sexta-feira, 2 de julho de 2010

1364 - HISTÓRIA DO LIVRO

A história do livro

expandido
Postado em 21/10/08




O primeiro livro de que se tem registro foi criado pelos sumérios, na Antiguidade. A Suméria localiza-se na parte sul da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. O livro surgiu devido à necessidade de registrar as cobranças de impostos, de cabeças de gado, medidas de cereal dentre outros.

Antes, a escrita era registrada em placas de argila molhadas. Uma espécie de estilete é que ajudava a empurrar o barro e produzir sinais, considerados signos. Esse tipo de escrita ficou conhecida como cuneiforme (devido ao formato de cunha dos sinais). Para se tornarem registros permanentes, as placas de argila eram cozidas em fornos. Algumas destas tabuletas tinham um orifício por onde se passava um cordão e, assim, os sumérios carregavam seus “livros” por onde andassem.


Depois das placas de argila, ainda na Antiguidade, os registros também foram gravados em papiros, uma planta encontrada em abundancia no Egito. Transformar a planta em papel foi um segredo guardado por muitos anos pelos egípcios. Mas com a queda do Império, não havia nenhum registro explicando a receita. Foi somente em 1969 que um cientista egípcio consegue fazer, mais uma vez, o papel com papiro.


Depois do papiro surgiu o pergaminho (nome derivado do país que o fez pela primeira vez: Pérgamo, na Grécia). Peles de carneiro, de cabra e de vitela eram o que se utilizava na fabricação de pergaminho. Era um processo caro já que havia a necessidade de uma grande quantidade de peles de animais.


O Livro de Papel foi inventado na China no século II. No inicio, sua fabricação e não era madeira, mas sim roupas velhas. Misturavam-se trapos de roupas num processo de cozimento e se obtinha a polpa, que eram colocadas sobre bandejas de madeiras, prensadas para retirar o excesso de água e colocadas para secar ao sol, um varal. Esse foi o primeiro tipo de papel que surgiu no mundo.



Mas a invenção mais importante foi a impressão, no século XIV. Consistia na gravação do conteúdo de cada página do livro em blocos de madeira. com essa nova técnica foi a Bíblia em Latim. Com essa novidade, o livro popularizou-se Os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias. Em 1405 surgia na China, por meio de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a tecnologia que provocaria uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg com a invenção da imprensa com tipos móveis reutilizáveis. O primeiro livro impresso definitivamente já que a houve uma redução dos custos com a produção em série.




plantão megafone




Capa
Últimas da Megafone
EDITORIAS
Cidade
Economia
Ciência e Tecnologia
Cultura
Esportes
Opinião
MULTIMÍDIA
Fotos
Podcast
RSS
Vídeos
AGÊNCIA MEGAFONE
Quem somos
Expediente
Fale com a Redação
Manual da Redação
Megafone/CBN
Use nosso conteúdo
Mapa do Site




© Rádio Universitária Cesumar FM 2005 - 2008. Todos os direitos reservados. © Agência Megafone




COPYRIGHT DEVIDO À RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas