sábado, 17 de julho de 2010

1715 - O CÉREBRO HUMANO

O Linguarudo - Por onde nada passará despercebido
--------------------------------------------------------------------------------

Home Data de criação : 07/10/21 Última atualização : 10/07/12 00:32 / 422 Artigos publicados
Descrição

Aqui você encontra, matérias, documentário, arte, cultura, entretenime ...
Ler a continuação Categorias
Editorial (15)
País (97)
Internacionais (23)
Economia (6)
Cidades (64)
Esportes (55)
Arte, Cultura, Educação (80)
Turismo - Lazer - Entretenimento (10)
Saúde - Ciência - Tecnologia (13)
Humor, Charges (41)
Gastronomia (2)
Internet (1)
Utilidade Pública (6)
Todos os artigos
Home
O último artigo
Preso, Anderson Marcos Batista, nega ter extorquido padre Julio Lancelotti
A pintura do gol de Robinho narrado até em japonês e outras línguas
A Pintura, a plática da jogada de Robinho no 4º gol contra o Equador
A jogada de Robinho o gol que é uma pintura, uma obra de arte
Quando os iguais se atraem
O Cérebro humano, essa máquina fantástica com o Id, Ego e Super Ego
Padre Júlio Lancelotti “protetor” de menores infratores “ a casa e a máscara cairam”
Caso Renan: A quadrilha volta a agir em favor de um de seus membros
O LInguarudo - Apresentação
O Linguarudo volta a baila

--------------------------------------------------------------------------------

página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 página 7 página 8 página 9 página 10 página 11 página 12 página 13 página 14 página 15 página 16 página 17 página 18 página 19 página 20 página 21 página 22 página 23 página 24 página 25 página 26 página 27 página 28 página 29 página 30 página 31 página 32 página 33 página 34 página 35 página 36 página 37 página 38 página 39 página 40 página 41 página 42 página 43 página 44 página 45 página 46 página 47 página 48 página 49 página 50 página 51 página 52 página 53 página 54 página 55 página 56 página 57 página 58 página 59 página 60 página 61 página 62 página 63 página 64 página 65 página 66 página 67 página 68 página 69 página 70 página 71 página 72 página 73 página 74 página 75 página 76 página 77 página 78 página 79 página 80 página 81 página 82 página 83 página 84 página 85 Comentários
Eletrochave : Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação e...
korrerya : Tinha que ter dado uns sopapos era no DUNGA, o BRAZIL perdeu a copa logo depois...
Monsueto Araujo de Castro : MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO – MONAV Na luta contra a fraude e ...
Monsueto Araujo de Castro : MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO – MONAV Na luta contra a fraude e ...
emagrecendoeoutrascoisas : " A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carv...
Comentários sobre este blog
Você também pode comentar! vote para este blog
Muito legal!
Últimos vídeos
Manjar dos Deuses para o fim de semana - Adriana Calcanhoto - Inverno

Carta ao Tom 1974 - Vinícios de Moraes e Toquinhos

Campanha caipira paulistana anti-tabagismo

Isso é o Rio de Janeiro, nem melhor nem pior, apenas diferente de tudo que você ja viu

Meus amigos
hellenjornalista
mulherfeliz
reginah
bedelhudo
riodejaneiro
Ver amigos
Visitantes mais recentes
spirits
herminia
flores
terceiromundo
srtbonekiinha
Palavras chave
a saude no pais esta falida em favor do programinhas ditos “sociais” carioca metido a espertão em portugal !! ciencia - o cerebro humano depois de um infarto depois de um infarto!!! duas safenas e uma mamária educação formação de personalidade e caráter aliado a ego e superego esses designs fenomenais iv hugo chaves imagens fantásticas mst a quadrilha nem ética pesquisadores cariocas criam projeto de trem de levitação no rio preocupante: brasil já possui 7 estados com pessoas suspeitas da gripe suína saude de sao paulo: a unica nota dez no pais saúde? os demagogos e oportunistas de plantão jogando pra galera twitter tá explicado: “poluição diminui a inteligência das crianças” vanusa erra toda letra do hino nacional em solenidade na alesp veja o ecrã completo de nosso planeta
Perfil
Ver o perfil
Ver amigos
Escrever uma mensagem
Convidar um amigo
Estatísticas
Desde a criação do blog
76280 Visitantes Únicos
101476 Pageviews
Links Favoritos:
Folha Online O Linguarudo I O Linguarudo II Releituras - Biografias Recanto das Letras - Cultura Site Quente - Provérbios Ensin Rivalcir - Sabedoria Ensinamen Marcilio - Rio atual e antigo Dominio Público - Obras Mensa Brasil - Os maiores QIs
Ler a continuação buscas arquivadasBusca
Calendário
<< < Jul 2010 >> >

S T Q Q S S D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Cadastro a newsletter
Receba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui


Ads by Google
Dislexia: mitos e fatos
www.aprendercrianca.com.br
Congresso Aprender Criança 2010 Ribeirão Preto (SP) 6 a 8/agosto
Consultório de Psicologia
www.consultoriowolpe.com.br
Terapia Cognitivo-Comportamental Niterói Tel: 2719-7421
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
O Cérebro humano, essa máquina fantástica com o Id, Ego e Super Ego (Saúde - Ciência - Tecnologia) escrito em sábado 27 outubro 2007 03:53 ciencia - o cerebro humano





O Cérebro humano essa "máquina” fantástica das mais fascinantes, completas, equipada, aparelhada e sofisticada, que já tivemos notícia.

Lidamos com ela e suas reações, conscientemente ou não, diariamente, o fato é que o ser humano procura entendê-la e atendê-la quando em suas condições e faculdades mentais normais há milênios, e essa máquina, indecifrável, misteriosa, já foi e é motivo de estudos dos mais notáveis, renomados cientistas estudiosos do assunto. O nosso contemporâneo mais famoso dentre eles foi Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, dedicou sua vida a estudar essa fantástica e maravilhosa máquina, o cérebro humano.

Dizem os cientistas, estudiosos do assunto, que ainda existem milhões de meandros facetas desconhecidos e ignorados completamente pelo homem a respeito do cérebro humano. Ele é uma máquina tão complexa, composta de tantos mecanismos, de aviso, alerta, alarme e advertência, para nós ignorantes e insensíveis seres humanos, que o mais moderno e avançado computador, perde para ela de milhão a zero.

Se nós, seres humanos, tivéssemos a capacidade e inteligência de nos dedicarmos a prestar mais atenção em cada sinal, ação e reação que ela nos envia através dos diversos órgão e membros do corpo humano, seriamos capazes de prever o mau funcionamento e o inicio da debilidade de diversos órgãos e prevenir inúmeras doenças, até um infarto do miocárdio que da sinal meses antes de efetivamente acontecer.

Dizem ainda os estudiosos que os homens mais inteligentes, os considerados gênios, conseguem dominar cinco por cento do potencial de seus cérebros, esses são gênios, como Albert Aisten, Freud, e outros. Imaginem nós reles mortais, com um QI infinitamente abaixo do dessas feras.

Mas dentre todos os seus mecanismos de defesa, avisos, alertas, o cérebro humano possui três da maior importância, que são o ID, o EGO e o SUPEREGO, motivo de estudo da psicologia e para-psicologia a milênios.

Segundo artigo publicado no site Pactive, sobre o assunto, eles definem ID, EGO e SUEREGO da seguinte forma.

ID >Conceito: “O Id é a parte original, a partir da qual, posteriormente desenvolvem-se as outras duas. Está voltado a satisfazer nossas necessidades básicas desde o começo da vida. A atividade do Id consiste em impulsos que buscam o prazer. Ele deseja a gratificação imediata e não tolera a frustração. O Id é aquele nosso lado instintivo, que não mede as conseqüências dos atos para se satisfazer”, é o garotão irresponsável, mimado e filinho de papai.



EGO > Conceito: “Para esta adaptação, diferencia-se do Id uma nova parte do aparelho psíquico, o Ego, que tem como principal função agir como intermediário entre o Id e o mundo externo. É o Ego que aprende a controlar os impulsos, decidindo se estes devem ser satisfeitos imediatamente, mais tarde ou nunca”.

À proporção que continua se desenvolvendo, a criança descobre que existem normas e regras estabelecidas pelo meio que se repetem com muita freqüência. Essas normas acabam se incorporando à estrutura psíquica, constituindo o Superego. É o que usualmente chamamos de “dor na consciência”.

SUPEREGO > Conceito: “O Superego representa a resposta imediata, o “certo” ou o “errado”, diante de várias situações que exigem uma tomada de posição e reprimimos, acaba se transformando no impulso de censurar a tudo e a todos, principalmente a nós mesmos.

O Superego é a parte de nossa estrutura que nos reprime, nos censura, funcionando como freio de impulsividade. “Ou seja, é o oposto absoluto do Id”.

Recebemos uma dose cavalar diariamente de conceitos do que é certo e errado, direta e indiretamente, e sem percebermos vamos absorvendo e abastecendo e “salvando em nosso HD”, subconsciente, esses conceitos, desde que não se deve jogar lixo nas ruas, até que não se deve ser político e corrupto.

Na fase de formação do caráter e personalidade, para os que tem isso, o cidadão bem criado e de boa formação, vivendo em condições de valores e padrões de comportamento considerados normais, deve respeitar e observar mais o EGO e o SUPEREGO que o ID, e não transgredir com o que eles reprovam, sem antes consultar alguém com mais experiência de vida e de boa formação, sim por que se for se aconselhar com um transgressor contumaz, pode piorar e dar inicio a sua deformação de personalidade, comportamental e desvio de conduta.

Imagina se aconselhar com um traficante, um usuário de drogas ou criminoso qualquer, a respeito de crimes e uso de drogas o conselho que irá ter. Ele vai te dizer, “nada, isso tudo é besteira, pode fumar sim, cheirar, roubar matar, trair, tudo isso ta na moda hoje”.

Costumamos comumente dizer “só faço o que a minha consciência manda” ou “não faço nada que a minha consciência reprova”, ou “quero estar sempre em paz com a minha consciência”, ou ainda “não faço nada que a minha consciência reprove” na verdade essa “dor na consciência” nada mais é que a atuação, o alarme emitido pelo nosso EGO em consonância com tudo que ouvimos, acreditamos que é correto, dependendo da educação que recebemos, do contexto em que fomos criados, do que normal e banalmente convivemos, tomamos como princípios básicos, valores morais e sólidos, que inconscientemente armazenamos no nosso “HD” do subconsciente como corretos.

À medida que tomamos alguma atitude que vai de encontro, conflita com as informações “arquivadas” nesse “HD”, o subconsciente, e estão arquivadas a como corretas, a medida que transgredimos ao que lá está armazenado, nosso subconsciente, o EGO, reage, rejeita, dispara alerta e reprova, da sinal de que estamos prestes a cometer uma transgressão dos nossos valores morais.

Quando você for tomar alguma atitude em sua vida que sua consciência, ego e o superego reprovem, pense bem e avalie antes de efetivá-la, na verdade o que chamamos de “a consciência reprova” é a ação do Ego e superego.

Quando você teima em fazer, posteriormente fica mal intimamente, e é duro lidar com esse sentimento, é o que chamamos normalmente de “consciência pesada” o superego atuando, te acusando. Mas se você resolve transgredir, fazer mesmo sabendo que está errado, é um perigo, por exemplo depois de fumar o terceiro cigarro de maconha, cometer o terceiro crime, o seu EGO já não tem mais aquela pujança, aquela força para repreende-lo para acusá-lo, e em determinado momento ele não acusa mais e não reprova mais, passa a aceitar como correto.

A sua insistência em transgredir reiteradas vezes, manda um aviso para o EGO e Superego de que aquele seu ato não é criminoso nem errado, e eles não reagem mais e o seu ato criminoso ou errado passa a ser recebido pelo cérebro, Ego, como uma coisa banal. É quando você passa a pratica atos criminosos sem remorsos, ou dor na consciência, e ela não te reprova mais a partir do terceiro crime, do terceiro homicídio, do terceiro estupro.

É ai que o ser humano entra no processo de banalidade de suas ações, e imaginem que nasce vive e cresce se imiscuindo com o crime dentro de uma favela por exemplo, achando aquilo tudo muito normal é a banalização do errado do criminoso.

E é por isso que temos noticias de pessoas com graves desvio de conduta como os membros do tráfico de drogas e armas, os “soldados” do tráfico armados nos morros, sobretudo no Rio onde a população local convive “numa boa” com aquele estado de coisa sem se alarmar mais como quem chega de fora pela primeira vez. Para nós, uma anomalia, para eles tudo muito normal e banal. Desse processo de renitência, surge os Zé Picadinhos da vida, os Maníacos do Parque, e outros.

No inicio de suas carreiras de crimes, todo criminoso tem “dor na consciência” eles foram reprovados e sofreram com o inicio de suas ações criminosas, foram reprovados, mas insistiram e reincidiram em suas ações criminosas, até que seus Ego e Superego passaram as aceita-las como corretas e não emitir mais alerta de errado.

É bem parecido quando se escreve uma palavra errada num texto no word, e ele sublinha com um traço vermelho, avisando de que a palavra esta errada ou não consta do seu dicionário, se você da um clique com o botão da direta do mouse e depois em “adicionar ao dicionário”, pronto, mesmo que ela esteja errada, nunca mais ela fará o alerta de que essa palavra é uma palavra errada, ele arquivou em sua memória como correta, e a própria palavra word, é exemplo disso, por ser estrangeira e não reconhecida pelo dicionário português como correta.

Assim é o cérebro humano, se sua consciência pesa, o acusa de que está fazendo algo errado e você insiste em fazer três, quatro vezes, perceba que nunca mais vai sentir remorso, dor na consciência, sensação de reprovação e vai deixar de sentir o desconforto de quando praticou aquele ato pela primeira vez. Em certos casos vai sentir até uma certa sensação de prazer intenso, e isso se aplica em mentir, roubar, furtar, usar drogas e trair, em fim você passa a ter desvio de caráter, conduta, personalidade, e não percebe, na maioria dos casos, que está caindo no descrédito e sendo discriminado pelos amigos, sendo mal falado, é a sua desmoralização pessoal.

E acredite, esse é um caminho sem volta, difícil se ser revertido, e você com certeza conhece entre as pessoas do seu convívio e relacionamento, pelo menos um caso de exemplos desses desvio de personalidade, de pessoas por desvio de conduta, são descriminadas e perderam a moral, a credibilidade e são evitadas no circulo de relacionamento pelas outras, algumas por não terem nenhum compromisso com o que diz ou promete, os mentirosos, cuja palavra não vale nada, em cada cinco palavras que profere quatro são mentiras, os criminosos em comum, as mulheres que traem seus maridos, e outros e outros grupos de criminosos, que só são aceitos no próprio grupo de iguais ou pelos simpatizantes e bajuladores.

Essas pessoas já se enfronharam por um caminho sem volta, e no caso do mentiroso por exemplo, ele é doente e mente sem a mínima necessidade, as vezes só para se vangloriar ou em proveito próprio, e estão num processo de descontrole de seu estágio de doença.

No meio policial, nas favelas e em alguns lugares, temos noticias dos grupos de extermínio, os chamados justiceiros, pessoas que sabe-se matam por vicio mesmo, por qualquer motivo, doença, de alta-periculosidade, desprovidas de qualquer tipo de remorso, mesmo quando matam a pessoa errada, ele só tem um sentimento, “tenho que procurar o cara certo para matar, matei o cara errado”.

Se fosse seu primeiro crime, ele ficaria com tamanha “dor na consciência”, um remorso tão grande, que nunca mais voltaria a cometer um homicídio, mas como aquilo para ele ficou banal, com certeza só vai “reparar seu erro” da sua forma, procurar a pessoa certa para matá-la.

Portanto pense bem antes de fazer a coisa errada, seu cérebro pode tomá-la como certa e você não vai mais achar que está errado e é ai que reside o perigo, e por isso que a maioria dos criminosos, mesmo depois de sofrer o diabo na cadeia, volta a delinqüir e são irrecuperáveis e algumas frases e pensamentos retratam bem isso:

“Se a tua consciência reprime, não faças, se teimares em fazer, ela te condenará” ou

“Garrafa que levou querosene, nunca mais perde o cheiro” ou ainda

“Não se tem noticia da recuperação total de ex-prostituta, ex-gay, ex-ladrão e ex- gordo, no fim todos tem uma recaída”

Artigo completo sobre o assunto:

http://www.pactive.com.br/artigos.asp


< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Faça um comentário!webcam texto Seu nome:
Seu texto:









Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.7.105) para se identificar
Todos os comentários desse artigo:
O Cérebro humano, essa máquina fantástica com o Id, Ego e Super EgoDaniel Santos Qua 31 Mar 2010 06:10
A mente humana é realmente incrível!
Pessoal, foi pensando nisto que eu criei a comunidade no orkut:

Eu penso em 4 dimensões!®

Entrem e aprendam algo sobre o incrível potencial do cérebro humano, tenho certeza de que não vão se arrepender!
--------------------------------------------------------------------------------

simone Ter 12 Mai 2009 20:15
adorei achei o que procurava!!!
--------------------------------------------------------------------------------

CELIA Qui 23 Abr 2009 23:21
MUITO INTERESSANTE A LEITURA ,TIREI MUITO PROVEITO
--------------------------------------------------------------------------------

maria Aparecida do Nasci Qui 09 Abr 2009 04:43
o cérebro humano
--------------------------------------------------------------------------------

mariana Qua 01 Abr 2009 19:40
Oi, qero saber os tipos de doença qe podem cometer o cérebro humano ?
--------------------------------------------------------------------------------

Fabiano Qui 09 Out 2008 15:22
parabens pela explanação dos fatores psicológicos pois quando li um livro a anos atras O Médico e o Monstro nao tive exito para compreensão total do livro. Mas agora tenho. Gostaria de saber se há algum gráfico explicando o ID - EGO - SUPEREGO.
--------------------------------------------------------------------------------

Ciro Penha Seg 18 Ago 2008 20:08
Sou estudante de psicanálise e estou adorando !!!Gostaria de saber mais, pois estou no inicio das aulas. Obrigado.
--------------------------------------------------------------------------------

aline marra Qua 30 Abr 2008 15:53
gostaria de saber se existe dor no cerebro humano ...pois tenho muita dor de cabeça ...devido a dor que sinto !!!!!!!!!!!
--------------------------------------------------------------------------------

fabrison Qui 24 Abr 2008 03:23
quero saber mais.
--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Ads by Google
Inspirados pelo Autismo
www.inspiradospeloautismo.com.br
Workshops para Pais e Profissionais Um Tratamento Lúdico para Autismo
Ser Integral
www.serintegral.com
Soluções Educacionais Inovadoras Educação para a sustentabilidade
BB Seguro Auto - Promoção
www.BBSeguroAuto.com.br/10xSemJuros
Faça seu seguro em até 10x s/juros e concorra a 35 mil reais. Acesse!
Workshop Positive Change
www.positivechange.com.br
Um final de semana que mudará sua forma de pensar e agir.
IGT - Gestalt-Terapia RJ
www.igt.psc.br
Especialização Psicologia Clínica Atendimento Psicoterapêutico
Terapia para casais
www.leonardocruz.com.br
Dr. Leonardo Cruz - em Copacabana. Marque sua entrevista. Tel 25498940


Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog

rede Blogorama
Você também pode criar o seu blog. Clique aqui! reporters without frontiers
Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para olinguarudo
Precisa estar conectado para adicionar olinguarudo para os seus amigos
olinguarudo
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br Criar um blog



COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas