sábado, 29 de janeiro de 2011

8335 - FIM DO SOCIALISMO RUSSO

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Rodrigo Membro desde:
01 de agosto de 2008
Total de pontos:
90 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

O fim do socialismo na união soviética?
Me falem sobre O fim do socialismo na união soviética... Obrigado
1 ano atrás Denuncie by Adilson Cção. Montoro
Membro desde:
22 de maio de 2009
Total de pontos:
105.482 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
( ?? ) - O Fim da União Soviética

Em 1991, em meio a uma grave crise do que se passou a chamar “socialismo real”, a União Soviética deixava oficialmente de existir. Era mais um fato de uma época de mudanças radicais – queda do Muro de Berlim, reunificação da Alemanha, queda dos regimes de esquerda do Leste Europeu etc.
A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foi considerada por muitos, durante décadas, a utopia operária, um país onde a classe trabalhadora governava em condições dignas de vida. Para outros, entretanto, a União Soviética foi um pesadelo de autoritarismo e opressão, a "maior inimiga do Ocidente".

Criado em 1922, o novo país teria, pela primeira vez na história, a aplicação da teoria socialista, onde um estado forte, governado pela classe proletária, controlaria toda a economia e se responsabiliza pela distribuição igualitária da riqueza entre toda a população.O país foi criado depois da revolução de 1917, na Rússia, em que os bolcheviques, liderados por Lênin e profundamente influenciados pelas idéias do filósofo alemão Karl Marx, iriam estabelecer um governo em que a propriedade privada dos meios de produção deixaria de existir.

Lênin tentou colocar em prática as idéias de Marx, formulando soluções práticas para a implantação do novo sistema econômico.

Lênin morreu em 1924 e foi substituído por Josef Stalin. Seguiram-se anos difíceis para o novo país. Stalin centralizou o poder em suas mãos, determinou a coletivização das fazendas e baniu milhares de pessoas para a Sibéria.

O novo líder levaria a União Soviética a participar da Segunda Guerra Mundial, durante a qual o exército vermelho ocupou e anexou os países bálticos.
Ao final da guerra, o mundo ficou dividido em duas regiões de influência geopolítica: uma, a Oeste, dominada pelos Estados Unidos; e o Leste, do outro, onde boa parte dos países era influenciada, direta ou indiretamente, por Moscou.

Stalin apostou no desenvolvimento do culto à sua própria personalidade, como forma de garantir a adoração popular. Quando de sua morte em 1953, a URSS era uma potência, com extraordinário desenvolvimento social e econômico. Os crimes de Stálin foram denunciados pelo próprio líder soviético Nikita Khuchev e abalaram o movimento comunista internacional.

Nos anos 70, o modelo político-econômico soviético, que havia transformado o país numa superpotência, começava a dar sinais de exaustão. Nas fábricas, o maquinário estava ficando obsoleto, e a economia estava estagnada. A Rússia, de fato, vivia um período de decadência. Apesar do povo poder comprar apartamentos baratos, ter saúde pública e ensino gratuitos, as condições de vida da população começaram a piorar rapidamente.

No final dos anos 80, o presidente soviético Mikhail Gorbachev estava ciente dos problemas que o país atravessava e decidiu adotar dois conjuntos de reformas. A Perestroika, ou Reestruturação, visava a mudar as condições econômicas do Estado – na realidade, permitia a volta da propriedade privada e do capitalismo. Já a Glasnost, ou Transparência, tinha como objetivo mudar a estrutura política e abrir caminho para o surgimento de mecanismos de expressão democrática. Gorbachev queria diminuir a burocracia e a corrupção, que eram alarmantes nos órgãos estatais naquela época.

Segundo o pesquisador Anatoly Sosnovsky, da Academia de Ciências de Moscou, Gorbachev se lançou numa tarefa inútil."Ele queria reformar um sistema que era irreformável", explicou Sosnovsky. "Se você tirasse um tijolo, ele desabaria".

Em 1991, a popularidade de Gorbachev estava em baixa, por causa da falta de resultados das suas reformas na tentativa de melhorar a vida da população.
Nesse momento, setores do governo contrários às reformas, como membros da velha guarda do Partido Comunista e alguns militares, decidiram tentar dar um golpe de estado.

Os golpistas não contavam com a mobilização popular e com a liderança do presidente da república da Rússia, Boris Yeltsin. Depois de apenas três dias, a tentativa de golpe fracassou.

Gorbachev voltaria ao poder enfraquecido, por causa da ascensão de Yeltsin. O golpe também havia sido a gota d'água que faltava para o desmoronamento da União Soviética.

O presidente russo e outros líderes de repúblicas soviéticas iniciaram negociações para a criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que uniria boa parte dos ex-países soviéticos. Em dezembro, a União Soviética, finalmente, deixou de existir. No dia 25, o presidente Gorbachev foi à TV para comunicar ao povo que estava deixando o cargo.

A situação da Rússia hoje tem semelhanças e diferenças dos tempos em que existia a URSS. Abundam os produtos que podem ser encontrados em qualquer loja do ocidente e que na época da comunista não se encontravam – computadores, celulares, máquinas de xerox (proibidas quando do governo comunista), supermercados cheios de alimentos etc. Nas lojas, encontram-se refinadas roupas, podendo se divertir nas danceterias de Moscou. Ca
1 ano atrás Denuncie 79% 11 Votos
2 pessoas avaliaram como boa Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)
by Erick-ls - NGC 4013 Membro desde:
11 de maio de 2009
Total de pontos:
7.199 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

Sua pergunta foi postada no local errado. Aqui é ferrovia terás mais sucesso se postar na categoria certa.
1 ano atrás Denuncie 21% 3 Votos
Descubra Perguntas em Ferrovias
Qual o trem da música e dança que faz parte da cultura popular no Nordeste ?
Locomotivas Diesel-Elétrica - como é o sistema de funcionamento ?
Quais os sistemas e faixas que os radio-amadores usam para se comunicarem?
Alguém sabe qual foi o último bonde em atividade em São Paulo ?
PUBLICIDADE


Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas