quinta-feira, 15 de julho de 2010

1643 - BIBLIOTECONOMISTA

Notícias

Paulínia



Região



Brasil



Mundo



Esportes



Copa São Paulo



Economia & Negócios



Tecnologia



Celebridades



Notícias Bizarras



Games & Dicas



Variedades



Colunistas

Coluna Psicologia



Entretenimento

Agenda



Galeria de fotos



Vídeos



Receitas



+ Tecnologia



Oficina Do Estudante



Serviços

Empregos



Guia Comercial



Anuncie














noticia








12/03/2008 às 00h00min - Atualizada em 12/03/2008 às 00h00min
Paulínia News - Paulínia(SP) TAMANHO DA FONTE A- A+


12 de março, dia do Bibliotecário: Para bibliotecárias de Paulínia, leitura desenvolve a imaginação e o pensamento
Além de administrar a biblioteca, o bibliotecário trabalha como um elo entre a informação e o leitor


Guardar e organizar livros e documentos, de forma que qualquer pessoa consiga encontrá-los facilmente. Isso é um supertrabalho para os bibliotecários ou biblioteconomistas, profissionais que cuidam de toda a organização de uma biblioteca.

Hoje, dia 12 de março, comemoramos o Dia do Bibliotecário. Essa data foi escolhida em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu em Recife-PE em 12 de março de 1882 e faleceu em 1957.

Manuel Bastos terminou o curso de Engenharia em 1906 e resolveu fazer uma especialização nos Estados Unidos. Lá ele conheceu o bibliotecário Melvil Dewey. Esse encontro mudou o rumo da carreira do brasileiro: ele passou de engenheiro a bibliotecário. Trabalhou no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa e também na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Bibliotecário

Bibliotecário e biblioteconomista são os dois nomes do profissional que “manda” na biblioteca. Não existe diferença entre os dois termos. O trabalho dele não é só classificar e organizar livros e outros materiais bibliográficos (jornais, revistas, CDs, vídeos, discos, fitas, DVDs) em prateleiras. Ele também é responsável por selecionar as obras que serão compradas, e por orientar os usuários da biblioteca. Ele acompanha todo o processo.

Além de administrar a biblioteca, o bibliotecário trabalha como um elo entre a informação e o leitor. Ele gerencia toda a informação que a biblioteca tem e faz pesquisas, buscas de dados onde quer que eles estejam - para ajudar e facilitar a vida do pesquisador, dos estudantes, de todo o mundo que precisa se utilizar da biblioteca.

O biblioteconomista pode informar sobre as obras que existem no acervo. Ele documenta a chegada e a saída de livros. Até desenvolve meios e recursos para ajudar na busca de um documento ou arquivo, bem como estimula, por meio de campanhas educativas, o interesse pela leitura.

Os biblioteconomistas têm muito o que comemorar no dia 12 de março. Afinal, a profissão hoje está mais valorizada, porque está intimamente ligada com a informação. Nos dias de hoje, ter conhecimento sobre as coisas é fundamental. Todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, precisam organizar suas informações, e para isso ser feito de forma eficaz, é necessário contar com o trabalho de um profissional como o bibliotecário. Ele tem muito gosto pela leitura, pelos livros e, acima de tudo, precisa entender sobre os assuntos arquivados em sua biblioteca.

Biblioteca Municipal de Paulínia: atenção à leitura

Em Paulínia, a Biblioteca Pública Municipal “Valter Borges de Sales”, foi criada em 1973 e inaugurada em 28 de fevereiro de 1974, mesmo dia em que a cidade faz aniversário. A primeira Bibliotecária foi Ilda Cecília Pazzeti e a sede era em uma sala da antiga Prefeitura. Em seguida, mudou-se para o Centro de Ação Comunitária (CACO), para o prédio antigo da Rua Aristóteles Costa e somente depois ganhou a nova sede na Rua treze de maio.

O acervo é de vinte e um mil livros, entre eles adultos e infantis. Segundo a bibliotecária Maria de Lourdes Mota, com o computador as pessoas esqueceram um pouco dos livros e, para resgatar o gosto pela leitura, estão em um projeto com as escolas, a primeira delas é a José Lozano de Araújo, de incentivo, fazendo com que o aluno visite a biblioteca no horário de aula “abrimos esse projeto porque conhecimento se adquire nos livros, não sou contra a internet, mas o livro é ilimitado, abre a cabeça e é uma lição de vida”, diz.

Atualmente, o governo reserva 40% do acervo das bibliotecas públicas para os livros infantis. E o objetivo é que cada município brasileiro tenha pelo menos uma biblioteca pública.

Segundo a Bibliotecária, Rogéria Sass Romualdo, “É preciso que vocês, crianças, leiam bastante para descobrir muitas coisas novas. Lendo, a gente passa a escrever melhor, a criar e a desenvolver a imaginação e o pensamento. Se vocês lerem muito, serão, com certeza, grandes personalidades”, enfatiza .

Se você nunca entrou em uma biblioteca, vá correndo à mais próxima para “saborear” um mundo de informações que existe nela. Lá você encontra espaço para estudar, ler, fazer trabalhos da escola e pesquisas. Tudo isso porque é um lugar silencioso, onde você encontra muitos livros e documentos históricos para a sua pesquisa. As bibliotecas são lugares muito importantes para ajudar a preservar e passar adiante a história do País, por exemplo. A Biblioteca Municipal de Paulínia, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 as 17h00 e aos sábados das 13h00 as 17h00.

Não deixe de ler muitos livros, nem de freqüentar bibliotecas. Qualquer dúvida, pergunte ao bibliotecário.



Por Alethea Patrícia













OUTRAS NOTÍCIAS


15/07/2010 - Paulínia Shopping em clima de férias


15/07/2010 - Paulínia participa dos 54º Jogos Regionais de Americana


15/07/2010 - 'O Beijo da Mulher Aranha' e seu fotógrafo


15/07/2010 - III Paulínia Festival de Cinema começa nesta quinta


14/07/2010 - Jogo do Paulínia F.C. contra o Guarani será no Centro de Treinamento do Itapoã


14/07/2010 - Conheça um pouquinho sobre a bela Ingrid, concorrente a Garota Gincana 2010; veja também as fotos


14/07/2010 - Coluna Toca do bicho, leia hoje sobre a cobra sucuri


14/07/2010 - PM prende homem em flagrante por furto no centro


14/07/2010 - Secretaria de Cultura divulga selecionados para os workshops, palestras, debates e seminários do Paulínia Festival de Cinema – 2010


14/07/2010 - Orça é Bi-Campeã nos Jogos dos Trabalhadores












Receba em seu e-mail nosso newsletter semanal, contendo as principais informações do dia.
E-mail:
Assinar Remover
























| Home | O Paulinia News © | Contato | Notícias de Paulínia| Equipe|
Paulinia News © Todos os Direitos Reservados









COPYRIGHT PAULINIA NEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas