sábado, 10 de julho de 2010

1468 - HISTÓRIA DO LIVRO

E-mailSenha

Cadastre-se grátis Esqueci a senha
Vagas


Empregos

Estágios

Informe-se

Editorias

Administração e Negócios

Carreira e RH

Cotidiano

Economia e Finanças

Informativo

Marketing

Notícias Acadêmicas

Oportunidades

Tecnologia

Ver todas

+ Informe-se

Entrevistas

Artigos

Produção acadêmica

Eventos

O Portal


Apresentação

Anuncie

Contato

RSS Anuncie Contato InícioInforme-seArtigos21 de agosto de 2007, às 14h18min
Resumo do livro O monge e o executivo
A + A - Tamanho do texto:Por Aline Ísis

Close
Compartilhar
Denunciar Spam
ImprimirO livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.

Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.

Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.

Mais conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para estimular os funcionários.

A práxis ocorre quando um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa.

Exemplo

Exemplo: quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção.

Na última reunião Len e o grupo conversaram sobre recompensas, após debaterem sobre o assunto chegaram a conclusão que a disciplina exigida para liderar com autoridade nos trará ganhos e benefícios, e que a recompensa da alegria é algo que traz satisfação interior e convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida.

Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. No livro “O monge e executivo” o autor James C. Hunter nos mostra todos os requisitos para nos tornarmos um líder ideal. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram, tanto sociais como empresariais, nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante, diferente. O autor expressa em um texto fluido e emocionante este algo mais.

Semelhanças entre Líderes

Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos.

As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

Nos momentos de reflexão do texto nos deparamos em discurções que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas as mudanças.

Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas. Segundo José Tolovi Júnior, liderança é algo que se aprende.

Para o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de perigos”.

Já Roberto Justus, acredita que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o comportamento dos outros. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser chefe para ser líder.

“Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum”. A diferença entre poder e autoridade consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”; “Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.
Assuntos
Não há assuntos relacionados.
Gostou?
Autor
Aline Ísis
Meu nome é Aline Ísis, tenho 18 anos de idade e faço o curso de administração com ênfase em marketing na UnP.

Sou uma pessoa que tem iniciativa, bom desempenho no trabalho em equipe, sociabilidade, criatividade, solidariedade, organização, atenção, confiança, otimismo e motivação.
Mais do autor
21/08/2007Resenha crítica do texto Como investir nesta empresa chamada você
Mais artigos do autor
Deixe seu comentário
Sou visitante Sou usuário do portal
E-mail:*
Senha:



Seu nome:*
Seu e-mail:


Mensagem:*




78 comentários
vanessa fernandes | 14 dia(s) atrás
Sempre fui muito determinada no que qero,e estou numa grande empresa tendo a minha primeira oportunidade de ser Lider,e o texto acima é muito de tudo que eu preciso aprender!
Eduardo Januzelli | 16 dia(s) atrás
Sou universitário, cursando Administração na FATEA em Lorena/SP, membro da Empresa Junior desta mesma instituição.
Sou bem comunicativo, nato em iniciativas e de espírito empreendedor, tenho bom desempenho no trabalho em equipe, sou solidário, vejo a organização como um fato primordial, transmito confiança entre os alunos de onde estudo, não só no meu curso mas como nos outros também, sempre motivado e aberto a novos horizontes.

Esse Livro ajudou muito para o nível acadêmico e profissional.
CRSTIANO MORAES | 19 dia(s) atrás
PRECISAVA DE 5 PONTOS PARA ZERAR AS MINHAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACUL E ESE RESUMO FOI EXCELENTE PARA QUE EU CONCLUISSE MINHAS HORAS.
EXCELENTE!!!!!!!
Michael | 24 dia(s) atrás
Oi Aline,

O seu resumo ficou muito bom pois relacionou a história com o cotidiano, parabéns pelo seu trabalho,
Me ajudou bastante na faculdade,
Um abraço
marlon diego ferreira lima | 24 dia(s) atrás
gostei do livro muito interesante mesmo obrigado por ter me ajudado se não fosse o livro eu não teri conseguido alcançar meu objetivo
Pedro henrique | 26 dia(s) atrás
Eu estou cursando o tecnico em secretariado e precisava logo ler o livro. E é muito mais pratico ler o resumo que está bm mais claro que o livro.
Rafael Depcke | 29 dia(s) atrás
Parabéns, adorei o resumo é bem resumido e claro,
luciana reis da silva | 1 mês(es) atrás
Parabéns pelo resumo ALINE. Eu faço RH na IBES/FACEMG em Belo Horizonte, adorei ler o monge eo executivo, é uma lição para todos nós. bjs
Iris Leal/ Porto Velho-RO | 1 mês(es) atrás
Parabéns, sua resenha está ótima. Faço o curso de adm. Acho q já nasci liderando.
Edna de Almeida Clemente | 1 mês(es) atrás
Adorei a resenha ,me ajudou muito a compreender o verdadeiro conceito de Liderança.Curso Ciencias Contábeis e tenho buscado além do conhecimento técnico na função, saber como influenciar, cativar e inverstir em pessoas.

Obrigada.
Edna de Almeida Clemente | 1 mês(es) atrás
Adorei a resenha ,me ajudou muito a compreender o verdadeiro conceito de Liderança.Curso Ciencias Contábeis e tenho buscado além do conhecimento técnico na função, saber como influenciar, cativar e inverstir em pessoas.

Obrigada.
Roze | 1 mês(es) atrás
Sou Roze faço Marketing e adorei muito de ler esse livro.
E achei muito interessante a historia porque nos mostra como lidar com a empresa.
E gosto muito materia comunicação que nos passo esselivro e da Administração
pois no futuro pretendo ser uma proficional executiva.

bjuuu
Flavia Aparecida de Oliveira | 1 mês(es) atrás
oi me chamo Flavia curso tecnico em administracao adorei esse resumo esta muito legal aprendo sobre isso todas os dias....
Rogério | 1 mês(es) atrás
Aline porfavor me mande se possivel com urgencia onde esta falando sobre as palavras OTIMISMO e FIDELIDADE agradeço
josilene | 1 mês(es) atrás
quero saber a final porq john tinha tantas situaçoes parecidas com simeão?
Carlos R. Valereano | 1 mês(es) atrás
Parabéns. O Conteúdo do resumo de O Monge e o Executivo está muito bem elaborado. Parabéns.
Elisangela | 1 mês(es) atrás
Parabens, é muito proveitoso, o seu conteudo
William Stein | 1 mês(es) atrás
Ótimo resumo. Disse tudo e diretamente. Parabéns ;)
suely | 2 mês(es) atrás
ec livro é um dos melhores q eu ja li ! muito bom
Carlos | 2 mês(es) atrás
Gostaria de lhe agradecer pela atenção Aline, mas um amigo meu (faculdade) conseguiu o download do livro "O Monge e o Executivo" para mim.
Se alguém precisar, entre em contato comigo (snofru_ramses@yahoo.com.br)
Até logogo, Carlos.
Veja todos os comentários
Últimas notícias
18h01Importantes dicas para manter os estoques sob controle
17h18Anistia Internacional exige que Cuba liberte todos os presos políticos do país
16h39Sebrae em Rondônia seleciona candidatos ao Empretec
15h25Québec sedia Congresso Mundial de Administração, em setembro
14h15Leptospirose mata mais uma pessoa em Alagoas
Veja mais notícias
Enquete
Você realiza compras pela internet?
Sim, frequentemente.
Sim, esporadicamente.
Não, pois não me sinto seguro.

Comente esta enquete!
Veja enquetes anteriores
Cursos onlineLivrosDVDs
Auditoria Contábil e Financeira

Gestão da Tecnologia da Informação

Como Elaborar Contratos

Como Realizar Eventos de Sucesso

Redação Empresarial

Veja mais cursos
50 Gurus da Gestão para o séc. XXI

Prática da Administração de Empresas

Administração e os Novos Paradigmas

O Gerador de Idéias: 60 Ferramentas Paras Grandes e Novas Idéias

Vendas Criativas

Veja mais livros
Inovação – Ray Kurzweil / Chris Anderson

Futuro & Tendências – Muhamm ad Yunus / Jeffrey Sachs

Marketing & Vendas – Philip Kotler / Neil Rackham

Liderança – Herb Kelleher / Andy Cohen

Negociação – William Ury / Georg e Kohlrieser

Veja mais DVDs
Indicadores
Câmbio
Papel Compra Venda
Dólar Comercial R$ 1,76 R$ 1,76
Dólar Paralelo SP R$ 1,74 R$ 1,90
Dólar Turismo SP R$ 1,73 R$ 1,89
Euro R$ 2,22 R$ 2,22

Bolsa de valores
Bolsa Variação Fechamento
Bovespa +0.30 63283.00
Dow Jones +0.58 10138.99
Nasdaq +0.96 2196.45

Fonte:
Submarino.com.br

Apresentação | Anuncie | Política de Privacidade | Sala de imprensa | Promoções | Parceiros | Depoimentos | ADM no seu site | Contato
© 2003-2009. Administradores - O Portal da Administração. Todos os direitos reservados.



COPYRIGHT PORTAL DA DMINISTRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas