sábado, 29 de janeiro de 2011

8361 - QUEDA DO MURO DE BERLIM

obviousInícioArtes & IdeiasArquiteturaTecnologiaDesignFotografiaMúsicaCinemaMotoresRecortesGaleria in english
A queda do muro de Berlimpublicado em recortes por diana guerra em 9 nov 2009 | 21 comentários
Faz hoje 20 anos que o muro de Berlim ruiu. A 9 de Novembro de 1989 as duas partes da cidade alemã reuniam-se pela primeira vez em 28 anos para nunca mais voltarem a ser separadas. A cortina de ferro levantou-se e o mundo inteiro assistiu pela televisão ao último grande evento histórico do século XX, que simbolizou a queda do regime soviético e a entrada da Europa numa nova era.



Há 20 anos a Alemanha vivia uma realidade completamente diferente. Uma realidade que nem todos conhecemos hoje em dia mas que muitos ainda se lembram de cor: a Guerra Fria, o mundo dividido em dois pela oposição entre capitalismo e comunismo emblematicamente representado pela expressão "cortina de ferro" usada por Churchill que haveria de se tornar tristemente célebre. O epicentro deste antagonismo residia em Berlim, no muro de 66,5 km de comprimento com fortificações, gradeamento metálico e 302 torres de vigia.

O dia 9 de Novembro de 1989 é assinalado como o símbolo desta mudança – da queda do muro de Berlim e de toda a URSS. Era o início do fim que já vinha sendo anunciado há mais de dois anos, mas que ainda havia de durar mais dois, até que em Dezembro de 1991 Mikhail Gorbatchev anunciasse o fim da URSS.


Construção do muro, 1961

No entanto, este dia poderia nunca ter acontecido. Ou ter acontecido de forma completamente diferente. Ao longo de todo o ano de 1989 houve uma fuga em massa para a Europa Ocidental de alemães de Leste, através da Hungria, já que este país tinha eliminado as fronteiras físicas com a Áustria. Em Setembro gritava-se nas ruas de Berlim Oriental “Wir wollen raus”, como quem diz “queremos sair” e no início de Novembro os protestos em Berlim leste já contavam com um milhão de pessoas.

Numa tentativa de aligeirar tensões, o governo da República Democrática Alemã decidiu, a 9 de Novembro, permitir a saída dos refugiados para a parte ocidental do país, incluindo Berlim. A medida deveria tomar efeito a 17 do mesmo mês. Contudo, o porta-voz que anunciou a nova medida não sabia de todos os factos: quando lhe perguntaram no final da conferência quando é que a nova regulação seria posta em prática, ele respondeu “imediatamente”.


Vítimas de tentativas de travessia não autorizadas

Depois disto, o tumulto. A declaração foi também noticiada do outro lado do mundo e centenas de alemães – de um lado e de outro – reuniram-se junto ao muro, exigindo a abertura das portas. Os guardas, que não tinham sido notificados, foram obrigados a deixá-los passar, não recorrendo à violência. O muro não caiu literalmente nesse dia, mas nos dias que se seguiram cidadãos de ambos os lados ajudaram à destruição das fronteiras que durante tantos anos os tinham apartado.

A cidade de Berlim celebra o 20º aniversário da queda do muro com o “Festival of Freedom”, no qual se vai derrubar um muro de dominós, colocado ao longo da cidade, onde 20 anos antes se encontrava o original. Existe ainda um projecto internacional comemorativo, que consiste em enviar 20 tijolos de Berlim para diversos pontos no mundo onde ainda subsistem problemas de fronteiras para que os artistas locais se expressem neles.









Share14 Sobre a autora: diana guerra é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias. Saiba como fazer parte do obvious. Artigos relacionados
crianças da guerra - as fileiras de estaline
olhar de pássaro - a russia como nunca vista
Sputnik: foi há 50 anos
Os arquitectos judeus na Alemanha nazi
21 comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Ale Freitag
novembro de 2009
Muito emocionante.
Meu filho nasceu neste ano. Estudei a vida em colégio alemão.
Minha família tem muitas histórias....
Fugas. Campos de concentração.
.....
Tchüs
Antonio Caldeira
novembro de 2009
Este foi para mim, a par com o nascimento da minha filha, um dos momentos mais bonitos do Século XX e da minha vida.
Pena tenho eu que apesar do povo então ter tido a coragem de derrubar esse muro contra-natura, hoje estejam a ser construídos muitos outros, quiçá mais abjectos e que contribuem decisivamente para dividir os vários povos do nosso planeta.
Entretanto caiu o "comunismo", o papão de então, para dar lugar a um outro, igualmente criado de forma artificial, chamado terrorismo.
A estratégia do medo tem servido para paulatinamente serem retirados direitos às diversas populações dos vários países, que levaram gerações a conquistar.
Andará toda a gente a dormir?
Acham mesmo que é com câmaras de vigilância, chips de matrícula, segregação nas fronteiras e outras formas de separação individual que vamos construir um mundo melhor?
Giovana
novembro de 2009
MInha avó tinha tanta vergonha de ser Alemã que não ensinou este idioma a nenhum de seus filhos. Eu particularmente acho que este muro demorou muito a cair !
Maria Teresa
novembro de 2009
Muito pouca gente se lembra do que isto era sobretudo nas gerações mais novas. Mesmo assim perdeu-se o conhecimento da origem do muro. Alguém se lembra ainda?
Filipe
novembro de 2009
Tenho um bocado de pedra do muro
Chico
novembro de 2009
A queda desse muro representou tb a queda de uma ideologia. As ilusões do comunismo morreram aí. O que surgiu depois terá sido melhor? Duvido.
Rute Araújo
novembro de 2009
Infelizmente existem mtos muros de berlim na n/ sociedade que precisam de deixar de existir...
Nina Maia
novembro de 2009
foram imagens bem marcantes...emocinantes e felizes, ver todos unidos em busca de um bem comum....o direito de ir vir...parabéns!!!!!
Elisabete Baptista
novembro de 2009
A prova de que afinal o ser humano é dotado de inteligência e sensibilidade.
Dinheiro Legal
novembro de 2009
Que bom se o mundo tivesse aprendido essa lição!
Renata Fern
novembro de 2009
Quando o homem quer, não há muro que impeça nada.

Boa blogada!
paols
novembro de 2009
Mas não aprendeu nada e avançamos para que realidade? ......desigualdade e um crescente do salve-se quem puder, muita gente neste momento a passar fome sem dinheiro para alimentar os seus filhos .A corda não estica mais .....vai partir .
Antonio Pinto
novembro de 2009
Lembro-me perfeitamente desse dia. Apesar de não me dizer directamente respeito fiquei maravilhado por poder presenciar um acontecimento com tanto significado histórico.
A queda do muro significou muito mais do que a queda do comunismo, o que na minha opinião foi apenas um efeito colateral, representou a vontade do povo em banir barreiras artificiais que lhe foram impostas e os separavam dos seus irmãos.
Vinte anos volvidos, sem que a maioria das pessoas se apercebesse, foram construídas muitas outras barreiras que apesar de invisíveis, muito têm contribuído para voltar a afastar as pessoas.
Apesar de muitos continuarem a insistir nas velhas dicotomias esquerda versus direita, e levantarem bem alto as diversas bandeiras dos antigos e variados "ismos" a verdade é que impera um ditadura bem mais insidiosa e não menos perniciosa.
O maldito capitalismo travestido de liberalismo económico.
Não, não sou contra o liberalismo económico mas para ele seja legítimo é necessário acautelar uma base de desenvovimento sócio-económico que ponha mais ou menos no mesmo patamar as várias nações deste nosso mundo.
Enquanto isso não acontece o pretenso liberalismo económico só serve para dar acesso aos grandes grupos económicos, os verdadeiros senhores da guerra, aos recurso que a Natureza distribuiu de forma aleatória pelo nosso planeta.
O que vemos hoje?
A solidariedade é uma palavra vazia que virou moda e o terror tem sido servido de bandeja aos vários povos do mundo como
forma de legitimar a retirada de regalias individuais aos cidadãos. Só assim se compreende que seja promulgadas leis supostamente anti-terrorismo que mais não sevem do que para subjugar através do medo os povos das diversas nações.
Só tenho uma filha mas tenho diversos sobrinhos e vejo com uma enorme apreensão o mundo que vamos legar aos nossos descentes.
Enquanto assistirmos com indiferença às mudanças que nos vão sendo impostas, sem ver para além do óbvio, vamos estar a contribuir para o cavar de um fosso entre as pessoas que não augura nada de bom...

Peter Zimmermann
novembro de 2009
Olá

Fico feliz em saber que muitos não esquecem este dia e é importante que ensinemos sobre ele, a fim de que não seja esquecido.
Caiu por ter sido erguido, e ambos os fatos merecem atenção. Existem, hoje, muitos, e vergonhosos, tipos de muros, mas todos um dia cairão como o de Berlin, que parecia indestrutível.
Indestrutível ? Que nada !!!! A vontade humana pelo desejo de Liberdade, esta sim, é indestrutível e sempre vencedora. Se não há impérios eternos o que dizer dos muros....
Infelizmente não conheci o muro nem pude vê-lo tombar, apenas pela TV, mas dividi a emoção de milhões que não aceitam a opressão.
Fiquei surpreso, duvidei, não entendi, o muro eterno tinha tombado !!!!
A queda será um ícone superior ao da sua cosntrução.
Meu filho também nasceu neste ano.

Um grande abraço a todos
Peter Zimmermann
Fernanda
novembro de 2009
Eu tinha 12 anos em 89, me lembro muito bem. Eu não entendia muita coisa, pois não fazia sentido uma cidade dividida. Até conheci uma alemã que fez intercâmbio que estava separada da família por causa do muro.

Lembro das imagens das pessoas comemorando nas ruas. Me emocionei vendo os muros do dominó caindo ontem.
Eduardo Barros
novembro de 2009
Um marco histórico e político de grande peso simbólico. Momento que inspirou um suspiro de esperança. Porém a realidade não nos deixa esquecer a estupidez dos estados nacionais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_fronteiri%C3%A7o_Estados_Unidos-M%C3%A9xico

http://www.espacoacademico.com.br/030/30ip_storch.htm
camylla siqueira
novembro de 2009
esse site é muito bom, me ajudou a aprender varias coisas tanto da grerra fria como saber mais um pouco sobre a queda do muro de Berlin.
na moral esse assunto é muito massa ...
Marlon
janeiro de 2010
Eu achei muito lindo e emocionante a queda deste muro, mas vale a pena lembra que quem construiu ele foram os próprios Alemães!

Ana Paula
abril de 2010
nossa muito emocionante !!!!!!!

Emanuel
outubro de 2010
curiosidade apenas... é possível distinguir, na terceira foto a preto e branco, o pedaço de muro e pelo menos uma pessoa que aparece na foto da capa da revista TIME.

Excelente blogada. Era ainda novo nesse dia, mas tenho algumas memórias das notícias que povoavam os media nesse momento histórico ímpar. Tenho tb um pedaço desse famoso muro.
Amanda Bastos
novembro de 2010
Bah ameei muito bom !!!
Espero que eu tire uma nota boa no meu trabalho de história!!!
VALEU Bjõs
Deixe-nos o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão apagados.

Nome (obrigatório) E-mail (obrigatório) Website Receber as respostas ao meu comentário por e-mail
Artigos Mais Comentados
Ciência também é arte - tomografias de Kai-Hung Fung
Comer, Rezar, Amar: três verbos para se encontrar a si mesmo
Ben Heine: lápis vs. fotografia
onde almoçar no carnaval?
siga o obvious
RSS feed
15,030 leitores newsletter
15,721 subscrições twitter
16,487 seguidores facebook
32,733 fãs Tumblr2,965 seguidores Mais Populares
Poseidon Mystery Island - hotel subaquático
o mundo pelos olhos de deus – fotografia timeLapse
Theremin, A Música Etérea dos Deuses
Shunga - desenhos eróticos japoneses
Moscovo em miniatura
Galeria
Afinidades
Yahoo! Posts Revista Bula mais afinidades obvious
O obvious é um espaço de tudo e de nada; de coisas importantes aparentemente sem importância; de coisas intemporais; de coisas que gostamos. Arte, arquitectura, música, fotografia, cinema, design ou qualquer outro assunto...
faça parte do obvious
colaboradores
anunciantes
contacto
licenciamento
Categorias
artes & ideias
arquitectura
tecnologia
design
fotografia
música
cinema
motores
recortes
galeria
Arquivo
2011 jan
2010 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2009 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2008 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2007 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2006 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2005 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2004 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
2003 nov dez

© obviousmag 2003, todos os direitos reservados




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas