terça-feira, 1 de maio de 2012
PORTO DA ESTRELA(ANTIGO PORTO MAUÀ) BALDEAÇÃO PARA O TREM
Baldeação do navio para o trem no Porto Mauá - movimento em 1855, ruínas em 2004
DA PEDRA AO FERRO
A seqüência acima mostra o cais - estação da primeira ferrovia brasileira, em Mauá, no fundo da Baía de Guanabara. As pessoas com destino a Raiz da Serra chegavam da Praça XV em barcas a vapor (no cais, à esquerda) e embarcavam no trem (à direita). Na segunda foto, a mesma estação, abandonada, em 2004.
Lá pelos idos de mil oitocentos e coquinho, para ir do Rio à Petrópolis era preciso tomar um barco a vapor na Praça XV (Cais dos Mineiros), desembarcar no Porto Mauá (Porto Estrela), seguir a pé ou a cavalo por uma estrada precária até Raiz da Serra (cerca de 15 quilômetros) e, finalmente, tomar uma diligência até Petrópolis (mais 14 quilômetros).
Em 1841, o Imperador D. Pedro II encarregou o engenheiro Júlio Frederico Koeler de aprimorar o curso e a pavimentação dessa trilha, que era conhecida como Calçada de Pedras e fazia parte do Caminho do Ouro para Minas Gerais.
Um novo traçado foi feito do Porto Estrela até o rio Paraíba do Sul, passando pela Fazenda Córrego Seco (atual Petrópolis) onde a família imperial costumava passar o verão. Denominada de Estrada Normal da Serra da Estrela, essa interessante via pode ser percorrida até hoje.
Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou uma estrada de ferro no pior trecho do caminho, entre Mauá e a Raiz da Serra, reduzindo o tempo gasto neste percurso para 23 minutos - quatro horas a menos. Estava em operação a primeira ferrovia do Brasil.
Iniciando uma nova era nos transportes, os trens causaram a decadência das vilas e povoados da orla da baía, que tiveram seus portos e trapiches abandonados; a preferência geral passou a ser pelo transporte ferroviário, mais rápido e seguro que os lombos de burro e barcaças antes utilizados.
Notas
1) A foto da estação em 2004 é de autoria de Maria Conceição Rosa/IPAHB
2) As instalações da primeira ferrovia brasileira podem ser visitadas, em Mauá, por sua conta e risco - estão abandonadas e freqüentemente abrigam marginais
3) Além da primeira ferrovia do Brasil, a região serrana do RJ teve também a primeira rodovia do país; a estrada União & Indústria, inaugurada em 1861, ligando Petrópolis a Juiz de Fora (MG)
Celso Serqueira
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