quinta-feira, 15 de julho de 2010

1650 - BIBLIOECONOMISTA

Forense Contemporâneo
Blog de opinião jurídica do advogado Gustavo D'Andrea

Início
Info
Sua opinião
jump to navigation Atributo Forensepédia #1: Os usuários editam a enciclopédia jurídica colaborativa março 11, 2009
Posted by Gustavo D'Andrea in Direito, Forensepédia, Geral.
Tags: colaboração
trackback
Nota: este post foi originalmente publicado em 11 de março de 2009, no endereço http://forensepedia.org/dandrea/2009/03/11/atributo-forensepedia-1-os-usuarios-editam-a-enciclopedia-juridica-colaborativa. Foi republicado no presente endereço em 26 de março de 2009. Este post específico está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5.

………………..



Foto: “the law”, F.S.M, Flickr, licença CC-BY
Nos meses de preparação estrutural e emocional anteriores ao lançamento da Forensepédia, em fevereiro de 2009, passei a nutrir um interesse especial por listas, lembrando de John Cusack em High Fidelity. Eu precisava provar a mim mesmo que a Forensepédia teria pelo menos dez atributos e, por isso mesmo, comecei a criar a minha próprialista de qualidades da nossa enciclopédia jurídica colaborativa. Cheguei a dez, e ainda foi possível pensar em mais alguns atributos. O primeiro deles é o seguinte:

Quem edita a Forensepédia são seus usuários. Isso significa que qualquer verbete pode ser criado ou melhorado, a qualquer hora do dia, e de forma imediata. Alguém sempre tem algo a ensinar, e assim os usuários da Forensepédia podem ajudar uns aos outros com o desenvolvimento do conteúdo.

A simples possibilidade de edição da Forensepédia por qualquer pessoa no mundo, sem nem mesmo a necessidade de cadastro de usuário com senha, é o maior alicerce da iniciativa, que tem suas origens nos experimentos e buscas de formas de oferecer conteúdo jurídico de qualidade, de forma livre e concertada com as necessidades daqueles que buscam o conhecimento jurídico. A Forensepédia, além disso, está alinhada ao conceito de mutirões pelo conhecimento livre, desenvolvido por um crescente grupo (conhecido até o momento como WikiBrasil ou Wikimedia Brasil) de excelentes pessoas dedicadas à abertura do conhecimento em todas as áreas.

Juristas escondidos nas bibliotecas
Uma das profissões mais interessantes que existem, mas paradoxalmente uma das mais incompreendidas, é abiblioteconomia. Enquanto os autores transferem seus conhecimentos para os livros e páginas na internet, os biblioteconomistas têm a capacidade de os organizar. A vida de muitos pesquisadores das mais famosas universidades como a USP ou a PUC, são diariamente salvas pelos profissionais da área de biblioteconomia, que ensinam e ajudam os cientistas a encontrar o material que precisam para seus trabalhos. Desde muito antes de inventarem as tags, esses profissionais já lidavam há muito tempo com palavras-chave e com os chamados descritores.

Todo jurista, desde que começa os seus primeiros estudos na faculdade de direito, incorpora um pouco da alma dos biblioteconomistas. Estudar direito é, ainda hoje, ler muitos livros. E todo estudante de direito sabe quantos tijolos tem a biblioteca de sua faculdade. Muitas vezes, o jurista forma sua própria biblioteca, de onde extrai seus conhecimentos e os coloca em prática, seja no trabalho forense diário, seja nas pesquisas científicas que realiza. Em meio a esses estudos, estes juristas que adoram livros passam horas e horas organizando seus volumes, anotando assuntos, classificando suas bibliotecas particulares com etiquetas, fichas e números.

Não podemos duvidar de que existem centenas de juristas, neste exato momento, cercados de livros em suas bibliotecas. Estão buscando sempre mais conhecimento, desvendando formas de convencer os juízes, compondo teses geniais e descobrindo coisas geniais sobre o direito. Estes amantes dos livros jurídicos são agora chamados a se expressar, valendo a sua paixão pelo estudo do direito e a sua vontade de transmitir conhecimentos que costuma aprender e desenvolver em seus solitários estudos.

Colaboração e a maneira dos usuários
A palavra-chave básica para explicar a Forensepédia é: colaboração. Esta palavra tem um significado profundo, quando se fala em internet e, especialmente, quando se fala em uma enciclopédia jurídica. Quando se fala que a Forensepédia é editada pelos seus usuários, de forma colaborativa, isto significa que não apenas os seus verbetes sejam editáveis. Muito mais do que isso, os usuários é quem decidem os rumos que a Forensepédia deverá tomar, em várias questões, como categorização de assuntos, coordenação de projetos sobre áreas jurídicas específicas e relacionamento entre usuários.

É a maneira de ver dos usuários que mais tem valor para a Forensepédia, porque somente assim ela terá maior possibilidade de se aproximar das necessidades desses usuários, seja no seu aspecto de veículo para o conhecimento que o usuário tem para oferecer, seja no seu aspecto de fonte do conhecimento que os usuário procura. É como fazer uma grande ilustração em conjunto. É como juntar pequenas coisas e formar um todo maior, com sua forma própria.

Juntar colaboração e a maneira própria dos usuários permite que cada pessoa disposta a colaborar possa fazê-lo na medida das suas possibilidades. Um estudante de primeiro ano da faculdade de direito que corrige um simples erro de digitação é um colaborador, assim como um livre-docente que compõe um genial verbete sobre a tipicidade conglobante é também um colaborador. A interação entre os colaboradores faz a mistura ótima para tornar a Forensepédia uma grande fonte de conhecimento jurídico livre.

Leitura complementar
- Carta de Princípios dos mutirões pelo conhecimento livre, na Wikimedia Brasil
- Sobre a Forensepédia (na Forensepédia)
- Sobre a Forensepédia (neste blog)

Abstract
Forensepédia Attribute #1: The users edit the collaborative law encyclopedia. This is one of the 10+ potentials of Forensepédia: the users could edit the encyclopedia at any time without needing to log in.

00O que achou do post?


Ads by Google
Curso de Direito em DVD
Curso de Direito Curso de Direito completo - 11 DVDs
www.brasilConcursos.com




Comentários»
1. Atributo Forensepédia #1: Os usuários editam a enciclopédia jurídica colaborativa | Foren{J+} - março 26, 2009
[...] http://dandrea.wordpress.com/2009/03/11/atributo-forensepedia-1-os-usuarios-editam-a-enciclopedia-ju... [...]

Responder


Clique aqui para cancelar a resposta.
message
name email url
Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

Notifique-me de novos artigos por e-mail
search




O blog Forense Contemporâneo é escrito pelo advogado Gustavo D'Andrea. Comentários são bem-vindos em cada mensagem ou pelo e-mail direito@gmail.com.

Receber novos posts por email!





Assine o feed

Assinar Feed RSS

Tópicos recentes
Regra número 1: jamais advogar para parentes

Siga @Eddiemasses e saia do zero a zero

Qual é a da ideia de networking jurídico no Burger King?

Burger King, advogados e networking

Uma volta rápida por Ribeirão Preto

Atualizações do Twitter
@victorsousza Boa noite! E uma ótima leitura! 2 hours ago
Você está procurando alento? Não é a única pessoa, embora seja uma pessoa única. Você deseja palavras motivadoras. Procure-as agora. 4 hours ago
In Brazil a law vade mecum could reach 2.000 pages or more. 4 hours ago
Vade mecum significa: vai comigo. É engraçado ouvir: vou comprar um vade mecum pra deixar no escritório. Hahaha! #advocaciafacts 4 hours ago
Não é o TANTO de seguidores que você tem. É QUEM te segue! 4 hours ago
Categorias
Selecionar categoria Anotações (14) Blogs jurídicos (24) Bob Law (9) Cibernética (84) Forense Contemporâneo Áudio (2) Forensecast (1) Forensepédia (8) Geral (347) Digesto (5) Direito (219) Forense (79) Law (8) Juristas do Futuro (11) L11441-07 (9) Projeto 701 (4) Wiki (5)
Cometários recentes
Sandirley p dos santos em Prazo mínimo de cumprimento de pena para fins de progressão de regime em crimes hediondos: esquema das lâmpadas acesas
fernanda em Algumas dúvidas em torno da Lei 11.441/07 (inventários, partilhas, separações consensuais e divórcios consensuais por escritura pública)
fernanda em Algumas dúvidas em torno da Lei 11.441/07 (inventários, partilhas, separações consensuais e divórcios consensuais por escritura pública)
CANDIDO silva de amorim em Procuração para realização de separação consensual e de divórcio consensual extrajudiciais
CARLOS MOTA em Lei 11.441/07 – Inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual por escritura pública
Tags
Acidente TAM JJ3054 advocacia blogagem coletiva blogosfera blogosfera jurídica Blogroll blogs Blogs jurídicos Brasil CF/88 colaboração Constituição Federal counter strike crimes cibernéticos Código de Processo Civil Código Fux Direito Digital everquest Exame de Ordem Facebook Humor internet Judiciário juristas Marco Civil da Internet networking Novo CPC Opinião PEC 98/2007 PEC da Música Pesquisa pirataria PNDH-3 Poder Judiciário postagem coletiva processo eletrônico Projeto 701 Ribeirão Preto segurança da informação STF tecnologia Tinla Zhao Twitter Vaptjus Wiki


Saiba mais sobre:
Separação extrajudicial
Divórcio extrajudicial (Forensepédia)
Imposto Sobre Serviços (Forensepédia)
O Direito e a Vida dos Direitos (Forensepédia)
Data venia - Forensepédia
Autos processuais - Forensepédia
Capivara - Forensepédia
Perigo de contágio venéreo - Forensepédia
Saisine - Forensepédia
Lesão Corporal - Forensepédia
Em redes sociais
Advogados Networking

Arquivos
Selecionar o mês julho 2010 junho 2010 maio 2010 abril 2010 março 2010 fevereiro 2010 janeiro 2010 dezembro 2009 novembro 2009 outubro 2009 setembro 2009 agosto 2009 julho 2009 junho 2009 maio 2009 abril 2009 março 2009 fevereiro 2009 dezembro 2008 outubro 2008 setembro 2008 agosto 2008 julho 2008 junho 2008 maio 2008 abril 2008 março 2008 fevereiro 2008 janeiro 2008 dezembro 2007 novembro 2007 outubro 2007 setembro 2007 agosto 2007 julho 2007 junho 2007 maio 2007 abril 2007 março 2007 fevereiro 2007 janeiro 2007 dezembro 2006 novembro 2006 outubro 2006 setembro 2006 agosto 2006 julho 2006 junho 2006 maio 2006 abril 2006 março 2006 fevereiro 2006 janeiro 2006 dezembro 2005 junho 2005 maio 2005

Diario Oficial
Tribunais
Doutrina
Conteúdos
BlogBlogs.Com.Br
Forense Contemporâneo
Blog de opinião jurídica do advogado Gustavo D'Andrea.
BLOG JURÍDICO - LAW BLOG

FeedsCompleto
Comentários
Tema: Regulus por Binary Moon. Blog no WordPress.com. Topo


copyright bynary Moon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas