima (auto-avaliação, auto-estima) e por
último, Necessidades de Auto-realização (desenvolvimento de capacidades). Chiavenato faz relação da
teoria de Maslow com o trabalho, em relação às necessidades Fisiológicas, são satisfeitas através de
horários de descansos, conforto físico no trabalho, etc. As necessidades de Segurança se satisfazem
através de condições de trabalhos seguras, remuneração, estabilidades, entre outras. Necessidades Sociais
são supridas com interações entre colegas, clientes, supervisores. As necessidades de Estima são saciadas
com reconhecimentos, bons resultados, apoio de superiores. E por último as necessidades de Autorealização
são satisfeitas através de desafios, autonomia, participação em decisões, etc.
Percebe-se então que motivação está dentro de cada um e pode ser influenciada por fontes externas
ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa. A motivação intrínseca e extrínseca deve ser
complementar por meio do trabalho gerencial. O gerente deve conhecer o potencial interno de motivação
de cada subordinado e deve saber como extrair do trabalho as condições externas para elevar a satisfação
profissional.
Não é somente na motivação que a liderança tem um papel fundamental, os lideres são
responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organização. A liderança constitui uma
necessidade do trabalho em equipe, o líder deve saber como conduzir as pessoas, ou seja, como liderar e
administrar as diferenças entre elas. Existem líderes formais, gerentes, coordenadores, supervisores,
diretores, e líderes informais que surgem nos grupos de trabalho e podem até ter maior influência no
comportamento dos outros trabalhadores do que o líder formal. Um líder deve ter um bom relacionamento
com seus subordinados, pois é através deles que ele consegue a execução de tarefas, a alocação de
recursos materiais e financeiros, a produção de bens e serviços, e principalmente o alcance dos objetivos
organizacionais.
A saúde e segurança também é um dos aspectos muitos valorizados nas organizações. É uma das
principais bases para a preservação da força de trabalho adequada. A higiene do trabalho é um conjunto de
normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, esta relacionada
com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais, evitando assim que o trabalhador adoeça e
se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. A segurança do trabalho é um conjunto de medidas
técnicas, educacionais, médicas e psicológicas empregadas para prevenir acidentes, eliminando assim as
condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas
preventivas. A saúde e segurança são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho.
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O psicólogo nas organizações também é responsável pelo desenvolvimento organizacional, um
conjunto de técnicas projetadas para ajudar as organizações a mudar para melhor. Ajuda os funcionários a
melhorar seu desempenho e interagir com os seus companheiros de trabalho de forma mais eficiente
através de princípios e procedimentos comportamentais. Uma iniciativa de desenvolvimento
organizacional muda à forma com que as pessoas trabalham, como elas se comunicam e como coordenam
seus esforços. O desenvolvimento organizacional é como “esforço de longo prazo, apoiado pela alta
direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, por
meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional, com a assistência
de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais”.
Com o desenvolvimento organizacional surgem novos conceitos de organização, de cultura
organizacional e de clima organizacional. A organização atua em um meio ambiente e sua existência e
sobrevivência dependem da maneira de como ela se relaciona com o meio, portanto ela deve ser
estruturada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. A cultura
organizacional, é um conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos
sociais típicos de cada organização, representam o costume e a maneira tradicional de pensar e fazer as
coisas, sendo assim, cada organização tem sua própria cultura. E o clima organizacional constitui o meio
interno ou a atmosfera psicológica, está ligada ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes,
podendo ser assim saudável ou doentio, quente ou frio, satisfatório ou insatisfatório, ou seja, depende do
sentimento dos participantes em relação à organização, se a empresa está de acordo com as suas próprias
necessidades.
O objetivo do desenvolvimento organizacional é mudar a cultura e melhorar o clima da
organização. A mudança é uma transição, de uma situação para outra situação diferente. O processo de
mudança implica em ruptura, transformação, perturbações, interrupções, que resulta em adaptação,
renovação e revitalização. Segundo o modelo de mudança de Lewin o processo de mudança envolve três
etapas: a primeira o descongelamento do padrão atual de comportamento, na qual as velhas idéias são
derretidas e desaprendidas para a implementação de novas, as necessidades de mudanças são obvias e a
organização como um todo rapidamente a entende. A segunda etapa é a mudança, ela surge quando existe
a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, é a fase em que novas idéias e
práticas são aprendidas, as pessoas passam então a pensar e executar de uma nova maneira. E por último o
recongelamento, na qual ocorre a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que se
torne uma nova norma.
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Todo processo de mudança de um lado existem forças positivas que são apoio, e de outro existem
forças negativas, que atuam como oposição. Para implementar uma mudança é necessário a análise de
ambas as forças, e a neutralização ou remoção das forças negativas. Portanto a mudança ocorre somente
quando a força impulsionadora e favorável são maiores que as forças restritivas e impeditivas.
Para o processo de mudança é necessário o envolvimento de funcionários em todos os níveis da
organização quando existe um programa ou iniciativa de desenvolvimento organizacional. O agente de
mudança é a pessoa ou grupo que implementa, é o catalisador da mudança dentro de uma organização, um
especialista em trabalhar com organizações para melhorar o seu funcionamento. O agente de mudança,
também pode ser um consultor externo contratado.
O trabalho do agente de mudança é ser guia e orientador para o processo de desenvolvimento. Pode
ministrar aulas, nas quais os funcionários são treinados sobre novas formas de comunicação e operação
dentro de suas organizações. Também pode conduzir sessões em grupo, as quais membros da organização
planejam mudanças que irão melhorá-la, servindo assim como um facilitador e mediador de possíveis
disputas entre as pessoas.
O desenvolvimento organizacional baseia-se em processos grupais, como discussões em grupos,
confrontações, conflitos intergrupais e procedimentos para cooperação. Existe um esforço para
desenvolver equipes, melhorar as relações interpessoais, abrir os canais de comunicação, construir
confiança e encorajar responsabilidades entre as pessoas. O objetivo é construir equipes de trabalho,
propor a cooperação e integração, ensinando como ultrapassar diferenças individuais ou grupais para obter
a cooperação e o compromisso.
Também o desenvolvimento não segue um procedimento rígido, ao contrário é flexível adaptandose
as ações para adequá-las às necessidades específicas e particulares. Assim os participantes discutem
todas as alternativas possíveis e não se baseiam exclusivamente em uma única maneira de abordar os
problemas. Ele é feito por meio de equipes, as comunicações e interações constituem os espaços
fundamentais para obter multiplicação de esforços e direção à mudança.
O processo de desenvolvimento organizacional é um processo de mudança que leva anos e pode
continuar indefinidamente. Esse processo é dividido em oito etapas, a primeira envolve a decisão da
empresa em utilizar o desenvolvimento organizacional como instrumento de mudança organizacional e
escolher um consultor para coordenar o projeto. Na segunda, ocorre o diagnóstico, na qual o consultor se
reúne com a direção da empresa para definir o programa ou modelo utilizado. Em seguida ocorre a
colheita de dados, que é realizada por meio de pesquisa para conhecer o ambiente interno, avaliar o clima
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organizacional e obter dados sobre os problemas comportamentais, através de reuniões com grupos. Então
ocorre a retroação de dados e confrontação, nesta etapa grupos de trabalhos são criados para avaliar e
rever dados obtidos, com o objetivo de localizar problemas e estabelecer prioridades de mudança. A
quinta etapa é o planejamento de ação e solução de problemas, ou seja, elaboração de planos específicos
responsáveis pela condução das ações, quando e como elas devem ser implementadas. Em conseqüência
ocorre o desenvolvimento de equipes, na qual gerentes e subordinados são incentivados a trabalharem em
equipes utilizando a comunicação aberta e confiança. Então surge o desenvolvimento intergrupal, na qual
os grupos realizam reuniões de confrontação com o objetivo de alcançar melhor relacionamento
intergrupal entre as diversas equipes. E por ultimo está a avaliação e acompanhamento, onde o consultor
avalia os resultados e desenvolve outros programas nas áreas onde resultados apontam necessidades.
O agente da mudança utiliza várias técnicas de desenvolvimento organizacional para realizar a
colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção. Estas técnicas têm o objetivo de
melhorar a eficácia das pessoas, as relações entre pessoas, o funcionamento do grupo, as relações entre os
grupos. Com isso ocorre uma melhora na eficácia da organização como uma totalidade.
Concluí-se assim que o trabalho do psicólogo organizacional é amplo e com o tempo ele deixou a
análise do individuo e passou a enxergar a organização. Atualmente o psicólogo organizacional cumpre
um papel muito mais político e estratégico, na elaboração de políticas de recursos humanos, planejamento
estratégico, desenvolvimento de carreiras e planos de sucessos, desenvolvimento de equipes, análise e
mudanças da cultura organizacional, programas de qualidade de vida, etc. Atuando assim com o
estabelecimento de estratégias para os vários escalões da empresa, na busca de objetivos de curto, médio e
longo alcance, identificando e propondo soluções para problemas que envolvam os recursos humanos.
Karina Wandick.
CORE RH


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