sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8250 - GUERRA DO IRÃ-IRAQUE

Acesso de Autores

Nome de Usuário Senha Lembrar de mim Esqueceu sua senha? Login




HomeArtigosAutores Categorias Artigos Populares Mais Comentados Melhores Avaliações Mais Avaliados Artigos em Destaque Novos Artigos Atualizações Como Anunciar Seja um Autor! Artesanato Música Sertaneja Contato
Home Artigos Humanas História A GUERRA IRÃ-IRAQUE
No momento existem 13700 artigos de qualidade escritos por 3125 autores




Acessos1531Publicado em2010-07-08Escrever comentárioEnviar por e-mailImprimir/CopiarTodos os artigos deste autorAvalie este artigo2 votosFavorito: 0A GUERRA IRÃ-IRAQUE
Sandra Rosélia Maximiano
sandrarmaximiano@gmail.com

A GUERRA IRÃ-IRAQUE

A guerra entre os países Irã e Iraque, (que estão entre os maiores produtores e exportadores mundiais de petróleo do Oriente médio), foi um conflito militar em razão de disputas políticas e territoriais. Ocorrido entre os anos de 1980 e 1988, no qual, o Iraque contava com o apoio dos Estados unidos no comando do presidente Ronald Reagan.
No ano de 1980, o presidente do Iraque Saddam Husseim, revogou um acordo de 1975 que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de uma área de fronteira ao norte do canal de Shatt-al-Arab, em troca da garantia de que o Irã cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava por independência.
Exigindo a revisão do acordo para demarcação da fronteira ao longo do canal Sahtt-al-Arab, a reapropriação de três ilhas no estreito de Ormuz e a cessão de autonomia às minorias dentro do Irã, o exército iraquiano, invadiu a zona ocidental do Irã em 22 de setembro de 1980.
Estava o Iraque, também interessado na desestabilização do governo islâmico de Teerã e na anexação da província iraniana mais rica em petróleo, o Kuzestão. Tanto o Irã como o Iraque foram vitimas de ataques aéreos a cidades e a poços de petróleo. Com o intuito de derrubar o regime de Saddam Hussein, o Irã infiltrou agentes no Iraque, além disso, segundo os iraquianos, fez intensa campanha de propaganda e violou diversas vezes o espaço terrestre, marítimo e aéreo iraquiano. O exército iraquiano efetuou posteriormente um assalto armado dentro da região produtora de petróleo iraniana. Porém, o Irã recapturou o território, resultado de uma forte resistência diante da ofensiva iraquiana.
Em 1981, somente a cidade de Khorramshahr caiu em poder do Iraque. Mas já em 1982 foi evacuada, diante do recuo do Iraque em todas as frentes. A resistência do Irã levou o Iraque a propor um cessar-fogo, recusado pelo Irã, que exigiram a queda de Hussein. O Irã conseguiu recuperar boa parte dos territórios ocupados pelas forças iraquianas, graças ao contrabando de armas. Ainda em 1982, o Irã atacou o Kuwait e o Golfo Pérsico. A ONU juntamente com alguns Estados Europeus envia navios de guerras para a zona. Em 1983, Donald Rumsfeld, viaja como enviado especial dos EUA ao Oriente Médio, para reforçar o apoio ao governo iraquiano de Saddam Hussein. Aviões iraquianos, em 1985, destruíram uma usina nuclear em Bushehr e depois bombardearam alvos civis, como resposta, os iranianos bombardearam Bassora e Bagdá.
A Guerra terrestre passou para uma fase que favoreceu o desgaste iraquiano, entre os anos de 1984 e 1987. O Irã ataca navios petroleiros que saiam do Iraque. A guerra do Iraque era financiada pela Arábia Saudita, pelos Estados Unidos, enquanto o Irã contava com a ajuda da Síria e da Líbia. A União Soviética que vendia armas para o Iraque em maior quantidade no inicio do conflito, passa a vender mais equipamento militar para o Irã, conforme aumentou o apoio americano ao Iraque. O Brasil foi um dos países que vendeu armas para o Iraque em troca de petróleo durante o conflito.
Os iranianos aumentaram as hostilidades contra a navegação comercial dentro e próximo ao Golfo Pérsico no ano de 1987, resultando na ampliação da presença de navios norte-americanos e de outras nações na região. Oficiais graduados do exército iraniano começaram a perder credibilidade, enquanto o Iraque continuava a ser abastecido pelo Ocidente.
No início de 1988, o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas exigiu um cessar-fogo. O Iraque aceitou, mas o Irã, não. Em Agosto de 1988, negociações levadas a cabo pelo secretário-geral da ONU, Perez de Cuéllar, e a situação caótica do Irã levaram a que o país aceitasse que a ONU fosse mediadora do cessar-fogo. E a paz foi restabelecida em 15 de agosto.
Não houve ganhos e as perdas foram estimadas em cerca de 1,5 milhão de vidas, a guerra destruiu os dois países e diminuiu o ímpeto revolucionário no Irã. Com a morte de Aiatolá Khomeini em 1989, o governo iraniano passou a adotar posições mais moderadas. Em 1990, o Iraque firmou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia fronteira com o Irã, Em Setembro do mesmo ano, enquanto o Iraque se preocupava com a invasão do kuwait, ambos os países restabeleceram relações diplomáticas.
Concluímos o presente artigo com a seguinte citação:
"A guerra deve ser a política de último recurso. E quando vamos para a guerra, devemos ter um propósito que o nosso povo entender e apoiar."
(Colin Powel)












Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Ir%C3%A3-Iraque. Acesso em: 08 de jul. de 2010.
. Acesso em: 08 de jul. de 2010.
Sobre o Autor


Graduada pela UFMS curso de ADMINISTRAÇÃO em 2009, e cursando o 5º ano de Direito na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) - Paranaíba - MS. Participante do Projeto de Extensão "'Vexata Quaestio'" (Questão Debatida): democratização do conhecimento jurídico para a cidadania" em desenvolvimento na UEMS, Unidade de Paranaíba - MS, sob a coordenação do Professor Me. Alessandro Martins Prado.





Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar sobre este artigo!
Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)

Autor em Destaque


Telúryca Lucrécya Floriano Gonçalves Pinheiro







Nós temos 65 visitantes online


Artigos.com


COPYRIGHT TELÚRICA LUCRÉCIA FLORIANO GONÇALVES PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas