sábado, 17 de julho de 2010

1698 - CÉREBRO HUMANO

Registre-se hoje para ter o seu próprio site no Multiply

Jorge NunesPágina InicialNotasBlogFotosVídeoMúsicaCalendárioAvaliaçõesLinks

O Cérebro Humano em Funcionamento na Educação Infantil
Postado por Jorge em Jun 17, '06 8:11 PM para todos




O Cérebro Humano em Funcionamento na Educação Infantil





1. O cérebro humano



Antes de tudo o pensamento que todos têm do seu cérebro é que ele é uma grande massa cinzenta, sim, mas ele é muito mais do que isso ele reúne a essência do que o ser humano é, na verdade para os estudiosos antigos o cérebro era a sede a alma imortal de todo animal, assim sendo os gregos da antiguidade impuseram fortes tabus sobre comer o cérebro de outro animal. No entanto nos primeiros anos da era cristã, estudiosos gregos e egípcios já apontavam o cérebro como fonte do pensamento, observando também que se comparado aos outros animais o homem tem um cérebro grande.

Porém hoje se sabe que o elefante tem um cérebro cinco vezes maior que o humano, mas sabemos até o momento que eles não desenvolveram uma cultura ou civilização. Na verdade entre as diferentes espécies não existe cérebro mais ou menos evoluído, uma vez que cada espécie tem um cérebro que reponde as necessidades próprias de cada espécie.

Entretanto vemos que nos primórdios evolução humana ter um cérebro grande trouxer vantagens e alguns transtornos para o homem durante sua jornada neste planeta. Ao mesmo tempo em que ajudava a vencer a natureza o cérebro humano também era uma iguaria apreciada por espécies predadoras isso quase levou o ser humano o homo sapiens à extinção (também seria interessante pensar que ser caçado por outros animais ajudou a desenvolver o pensamento).

Tecnicamente descrevendo o cérebro humano é chamado cientificamente de Encéfalo e designa a parte do sistema nervoso central (sigla SNC) que se encontra alojado na caixa craniana. É formado por 3 estruturas distintas: Cérebro, cerebelo e Tronco Cerebral.

Continuando assim chegamos a definição de que o Encéfalo é um computador biologico que cooderna todas as nossas atividades mecânicas e biológicas. Vem acompanhadao de brinde com um sistema operacional de auto aprendizagem que ajuda o cérebro a se adaptar ao lugar e a cultura onde foi consebido (O Sistema Operacional pode ser o Consciência 1.0).

Assim sendo em qualquer parte do mundo o ser humano é igual, e agirá de acordo com as informações ambientais e culturais que for absorvido por ele, deste modo se colocarmos um bebê de origem norueguesa loiro de olhos azuis no meio de um povoaso chinês, ele terá em comportamento cultural tipicamente de um chinês quando chegar a idade adulta, embra seja etinicamente um escandinavo.

Ainda em evolução o cérebro humano traz as seguintes características quanto ao nível evolutivo, podemos distinguir as seguintes unidades cerebrais:

O cérebro primitivo ou arquencéfalo, unidade cerebral responsável pela auto-preservação e agressão, é formado pelas estruturas do tronco cerebral e cerebelo, pelo mais antigo núcleo da base, o globo pálido e pelos bulbos olfatórios. Corresponde ao cérebro dos répteis, também chamado complexo-R, pelo neurocientista Paul MacLean.
O cérebro intermediário, unidade cerebral responsável pelas emoções dos velhos mamíferos, é formado pelas estruturas do sistema límbico e corresponde ao cérebro dos mamíferos inferiores.
O cérebro superior ou cérebro racional, unidade cerebral responsável pelas tarefas intelectuais dos novos mamíferos, compreende a maior parte dos hemisférios cerebrais (formado por um tipo de córtex mais recente, denominado Neocórtex) e alguns grupos neuronais sub-corticais). É o cérebro dos mamíferos superiores, aí incluindo os primatas e consequentemente, o homem moderno Homo sapiens.
Essas 3 estruturas foram aparecendo, uma após a outra, durante o desenvolvimento do embrião e do feto (ontogenia), recapitulando, cronologicamente, a evolução (filogenia) das espécies, do réptil e até do Homo sapiens. No dizer de Paul MacLean, elas são 3 computadores biológicos que embora interconectados, conservam cada um nas palavras do cientista, "suas próprias formas peculiares de inteligência, subjetividade, sentido de tempo e espaço, memória, motricidade e outras funções menos específicas."

· Paul MacLean se raferia a seu conceito como cérebro trino e sustentava a idéia de que boa parte dos conflitos da condição humana resultava de uma coodernação deficiente entre estes três níveis de cerebros citados.

· Não podemos esquecer que o encefalo é ligado a coluna espinhal e atravez dela que o encefala passa os comandos para os membros do corpo. Inutilização destas ligação causa a perda dos movimentos dos menbros.

2. O cérebro infantil

No nono mês de gestação a criança já tem o mesmo número de neuronios de um adulto. No entando o cérebro continua em crescimento após o nascimento, é certo que quando no nascimento a cabeça humana é do mesmo tamanho do chipanzé. Por volta dos seis meses ela terá a metade de seu tamanho final. Então aos quatro anos de idade o cérebro humano tem cerca de 1 400 centímetros cúbicos, sendo quatro vezes o tamanho que tinha no momento do parto.

Mesmo que no nascimento o cérebro humano tenha o mesmo peso da do chimpezé nosso parente mais próximo em DNA, há uma diferente evolutiva bem acentuada. O chimpanzé tem seu desenvolvimento cerebral completo dentro do útero, enquanto o cérebro humano continua seu desenvolvimento após o útero. E é dotado de uma poderosa capacidade de adapitação ao ambiente.

Ou seja na fase em que a criança se encontra na educação infantil sua mente ainda está em pleno desenvolvimento e com a capacidade a absorvição de informação ao máximo. Vide os exemplos que costuma observa com musicas de novelas mexicanas de sucesso, as crianças cantam em outra língua com grande facilidade (o mesmo vale para tema de séries japonesas.).

Isso implica que o cérebro da criança está está absorvendo dados para arma o seu sistema operacional, tipo aquisição de alimento, pessoas próximas e o idioma. O exemplo mais clássico deste processo foi exemplificado de um caso real no livro Admirável Mundo Novo escrito por Aldous Huxley em 1931, no caso real uma criança ouviu uma programação de rádio quando estava dormindo ao acordar repetia a mesma informação mas não entendia o que era. Huxley supôs em seu livro que era evidente que ela não entenderia o que fala, pois a informação é abstrata. Logo idéia deste sistema de foi mudado na história para coisas concretas próximas os das crianças como; “eu devo obedecer ao superior” ou “eu estou feliz com minha classe social e é melhor que aquela outra classe” (na verdade a televisão já faz isso hoje).

Concluíndo reforço a idéia que quando a criança está na na educação infantil seu cérebro está pronto para receber informações básicas da realidade a sua volta. Neste primeiro contato com o mundo as primeiras informações dotará as bases do que a criança será como adulto. Finalizando que é importante : é por volta dos 16 anos que o cérebro humana está basicamente comcluído.





Bibliografia:



1. GREENFIELD, Susan A. O Cérebro Humano – Uma visita guiada. Ed. Rocco. Rio de Janeiro. 2000.



2. Documentário: Discovery Channel. Do Macaco ao Homem.



2. Wikipédia (http://www.wikipedia.org/) O Cérebro Humano (http://pt.wikipedia.org/wiki/Enc%C3%A9falo).



Anterior: Quando a construção deu errado
Próximo Questão de ideologia

comentário compartilhar



Resposta em audio vídeo-comentárioAdicione um comentário
Para: Adicione um comentário para todos neste registro de blog
Envie para jgnunes uma mensagem pessoal


Assunto:

-

citar mensagem original



jgnunes

Fotos de Jorge
Mensagem Pessoal
RSS Feed [?]
Denunciar abuso



© 2010 Multiply · Brazilian Portuguese · Sobre · Blog · Termos · Privacidade · Corporativo · Anuncie · Traduzir · API · Contato · Ajuda



COPYRIGHT MULTIPLY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas