sábado, 17 de julho de 2010

1703 - CÉREBRO HUMANO

entrar cadastre-se Login: Senha:
não consigo acessar Início missionariosandro.xpg.com.br Blog


O endereço de Deus no cerebro humano

25/09/2009 às 13h29 por MISSIONARIOSANDROResenha critica sobre o livro A RELIGIÃO DO CÉREBRO: As novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. Prof. Raul Marino Jr. (169 p) Editora Gente, agosto 2005. professor da Faculdade de Medicina da USP



O Neurocirurgião, Psiquiatra, livre-docente em Neurologia, médico laureado pela Academia Brasileira de Neurologia, com um livro editado em 1975. Fisiologia das Emoções pela editora Sarvier, que serviu de base para esse novo trabalho. Conta com mais de 200 artigos científicos publicados e mais de 400 participações em Congressos e eventos científicos, com trabalhos realizados no MIT – Massachusetts Institute of Technology, especializado na Harvard Medical School, em Boston, e na McGill University, em Montreal. Fundador da Divisão de Neurocirurgia funcional e do centro de estudos de Psicofisiologia Humana do Hospital das Clinicas de São Paulo, onde atua como professor e orientador de teses de mestrado e doutorado em Neurologia e Neurocirurgia. Atua também como Teólogo desenvolvendo pesquisas no campo da Neuroteologia, como esta obra que acaba de lançar.

A obra tem como tema central as pesquisas do autor, realizadas durante a sua vida profissional, na busca do entendimento racional do que acontece no cérebro durante as orações e na contemplação do transcendente Espiritual, de modo que possa explicar a interação do humano com Deus. Acredita e demonstra pela neuroanatomia e pela neurofisiologia que existem áreas cerebrais que promovem essa comunicação relacional com o Altíssimo.

O trabalho do professor Marino Jr estabelece uma ponte entre a razão e a fé na arena mais complexa da natureza e da criação de Deus, o cérebro humano. Local central de onde emana todo o controle físico, emocional, sensitivo, contemplativo e, sem dúvida, o espiritual. Com isso, restabelece o elo entre consciência e corpo, perdido com Descarte, trazendo de volta luz sobre a integralidade entre mente, matéria e Espírito.

A Obra inicia-se com uma reflexão profunda de que a ciência não pode provar a não existência de Deus. Ë nesse ponto que as neurociências deveriam se embasar da Neuroteologia e acatar a fé, que, como resposta afirmativa à revelação, é também um instrumento de conhecimento da verdade, superior a nossa limitada razão ou raciocínio. Ela é uma sabedoria revelada pelo Espírito, e não pela razão, mas, que age na matéria, nos sentidos e nas emoções, fluindo no natural, no fisiológico, no endócrino, no corpóreo, e no físico-sensorial.

Destaca que todo ser humano possui três tipos básicos de conhecimento: o olho da carne, o olho da mente e o olho da contemplação. A visão da carne aprofunda-se no empirismo da ciência a visão da mente atua no conhecimento racional e lógico, enquanto a visão da contemplação relaciona-se com a gnose ou conhecimento espiritual. Com isso, demonstra também que possuímos três cérebros em um conjunto cerebral o retilíneo que se envolve com a preservação e por ser primitivo tem a conotação do réptil (serpente), atuando com agressividade o segundo cérebro trata do comportamento animal e das perturbações psicossomáticas, além dos instintos de sobrevivência: alimentação, defesa e procriação finalmente a última aquisição dos mamíferos superiores é o terceiro cérebro, que MacLean denominou de neocórtex .

O autor apresenta toda a arquitetura físico-funcional do cérebro, dissecando-o com precisão neurocirúrgica, demonstrando a estrutura e o funcionamento de cada área, mapeando os milhões de neurônios e encanta aos leitores com sua narrativa desse relacional com o contemplativo-espiritual, fornecendo dados de anatomofisiologia e dos mecanismos neurais da emoção, bem como, a ação das substancias e dos hormônios naturais produzidos pelo cérebro quanto em meditação e oração contemplativa, ou seja, quando em contato direto com Deus mediante a oração, a contemplação e o louvor, demonstrando ser esta a forma racional de Deus agir na fisiologia e na funcionalidade das emoções físicas, provinda do espiritual (direto do Trono do Pai).

Na questão relacional do córtex pré-frontal, giro cíngulo e dos temporais, em especial do temporal direito, o autor demonstra toda a geometria cerebral usada na meditação, no louvor e na oração que nos levam daqui de dentro para o contato com o lá fora (relacional Superior) com Deus, dando-nos o caminho dessa suprema interação, com êxtase emocional que se reflete na fisiologia do cérebro e que pode desencadear todo o processo de comunicação neural e neuronal, atingindo todo o corpo, manifestando-se fisicamente. Seria esse o caminho do Espírito Santo em nós?

Depois de apresentar toda a anatomia e fisiologia do cérebro, demonstrando os efeitos dos medicamentos e das drogas nesse órgão, demonstra também que reações semelhantes de contemplação e de revelação provocam esse tipo de fisiologia, sem danos, mas, ao contrario, dando-nos naturalmente a sensação de segurança, felicidade e alegria. O autor nos leva a entender que essas áreas são operadas pelo Espiritual, sem nenhuma droga exógena, mas apenas com o desencadear fisiológico realizado por esse relacional.

O livro esta bem estruturado em 14 capítulos e um glossário dos termos médicos utilizados, além de um excelente referencial teórico como bibliografia da obra. Capa muito bonita e atraente.

A obra traz também a questão da nova visão da Teologia que adota a ciência como principio instituído por Deus e que Ciência e Religião não deveriam ser incongruentes e antagônicas, mas intrínsecas entre si, com leis naturais criadas por Deus, por método peculiar, onde nem o criacionismo e nem o evolucionismo são incongruentes ou incompatíveis entre si, mas complementares e explicativos, nessa complexidade criada pelo Pai.

Destaca a nova forma de pesquisas neste campo da medicina, através da Neuroteologia, levando-nos a traçar paralelos para outras áreas do saber cientifico, que poderão abraçar esse elo, entre razão e fé e entre a ciência e a teologia, tais como: cosmoteologia, física-quantica e teologia, sociobiologia e teologia, bioquímica-molecular e teologia, e especialmente computação relacional e teologia. Sem dúvida o autor abriu a porta da academia para debates sérios em relação ao elo entre ciência e religião.

Recomenda-se a obra pelo seu instigante conteúdo e por levar o leitor a uma profunda reflexão sobre essa comunicação com Deus. Somos imagem e semelhança de Deus, portanto, infere-se que essa vibração espiritual se faz por meio de um relacional, cujo canal se estabelece tal qual no sistema computacional, da mente de Deus para o nosso Cérebro. O seja, se estivermos ligados, plugados no Pai, então o contato se faz e as sensações são neurotransmitidas, revelando a presença do Espírito Santo de Deus. Tal qual Cristo nos revelou: “Somos templo do Espírito Santo de Deus”. O autor nos leva à essa fé racional e quebra um grande paradigma, dando um salto, no propósito de ligar o saber humano à Sabedoria de Deus.
Compartilhe essa postagem:
Comentários:
Décio 24/06/2010 às 14h36Alô, saudações. É o Décio. "Abrimos" o blog www.bli.ig.com.br/dlmendes Temos algo pertinente a transmitir ( Cosmologia - assunto polêmico -, concepção do "logos" - ponte entre a ciência e a religião cristã, vontade - concepção -, etc....).


Nome:

E-Mail:

Site/Blog:
http://
Comentário:



Digite os números que você vê na imagem ao lado:





ver perfil MISSIONARI...

Eu sou: Casado, Conselheiro, Cristão, Escritor, Pai
Visualizando todas postagens de blog.


▼ Últimas postagens

Hoje tem Feira de Adoção d...
Wilson e jessica no são jo...
Foto da Estrada de ferro m...
SEJAM BEM VINDOS
TECNOLOGIA
▼ Mais comentados

gutopagode.xpg.com.br
psicologia2.xpg.com.br
mundodablock.xpg.com.br
goldbox.xpg.com.br
ntr.xpg.com.br
▼ Categorias mais postadas

Música
Pessoal
Esporte
Cultura e Informação
Games
▼ Sites em destaque

Zé Bisteca
FunkNeurótico
Mensagens Virtuais
Fan Clube Brasil
Só Jogar
Anuncie | Quem somos | Política de Privacidade | Contrato de Serviço | Trabalhe no XPG | FAQ - Ajuda



XPG 2004-2010 - A internet ao vivo



COPYRIGHT XPG /FAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas