sábado, 17 de julho de 2010

1691 - CÉREBRO HUMANO

Buscar neste site: Julho de 2010 - Edição 43

Nesta Edição
Enquete
Cadastre-se
Fale Conosco
Cursos Online
Proximus




Mais Buscados
Corpo e Movimento Seu Exercício Treinamento Físico, Reabilitação e Bem Estar Saúde e Qualidade de Vida De Olho na Tecnologia Nutrição e Saúde Saúde do Cérebro Novos Hábitos Bioquímica e o Exercício




Nesta Edição
BCAA E FADIGA CENTRAL
CURE SEU CORPO TRABALHANDO O CÉREBRO
EMAGRECIMENTO CONSCIENTE
SIM AOS HÁBITOS SAUDÁVEIS, NÃO AO FAST FOOD!
QUEIME CALORIAS COM O SPINNING!




Artigos por autor
Andreia Torres
Brena Messias
Cláudio Gil
Dr. Gabe Mirkin
Emílio Takase
Fábio Santos Lira
Flávio Crusius Bueno
Jacqueline Bittencourt
José Carlos de Seixas
L. C. Cameron
Letícia Azen
Nabil Ghorayeb
Nelo Eidy Zanchi
Paulo Vicente de Almeida
Pedro Paulo Pereira Junior





Artigos por Seção
Bioquímica e o Exercício
Corpo e Movimento
De Olho na Tecnologia
Novos Hábitos
Nutrição e Saúde
Saúde do Cérebro
Saúde e Qualidade de Vida
Seu Exercício
Treinamento Físico, Reabilitação e Bem Estar





Destaque do Mês





Eventos
Proximus na Running Show 2010
Maior feira nacional de corrida, o Running Show abre as portas em sua 5ª ediç...

Proximus lança assessoria esportiva
Aliar os benefícios da atividade aeróbica com a possibilidade de fazer novas...

1 of 3 ››




Dica do Personal
ENTENDA SEU CORAÇÃO


A frequência cardíaca é um importante indicativo para avaliar as condições de saúde. Ela é empregada como uma variável capaz de retratar com elevada precisão, o condicionamento físico e cardiorrespiratório da pessoa.




Tamanho da fonte
-A A +A




Sobre Emílio Takase
Nome
Emílio Takase

Profissão
Psicólogo

Sobre o Autor


Laboratório de Neurociências do Esporte e Exercício

Tel.: (48) 37218245 - Sala 72 da Piscina/CDS-UFSC


Ver o perfil completo do usuário




Indique esse artigo
Indique esse artigo a um amigo !

A FANTÁSTICA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DO CÉREBRO HUMANO
Nosso cérebro é plástico. No decorrer da nossa vida, são vários os aspectos que influenciam na alteração de seu volume. O sistema nervoso humano surge muito cedo, quando ainda somos um embrião, a partir da terceira semana de gestação. No útero, as células neurais sofrem um explosivo crescimento, chegando a atingir a partir de sucessivas divisões, centenas de bilhões de células. A partir deste instante, o cérebro já se encontra em transformação. Quando nascemos, o processo de maturação cerebral é iniciado e, na medida que vamos crescendo, a massa encefálica vai aumentando. Ao mesmo tempo, a “podação” neuronal vai “moldando” o cérebro, sinalizando as fases de transição do indivíduo, que culminam entre a adolescência e a vida adulta. Esta "poda" neural ocorre inicialmente na zona posterior do cérebro e por último no lobo frontal, onde são controlados, planejados e organizados o raciocínio, a tomada de decisões e o comportamento emocional e social.

Nesta análise, é importante considerar o número de neurônios presentes no cérebro e suas conexões sinápticas no volume cerebral (a figura ao lado mostra dois neurônios realizando a transmissão de um impulso nervoso). Até recentemente, era considerada a existência de cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro humano, mas os pesquisadores da UFRJ, o prof. dr. Roberto Lent e a profª. dra. Suzana Herculano, publicaram um artigo no início de 2009 afirmando que na verdade, temos cerca de 86 bilhões. Levando em consideração as questões numéricas da quantidade de neurônios presentes no cérebro, é importante saber o que os faz aumentar ou diminuir. A figura abaixo nos mostra em três situações distintas um exemplo de como um neurônio motor altera as suas conexões sinápticas em decorrência da aprendizagem no animal marinho Aplysia, muito utilizado em pesquisas neurocientíficas.




a) Num cérebro em “Controle” novas conexões sinápticas se formam. É quando o organismo recebe novos estímulos. Nos humanos seria como se fôssemos percorrer um caminho diferente para ir ao trabalho ou para casa.
b) "Habituado" é quando o organismo acostuma-se aos estímulos novos. No caso o caminho novo se torna familiar, conhecido.
c) "Sensibilizado" é quando um organismo ou conjunto de neurônios está sempre sensível às adversidades do meio, sem chegar a um estresse que prejudique as atividades diárias. Buscar sempre novos caminhos para ir ao trabalho ou para casa em dias diferentes seria ótimo para o cérebro.

Em função do processo de aprendizagem motora a figura ilustra como pode ocorrer a mudança do volume cerebral em decorrência de novas conexões sinápticas (aprendizagem). Então imagine você vivendo uma rotina, todos os dias realizando as mesmas atividades, e de vez em quando mudando uma ou outra. O que pode acontecer com as suas conexões sinápticas no decorrer dos anos? O ideal é estar sempre com os neurônios no estágio sensibilizado, dentro de um certo padrão ou grau de ativação neural que não prejudique a saúde física e mental. Por isso, falamos em neuróbica, ginástica cerebral, entre outros "neuromodismos" para manter o cérebro sempre ativo.

Dentre as leituras indicadas abaixo destaco duas que me chamaram a atenção. A primeira delas fala sobre pessoas que têm insônia, sugerindo perda no volume cerebral e a segunda aborda os efeitos do exercício físico em esquizofrênicos, cuja atividade traz como consequência o aumento do volume cerebral destas pessoas. Os estudos em questão mostram dois lados, um positivo e outro negativo, sobre a diminuição e aumento do volume do cérebro. Levando em consideração a figura acima, a atividade física, cognitiva, emocional e social são fatores que influenciam significativamente no volume cerebral. A partir das atividades citadas, ocorrerá o aumento das conexões sinápticas (sensibilização) e, consequentemente, do volume da massa encefálica. Por outro lado, estresse agudo, insônia e depressão são exemplos que contribuem para a diminuição do cérebro, muitas vezes chegando a provocar a morte neuronal.

Assim, retomando o artigo dos doutores Roberto Lent e Suzana Herculano, citado anteriormente, coloco aos leitores o seguinte questionamento: será que 14 bilhões de neurônios realmente fazem a diferença?

Na verdade, o importante é a qualidade das conexões sinápticas e não a quantidade. Sem dúvida que a questão de 14 bilhões a mais ou menos faz diferença, por outro lado para o que realizamos na vida cotidiana, os 86 bilhões são mais do que suficientes para termos uma qualidade de vida excelente.

E caros leitores, nunca é demais lembrar que para mantermos a saúde de nosso cérebro é importante que:

a) pratiquemos uma atividade física;
b) conservemos nossa mente ocupada com atividades cognitivas e sociais e;
c) cultivemos uma boa alimentação (por ex., inserindo ou aumentando a ingestão de peixe, excelente fonte de ômega 3).


Obrigado pela atenção de todos e até a próxima!

Emílio Takase.


--------------------------------------------------------------------------------

Leituras Complementares:

Insônia: condição pode estar associada à perda de volume do cérebro

Exercícios podem aumentar o volume do cérebro de pacientes com esquizofrenia

Questão de densidade, artigo de Suzana Herculano-Houzel sobre as particularidades do cérebro humano

Afinal, quantas células têm o cérebro humano?




Indique esse artigo a um amigo ! Autores
Emílio Takase
Seção de Artigos
Saúde do Cérebro
Glossário
sinapse

Artigos Relacionados
NOVAS FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DAS DOENÇAS EMOCIONAIS

Entre em contato com o Autor
Seu nome: *

Email: *

Comentário: *

Essa newsletter foi criada para compartilharmos com você tudo o que sabemos sobre o exercício físico e suas vantagens. Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores e não exprimem necessariamente a forma de pensar da empresa. Se desejar receber as próximas edições em seu e-mail, CLIQUE AQUI para se cadastrar. Indique a Newsletter Proximus aos seus amigos, mesmo que eles não possuam um de nossos equipamentos. Ficaremos felizes em compartilhar com eles, também, nossas experiências.You are using an outdated browser
For a better experience using this site, please upgrade to a modern web browser.Powered by Drupal, an open source content management system. iEarthCadastre-se
Cadastre-se em nossa newsletter. Muito Obrigado ! :)

COPYRIGHT NEWSLETTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas