sábado, 29 de janeiro de 2011

8330 - FIM DO SOCIALISMO RUSSO

História da União Soviética
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parte da serie sobre a
União Soviética

Política[Expandir]
Governo
Conselho de Ministros
Politburo
Partido Comunista da União Soviética
Repúblicas da União Soviética
Ocupações soviéticas
Secretário Geral
Direito da União Soviética
Relações exteriores da União Soviética

Ideologia[Expandir]
Democracia soviética
Marxismo-leninismo
Leninismo - Stalinismo

Economia[Expandir]
Agricultura
Estagnação
Plano quinquenal
Nova Política Econômica
Vesenkha

História[Expandir]
1917-1927
1927-1953
1953-1985
1985-1991

Forças Armadas[Expandir]
Forças de Mísseis Estratégicos
Exército Vermelho
Defesa Aérea
Força Aérea
Marinha
Vida[Expandir]
Demografia
Educação
Terminologia
Religião

Repressão política[Expandir]
Censura
Direitos humanos
Grande Expurgo
Gulag
Propaganda
Transferências populacionais
Terror vermelho

v • e

A História da União Soviética começa com a Revolução de 1917 numa tentativa de implementar o comunismo em larga escala por Vladimir Lenin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido.

Índice [esconder]
1 Antecedentes
1.1 Revolução de 1905
1.2 Revolução de 1917
1.3 Guerra Civil
2 Governo de Lênin
3 Stalin e Trotsky
4 Era Stalin (1927-1953)
4.1 Economia Planificada e Expurgos
4.2 O Exército Vermelho e a pré-guerra
4.3 Grande Guerra Patriótica
4.4 Guerra Fria
5 Era Khrushchov-Brejnev (1953-1985)
5.1 Desestalinização
5.2 Corrida espacial
5.3 Estabilidade e Estagnação
6 Os Conservadores: Andropov e Chernenko
7 Era Gorbatchev (1985-1991)
7.1 Perestroika
7.2 Glasnost
7.3 Colapso da União Soviética
8 O Fim da URSS
9 Referências
10 Ligações Externas


[editar] Antecedentes
[editar] Revolução de 1905
História da Rússia

Eslavos do Leste
Império Khazar
Principado de Kiev
Principado de Vladimir-Súzdal
Bulgária do Volga
Invasão Mongol
Canato da Horda Dourada
Principado de Moscovo
Canato de Cazã
Império Russo
Revolução de 1905
Revolução de 1917
Revolução de Fevereiro
Revolução de Outubro
Guerra Civil
União Soviética
Era Stalin
Era Khrushchov-Brejnev
Estagnação de Brejnev
Corrida espacial
Perestroika e Glasnost
Federação da Rússia
edite esta caixa
Ver artigo principal: Revolução Russa de 1905
O ano de 1905 é considerado o prólogo da Revolução russa. A Rússia czarista acabara de ser derrotada em uma guerra contra o Japão. A derrota abalou a popularidade do czar Nicolau II e a revolta interna que se seguiu serviria de precedente para a revolução de 1917.

[editar] Revolução de 1917
Ver artigo principal: Revolução Russa de 1917
O Partido Operário Social-Democrata, dividido nas correntes Bolchevique e Menchevique (em russo: maioria e minoria respectivamente) iniciou a Revolução Russa em 1917, em duas etapas distintas. A queda do czar ocorreu em fevereiro, sendo instaurada então uma república cuja estrutura de poder desde cedo se dividiu entre um parlamento convencional e sovietes (conselhos populares) que não se reconheciam mutuamente. As tensões assim geradas acarretaram a Revolução de Outubro.

[editar] Guerra Civil
Ver artigo principal: Guerra Civil Russa
Entre 1918 e 1922, logo após a Revolução Bolchevique, teve início a Guerra Civil na Rússia, entre os revolucionários (vermelhos) e os contra-revolucionários (brancos) que apoiavam a volta do czarismo e tiveram o auxílio de tropas estrangeiras de intervenção enviadas por França, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e mais 13 países. Certos exércitos formados por camponeses chegaram a ter 50.000 combatentes armados com o que estivesse ao seu alcance - de armas de fogo até ferramentas utilizadas pra cultivar a terra.

[editar] Governo de Lênin
Ver artigo principal: História da União Soviética e da Rússia Soviética (1917-1927)

Poster propagandístico com a figura de Lenin. A legenda em russo: Lenin viveu, Lenin vive, Lenin viverá!Consolidado o poder revolucionário, o Segundo Congresso dos Sovietes nomeou um governo dos Comissários do Povo, chefiado por Lenin. O problema da paz com a Alemanha levou a primeira reunião de Lenin com a "Oposição de Esquerda", que, confiava na extensão da revolução na Europa, chamado para a conversão das hostilidades com a Alemanha em uma guerra revolucionária. Prevaleceu a posição de Lenin para uma paz imediata, e em 3 de março de 1918, Leon Trotsky assinou o Tratado de Brest-Litovsk. A Rússia perdeu a Finlândia e alguns de seus territórios ocidentais. A estabilização da frente externa permitiu a Trotski, levar o Exército Vermelho, a combater as tentativas de perturbações contrarrevolucionárias das regiões periféricas, encorajadas pelas potências estrangeiras.

Após a derrota da Alemanha, invadiu os territórios cedidos anteriormente e denunciou o Tratado de Brest-Litovsk, mas os Aliados responderam aumentando o auxílio aos contrarrevolucionários e as tropas tchecas, turcas e britânicas colaboraram com os russos brancos e os cossacos com fins de restauração monárquica.


Perdas territoriais assumidas pela União Soviética pelo Tratado de Brest-Litovsk.Em 1920, o Governo de Moscou reconheceu a independência da Estônia, Lituânia, Letônia e Finlândia, e teve que ceder uma parte da Bielorrússia e da Ucrânia à Polônia. Dada a impossibilidade de uma derrota militar do regime soviético, os países capitalistas, decidiram criar um "cordão sanitário", que paralisaria a expansão revolucionária. A situação de guerra civil e do desmantelamento da indústria levou a medidas econômicas do "comunismo de guerra" (de nacionalização de empresas e comércio interno e externo), gerando uma queda dramática na produção agrícola. Para recuperar a economia, Lenin tentou corrigir os desequilíbrios e aliviar a agitação camponesa pela NEP (Nova Política Econômica em março 1921), que temporariamente permitiu a manutenção de certas formas econômicas do capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. Desta forma, o partido comunista russo e o governo dos sovietes pretendiam reconstruir a economia devastada pela invasão estrangeira e pela resistência das classes proprietárias à perda de seus incomensuráveis privilégios. A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros.

Após o IV Congresso dos Sovietes em 1918, quando o Partido Social Democrata (bolchevique) aprovou a denominação Partido Comunista da União Soviética (PCUS), os social-revolucionários e os mencheviques foram expulsos de organizações governamentais e instituiu um rígido centralismo na organização do Partido e na administração dos país. Simultaneamente, uma completa autonomia lingüística e cultural foi concedida a diversas regiões.

Mas o desaparecimento das diferenças políticas externas não impede a existência de diferentes tendências dentro do partido. Canalizada, inicialmente, por Lenin, se aguçaram no momento de sua sucessão (1924).

[editar] Stalin e Trotsky

Trotsky, Lenin e Kamenev no segundo congresso do PCUS (1919).A oposição Stalin-Trotsky ia além de um conflito pessoal pelo poder, refletia em duas concepções diferentes do desenvolvimento do socialismo, que foi resolvido em favor de Stalin, com o apoio de Zinoviev e Kamenev. Marginalizado Trotsky (janeiro de 1925) a construção do "socialismo em um só país", liderado por Stalin exigia a eliminação de adversários da esquerda e da direita, e à existência no Komintern de uma estratégia internacional que seria compatível com os interesses do movimento comunista na União soviética. Após ser derrotado em sua posição, Trotsky foi forçado ao exílio no México, para ser morto em 1940 por Ramon Mercader, um agente hispanosoviético.

[editar] Era Stalin (1927-1953)
Ver artigo principal: Era Stálin (1927-1953)

Stalin em 1942[editar] Economia Planificada e Expurgos
Em 1928, com a aparente estagnação da NEP, a hostilidade da Polônia e o risco de guerra com a Grã-Bretanha [1], Stalin estabeleceu a Gosplan (Comitê Estatal de Planejamento), órgão estatal responsável pela gestão da economia socialista para a industrialização acelerada. Em abril de 1929, o Gosplan lançou dois projetos conjuntos que iniciaram o processo de industrialização do Estado. Baseado em planos anteriores de Trotsky, o Gosplan elaborou o primeiro plano quinquenal ou Piatiletka (1928-1932), que introduziu um planejamento rigoroso, que deu prioridade à indústria pesada sobre bens de consumo. O Estado nacionalizou a maioria das empresas, o lançamento de um programa extensivo para conseguir uma rápida industrialização, enquanto na agricultura se produziu uma coletivização forçada da terra. Os planos qüinqüenais de 1928, que consistiam no planejamento e reestruturação de setores econômicos de cinco em cinco anos. Os dois primeiros planos qüinqüenais tinham dois objetivos: o incentivo à industria pesada (de base e equipamentos) e a coletivização da agricultura, na qual a propriedade privada foi substituída por grandes cooperativas.

Entre conseqüências desse ato contam-se as nacionalizações e a aniquilação física da classe burguesa que a NEP havia recriado, com recurso aos Gulags (campos de trabalho na Sibéria). A geração de eletricidade subiu de 6 para 40 bilhões de KWh, a produção de carvão passou de 30 para 133 milhões de toneladas, a de petróleo, de 11 para 32 milhões. Em 1913, 8 milhões pessoas estudavam em escolas de todos os níveis, em 1938 o número de estudantes passou a 31,5 milhões.

O país deixou de ser uma economia agrária para uma sociedade industrializada, em um tempo relativamente curto, mas houve dificuldades econômicas. A coletivização foi altamente rejeitada pelos kulaks pois o Estado apropriou de suas colheitas, especialmente na Ucrânia, onde provocou-se um genocídio conhecido como "Holodomor", a fim de evitar que os agricultores retessem ilegalmente. Esse conflito, que resultou em uma repressão sistemática do Estado ("deskulakização") no qual se estima que morreram vários milhões de kulaks, tanto em enfrentamentos armados como em campos de concentração. Apesar da forte oposição, em 1936 cerca de 90% da agricultura estava coletivizada, levando a um declínio catastrófico na produtividade do gado, que não recuperou o nível de NEP até 1940.

Para atingir os objetivos propostos, os trabalhadores eram submetidos a jornadas de 16 a 18 horas por dia (sob a ameaça de processo por traição), em condições deploráveis. Estima-se que cerca de 127 000 pessoas morreram entre 1928 e 1932. A produção de ferro fundido, necessária para o desenvolvimento da infra-estrutura industrial não existente, subiu 3,3 a 10 milhões de toneladas anuais. O carvão subiu com sucesso de 35,4 a 75 milhões de toneladas, a produção de ferro aumentou de 5,7 para 19 milhões de toneladas. Baseado em grande parte nesses números, o Plano Qüinqüenal havia sido cumprido em 93,7%, enquanto as partes envolvidas na indústria pesada foram cumpridas em 108%. Stalin declarou que o plano um sucesso para o Comitê Central (dezembro de 1932).

A emulação socialista que acompanhou o desempenho econômico não ocorreu sem um "culto à personalidade" de Stalin - cujos excessos foram denunciados mais tarde - e uma violência brutal contra qualquer oposição aos planos do regime. O apoio ao governo soviético comandado por Stalin era grande, mas não era unânime. Entre os comunistas de outros países, alguns criticavam a forma que Stalin empregara para liquidar a propriedade privada. Segundo estes, o autoritarismo das políticas stalinistas contribuiu muito para a deturpação do conceito criado por Karl Marx, de ditadura do proletariado. A oposição dentro do partido foi relacionada as classes rebeldes e hostis ao socialismo. Acusado de supostos contatos com os emigrados trotskistas e espiões estrangeiros, figuras importantes do Partido (Zinoviev, Kamenev, Bukharin, Rikov e Yagoda) foram julgados no chamado "Processos de Moscou" (1936, 1938 e 1939) e executados. No ano de 1936, o regime de Josef Stalin expulsou ou executou um número considerável de membros do Partido, entre eles muitos dos seus opositores, nos atos que ficaram conhecidos como os Grandes Expurgos, ou as Grandes Purgas visando consolidar seu domínio sobre o aparelho estatal soviético.

Nessa época, a URSS atingiu um desenvolvimento industrial e econômico a tempo para a Segunda Guerra Mundial, a principal recompensa que obteve com esta industrialização a marchas forçadas.

[editar] O Exército Vermelho e a pré-guerra

Assinatura do Pacto Germano-Soviético de não-agressão (Pacto Molotov-Ribbentrop).A guerra contra a Polônia e a Finlândia, completando com a execução ou o exílio de grande parte da hierarquia do Exército Vermelho em expurgos políticos (como no caso do marechal Tukhachevsky), deixou a defesa nacional em um estado terrível. Isto foi detectado por Hitler, mas nem ele nem Stalin pensavam em um confronto imediato.

Hitler escolheu aprofundar-se na Frente Ocidental antes de atacar a União Soviética para evitar uma guerra em duas frentes simultaneamente. Stalin, entretanto, teve que preparar o Exército Vermelho mediante a deslocamentos forçados e o aumento de equipamentos militares, que exigiam um período relativamente longo.

Além disso, Stalin pensava que uma aliança com a Alemanha nazista daria-lhe um caminho livre para retomar antigas terras russas (Estônia, Letônia, Lituânia, Finlândia e Moldávia)

[editar] Grande Guerra Patriótica
De 1941 a 1945, a participação da União Soviética na Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como a Grande Guerra Patriótica, com os soviéticos combatendo contra as forças invasoras da Alemanha Nazista, ao lado dos Aliados ocidentais. Quando a Alemanha nazista invadiu a URSS, os soldados de Adolf Hitler contavam com um grande prestígio devido às vitórias obtidas na frente ocidental e oriental e inicialmente conquistaram vitórias esmagadoras, mas com a união das várias nacionalidades que compõem a URSS e a eficácia das estratégias usadas pelo exército vermelho, o exército alemão foi obrigado a recuar de suas posições até ser derrotado em seu próprio país em 1945. Nesse meio tempo o Exército Vermelho libertou da ocupação nazista vários países do Leste Europeu, contando com a ajuda das forças de resistência internas de cada país. Com a invasão de Berlim, a capital alemã, pelos soviéticos, o ditador nazista, Adolf Hitler cometeu suicídio.

Os resultados da guerra foram desastrosos em perdas humanas e materiais. Na verdade, a URSS foi o país que mais perdeu homens durante a Segunda Guerra Mundial (27 milhões aproximadamente). No entanto, ganhou politicamente (a União Soviética anexou cerca de 500.000 km ² de território e exerceu controle político nas nações libertadas dos nazistas no que seria a sua esfera de influência).

As novas relações com os governos Aliados, que, na Conferência de Teerã (Novembro de 1943) e na Conferência de Potsdam (julho de 1945), concederam uma "zona de influência política" para a URSS, Stalin informou a dissolução do Comintern (Maio de 1943.) A natureza dos regimes socialistas que foram estabelecidos depois da guerra na Europa Oriental pôs fim ao isolamento político e geográfico da URSS.

As novas preocupações das potências ocidentais (capitalistas) foram expostas na "Doutrina Truman" de 12 de abril de 1947, que defendia a necessidade de travar a "expansão soviética", iniciando assim a chamada "Guerra Fria".

[editar] Guerra Fria

Expansão soviética: a mudança da Europa Central e Europa Oriental com a expansão soviética, e a criação do Bloco do Leste após a II Guerra Mundial.Stalin reagiu, instituindo, em outubro do mesmo ano, o Cominform. A ruptura das relações com a Iugoslávia (1948) foi compensada pelo triunfo da Revolução Chinesa (1949), que estendeu para o Leste da Ásia a influência soviética.

O quarto e o quinto Plano Quinquenal continuaram a dar prioridade à indústria pesada e grandes projetos de infraestrutura. O desenvolvimento econômico permitiu à URSS se tornar uma potência nuclear (25 de setembro de 1949), o que quebrou o monopólio nuclear dos EUA.

Depois da morte de Stalin (5 de março de 1953), uma imediata reorganização do Partido e do governo permitiu a condenação do abuso autoritário e a eliminação das lideranças mais comprometidas com o "culto da personalidade". Beria foi fuzilado. Em paralelo, o Soviete Supremo anunciou um aumento na produção de bens de consumo e diminuição da tensão internacional com o armistício da Guerra da Coreia (Julho de 1953).

Os países sob influência soviética em 1955, assinaram o Pacto de Varsóvia, também chamado de Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua. A União Soviética também contribuiu para a reconstrução da Europa, neutralizando o Plano Marshall dos EUA com a criação do Comecon.

O cazaque Geórgiy Malenkov, que sucedeu Stalin, foi destituído do cargo em fevereiro daquele ano. Com Nikita Khrushchev como primeiro-secretário do Partido e Bulganin como primeiro-ministro impôs-se uma política de desenvolvimento soviético. Em 2 de junho, anunciou-se a declaração de amizade recíproca entre a Iugoslávia e a URSS e alguns meses depois, dissolveu-se o Cominform.

[editar] Era Khrushchov-Brejnev (1953-1985)
Ver artigo principal: Era Khrushchov-Brejnev

Nikita Khrushchev (a direita) criou a doutrina da "coexistência pacífica" com o Bloco Ocidental. Nesta foto, se reune com o presidente dos Estados Unidos John Kennedy.[editar] Desestalinização
Ver artigo principal: Degelo de Kruschev
O sucessor de Stalin, Nikita Kruschev, empreendeu uma política de denunciar os abusos do seu antecessor. Durante o XX Congresso em 1956 do Partido Comunista da União Soviética, Kruschev divulgou uma série de crimes de Stalin, renegando a herança do stalinismo, estabelecendo, assim, uma nova postura e criando um novo paradigma para o comunismo internacional denominado coexistência pacífica entre sistemas diferentes (capitalismo e socialismo). A propaganda capitalista se utilizou muito dos argumentos engendrados por Kruschev para fazer frente à URSS.

A explosão da bomba de hidrogênio concedeu mais poderes de persuasão para a União Soviética, que durante a Crise de Suez de novembro de 1956 pode invalidar manobras colonialistas dos governos da Grã-Bretanha e França. No entanto, o progresso da "desestalinização" não foi feito sem perturbações graves, e os acontecimentos de outubro de 1956 na Polônia e, em novembro do mesmo ano na Hungria levaram a intervenção do Exército Vermelho, que terminou com 25-50000 rebeldes húngaros e 7.000 soviéticos mortos.

Khrushchev, em Março de 1958, depois de passar pelo "Grupo Anti-Partido" (Vyacheslav Molotov, Malenkov, Kaganovich), se tornou primeiro-ministro. Suas principais reformas econômicas afetam a agricultura, mas a aragem de terras virgens do Cazaquistão e a descentralização da agricultura não respondem às esperanças. Durante o XXI e o XXII Congresso do PCUS (1959 e 1961 foram renovadas críticas a Stalin e à reabilitação das vítimas do stalinismo, liberando milhões de presos políticos (a população dos Gulags diminuiu de 13 milhões em 1953 para 5 milhões em 1956-1957).

Além disso, a política de "coexistência pacífica" permitiu a redução dos gastos militares e colocou na vanguarda da competição econômica com os países capitalistas. A atitude crítica dos regimes chineses e albaneses para as posições internacionais da União Soviética, agravou após a retirada da base de mísseis balísticos em Cuba (Outubro de 1962) e do Tratado de Moscou (julho de 1963).

[editar] Corrida espacial
Ver artigo principal: Programa espacial soviético
Como resultado da guerra fria, a União Soviética viu-se envolvida em uma corrida pela conquista do espaço contra os EUA. A União Soviética foi a nação que tomou a dianteira na exploração espacial ao enviar o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin. Grande parte dos feitos espaciais da União Soviética devem-se ao talento do engenheiro de foguetes Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético, que convenceu o líder Nikita Khrushchov da importância da conquista do espaço.

[editar] Estabilidade e Estagnação
Ver artigo principal: Estagnação de Brejnev

Leonid Brezhnev en 1973, líder sem novas ideias para impulsionar o regime comunista, é acusado de ser um dos causadores do colapso da URSS.A substituição de Khrushchev por uma troika formada por Leonid Brejnev, primeiro-secretário do Partido, Kosygin, chefe do Governo, e Podgornyj, presidente do Presidium do Soviete Supremo, que substitui Mikoyan (Dezembro de 1965), não impediu a acentuação do conflito ideológico com a China.

No XXIII Congresso do PCUS (março-abril de 1966), que revelou a ausência das representações da China e da Albânia, Brezhnev reconheceu o fracasso parcial do Plano Septenal de 1959-1965 e o oitavo Plano Quinquenal (1966-1970) foram adotadas medidas propostas pelo Liberman destinadas a transformar as unidades de produção em verdadeiras empresas dirigidas e impulsionadas pelas forças de mercado e preços.

Além disso, depois de condenar as políticas imperialistas dos EUA e proclamar o seu apoio ao Vietnã do Norte e a Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul (Viet Cong), Brejnev se pronunciou a favor de um desarmamento global e um pacto de não agressão com a OTAN. A diplomacia soviética atingiu o sucesso em sua mediação no conflito indo-paquistanês de agosto de 1965, que levaram ao acordo de Tashkent (janeiro 1966). Em abril desse ano, Leonid Brezhnev consolidou sua posição para ser reeleito secretário-geral do Partido. A busca pela distensão, um objetivo perseguido pela sugestão soviética de dissolução da OTAN e do Pacto de Varsóvia (Maio de 1966) foi o fator dominante na política externa soviética. Com a eclosão da Guerra dos Seis Dias (junho de 1967), o governo soviético rompeu relações com [Israel] e apoiou fortemente os países árabes.

As tensões criadas pelo desenvolvimento dos acontecimentos na Checoslováquia levaram a invasão do país pelas tropas do Pacto de Varsóvia (agosto de 1968), a ocupação militar foi legalizada por um acordo entre a URSS e a Checoslováquia (maio de 1970.) A ratificação do Tratado de Amizade romeno-soviético (novembro de 1970) impediu as discrepâncias entre os dois países chegassem a um conflito, por outro lado, a reunião Brejnev-Tito (setembro de 1971) resultou parcialmente em um capítulo de desentendimentos com a Iugoslávia.

O aumento da influência soviética na América Latina levou ao estabelecimento de relações com o Peru (fevereiro de 1969), Bolívia (dezembro de 1969) e Venezuela (fevereiro de 1970), a assinatura de um acordo de comércio com o Peru (fevereiro de 1970) e a concessão de um empréstimo para o Uruguai (março de 1969).

A assinatura do Pacto Germano-Soviético de não agressão de agosto de 1970 ajudou a consolidar o status quo europeu. O antagonismo soviético-chinês passou de disputas ideológicas para conflitos armados de fronteira (março de 1969), que não foram resolvidos e, em parte, até o acordo comércial em novembro de 1970.

No interior, os desequilíbrios provocados pela nova orientação econômica e a esclerose do aparato burocrático vieram juntar-se à oposição dos grupos intelectuais. Os limites do "liberalismo" pós-stalinista, como evidenciado pela detenção dos escritores Daniel e Siniavski (Processo de Siniavski-Daniel, 1965), voltaram a se manifestar na expulsão do Prêmio Nobel de Literatura Aleksandr Isaevich Solzhenitsyn em 1970, a União de Escritores Soviéticos (novembro de 1969). Nos anos seguintes, uma vez canalizada a crise interna do campo socialista, após a substituição de Gomulka por Gierek na Polônia, e de Walter Ulbricht por Honecker na Alemanha Oriental, a política soviética foi caracterizada por uma ofensiva diplomática, apoiada pela Ostpolitik de Willy Brandt da República Federal da Alemanha, cujo objetivo principal era o futuro convite para uma Conferência Europeia de Segurança. No Oriente Médio continua a penetração soviética nos países árabes: um acordo político e militar de 15 anos de duração com o Egito (Maio de 1971), acordos comerciais com a Síria (fevereiro de 1972), Líbia (março de 1972) e Iraque (Abril de 1972). Apenas a retirada do embaixador do Sudão na URSS (Agosto de 1971), principalmente a expulsão de conselheiros militares soviéticos no Egito (julho 1972) ameaçavam a influência da União Soviética nessa região do Terceiro Mundo.

A URSS apoiou o Vietnã do Norte e o Vietcong, mas continuou a sua política de convivência e entendimento com os Estados Unidos (Conferência sobre o Desarmamento, a visita de Richard Nixon a Moscou em 1972, acordo de cooperação espacial em agosto de 1972, visitas de Brezhnev aos Estados Unidos em junho de 1973 e Nixon a Moscou em julho de 1974 com a assinatura de um novo acordo de cooperação econômica e à proibição de testes nucleares subterrâneos) e outros países ocidentais. Por outro lado, a visita de Tito a Moscou (junho de 1972) consolidou reconciliação entre os dois países e a concordancia com os problemas do Vietnã e do Oriente Médio e à Conferência sobre a Paz e a Segurança na Europa, promovido pela a URSS. No interior, o período anterior a 1970 foi caracterizado pela magnitude relativa dos conflitos decorrentes de intelectuais dissidentes soviéticos com ressonância internacional em alguns casos, como, por exemplo, Sakharov e Solzhenitsyn. Também houve um ressurgimento do problema da minoria judaica disposta a emigrar para Israel, no qual se chegou a acordo EUA-URSS em Novembro de 1974 e intensificou-se alguns conflitos religiosos, como o colocado pela população católica na Lituânia (maio de 1972), ou nacionalista (reorganização do Partido e órgãos do governo na Ucrânia em junho de 1972.) Em fevereiro de 1976 realizou-se o XXV Congresso do PCUS, que confirmou e reforçou a hegemonia de Brezhnev, que é reforçada pela saída de Podgornyi como presidente do Presidium do Soviete Supremo (Maio de 1977) e assumindo essa posição Brezhnev.

Por outro lado, em outubro de 1977, coincidindo com o sexagésimo aniversário da revolução bolchevique, foi promulgada e entrou em vigor uma nova Constituição, que dava por cumprida e superada a fase da "ditadura do proletariado" na União Soviética e reafirmava o papel de liderança máxima do PCUS na sociedade soviética. Em outubro de 1980, Kosygin renunciou e Tikhonov se tornou o novo primeiro-ministro da URSS. A invasão soviética do Afeganistão (Dezembro de 1979) levou ao desenvolvimento de uma nova etapa de tensão da Guerra Fria entre as duas superpotências, que foi agravada pela implantação de novas bases de mísseis na Europa. No plano interno, a União Soviética intensificou a repressão aos dissidentes e enfrentou uma grave crise econômica em 1980.

[editar] Os Conservadores: Andropov e Chernenko
A morte de Brejnev (Novembro de 1982), Yuri Andropov, chefe da polícia secreta soviética (KGB) de 1967 a 1982, tornou-se secretário-geral do PCUS (Novembro de 1982) e foi designado chefe de Estado em junho de 1983. Andropov propôs mudanças radicais na economia antes do final de 1985, começando um novo Plano Qüinqüenal. Para fazer isso teve que mudar a composição das estruturas de poder, no qual foi parcialmente bem-sucedido, especialmente com a inclusão de líderes no Politburo com menos de 50 anos. No entanto, nem a grave crise sofrida pelo país ou a ofensiva contra a burocracia e a corrupção foram capazes de mudar alguma coisa no funcionamento de um sistema cada vez mais dependente da economia militar.

Internacionalmente, o breve período de governo de Andropov foi marcado pelo fracasso da estratégia preparada para impedir a instalação do primeiro "Euromissiles" na Europa Ocidental (novembro de 1983), levando a retirada imediata soviética das negociações em Genebra sobre os Euro-mísseis.

Com a morte de Andropov (9 de fevereiro de 1984) foi sucedido Konstantin Chernenko, que continuou a política de Brezhnev, que era seu "delfim". Durante seu governo, que também foi breve, se operou a volta da burocracia paralisante e intensificou o anti-semitismo e a repressão de intelectuais dissidentes.

No exterior, o Kremlin se opôs à participação soviética nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, a visita de Honecker à República Federal da Alemanha, a negociar com Washington e qualquer possibilidade de compromisso no conflito no Afeganistão. Essa política isolacionista sofreu uma mudança depois da visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros soviético Andrei Gromiko aos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente Ronald Reagan (setembro de 1984) e o Vice-Primeiro-Ministro, Ivan Arjipov, a China (Dezembro de 1984). O anúncio do presidente Reagan, após sua reeleição em novembro de 1984 para desenvolver novo programa militar chamado Iniciativa Estratégica de Defesa (SDI), conhecido como Guerra nas Estrelas, determinou a União Soviética a regressar à mesa das negociações em Genebra sobre controle dos armamentos (12 de março de 1985).

Já doente desde antes de suceder Yuri Andropov, Chernenko finalmente morreu em 11 de março de 1985.

[editar] Era Gorbatchev (1985-1991)
Ver artigo principal: Era Gorbachev (1985-1991)

O Presidente dos EUA Ronald Reagan e Gorbachev em uma reunião em Genebra (1985 ).Mikhail Gorbatchov foi o último dirigente soviético e o membro mais jovem (52 anos) do Politburo. Assumiu o cargo de secretário-geral da PCUS (Partido Comunista da União Soviética) em março de 1985, substituindo Konstantin Tchernenko, que faleceu naquele ano. O bom relacionamento com os membros do partido e a habilidade política foram fatores que credenciaram Gorbatchov a assumir o posto mais importante na hierarquia administrativa soviética. Defensor de idéias modernizantes, instituiu grandes projetos inovadores ao conservadorismo dos dirigentes: a perestroika (reconstrução econômica), democratizatsiya (democratização), o uskorenie (desenvolvimento econômico) e a glasnost (transparência política).

[editar] Perestroika
A Perestroika, que teve início em 1986, foi concebida para introduzir um novo dinamismo na economia soviética, que passava por sérios problemas. Para que os setores econômicos do país tivessem uma expansão qualitativa e quantitativa, foram introduzidos mecanismos para estimular a livre concorrência (e acabar com o monopólio estatal), desenvolver setores secundários de produção (bens de consumo e serviços não-essenciais) através da iniciativa privada e descentralizar as operações empresariais. No campo, foi estimulado a criação de cooperativas por grupos familiares e arrendamento de terras estatais. A proposta também foi incentivar empresas estrangeiras a atuarem no país.

[editar] Glasnost
Na área política e social, a Glasnost pretendeu colocar novos paradigmas no modo de vida soviético. Para que a União Soviética tivesse um desenvolvimento forte e profícuo, era necessário colocar uma nova mentalidade em todos os segmentos da sociedade. Assim, a proposta foi de acabar com a burocracia política, combater a corrupção e introduzir a democracia em todos os níveis de participação política. A glasnost também libertou dissidentes políticos e permitiu a liberdade de imprensa e expressão.

[editar] Colapso da União Soviética
Ver artigo principal: Colapso da União Soviética
Quando em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o poder na URSS, enfrentou o caos. A superpotência que detinha uma capacidade nuclear suficiente para destruir a vida no planeta várias vezes encontrava-se à beira do abismo. Os problemas eram tantos e em tantos setores, que desde o início o mais jovem líder da URSS implementou reformas.

As reformas não significavam que o socialismo havia dado errado, ou que o capitalismo havia vencido. As mudanças de ordem estrutural propostas por Gorbatchev visavam à modernização do país, mas para isso seria necessário o desenvolvimento real dos problemas, apartado da maquiagem da burocracia, solidificada, no país, sob o contexto de defesa dos interesses do povo, no contexto da Guerra Fria.

Uma tentativa de se aplicar a planificação estatal na solução desses problemas certamente fracassaria, pois havia muito a população amargava uma queda em seu precário padrão de consumo.

Exigir sacrifícios, e eles seriam necessários, da população já demasiadamente sofrida e incrédula na ação do Estado seria como acender o estopim do caos político que eclodiriam ou num conflito interno sem precedentes, ou na volta da linha dura.

Com a crise emergente da URSS, os países comunistas entraram em grave declínio. Dois grandes marcos da crise soviética foram percebidos na Europa: o colapso da Cortina de Ferro e a Queda do Muro de Berlim. O colapso do Leste europeu, a chamada Cortina de Ferro, se iniciou na Polônia com o movimento "Solidariedade", liderado por Lech Walesa, e se espalhou por todos os países comunistas europeus. Já a Queda do Muro de Berlim foi o grande símbolo da crise socialista; o fim da divisão de Berlim e a reunificação alemã representaram o fim do socialismo na Europa e início do dominio total do capitalismo.

Um dos primeiros frutos da nova política foi o fim do exílio de Andrei Sakharov (dezembro de 1986), seguido de uma anistia que libertou todos os prisioneiros de consciência (Fevereiro de 1987) e a reabilitação das vítimas dos expurgos de Stalin (Nicolai Bukharin, entre outros).

Na arena internacional, Gorbachev iniciou conversações sobre desarmamento com presidente dos EUA, Ronald Reagan (novembro de 1985), culminando com a assinatura de um acordo para a eliminação de mísseis nucleares de alcance intermédio na Europa (dezembro de 1987). A XIX Conferência do PCUS (Julho de 1988) adotou um programa de reformas políticas que resultou em várias alterações à Constituição (dezembro de 1988) e na eleição pela primeira vez com múltiplas candidaturas em um Congresso de Deputados do Povo, o órgão máximo de governo (26 de março de 1989). O resultado da eleição mostrou a radicalização popular e a perda irreversível da autoridade do PCUS.

A violência interétnica tornou-se endêmica na Armênia e no Azerbaijão, por causa da disputa sobre a região Nagorno-Karabakh (Guerra de Nagorno-Karabakh), e intensificaram na Geórgia por causa da intervenção militar contra os manifestantes em Tbilisi (Abril de 1989). A agitação nacionalista levou a um estado de crise, quando a Lituânia declarou independência (11 de março de 1990), a decisão suspensa em junho, devido ao bloqueio econômico decretado por Moscou.

Após a queda do Muro de Berlim e o colapso dos regimes comunistas na Europa Oriental, Gorbachev lançou uma nova ofensiva de reforma. O Congresso dos Deputados do Povo votaram outra emenda constitucional para abolir o monopólio político do PCUS, estabelecendo um sistema presidencialista e elegeu o próprio Gorbachev para o cargo de presidente da URSS (15 de março de 1990). As eleições republicanas e autárquicas (fevereiro a maio) constituiram um exito para os radicais, Boris Yeltsin é eleito presidente da Federação Russa.

O XXVIII Congresso do PCUS (julho de 1990), que reelegeu Gorbachev como Secretário Geral, não conseguiu parar Yeltsin e outros líderes radicais abandonaram o partido. Para enfrentar a crise nacional, Gorbachev propôs um novo Tratado de União, que foi aprovado pelo Congresso dos Deputados do Povo e ratificado por referendo (17 de março de 1991) em nove das quinze repúblicas, enquanto as três repúblicas bálticas, Letônia, Lituânia e Estônia, durante a chamada Revolução Cantada, organizaram consultas eleitorais em seus respectivos territórios para reafirmar seu desejo de independência. O tratado soviético-americano para reduzir armas nucleares estratégicas (START), assinado em Moscou por ocasião da visita do presidente George H. W. Bush (31 de julho de 1991) agravou as tensões no aparato do PCUS e do complexo militar-industrial.

Em 18 de agosto, quando se encontrava de férias na Crimeia, Gorbachev foi confinado em sua residência e declarado "incapaz de assumir suas funções por motivos de saúde" em um golpe de Estado planejado pelos conservadores do aparato, a KGB e alguns chefes militares. Gennady Yanaev, vice-presidente da URSS, assumiu interinamente a presidência, e uma liderança coletiva composta por oito pessoas, declarou estado de emergência, o restabelecimento da censura e emitiu uma proclamação justificando o golpe. A resistência foi liderada desde o início por Boris Yeltsin, que, a partir do Parlamento russo, chamado para a desobediência civil e a greve geral. A crescente oposição em Moscou e Leningrado, a condenação internacional e a deserção de algumas unidades militares, que passaram a obedecer a Yeltsin, dividiu e paralisou os golpistas. O golpe de Estado foi abortado em 21 de agosto, quando os membros da Comissão do Estado foram dispersados antes de serem presos. Gorbachev liberado, retornou a Moscou e fortemente apoiou e incentivou mudanças radicais que a nova situação exigia.

As atividades do PCUS foram declaradas ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (29 de agosto), foram dissolvidos os órgãos centrais e abriu-se um novo período constituinte. Em 6 de setembro de 1991, o Conselho de Estado reconheceu a independência da Estônia, Letônia e Lituânia. Nos meses que se seguiram, sucessivas proclamações de independência das repúblicas e o colapso econômico aceleraram a perda de autoridade política de Gorbachev, que falhou na tentativa de concluir o Tratado que deveria conduzir a uma União de Estados soberanos para substituir a antiga organização do Estado.

Em 8 de dezembro de 1991, as três repúblicas eslavas, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia formaram a Comunidade de Estados Independentes (CEI), aberta para o resto das repúblicas que acabou, na prática, pondo fim ao estado soviético. No dia 21 de dezembro, 11 das 15 repúblicas soviéticas, em Alma Ata, capital do Casaquistão, endossaram a CEI, decretando o fim da União Soviética. Gorbatchov governou sem apoio durante mais quatro dias e em 25 de Dezembro de 1991, renunciou e declarou que a União Soviética deixaria de existir oficialmente em 31 de dezembro de 1991; a atual Federação Russa assumiu no plano internacional os compromissos e a representação do estado desaparecido, tornando-se a legítima sucessora da URSS. Todas as repúblicas que formavam a URSS foram reconhecidas internacionalmente como estados independentes.

[editar] O Fim da URSS
Ver artigo principal: Dissolução da União Soviética

Divisões administrativas da União Soviética imediatamente antes de seu desaparecimento (1989).A Dissolução da União Soviética resultou no fim do socialismo real e na indepêndencia de 15 repúblicas soviéticas:

Rússia,
Ucrânia,
Moldova,
Bielorrúsia,
Estônia,
Letônia,
Lituânia,
Geórgia,
Armênia,
Azerbaijão,
Casaquistão,
Turcomenistão,
Quirguistão,
Usbequistão e
Tajiquistão.
No Leste Europeu, os países socialistas, como a: Polônia, Tchecoslováquia, Romênia, Hungria, Iugoslávia, Albânia, Bulgária e Alemanha Oriental, foram gradativamente declarando a independência do partido socialista e todos tornaram-se capitalistas e de governos democráticos (exceto na Iugoslávia onde houve guerra civil e separatista). A Tchecoslováquia se separou de forma amigável.

Referências
↑ Haslam, Jonathan: Stalin and the German Invasion of Russian 1941: A Failure of Reasons of State?, International Affairs, Vol. 76:1 ( 2000)
[editar] Ligações Externas
Ieltsin protagonizou o final do regime socialista na Rússia
URSS Formação e Queda de um Império
O Fim da União Soviética
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica"
Categorias: História da União Soviética e Rússia Soviética | História da Rússia
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Български Česky Deutsch English Español Euskara فارسی Suomi Galego עברית Magyar 한국어 Lietuvių Bahasa Melayu Română Русский Svenska Türkçe Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 22h20min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas