sábado, 17 de julho de 2010

1671 - CÉREBRO HUMANO

O cérebro humano
O cérebro mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio… você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho da mesma forma.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. (isso é mostrado no documentário QUEM SOMOS NÓS)Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e ‘apagando’ as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa… São apagados de sua noção de passagem do tempo…

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim… as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a…

ROTINA

Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque). Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias, preferencialmente, para um lugar diferente ;quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente. beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente. veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos….. em outras palavras…… V-I-V-A.!!! Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o… do que a maioria dos livros da vida que existem por aí. Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes,músicas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é? Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

E SCR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs ! CRiE, rECORTE, PINTe, RasGUE, molhE, DOBRE, ame, PICOTE, INVENTE, AME, REINVETE…

Um abração
Rivalcir

Texto enviado pelo amigo, Henrique Decanha.
————————————————————————————————————————————

Se cada pessoa amasse todas as outras, traria o
mundo dentro de si. (Friedrich Schiller)

————————————————————————————————————————————
Olha esse amor louco entre essas duas FERAS
Malvadas e violentas…eu hei!!



Bricando na Guerra

Olha! como esse bem humorado soldado esta fazendo para sair da sua rotina. Bombas de verdade é a sua rotina. Apenas esta tentando brincar com as bombas de mentira. Duras realidades
que nós fazem rir, pensar, refletir e lamentar as guerras.




BANDA KISS


———————————————————————————————————————————–

É, Páscoa pessoal reunido, criançada rindo, se lambuzando de chocolate, então nada como rir um pouco. Tem melhor remédio?

Tipos de peidos

Apaixonado - assume o peido da mulher amada
Artista - ensaia antes de peidar
Assassino - estrangula o peido
Atleta - peida e sai correndo
Azarado - aquele que peida e o peido sai alto
Cientista - engarrafa o peido para analisar
Cínico - peida e pergunta quem peidou
Corajoso - avisa que vai peidar
Covarde - peida e foge do mau cheiro
Delegado - prende o peido
Educado - pede licença para peidar
Egoísta - aquele que peida debaixo do cobertor para cheirar sozinho
Fingido - peida e fica sério
Hippie - considera o peido uma manifestação de arte
Incendiário - acende um fósforo para ver se pega fogo
Infantil - peida na água só para fazer bolhinhas
Inteligente - peida e sai de perto
Irresponsável - sabe que está com diarréia e mesmo assim arrisca um peido
Meteorológico - peida e diz que foi um trovão
Músico - aquele que peida em vários tons
Ninja - silencioso, mas mortal
Oportunista - aproveita o peido dos outros para soltar o seu
Político - peida e promete que vai cagar
Professor - dá aulas de Flatulência Aplicada
Rebelde - usa o peido como forma de protesto
Religioso - aquele que peida e vai se confessar
Veterano - reúne os velhos amigos para lembrar dos peidos de antigamente

———————————————————————————————————————————–
Fabricantes dão adeus ao teclado no celular

Os gigantes da indústria do celular estão rapidamente se aproximando da eliminação total dos teclados convencionais. Esbanjando no design criativo e novos recursos voltados ao mercado de entretenimento, os fabricantes apostam pesado no sistema de touch screen. Nesta segunda-feira, primeiro dia do Word Mobile Congress, em Barcelona, as grandes vedetes foram os lançamentos das novas linhas de aparelhos e serviços das marcas líderes de mercado.

É o caso da Samsung, que chega com duas novas series de produtos, o UltraTouch e o OminiaHD. O destaque está na interface para vídeos de alta definição e a promessa de um sistema bastante intuitivo de navegação.

“Pela primeira vez, todos os lançamentos deste ano já serão em formato touch screen”, destaca JK Shin, vice-presidente responsável pela divisão de celulares da empresa coreana. A nova safra de produtos traz ainda uma linha voltada especificamente ao público jovem, com os modelos Beat Disco e Beat DJ.

Enquanto o primeiro se destaca pela maior capacidade de armazenamento de músicas e saídas de áudio com qualidade profissional, o segundo simula recursos de pick-ups e alto-falantes mais potentes. Os lançamentos se juntam a outra novidade recente da Samsung, o modelo Blue Earth, equipado com bateria de energia solar.

Menu em três dimensões
Na mesma tendência, a LG surpreendeu o público com o lançamento de uma nova tecnologia 3D de menu baseado em toque de tela. A interface, batizada de 3D S-Class, foi incorporada à linha Arena e permite ao usuário navegar dentro do aparelho como se estivesse mexendo em um cubo mágico.

O novo Arena KM900 também chega para disputar a liderança entre os aparelhos com alta tecnologia de sons e imagens, sendo o primeiro celular do mercado a dispor do sistema Dolby Mobile de áudio. “Enquanto os nossos concorrentes falam de interatividade, nós pensamos em entretenimento, música e filmes”, define Skott Ahan, presidente da LG.

O executivo-chefe da empresa coreana aproveitou o auditório lotado para mostrar, ao vivo, o GD910, um celular em forma de relógio de pulso que permite a realização de videoconferências. Outra inovação de destaque da nova linha da LG é o modelo GD900, o primeiro modelo transparente do mercado, voltado aos aficionados por design.

Arnaldo Comin

———————————————————————————————————————————–

Nunca fui capaz de responder a grande pergunta:
o que uma mulher quer? (Sigmund Freud)

———————————————————————————————————————————-



| Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 1789
Deixe uma resposta.
Nome (requerido)

Mail (não será publicado) (requerido)

Site (URL)







Buscar

Rivalcir
Missão: Fazer chegar até você uma mensagem de paz, reflexão, amor e principalmente muita alegria. Em algum lugar...onde você estiver. www.rivalcir.com

Categorias
Publicados

Videos A

Arquivos
Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Feed
Artigos

Comentários

Escritores & Poetas
Drummond - Vídeo

Leticia Thompson

Escritores Famosos

Leide Moreira

Fernando Pessoa

Clarice Lispector

Poesias & Crônicas

Fatima Irene

Gente Boa
Alma Carioca

Anne Icav - Poesias

Benett - Charges

Bicho Amigo

Blog da dieta

Blog do Alon

Blog do Nicholas

Blog Juca Kfouri

Blog Sexpedia

Brogui

Carros Tunados

Cultura Nordestina

Dr. Drauzio Varella

Mais Você - Ana

Manual do Cafajeste

Marcelo Tas - CQC

Meio Bit

Novidades Informática

Polaco da Barreirinha

Querido Leitor

Slides - Em PPS

Solda - Cartunista

Tedou um dado

Tolices do Orkut

Site Rivalcir
Álbum de Fotos

Vídeos Humor

Fique Feliz

A mensagem oculta

Forrozão Brasil

VídeoTEKA - Músicas

Mensagem do dia

Fotos & Arte

Notícias Selecionadas - 2002/2010

Uma mensagem para você

Photoshop - Videos Aula

Vìdeos Aulas - Artesanato

Frases Pensamentos & Provérbios

Sites Interessantes

Meta
Conectar
-


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas