sábado, 29 de janeiro de 2011

8333 - FIM DO SOCIALISMO RUSSO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade


Redes Sociais

Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 49,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Banco de Concursos
Precisando de informações sobre os principais concursos públicos?
Brasil EscolaAcesso Restrito

Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Facebook Férias Twitter Volta às Aulas Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem-estar Sexualidade Brasil Escola » Geografia » Países do mundo » Rússia

Visão da capital da Rússia, Moscou.

A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2 ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia.

Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar.

A população totaliza 140,8 milhões de habitantes, a densidade demográfica é de 8,2 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria da população, cerca de 78%, reside na parte européia do país.

A federação Russa é formada por 21 Repúblicas com variadas etnias, a república mais importante é a Rússia.

Século XX: Mudanças radicais

Em 1917, aconteceu a revolução Russa, conhecida como revolução Bolchevique, liderada por Lênin, derrubou o Czarismo e adotou o sistema socialista de economia estatal e planificada.

Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encerrando a guerra, que se tornou uma grande potência e passou a ser adversário de outra potência, os EUA.

A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria.

A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica deixando de lado a produção de bens de consumo.

No século XXI, a Rússia tem enfrentado problemas de países de terceiro mundo, como crises econômicas, grande número de desempregados e pobreza da população.

A indústria Russa

As indústrias Russas estão concentradas na parte européia, região mais desenvolvida.

Uma década após o fim do socialismo a economia e principalmente o setor industrial, ainda possui heranças da política socialista que deixou a Rússia atrasada tecnologicamente em relação às nações capitalistas.

Um dos principais erros que comprometeram a indústria russa foi o direcionamento na produção de indústria base e não de bens de consumo, hoje os seus produtos são de pouca qualidade.

Outra barreira encontrada pela atividade industrial é a matéria-prima, depois da fragmentação do território, algumas repúblicas se tornaram independentes algumas com jazidas em seu território, isso focou o aumento do valor e automaticamente do custo.

A Rússia tem produzido produtos primários que tem pouco valor em relação aos produtos industrializados, que geralmente são produtos de tecnologia avançada, atualmente alguns segmentos têm prosperado, outros não.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Melhores correspondências para FIM DO SOCIALISMO RUSSO
A indústria Russa As indústrias Russas estão concentradas na parte européia, região mais desenvolvida. Uma década após o fim do socialismo a economia e... Ir para o texto »


COPYRIOGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas