quinta-feira, 29 de julho de 2010

2337 - HISTÓRIA DAS IGREJAS

ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC SHOPPING ÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi












História do Metodismo
Metodismo no Brasil
Estrutura da Igreja
Fundador: John Wesley
Credo Social



História do Metodismo
As origens do Metodismo têm início com a vida de João Wesley. Ele viveu na Inglaterra no século 18 - nasceu no dia 17 de junho de 1703 na cidade de Epworth e morreu em 22 de março de 1791. Seu pai se chamava Samuel Wesley e sua mãe Suzana Wesley. Teve 18 irmãos. Em 1714, João Wesley ingressou na Escola Charterhouse. Mais tarde, chegou à tradicional Universidade de Oxford, bacharelando-se aos 20 anos e, mais tarde, colando o grau de mestre.

Oxford
A tradicional Universidade de Oxford, fundada no século 18, formava um ambiente universitário 'fervilhante' por várias razões:

Era conhecida como rival de Paris como centro de estudos teológicos na Idade Média.
Lá havia ensinado Guilherme de Ocam, deixando Oxford como centro de irradiação do nominalismo, a via moderna que marcava o fim da Escolástica.
No século 14, Wicliffe disseminava na Universidade seu pensamento pré-reformista.
Foi nas cidade de Oxford que os bispos Ridley e Latimer morreram corajosamente por sua fé evangélica, em 1555.
Pela tradição familiar: foi lá que estudaram Bartolomeu Wesley, bisavô de João Wesley, seu pai Samuel e o seu irmão mais velho, Samuel Filho. Todos se preparam para o sagrado ministério teológico!
"O Clube Santo"
Grupo de estudantes de Oxford mais conhecido pelo apelido de 'Clube Santo', liderado por João Wesley.
Ele não inventou o nome: alunos, notando que os membros do grupo tinham horário e método para tudo que faziam, os taxaram como 'metodistas'. Wesley preferia chamá-los simplesmente de 'Metodistas de Oxford'.
Outros rumos
Após gradua-se em Teologia, e assim pode ajudar a seu pai na direção da igreja Anglicana.
Isto até os 32 anos, quando atendeu a um apelo: precisava-se de missionários na Geórgia, Nova Inglaterra. Tanto João quanto seu irmão Carlos Wesley foram para este trabalho além-mar, ficando lá quase três anos. Foi uma má experiência. João estava ainda espiritualmente 'frio'.
A data máxima da experiência de João Wesley deu-se em 24 de maio de 1738. Ele registrou tudo detalhadamente em seu diário. Numa rua de Londres, chamada Aldersgate, um dirigente lia explicações de Lutero na carta aos Romanos. Enquanto ouvia, Wesley conta que 'sentiu seu coração estranhamente aquecido' e ele passou a crer em Jesus como seu Salvador! Isto transformou a vida de João Wesley, que começou a pregar A SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO.
Abaixo a transcrição do seu diário onde narra esta experiência:

"Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança de Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha.
Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração..."

Como não havia muitas oportunidades na Igreja Anglicana, Wesley pregava aos operários em praças e salões - muito embora ele não gostasse de pregar fora da Igreja!! E tornou-se conhecidíssima esta sua frase: "o mundo é a minha paróquia".
Influenciados pelos moravianos, João e seu irmão Carlos organizaram pequenas sociedades e classes dentro da Igreja da Inglaterra, liderados por leigos, com os objetivos de compartilhar, estudar a Bíblia, orar e pregar. Logo o trabalho de sociedades e classes seria difundido em vários países, especialmente nos EUA e na Inglaterra e estaria presente em centenas de sociedades, com milhares de integrantes.
Com tanto serviço, Wesley andava por toda a parte a cavalo, conquistando o apelido de 'O Cavaleiro de Deus'. Calcula-se que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 175 mil quilômetros e pregado 40 mil sermões, com uma média de 800 sermões por ano.
A Igreja Metodista, como Igreja propriamente, organizou-se primeiro nos EUA e depois na Inglaterra (somente após a morte de Wesley no dia 22 de março de 1791).


Em 1771 a Igreja Metodista possuía 316 membros nos EUA
Em 1780 - 8.500
Em 1784 - 15.000
Em 1790 - 57.621
Em 1800 - 64.894
Em 1809 - 163.038
Além de milhares de convertidos e encaminhados para a santificação cristã, houve também obras sociais dignas de destaque, como estas:
Dinheiro aos pobres (Wesley distribuía).
Compêndio de medicina (Wesley escreveu e foi largamente difundido).
Apoio na reforma educacional.
Apoio na reforma das prisões.
Apoio na abolição da escravatura!
Atualmente, o total de membros da comunidade metodista no mundo está estimado em cerca de 26 milhões de pessoas. O maior grupo concentra-se nos Estados Unidos: a Igreja Metodista Unida neste país possui cerca de 9 milhões de membros.
Fontes:
- 'Momentos Decisivos do Metodismo', de Duncan A. Reily.
- Anotações do Pastor Flávio M. de Almeida.
- Informações da Grolier Electronic Publishing, Inc.

Metodismo no Brasil

A chegada do Metodismo no Brasil
"Em 1835 ocorre a primeira tentativa de vinda e fixação do metodismo no Brasil através de missionários Norte Americanos.
Devido a grande recessão econômica nos Estados Unidos, os primeiros missionários não obtêm sucesso.
Só depois da Guerra Civil Americana é que os metodistas vieram para ficar. O primeiro núcleo metodista foi montado em Santa Barbara D'Oeste, no Interior de São Paulo, onde, através do trabalho do Rev. Junias Eastham Newman, foi organizada uma paróquia Metodista entre os norte-americanos que por ali tinham imigrado após a guerra.
Por solicitação destes imigrantes, vieram missionários metodistas para trabalhar junto aos brasileiros, utilizando nosso idioma. O primeiro a chegar foi o Rev. J.J. Ranson.
A Igreja Metodista no Brasil tem se destacado pelo seu trabalho educativo. A primeira de suas escolas foi fundada em 1881 em Piracicaba por Miss Martha Hit Watts, gerando, com o seu crescimento, a atual UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba.
O compromisso com a causa do ensino e sua integração na realidade cultural e social brasileira, fazem da Igreja Metodista uma célula ágil, dinâmica, sempre a serviço do povo." - Prof. Duncan Alexander Reily

Estrutura da Igreja

A Igreja Metodista do Brasil está dividida em Regiões Eclesiásticas. Cada Região possui um Bispo. A cada 4 anos ocorre o Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil que é o órgão maior da Igreja. Nele são tratados assuntos ligados à legislação(aos Cânones), diretrizes nacionais, planejamento e também a eleição dos Bispos. No ano passado, durante o XVI Concílio Geral da Igreja Metodista, foi aprovada uma nova organização da Igreja surgindo a figura das seguintes coordenações: COGEAM - Coordenação Geral de Ação Missionária, COREAM - Coordenação Regional de Ação Missionária, CODIAM - Coordenação Distrital de Ação Missionária, esses orgãos serão os responsáveis pela administração da Igreja nos diversos níveis - Geral, Regional, Distrital e Local.
Hoje a divisão da Igreja Metodista no Brasil é a seguinte:

1a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Estado do Rio de Janeiro
Bispo Atual: Revmo Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann
Sede Episcopal: Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo
Rio de Janeiro/RJ - CEP 22230-060 - Tel. (021) 557-3542

2a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Estado do Rio Grande do Sul
Bispo Atual: Revmo Bispo Bispo Rozalino Domingos
Sede Episcopal: Rua São Vicente, 180 - Rio Branco
Porto Alegre/RS - CEP 90001-970 - Tel. (051) 332-0226

3a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Capital do Estado de SP, ABCDMR, Vale do Paraíba, Litoral
Bispo Atual: Revmo Bispo Adolfo Evaristo de Souza
Sede Episcopal: Av. Liberdade, 683 - 7o Andar - Liberdade
São Paulo/SP - CEP 01503-001 - Tel. (011) 242-0822

4a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Estados de Minas Gerais e Espírito Santo
Bispo Atual: Revmo Bispo Josué Adam Lazier
Sede Episcopal: Praça Floriano Peixoto, 40 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG - CEP 30150-360 - Tel. (031) 241-4459

5a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Interior do Estado de SP, Brasília, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Bispo Atual: Revmo Bispo João Alves de Oliveira Filho
Sede Episcopal: Rua Oswaldo Cruz, 182
Birigui/SP - CEP 16200-000 - Tel. (0186) 42-1198

6a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Estados do Paraná e Santa Catarina
Bispo Atual: Revmo Bispo João Carlos Lopes
Sede Episcopal: Rua Cândido Lopes, 289 - Cj.923 - Bl. 1 - Ed. Tijucas
Curitiba/PR - Caixa Postal 2871 - CEP 80001-970 - Tel. (041) 323-1675

7a Região Eclesiástica
Região Geográfica: Estados do Nordeste do Brasil
Bispo Atual: Revmo Bispo Adriel de Souza Maia
Sede Episcopal: Rua Zeferino Agra, 519 - Água Fria
Recife/PE - Caixa Postal 6133 - CEP 52022-970 - Tel. (081) 441-3011

8a Região Eclesiástica - Região Missionária do Norte e Noroeste
Região Geográfica: Estados do Amazonas, Rondônia, Pará, e Territórios
Bispo Atual: Revmo Bispo David Ponciano Dias
Sede Episcopal: Av. Afonso Pena, 1142
Porto Velho/RO - Caixa Postal 826 - CEP 78900-970 - Tel. (069) 224-2150

Fundador: John Wesley


Nome: John Wesley
«: 17 de Junho de 1703
U : 22 de março de 1791


Local do Nascimento: Epworth (Inglaterra)

Pai: Samuel Wesley (pastor Anglicano)

Mãe: Suzana Wesley

Irmãos e irmãs: 18



John Wesley viveu na Inglaterra do século XVII, quando o cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral.
Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralizante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como líder no meio do povo.
John Wesley pertencia a uma família pastoral, que vivia em Epworth, numa região afastada de Londres. Em seu lar absorveu a seiva de um cristianismo genuíno.
Ao entrar para a universidade, John Wesley não se deixou influenciar pelo ceticismo cínico e nem pela libertinagem. Como reação a isso formou. junto com outros poucos jovens, o chamado "CLUBE SANTO". Os adeptos dessa sociedade tinham a obrigação de dar um testemunho fiel da sua fé cristã, conforme as regras da Igreja Anglicana.
Eram rígidos e regulares em suas expressões religiosas, no exercício de ordem espiritual e no auxílio aos pobres, aos doentes e aos presos. Por causa dessa regularidade, os demais companheiros da universidade zombavam e ridicularizavam os membros do "CLUBE SANTO" dando-lhes o apelido de "METODISTAS".
Embora cumprisse fielmente a disciplina do "clube", John Wesley não se sentia satisfeito. Durante anos lutou com esse sentimento de insatisfação até que em 24 de maio de 1738, na rua Aldersgate, em Londres, passou por uma experiência espiritual extraordinária, que é assim narrada em seu diário:
"Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha.
Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte.
Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma meneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração".

Para John Wesley, que era clérico da Igreja Anglicana, esse novo sentir não era como a conversão de um infiel a Cristo. Era um aprofundar na compreensão do que significa ser cristão.
O movimento metodista, por muitas décadas não se organizou em igreja. Na Inglaterra o movimento organizou-se em igreja somente pouco depois da morte de John Wesley em 22 de março de 1791. Sendo assim, o fundador do movimento metodista morreu Anglicano, sem nunca ter pertencido à Igreja Metodista.

Algumas frases célebres de John Wesley:


"Todo o metodista deve estar pronto
a pregar (a palavra de Deus) e a morrer"
"... o cristianismo é essencialmente uma religião social;
e reduzi-la tão só a uma expressão solitária é destruí-la."

"O mundo é a minha paróquia."


Credo Social


CREMOS EM DEUS, Criador de todas as coisas e Pai de toda a família humana, fonte de todo o Amor, Justiça e Paz, autoridade soberana sempre presente.

CREMOS EM JESUS CRISTO, Deus Filho que se fez homem como cada um de nós, amigo e redentor dos pecadores, Senhor e Servo de todos os homens, em quem todas as coisas foram criadas.

CREMOS NO ESPIRITO SANTO, Deus defensor, que conduz os homens livremente à Verdade, convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

CREMOS QUE O DEUS ÚNICO ESTAVA EM CRISTO reconciliando consigo o mundo, criando uma nova ordem de relações na História, perdoando os pecados dos homens e encarregando-nos do ministério da reconciliação.

CREMOS NO REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA que envolve toda a criação, chamando todos os homens a se receberem como irmãos participando em Cristo da nova vida de plenitude.

CREMOS NO EVANGELHO, tomando a forma humana em Jesus de Nazaré, filho de Maria e de José, o carpinteiro, é o poder de Deus que liberta completamente o homem, proclamando que não existe nenhum valor acima da pessoa humana, criada à imagem e semelhança com Deus.

CREMOS QUE A COMUNIDADE CRISTÃ UNIVERSAL É SERVA DO SENHOR; sua missão nasce sempre dentro da missão do seu único Senhor que é Jesus Cristo. A unidade cristã é a dádiva de sacrifício do Cordeiro de Deus; viver divididos é negar o Evangelho.

CREMOS QUE SÃO BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPIRITO, os que sofrem, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os que praticam a misericórdia, os simples de coração, os que trabalham pela paz, os que são perseguidos pela causa da justiça e do nome do Senhor.

CREMOS QUE A LEI E OS PROFETAS se cumprem em amar a Deus com todas as forças de nossa vida e em amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Pois, ninguém pode amar a Deus e menosprezar a seu irmão.

CREMOS QUE AO SENHOR PERTENCE A TERRA E A SUA PLENITUDE, o mundo e todos os que nele habitam; por isso proclamamos que o pleno desenvolvimento humano, a verdadeira segurança e ordem sociais, só se alcançam na medida em que todos os recursos técnicos e econômicos e os valores institucionais estão a serviço da dignidade humana na efetiva justiça social.

CREMOS QUE O CULTO VERDADEIRO QUE DEUS ACEITA DOS HOMENS é aquele que inclui a manifestação de uma vivência de amor, na prática da justiça e no caminho da humildade junto com o Senhor.








VOLTA | MENU | CHAT | FÓRUM | CARTÕES POSTAIS | CADASTRE-SE | ANUNCIE | E-MAIL
AÇÃO SOCIAL | BÍBLIA | DIVERSÃO E ARTE | ESPAÇO JOVEM | EVANGELISMO | EVENTOS | IGREJA
INTERCESSÃO | JORNAIS | MISSÕES | MÚSICA | NOTÍCIAS | OPINIÃO | RÁDIO E TV | REVISTAS



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas