sábado, 29 de janeiro de 2011

8363 - QUEDA DO MURO DE BERLIM

Globo.com
Globo.com
notícias esportes entretenimento vídeos Formul�rio de Buscabuscar no g1no googlena globo.comno shopping central globo.com assine a globo.com todos os sites / 20 anos da queda do muro de berlim / AlemanhaCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo

06/11/09 - 13h08 - Atualizado em 06/11/09 - 13h25

Queda do Muro de Berlim trouxe desenvolvimento, mas também terrorismo
Guerra Fria impedia crescimento da al-Qaeda, dizem historiadores ao G1.
Desenvolvimento do Brasil também é fruto da queda do muro, dizem.

Daniel Buarque
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+



Foto: AFP Montagem mostra prédio do Reichstag (parlamento) em Berlim em 1989 (em cima) e em 2009. (Foto: AFP)A Alemanha e o mundo estão em festa neste mês, comemorando o vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim. Apontado como o símbolo da repressão sofrida pela população sob o domínio soviético, o muro ruiu em 1989 como consequência da ação dos movimentos sociais.

Apesar de ser verdade que o mundo todo avançou de forma impressionante nas duas últimas décadas nas áreas política, econômica, social e tecnológica, o fim da separação das Alemanhas, símbolo do encerramento da Guerra Fria, também representou mudanças ruins para o planeta, dando margem ao surgimento de redes globais de terrorismo que, na época da Guerra Fria, seriam impensáveis.



Leia também: G1 conta a história do Muro de Berlim

Duas décadas já seriam suficientes para que o mundo tivesse passado por muitas mudanças desde a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989. O que esse evento isolado significou, entretanto, foi que o planeta deixou de lado a polarização entre comunismo e capitalismo que vivia durante a Guerra Fria, esquecendo o risco eminente de destruição global por uma guerra nuclear e encarando uma nova realidade em que “tudo é possível”, segundo historiadores ouvidos pelo G1.

“A Guerra Fria era uma força muito conservadora para o mundo”, explicou, por telefone, o pesquisador britânico Frederick Taylor, autor de “Muro de Berlim”, uma das obras mais completas sobre o assunto. “Depois que o murou caiu, o ‘gelo derreteu’ revelando coisas belas, mas também carcaças monstruosas que estavam escondidas e existem claramente no mundo atual. O fim da Guerra Fria representou por um lado o surgimento de Nelson Mandela e o fim do apartheid na África do Sul, mas por outro lado fez surgir Osama bin Laden e a al-Qaeda.”






O terrorismo da al-Qaeda, de certa forma, explicou, é um reflexo do fim da Guerra Fria. “Durante o conflito entre capitalismo e comunismo, não haveria espaço para que nada deste tipo se espalhasse. As grandes potências da época controlariam o crescimento de qualquer movimento mais radical, que não chegaria à força de Bin Laden”, disse.

Segundo Taylor, durante a Guerra Fria, União Soviética e Estados Unidos se ameaçavam o tempo todo e tinham suas áreas de proteção geopolítica, mas os dois mantinham a ordem global, evitando a destruição mútua que sabiam ser possível, e deixando o mundo em uma certa ordem estabelecida. Atualmente, isso não existe mais, e qualquer coisa é possível. “Ninguém é capaz de controlar todo o mundo, e tudo pode acontecer. A queda do muro faz com que tudo seja possível, o bom e o ruim.”

saiba mais
‘Para mim, essa barreira não existiu’, diz jovem de geração pós-Muro de Berlim Veja vídeos da queda do Muro de Berlim Criativas ou dramáticas, fugas marcaram os anos da Alemanha dividida Veja animação que reconstrói virtualmente o Muro de Berlim Conheça filmes, livros e músicas sobre a Queda do Muro de Berlim Veja os fatos mais importantes ocorridos no mundo quando o muro existia Museu da Stasi traz o lado mais sombrio da polícia secreta na Alemanha Oriental
--------------------------------------------------------------------------------
O historiador norte-americano Jeffrey Engel vai mais longe em sua análise dos efeitos negativos do fim da Guerra Fria. Segundo ele, o conflito ofuscava todos os outros problemas internacionais e regionais e evitava que guerras se consolidassem de forma global. “Com o fim do confronto entre EUA e URSS, estes movimentos tiveram espaço para entrar em ebulição, criando tensão internacional, permitindo a globalização do terrorismo”, disse, em entrevista por telefone.

Durante a Guerra Fria, explicou o autor de “The Fall of the Berlin Wall” (A queda do Muro de Berlim, sem edição em português), sobre o legado revolucionário daquele ano, seria impensável qualquer conflito independente da Guerra Fria e mesmo qualquer ação norte-americana contra o terror no Oriente Médio. “Na primeira Guerra do Golfo, por exemplo, foi preciso que os russos permitissem a ação da coalizão liderada pelos EUA no Oriente Médio, região onde eles tinham muita força durante a guerra fria”, disse, lembrando ainda que eram os soviéticos que se envolviam em ações no Afeganistão até a dissolução do país comunista.



Desenvolvimento no Brasil

Entre os efeitos positivos do fim da Guerra Fria, os historiadores apontam para o Brasil como um exemplo marcante. Em 1989, quando caiu o muro e o bloco soviético, o Brasil elegia um presidente de forma direta pela primeira vez desde 1961 (mesmo ano em que o muro foi erguido), uma nova Constituição havia sido promulgada um ano antes, e o país, que saía de 20 anos de ditadura, entrava numa nova era social econômica e política.

“O fim da Guerra Fria fez com que o Brasil conseguisse se tornar mais autosuficiente, se desenvolver de forma independente tanto na política quanto na economia. Enquanto existia o muro isso talvez não fosse possível, pois a preocupação com a influência soviética faria com que os Estados Unidos não permitissem que o Brasil fizesse nada sozinho”, disse o historiador inglês.

Segundo Engel, que é professor na Universidade do Texas A&M, todos os acontecimentos globais, mesmo os do Brasil, até 1989, podem ser vistos como reflexo do conflito entre capitalismo e comunismo. “A Guerra Fria influenciou todos os acontecimentos no mundo entre 1945 e 1991. É impossível entender qualquer desenvolvimento internacional no período sem pensar no confronto entre EUA e URSS. A liberalização no Brasil se deu após o fim da guerra fria, e isso aconteceu em vários outros países, pois seriam impossíveis em um mundo dividido como era.”

Considerando que o capitalismo “venceu” a disputa com o comunismo, mas que ainda enfrenta problemas internos, perceptíveis em crises como a recessão vivida atualmente em muitos países, Taylor diz que Brasil, assim como no Chile e na Argentina, criaram um modelo de capitalismo com preocupação social que pode ir além da já tradicional social-democracia europeia e que podem ser o futuro deste sistema econômico.

“Os exemplos de Brasil, Chile e talvez da Argentina são muito mais interessantes como propostas de projetos que conseguem aliar o desenvolvimento capitalista com um pensamento voltado para o lado social, de apoio a populações mais pobres. A própria Alemanha desenvolveu uma forma de capitalismo social que não precisa seguir exatamente o modelo americano de capitalismo totalmente livre, mas algo mais humano e igualitário. O modelo sul-americano me parece um dos mais prósperos na atualidade.”











Leia mais notícias sobre os 20 anos da queda do Muro de Berlim



Leia mais notícias de Mundo

Links Patrocinados
PeixeUrbano: 50 a 98% OFF
As Melhores Ofertas da Cidade c/ no Min 50% OFF. Cadastre-se em 5 seg!

PeixeUrbano.com.br/Cadastre-se

Versão para impressão

Enviar para amigo

Compartilhar

Receber pelo celular

Assinar newsletter

Entre em contato
Enviar para amigo
Há problemas com o preenchimento do formulário.
A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.


Há problemas com o preenchimento do formulário.
Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.

Sucesso!
Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.
Formulário de envio para amigoSeu nome
Seu e-mail
Enviar para

separar os emails por vírgulas
Comentário para seu amigo

limitado em 600 caracteres
preencha o campo abaixo com o texto da imagem


--------------------------------------------------------------------------------

Adicionar a favoritos delicious yahoo my web google bookmarks stumbleupon digg windows live reddit histórico de Alemanha
» leia todas as notícias de Alemanha

--------------------------------------------------------------------------------

publicidade


/ plantão SEX, 7/1/2011
13h33 | Amazonia

Índios suruí apostam no mercado de carbono para conservar sua terra em RO
TER, 4/1/2011
20h08 | Amazonia

Filhote de peixe-boi sem a mãe é resgatado no Amazonas
12h48 | Amazonia

Expedição faz levantamento inédito do Parque da Serra do Pardo, no Pará
» todas as notícias

--------------------------------------------------------------------------------

/ primeira página
Liminar da Justiça Federal suspende leilão de Belo MonteSe Irã fizer armas nucleares, terá que arcar, diz LulaRacing x CorinthiansChuva mata dois e deixa 18 cidades em emergência na BahiaMortos no ano por terremotos somam mais de 223 mil » primeira página


--------------------------------------------------------------------------------
editorias
Primeira Página Blogs e Colunas Brasil Carros Ciência e Saúde Cinema Concursos e Emprego Economia e Negócios Esporte Mundo Música Planeta Bizarro Política Pop & Arte Rio de Janeiro São Paulo Tecnologia e Games VC no G1 Vestibular e Educação Vídeos Todas as notícias
--------------------------------------------------------------------------------

G1 especiais
Carnaval 2011 Virada de Ano Mais especiais
--------------------------------------------------------------------------------

serviços
Guia Cultural RJ Guia Cultural SP Downloads Indicadores financeiros G1 no seu celular Newsletter RSS Previsão do tempo Trânsito e Rotas Fale Conosco tv globo
Jornal Nacional Jornal da Globo Jornal Hoje Bom Dia Brasil Fantástico Acesso rápido à links sobre tv globomais programasGlobo RuralGlobo RepórterAçãoPEGN TVSPTVRJTVMGTVDFTVProfissão Repórter

--------------------------------------------------------------------------------

globo news
Em Cima da Hora Conta Corrente Jornal das Dez Acesso rápido à links sobre globo newsmais programasAlmanaqueArquivo NCidades e SoluçõesEntre AspasEspaço AbertoEstúdio iFatos e VersõesGlobo News DocumentoGlobo News EspecialGlobo News PainelMilênioMundo S/APelo MundoSarauSem FronteirasStarteVia Brasil

--------------------------------------------------------------------------------

outras mídias
Acesso rápido à links sobre outras mídiasjornais e revistasO GloboExtraÉpocaÉpoca NegóciosGalileuGlobo RuralRevista PEGNAutoesporteRevista CrescerrádiosCBNGlobo AMGlobo Rádio

--------------------------------------------------------------------------------

classificados
Carros e Motos
Imóveis
Empregos
todos os sites da globo.com

--------------------------------------------------------------------------------
globo.com | notícias | esportes | entretenimento | vídeos
--------------------------------------------------------------------------------
Formulário de Buscabuscar no g1no googlena globo.comno shopping
--------------------------------------------------------------------------------
central globo.com | assine a globo.com | todos os sites | meus dados | anuncie na globo.com
--------------------------------------------------------------------------------

2000-2011 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade


COPY6RIGHT GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas