quarta-feira, 14 de julho de 2010

1586 - HISTÓRIA DOS BIBLIOTECÁRIOS

Ferreira da Rosa
Autor de "O Lupanar", estudo sobre a prostituição no Rio publicado em 1896 e tema de reportagem recente do Prosa, o jornalista Ferreira da Rosa deixou um arquivo com 1.200 itens, entre livros raros e periódicos, que foram restaurados pela Data Coop, com financiamento da Caixa Econômica Federal. A "Coleção Ferreira da Rosa" será entregue à Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, em evento na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso 25) nesta segunda-feira, às 17h. Publicado em O Globo, Rio de Janeiro, 29 de maio de 2010, Prosa e Verso, p. 5.

Oficina GED/ECM
Seminário: Tratamento digital para o excesso de papéis nas Corporações sustentáveis.




Evento prático e dinâmico, com um dia dedicado a Oficina e outro dia de Palestras. Serão abordados temas como Legalização do Documento Digital, BPM/ECM/BPO Conceitos e convergencia do mundo em papel para o digital, Prontuário eletrônico para área médica, Microfilmagem e Digitalização, Ferramentas de GED, Temporalidade e Gestão de documentos e arquivos. Cases de projetos implantados em empresas públicas e privadas serão apresentados. Você não pode perder!!! Saiba mais:www.oficinaged.com.br

Belo Horizonte, 17 e 18 de Junho

Rio de Janeiro, 08 e 09 de Julho





Obras do século XIX são devolvidas restauradas ao acervo da Biblioteca Pública do Estado

Quando: 31/5/2010 (segunda-feira), às 17h

Local: CAIXA Cultural (Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro)

A Data Coop (Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e Analistas da Informação) entrega, inteiramente recuperada, à Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Coleção Ferreira da Rosa. Entre as 1.200 publicações deste acervo - que estava fora do alcance do público devido ao mau estado de conservação, causado pela ação do tempo - destacam-se exemplares do O Payz, O Brazil e Jornal do Commercio, editados entre meados do século XIX e início do século XX, além de uma centena de obras raras. O projeto foi financiado pela Caixa Econômica Federal, por intermédio do Programa de Adoção de Entidades Culturais.
Todo o material tratado pelos profissionais representa importante documentação das transformações por que passou a antiga capital do País. Registra mudanças urbanas, políticas e sociais do Estado no século XIX, traçando um rico perfil dos costumes da época e a expansão da cidade. Aborda desde a história das ruas e criação dos municípios até as festas populares, assuntos religiosos e políticos. O catálogo sobre este trabalho da Data Coop será distribuído à rede pública de ensino.

A coleção do autor de “O lupanar” (1896) – livro que retrata o universo das prostitutas de origem judaica, vindas da Europa Oriental enganadas por cafetões e que estão enterradas no Cemitério de Inhaúma (ficaram conhecidas como "as polacas"), e que não é reeditado há décadas – foi doada à Biblioteca, em 1957, por sua viúva. Na data da entrega do acervo, no próximo dia 31, um exemplar da edição doméstica da obra que gerou polêmica será doado à Biblioteca Pública do Estado pelo neto do escritor, jornalista e historiador, Carlos Ferreira da Rosa.

Entre os títulos que passaram pelo processo de identificação, higienização, encadernação e restauro, estão “Siphilis: moléstia e têrmo através da história” (Afrânio do Amaral, 1894), “Autos da devassa: prisão dos letrados do Rio de Janeiro, 1794” (UERJ,1974), “Projecto de codigo civil brasileiro: trabalhos da Commissão Especial do Senado” (Ruy Barbosa, 1902), “Porque me ufano do meu paiz” (Afonso Celso, reedições), “Álbum commemorativo da remodelação do Theatro Municipal” (1934), “Guanabara” (Martins Fontes, 1936), “Conclusões do 4º. Congresso Operário Brazileiro” (Typografia Leizinger, 1913), “Casa-grande & senzala” (Gilberto Freyre, 1936), “Saneamento da Lagôa Rodrigo de Freitas” (Barão de Tefé, 1880) e “A febre amarella no Brasil” (Clementino Fraga, 1930).




Biblioteca Digital da Câmara de Deputados

Depois de frequentarem o curso da Data Coop os funcionários do Centro de Documentação e Informação e do Centro de Informática da Câmara dos Deputados de Brasília criaram uma Biblioteca Digital para a Instituição. Cliquem aqui para ver



Royalties
Os royalties do petróleo ora extaído no Estado do Rio de Janeiro são apenas e integralmente do Estado do Rio de Janeiro.
Mobilização contra a Emenda Ibsen Pinheiro, quarta-feira, dia 17 de março, a partir das 16hs, na Candelária.

Variação salarial por categorias funcionais
Site do governo de São Paulo permite descobrir a variação salarial por categorias funcionais, em todo o território nacional. Isso porque todas as empresas brasileiras têm que informar o governo federal sobre as contratações e os desligamentos ocorridos durante cada mês. Cada contratação informada vem acompanhada do perfil de quem está sendo admitido. O Salariômetro armazena essas informações e as utiliza para calcular o salário médio dos contratados com o mesmo perfil indicado numa consulta.
Para os trabalhadores residentes no Estado de São Paulo, o Salariômetro calcula o salário médio na Região de Governo do município indicado pelo interessado. Para os trabalhadores dos demais estados, calcula o salário médio da respectiva Unidade da Federação.


É necessário informar o código CBO da ocupação, que é fornecido por busca. Por exemplo, para bibliotecário o código é 261205 e para auxiliar de biblioteca 371105. Veja no site:http://www.salariometro.sp.gov.br/



Higienização e restauração de acervos
A Data Coop possui equipe altamente especializada nos processos de Preservação e Conservação de Acervos, com especial ênfase em acervos fotográficos e documentais. São nossos clientes instituições da área pública e privada e atuamos nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Criamos também acervos digitais. Consulte-nos, sem compromisso, tel.: (21)38525653 / (21)38521117 / (21)88440561. E-mail: datacoop@datacoop.com.br


Curso de Winisis 1.5, à distância, via Internet.
Acesso 24 horas durante 30 dias. Ilustrado por filmes (tutoriais em flash), explicativos, acompanhado de apostila (para impressão) e contato com a instrutora durante todo o período de treinamento, a qualquer tempo. Bibliografia e documentos usados como ilustração disponíveis on-line.

Leia mais...

Acesse a demo Webnauta
Clique aqui e assista a demo do Argonauta Museu.

Veja a demo do Argonauta Biblioteca - Apresentação - Empréstimo - Manutenção - Relatórios.
Clique e veja a demo para Argonauta Arquivo

Chat Data Coop

Utilize o serviço de chat clicando em "Atendimento On-Line", na margem esquerda. Para suporte remoto e demonstração à distância, instale os programas dos links abaixo e combine horário de demonstração ou suporte remoto. Estamos nos esforçando para melhor atendê-lo. Tele-atendimento, telefones (21)38525653, (21)38521117 e novo número: (21)35274762.

server02.iquest.com.br/suporte/vsl.exe

server02.iquest.com.br/suporte/vs.exe



Preservar é melhor que reparar.


Leia mais...








© Copyright - Todos os direitos reservados à Datacoop.


Início
Quem somos
Missão e Visão
Princípios
Serviços
Clientes
Cursos
FAQ
Data News
Notícias do Brasil
Login de Acesso
Fale Conosco

Software
Argonauta ®
Características
Funções
FAQ Argonauta
FAQ Manutenção

Últimas Notícias
A Data Coop no noticiário
Data Coop patrocina seminário de GED/ECM
Projeto Tesouros fluminenses preserva a história e a cultura do Rio
Oficina Primeiros Passos

Receba Novidades!

Nome

E-mail

Inscrever
Cancelar inscrição





Se você é profissional da informação, qual a sua faixa salarial?
Até cinco salários mínimos
Até 10 salários mínimos
Até 20 salários mínimos
Mais de 20 salários mínimos




COPYRIGHT DEVIDO AOS AUTORES DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas