quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

8181 - GUERRA DOS ESTADOS UNIDOS NO PACÍFICO

Pesquisa global Todos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exactas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia Língua Portuguesa (Gratuito)
Língua Portuguesa
- Acordo Ortográfico (Gratuito)
Português|Inglês
Inglês|Português
Português|Espanhol
Espanhol|Português
Português|Francês
Francês|Português
Português|Alemão
Alemão|Português
Português|Italiano
Italiano|Português
Português|Neerlandês
Neerlandês|Português
Verbos Portugueses
Verbos Ingleses
Verbos Franceses
Siglas e Abreviaturas
Toponímia
Antroponímia
Termos Médicos
--------------------------------------------------------------------------------
Vocabulário Ortográfico
da Língua Portuguesa (Gratuito) 21 Dicionários
LOGIN
Login

Password

Esqueci-me da password
Login e/ou password inválidos



PESQUISA AVANÇADA AJUDA



HistóriaTodos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exactas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia

Pesquisa Local Módulos Complementares

>Almanaque


>Atlas


>Conhecer Portugal


>Guia Curricular


>Mapas Estatísticos


>Obras Completas






Guerra do Pacífico (1941-1945)

A guerra no Pacífico iniciou-se com o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor (Hawai) a 7 de Dezembro de 1941, facto que implicou a entrada dos Estados Unidos da América na guerra. No mesmo dia a aviação japonesa atacou vários objectivos estratégicos: Manila, nas Filipinas, Malásia, Singapura e Hong-Kong, enquanto as forças terrestres desembarcavam no Bornéu britânico e no Norte da Malásia; foi também por essa altura que a Tailândia foi ocupada. Depois de alguns sucessos navais, nomeadamente contra a marinha inglesa ao largo da Malásia, a ofensiva japonesa prosseguiu sem encontrar grandes obstáculos; as ilhas de Guam e Wake, atacadas no início das hostilidades, caem nas suas mãos, respectivamente a 12 e 24 de Dezembro de 1941; pouco depois tomam Manila (2 de Janeiro de 1942), a Malásia (a 31), Singapura (15 de Fevereiro) e progridem na Birmânia. Na primeira metade desse ano, as vitórias alcançadas em terra, mar e ar (Java, Batan, Ceilão, o corte da estrada de Birmânia, eixo fundamental para o abastecimento da China, os ataques à Nova Guiné e às Ilhas Salomão) colocam o Pacífico nas mãos do "Império do Sol Nascente". No entanto, os Aliados, ainda a recuperar dos primeiros abalos, conseguem alguns êxitos significativos e, sobretudo, moralizadores. A 18 de Abril de 1942, Tóquio, Yokoama e Nagoia são bombardeadas pela aviação americana do general Doolitle; e, na mesma altura em que os americanos capitulam em Corregidor e Mindanáu, chega a notícia da grande vitória do almirante Nimitz na batalha aeronaval do mar de Coral (7 a 10 de Maio), travando a ofensiva nipónica sobre a Austrália. Um mês depois (4 de Junho), regista-se um novo sucesso americano em Midway; com ele, as ilhas do Hawai ficavam livres de perigo. Com estas vitórias, os norte-americanos recuperavam a supremacia naval e o desembarque japonês nas Aleutas a 15 desse mês já não preocupava.
A partir deste ano de 1942, as forças americanas passam ao contra-ataque; dirigidas pelo general Douglas MacCarthur, reconquistam, uma a uma, as posições perdidas. Ao mesmo tempo, a frota comandada pelo já citado Nimitz inflingia sérias derrotas aeronavais ao adversário nipónico: nas ilhas Salomão, Fidji, Nova Guiné, Marshall, Marianas e nas Filipinas, era evidente a superioridade dos americanos. A 9 de Janeiro de 1945, os "marines" desembarcam em Luzon, principal ilha das Filipinas e Manila, a capital, capitula a 1 de Fevereiro. A 16, Batan é libertada e Corregidor reconquistada. Desde essa altura, o Japão é directamente atacado. A 1 de Abril, as forças aliadas que já ocupavam a ilha de Iwo Jima (à custa de violentos combates travados entre 19 de Fevereiro e 16 de Março) desembarcam em Okinawa (a 520 km do Japão), ao mesmo tempo que as forças chinesas de Chiang Kai-shek e os exércitos britânicos expulsam os japoneses da Birmânia. A 10 de Junho iniciava-se a grande ofensiva aliada sobre o Bornéu. A vitória dos Aliados era agora uma certeza. Mas, enquanto a ocidente a guerra terminava em Maio, com a capitulação da Alemanha, no Pacífico a resistência nipónica era feroz. Apesar dos progressos americanos, o Japão dominava ainda a Indochina, grande parte da China continental, a Indonésia e muitas ilhas dispersas. Segundo os cálculos dos oficiais americanos, seria impensável dominar o Japão antes do ano seguinte. Perante este cenário, o presidente americano Truman tomou a decisão de lançar a bomba atómica sobre Hiroxima (6 de Agosto) e Nagasáqui (9 de Agosto). Paralelamente, do Pacífico a URSS entrou no conflito, a 8 de Agosto, apesar de ser neutral desde Abril de 1941, e atacou o Japão nos seus domínios continentais da Manchúria e da Coreia. A bomba atómica foi então lançada como forma de abreviar a guerra no Pacífico, muito embora fosse desconhecido o seu potencial destruidor. A escolha dos locais obedeceu a dois critérios: o de atingir um ponto essencial da passagem de tropas em direcção ao Sudeste asiático (Hiroxima) e o de experimentar quais os verdadeiros efeitos da nova bomba sobre um agregado populacional intacto (Nagasáqui). A primeira bomba fez 78 150 mortos, 13 982 desaparecidos, 9428 feridos graves e 29 957 feridos ligeiros. Os danos da segunda explosão saldaram-se em 36 mil mortos e 40 mil feridos.
Em face do número de perdas, o imperador japonês Hirohito viu-se forçado a propor aos seus ministros a rendição, apresentada logo em Agosto e assinada a 2 de Setembro de 1945, a bordo do couraçado Missouri, perante o comandante MacCarthur. A guerra do Pacífico redundou num profundo abalo da presença europeia no Sudeste asiático, tendo os países do Velho Continente sido definitivamente postos em causa quanto à ocupação de territórios no Extremo Oriente. Ao mesmo tempo, a China herdava um embate interno entre o nacionalismo de Chiang Kai-shek e o comunismo de Mao Tsé-tung.




Como referenciar este artigo:
Guerra do Pacífico (1941-1945). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-01-26].
Disponível na www: .
Guia Curricular

História 12.º ano
▪ O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos 30
> outros anos / disciplinas
Sugestões de consulta
História|História Universal
Guerras e Batalhas
▪ Guerra da Eritreia
▪ Guerra de Granada
▪ Guerra Russo-Japonesa
▪ Guerras Médicas
▪ Guerras Persas
▪ Guerras Púnicas
▪ Primeira Guerra Sino-japonesa
> ver mais
Artigos relacionados
▪ Batalha de Guam
▪ Batalha de Wake
▪ bomba atómica
▪ Chiang Kai-shek
▪ Douglas MacArthur
▪ Estados Unidos da América
▪ Harry Truman
▪ Hirohito
▪ Hiroxima
▪ Japão
▪ Mao Tsé-Tung
▪ Nagasáqui
▪ Pearl Harbor



--------------------------------------------------------------------------------






--------------------------------------------------------------------------------










TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CENTRO DE CONTACTO
© 2003-2011 Porto Editora



COPYRIGHT PORTO EDITORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas