quinta-feira, 15 de julho de 2010

1633 - BIBLIOTECONOMIA

Conferências

Acesse aqui os textos das palestras ocorridas na jornada.

clique aqui.





Trabalhos Apresentados

Listagem dos trabalhos Técnicos científicos apresentados no dia 25/10/2007.

clique aqui..





Relatório

Relatório final da 5a.Jornada.
Leia aqui
ou baixe arquivo para seu PC.(formato PDF)



Jornadas anteriores

Informativo sobre as edições anteriores da Jornada Norte Nordeste de Biblioteconomia e Documentação.

Leia aqui...





5ª Jornada Norte-Nordeste de Biblioteconomia e Documentação






Apresentação do Evento



Nesta quinta edição da Jornada Norte/Nordeste de Biblioteconomia e Documentação a APBPE acrescentou a “Ciência da Informação” ao título do evento por compreender a importância deste campo de conhecimento e reconhecer a interdisciplinaridade que liga estas áreas através do objeto Informação. A Jornada se caracteriza como um evento que procura potencializar as relações entre os pesquisadores, bibliotecários e as empresas fornecedoras de produtos e serviços para Unidades de Informação.

A escolha do tema Gestão da Informação e do conhecimento destaca o papel, as habilidades e competências do profissional bibliotecário como um mediador entre a informação e o usuário/cliente, contribuindo para o processo de tomada de decisão nas organizações. A APBPE acredita que é necessária a promoção de eventos que promovam o encontro entre os diversos profissionais que trabalham na otimização do desempenho das organizações e a gestão empresarial como uma atividade interdisciplinar. Foi com esta perspectiva que estruturamos a 5ª Jornada Norte/Nordeste, voltada à integração de profissionais e organizações para o aprimoramento da Gestão conhecimento.

Objetivos


Reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e idéias sobre Informação, Conhecimento, Gestão e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como fatores de diferencial competitivo das organizações para a sobrevivência dos seus negócios;
Facilitar a comunicação, através da feira tecnológica, entre empresas (fornecedores) e profissionais com objetivo de aproximar o conhecimento cientifico das palestras aos recursos tecnológicos e de gestão que estão disponíveis no mercado;
Proporcionar mais visibilidade e contribuir para o turismo no Estado de Pernambuco, através da divulgação da cultura pernambucana e dos pontos turísticos para todos os participantes advindos das regiões brasileiras. E dessa forma, contribuir para o desenvolvimento deste setor, mesmo que seja com uma pequena parcela.

TEMA:

Bibliotecário e as organizações: a gestão da informação e do conhecimento para tomada de decisão.

--------------------------------------------------------------------------------


Apresentação

Diante da premissa que a Informação tem cada vez mais se tornado o recurso determinante de competitividade e o diferencial competitivo entre empresas, instituições e profissionais quando tratada de forma estratégica para se transformar em conhecimento, a APBPE escolheu como tema “Bibliotecário e as Organizações: a gestão da informação e do conhecimento para tomada de decisão”. Reconhece-se a importância da Gestão do conhecimento como:


Fator de sucesso para os negócios, independente do porte das empresas e de suas atividades (compra, venda, manutenção de relações com clientes, organização da contabilidade, gestão de recursos humanos, marketing, promoção e vendas, jornalismo, ensino e treinamento presencial e/ou digital, tem por base a utilização e gestão das TICs, assim como a gestão da informação para o pleno controle dos fluxos de informação que dão o padrão de inteligência às organizações.


Como vantagem para as empresas, o que tem levado empresários, tomadores de decisão, tecnólogos e profissionais da informação a perceberem que a vantagem competitiva empresarial reside não apenas na qualidade dos produtos, mas principalmente na forma como utilizam recursos estratégicos na sua produção e distribuição, destacando-se a informação e o profissional da informação, enfatizamos o profissional bibliotecário, como recursos vitais.

Organização:
PLANTUR JR.
Planejamentos Turísticos Jr.
Av. Professora Tereza Melias
Núcleo de Hotelaria e Turismo – NHT
Campus Universitário – Cidade Universitária - Cep 50670 – 901
Contato: 81 2126. 8749 - e_mail: info@planturjunior.com.br
Recife - Pernambuco


Local:
CEFET-PE
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco.
Av. Prof Luiz Freire, 500 - Cidade Universitária
Recife - Pernambuco



Data:
de 24 a 27 de outubro de 2007



Realização:






Rua Gervásio Pires, 674-Boa Vista - REcife - PE
Fone/fax = 81-32210635
apbpernambuco@yahoo.com.br
http://www.apbpe.org.br





COPYRIGHT APBPERNAMBUCO@YAHOO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas