sábado, 17 de julho de 2010

1723 - CÉREBRO HUMANO

criticanarede.com · ISSN 1749‑8457
http://criticanarede.com/html/lds_cerebro.html
ISSN 1749‑8457 · criticanarede.com
blog submissões subscrições sobre nós Início
Temas
Ciência
Ensino
Epistemologia
Estética
Ética
Filosofia
História
Linguagem
Lógica
Mente
Metafísica
Política
Religião
Suplementos
Entrevistas
Livros
Música
Opinião
Colecções
Filosofia Aberta
Filosofia Pública
Filosoficamente
Serviços
Falácias
Glossário
Hermes
Teses
Ligações externas
A Arte de Pensar
Desidério Murcho
Dicionário Escolar de Filosofia
Intelectu
Filedu
Em inglês
Ingenta
Internet Encyclopedia of Philosophy
InterScience
JStor
Notre Dame Philosophical Reviews
Periódicos CAPES
PhilPapers
Stanford Encyclopedia of Philosophy
Routledge Encyclopedia of Philosophy
Hosted By


27 de Outubro de 2004 · Livros
O Cérebro Humano: Uma Visita Guiada, de Susan A. Greenfield
Tradução de Francisco Gonçalves
Lisboa: Temas e Debates, 2002, 170 pp.
Comprar

Com o cérebro em mente
Susan Greenfield é professora de Farmacologia, Medicina e Física em três universidades inglesas, tem-se afirmado como uma neurocientista de relevo e ainda consegue encontrar tempo para a divulgação científica. Além de ter realizado em 1994 as célebres Royal Institution Christmas Lectures, fundadas por Michael Faraday, nos anos seguintes deu regularmente conferências introdutórias sobre o cérebro. Este contacto com o público teve como resultado O Cérebro Humano, um livro acessível que nos proporciona uma visita guiada às neurociências — uma visita bastante breve, mas muito informativa e bem estruturada.

Neste livro Greenfield apresenta-nos o cérebro de vários pontos de vista, começando pelo mais intuitivo. Nos dois primeiros capítulos ocupa-se do cérebro tal como o podemos ver a olho nu e explora as suas regiões principais. Mostra-nos que este não funciona como uma espécie de colecção de pequenos cérebros, cada um com a sua função, deixando claro como, embora ainda haja muito para saber a este respeito, mais de uma região cerebral contribui para a mesma função. No primeiro capítulo, é de destacar a descrição das diversas técnicas de visualização do cérebro que têm permitido avanços decisivos nas neurociências.

O terceiro capítulo convida-nos a apreciar o cérebro à escala microscópica. Greenfield, para além de explicar com algum detalhe o que são os neurónios e como comunicam entre si, diz-nos como esta comunicação é afectada por muitas das drogas mais conhecidas. O quarto capítulo introduz uma nova mudança de perspectiva: dá-nos a oportunidade de seguir o desenvolvimento do cérebro a partir de um óvulo fertilizado. Greenfield tenta mostrar como o cérebro muda em função da experiência para dar origem a um indivíduo único. O quinto e último capítulo, "Com a Mente em Mente", lida com um dos tópicos mais complexos e fascinantes das neurociências: a memória.

O Cérebro Humano, que beneficia de uma boa tradução de Francisco Gonçalves, apresenta várias qualidades que importa sublinhar. Greenfield faz uma apresentação criteriosa de casos clínicos, realiza várias incursões oportunas na história da ciência e enriquece a sua exposição com frequentes comparações com o cérebro de outros animais. No entanto, o estilo de Greenfield não é dos mais cativantes, e a autora revela uma certa ingenuidade filosófica nas raras ocasiões em que se afasta dos tópicos estritamente científicos. Podemos encontrar o melhor exemplo disto nos três últimos parágrafos da conclusão, que se resumem a considerações vagas e confusas sobre a natureza da consciência. Mas este é um mal menor: estamos seguramente perante um livro que pode ser caracterizado como uma boa introdução concisa às neurociências.

Pedro Galvão
Originalmente publicado no jornal Público
Enviar por email · Imprimir · Termos de utilização
Reproduza livremente mas, por favor, cite a fonte.
Copyright © 1997–2010 criticanarede.com · ISSN 1749-8457
Reproduza livremente mas, por favor, cite a fonte.
Termos de utilização: http://criticanarede.com/termos.html. Copyright © 1997–2010 criticanarede.com · ISSN 1749-8457 · xhtml 1.1


COPYRIGHT PEDRO GALVÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas