quinta-feira, 15 de julho de 2010

1625 - BIBLIOTECONOMIA

Biblioteconomia



CRIADO PELA RESOLUÇÃO 002/96 - CONSUNI DE 10.06.96

PROFISSÃO: Bacharel em Biblioteconomia

LEI Nº 4048/62

DECRETO Nº 56.725/65



Objetivo do Curso

Formar o Bacharel em Biblioteconomia para atuar no mercado de trabalho com uma visão ampliada e objetiva da sociedade. Administrar e disseminar informações, usando avançados métodos e técnicas (informática, reprografia, microfilmagem...). Difundir a importância da leitura e os benefícios advindos da mesma.



O que é Biblioteconomia

A informação é, hoje, considerada ferramenta para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural. A Biblioteconomia é a área do conhecimento especializado em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes métodos para tratar a informação, visando sua recuperação e sua disseminação. Independente do suporte dos registros dos documentos (livros, periódicos, slides, fotografias, mapas, partituras, discos ópticos, etc).



Integralização Curricular - Duração do Curso

MÍNIMA: 4 (quatro) anos

MÁXIMA: 7 (sete) anos

CARGA HORÁRIA TOTAL:

2.880 horas distribuídas em quatro módulos

Formação Básica;
Formação Profissional;
Formação Complementar;
Estágio Curricular.


Mercado de Trabalho

Na sociedade moderna - "sociedade da informação" a profissão de Bibliotecário vem sendo apontada entre as 10 profissões mais importantes para os próximos anos. Seu campo de atuação são os mais diversos:

Documentação e Informação:
Bibliotecas: públicas, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares. Centro de Documentação; Centros de Análise de Informação; Centros de Comutação Bibliográficas; Arquivos; Editoras; Livrarias; Centros de Restauração de Documentação e de Obras de Arte; Empresas (controle do fluxo de informação e documentação)

Comunicação e Informação
Empresa de comunicação (da produção à divulgação da informação); Jornais; Revistas; Emissoras de Rádio e Televisão; Videotecas Biblioterápicas; Serviços de Informação em aeroportos, rodoviárias; Tradução; Organização de Congressos; Seminários e Simpósios...

Cultura e Lazer
Galerias de Arte; Centros de Cultura; de Lazer (informação, estímulo à criatividade, promoções culturais, Leitura como lazer, pesquisas...)






COPÝRIGHT AOS AUTORES DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas