sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

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A perda dos ases iraquianos
3 de maio de 2010, em Combates Aéreos, História, por Alexandre Galante


Muitos pilotos iraquianos de Mig-21 ganharam notoriedade durante a guerra com o Irã. O mais conhecido foi Tenente (mais tarde Coronel) Mohamed ‘Sky Falcon‘ Rayyan, que voou o Mig-21MF em 1980-81, e reivindicou duas vitórias ( confirmadas) contra os F-5Es Iranianos em 1980. Quando no posto de Capitão, Rayyan foi qualificado no MiG-25P no final de 1981, no qual reivindicou 8 vitórias, duas das quais confirmadas, mais tarde foi abatido e morto por um F-14 e um F-5 da IRIAF em 1986.

O Capitão Omar Goben reivindicou dois F-5Es e um F-4E em 1980, antes de ser transferido para o MiG- 23MS e depois para o MiG-23MF/ML. Ele sobreviveu à guerra, mas foi morto em janeiro de 1991, voando um MiG-29 em combate contra um F-15C da USAF pilotado pelo Coronel K Wallid; outro ex-piloto de MiG- 21, que comandou uma Ala de MiG-29 da IrAF em 1991, também foi abatido por um F-15C da USAF, antes de desertar para a Arábia Saudita.

Como muito outros, o Capitão Fuad Tait voou o MiG-21 no começo de sua carreira, antes de ser capturado pelos iranianos depois que seu Mirage F-1EQ-5 ser derrubado por um F-14 sobre o Golfo Pérsico. No dia 3 de outubro de 1980 ele liderava um par de MiG-21MFs numa missão de bombardeiro “hit and run” sobre o fronte sul quando dois F-4Ds lançaram-se sobre eles. Tait conta o que aconteceu:

‘ Nossas aeronaves estavam armadas com duas pequenas bombas Russas, FAB de 250-kg cada e uma carga completa de munição de canhão. Nós estávamos a caminho em altitude muito baixa quando dois F-4Ds apareceram, aparentemente do nada e nos atacaram. Eu ordenei ao meu ala para alijar as bombas e me seguir, mas era muito tarde para nos defender, já que os Phantom II já estavam em nossas caudas atirando seus mísseis. Nós dois fomos abatidos em segundos, mal conseguindo ejetar.’

Por causa dos persistentes problemas com os mísseis R-13 e R-13R e maravilhados pela performance do AIM-9P no serviço Iraniano, os Iraquianos tentaram obter alguns Sidewinders. Tait explica:

‘Em 1983 nós adquirimos 200 AIM-9B da Jordânia que já tinham pelo menos 15 anos de sua produção, em troca de petróleo e mais dois F-5Es Iranianos. Um deles tinha sido trazido ao Iraque por um desertor da IRIAF, Tenente S Doakhan, no qual, entregou o avião completo com 2 AIM-9P. Os Iraquianos mandaram os dois Sidewinders para a USSR, dando início à um rumor que os Iranianos também tinham entregue aos Soviéticos um F-14 a com mísseis AIM-54A Phoenix. Outro F-5E foi capturado intacto, depois de um pouso forçado perto de Basra.

Tait Continua:
‘Nos colocamos esses Sidewinders em serviço na esperança de que eles deixassem nossos pilotos de MiG- 21 em pé de igualdade com os F-4s e F-5s Iranianos no combate ar-ar. Nos próximos 12 meses nossos MiG-21s armados com os Sidewinders de fabricação americana abateram 5 aeronaves da IRIAF, incluindo dois F-5s, um F-4D, um C130-H e um helicóptero Bell 214C. Nós finalmente os substituímos com um novo lote de 70 R.550 Magic Mk1s, fornecidos pela França em 1984.’

O Capitão Daryl ‘Z‘, um veterano ex-piloto de F-4 da IRIAF, que enfrentou um MiG-21 em combate, dá uma perspectiva do combate com a IrAF;

‘Nós tínhamos sido treinados pelos americanos e alguns de nós tinham voado MiG-21s e MiG-23s em vôos secretos de avaliação no EUA nos anos setenta , então nós sabíamos muito sobre o MiG-21.
O MiG-21 da IrAf era um caça de defesa de ponto muito bom, mas era ruim como caça-bombardeiro. O MiG-21 podia fazer curvas apertadas e naquela época eu estava convencido de que ele era o melhor dogfighter. Pelo menos depois que substituíram os R-13s pelos mísseis Magic.’

Uma falha séria no desenho do MiG-21MF foi confirmada pelo Tenente Tariq AL-Dinmaruf, um ex-piloto de MiG-21 que abateu um F-5E da IRIAF no dia 30 de setembro de 1980, usando canhões de 23 milímetros, antes de ser capturado pelos Iranianos em abril de 1981. Ele disse: ‘O MiG-21 era um avião que dava prazer de voar e um caça espetacular. Era leve e pequeno, mas pouco armado.

A mira ASP-PFD era austera e simples, mas funcionava. O míssel R-13A, por outro lado, não era confiável e não conseguia abater o inimigo. Os Egípcios até tentaram se livrar deles, propondo vender os R-13s remanescentes para nós, mas não aceitamos.

O canhão Gsh-23 de 23 milímetros era uma arma devastadora, completamente confiável e preparada, às vezes até mesmo uma simples rajada poderia causar dano suficiente para abater um F-4 ou um F-14.’

TRADUÇÃO: Roberto F. Santana / FONTE: “Arab MiG-19 and MiG-21 Units in Combat”, Osprey Combat Aircraft no.44, David Nicille and Tom Cooper

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