terça-feira, 29 de maio de 2012
seca: miséria e fome no semi-árido do nordeste
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Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
Seca e Determinismo: a Gênese do Discurso
do Semi-árido Nordestino
Rafael Winter Ribeiro
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRJ
Abstract
The recent material published in the press concerning Northeast region of Brazil
(Nordeste) shows a direct association between the region’s low levels of social and
economic development and its semi-arid nature. This perspective reveals a deterministic
treatment of the matter. This article investigates both the origins and the avatars of
such a deterministic view based on the works of the members of Instituto do Ceará,
created in 1887. The analysis of this material has shown that, in the late nineteenth and
early twentieth centuries, a group of authors emphasized the climate as a conditioning
factor to the region’s progress. During the same period, another set of articles describes
the previous periods of drought ("secas") accentuating their tragic aspects. Yet they do
not establish any direct relationship between the climate and the region’s poverty or
wealth. In the first half of this century these views were overwhelmed by another one,
that identifies the environment and the aridness as the causes of the region’s
underdevelopment. Since then, this last one has become the hegemonic
1 Introdução
O Nordeste do Brasil é talvez a região do país sobre a qual mais se escreveu até
hoje. Ao longo da história, a região tem sido tratada como uma questão a ser resolvida
– a questão Nordeste –, ganhando o estigma de “região problema”, já que guarda em
seu conjunto os piores índices de desenvolvimento econômico e social do país. Ao
lado disso, a região possui características naturais singulares no Brasil, tendo em boa
parte de seu território a ocorrência do clima semi-árido. Característica natural deste
clima, a seca compõe o principal elemento do imaginário regional veiculado e difundi61
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do nacionalmente através dos meios de comunicação e da bibliografia acadêmica. Nestes
trabalhos, além da ligação forte entre a sociedade e a natureza, na maior parte deles, a
natureza é trabalhada discursivamente como a causa principal do atraso regional. A
seca, bem como a escassez de água no sertão, são apontadas, na maioria dos discursos,
como as grandes responsáveis pela miséria que atinge a região.
Uma simples comparação com outras regiões semi-áridas do globo revelam o
falseamento dessa questão. O clima árido da Califórnia ou de Israel não lançou suas
populações em um estado de miséria. A existência de populações miseráveis ou ricas
em diferentes regiões semi-áridas do globo aponta para os diferentes padrões de ocupação
ao longo da história como a principal razão dos desníveis regionais existentes
no semi-árido (CASTRO, 1994, 1996). Essa associação entre clima e pobreza revela
um tratamento determinista da questão que contamina, mesmo que inconscientemente,
boa parte da produção intelectual e cultural da e sobre a região.
Dessa forma, do ponto de vista do discurso regional, podemos falar na
existência de um determinismo geográfico nordestino, que acompanha até hoje o
imaginário da região, apesar de teorias deterministas há muito serem rechaçadas
por grande parte dos geógrafos.
Alguns autores, em especial CARVALHO (1988) e CASTRO (1992), mostram
como a permanência desse discurso está ligada às estratégias da elite regional
conservadora para conseguir maior participação na divisão das verbas federais. Tal
fato evidencia a importância da interpretação do discurso, na medida em que este é um
forte instrumento de legitimação da atuação dos diferentes grupos sobre o espaço.
O objetivo deste trabalho é investigar algumas das origens do discurso atual
sobre a seca; identificar os responsáveis por sua construção e as matrizes do pensamento
geográfico às quais estes estão ligados; e, mais especificamente, pretende-se
verificar em que contexto o determinismo geográfico foi introduzido no discurso sobre
a seca, sabendo-se que, mesmo após seu suposto abandono pela academia, continua
no imaginário da região justificando práticas sociais de uma elite responsável pela
sua reprodução. A base empírica do trabalho está apoiada em artigos de jornais publicados
entre 1992 e 1994 no centro-sul e no nordeste sobre a seca e na produção da
Revista do Instituto do Ceará publicada a partir de 1887. Nos primeiros trata-se de
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destacar o determinismo subsumido nas referências ao fenômeno da seca hoje, enquanto
no segundo busca-se identificar os seus fundamentos.
2 Em Busca de um Referencial Teórico e Metodológico.
2.1Ciência e Determinismo.
A palavra determinismo aparece pela primeira vez em alemão por volta de
1830, significando a relação absoluta e necessária entre fenômenos e suas causas. Suas
virtudes para o desenvolvimento das ciências foram fundamentais, uma vez que ele se
opunha ao fatalismo, à idéia de vontades superiores ou de forças ocultas e a toda
subjetividade na explicação científica. Na realidade, a questão da causalidade objetiva,
racional, com base na experimentação rigorosa foi fundamental para a elaboração
do discurso científico e para a elaboração de teorias e leis, problemas fundadores da
ciência moderna e necessários aos avanços do conhecimento científico. Para Gellner,
o determinismo é :
o termo que designa uma doutrina, segundo a qual todos os objetos
ou acontecimentos, ou todos os objetos ou acontecimentos de
uma mesma espécie (por exemplo, os que fazem parte de alguma
disciplina científica) são determinados, i. e. devem ser como são
e como serão, em virtude de certas leis ou forças que façam com
que necessariamente assim sejam. Na realidade, determinismo é
o nome de toda uma classe de teorias que têm em comum a característica
anteriormente citada. O termo torna-se, então, nome de
uma doutrina específica quando o tipo de determinismo é indicado,
implícita ou explicitamente. A especificação pode indicar a
classe das coisas que são determinadas, o tipo de coisa que as
determina, ou ambos (...). (GELLNER, 1986: 340)
O termo determinismo, indica portanto, de modo simplificado, uma relação
de causa e efeito. Nesse sentido, todos os acontecimentos seriam regidos por
leis implacáveis, externas a eles e sempre que determinadas circunstâncias se
repetirem, se repetirão também os resultados. A fórmula determinista é, portanto,
uma fórmula de previsão do futuro, para o qual, conhecendo todas as variáveis
do presente será possível determinar sua resultante.
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Laplace concebe um sistema que se tornou famoso e é uma das melhores definições
para o determinismo universal.
Uma inteligência que, em um dado instante conheceria todas as
forças pelas quais a Natureza é animada e a situação respectiva
dos seres que a compõem, se além disso ela fosse bastante vasta
para submeter esses dados à análise, abrangeria dentro de uma
só fórmula os movimentos dos maiores corpos do Universo e os
do átomo mais leve: nada seria incerto para ela e tanto o futuro
quanto o passado estariam presentes a seus olhos. Todos os esforços
do espírito humano dentro da busca da verdade tenderiam a
reaproximá-lo incessantemente da inteligência que acabamos de
conceber. (LAPLACE, apud MOLES, 1995: 28)
A ciência torna-se assim, um meio para a descoberta das leis pelas quais o
universo é regido e deveria aproximar-se cada vez mais dessa inteligência superior.
Segundo essa abordagem, qualquer outro conhecimento que não buscasse a obtenção
dessas leis não deveria ser considerado ciência. Ser determinista no sentido de Laplace,
é ter por previsível, nos pequenos detalhes, de uma maneira unívoca o futuro inteiro do
Universo e de cada partícula que ele engloba (Pomian, 1990: 13). Neste esquema
também não há autonomia dos elementos na medida em que estes são determinados
pela conjugação dos elementos do passado. Ao longo do tempo outras variantes foram
desenvolvidas, no entanto, o fundamento determinista continua na idéia de
previsibilidade e de causalidade1.
A necessidade de conhecimento das determinações para a função legiferante
da ciência moderna, fez do determinismo, mais do que um princípio experimental e
metodológico, uma doutrina que confere a uma ordem de fatos o papel preponderante,
ou exclusivo, do encadeamento das causas.
Não cabe aqui estender a discussão da evolução do problema do determinismo
científico frente aos novos paradigmas que se delineiam neste final de século para as
ciências. Deve ser retida no entanto, a importância da busca de causalidades objetivas
1 Não cabe aqui uma discussão detalhada acerca das nuances e matizes dentro da matriz determinista,
tal como a encontrada em Pomian (1990); o que é pretendido aqui é apenas analisar o cerne da
questão determinista.
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na construção da Geografia Acadêmica no século passado e a elaboração de um discurso
científico-geográfico, em consonância com os rigores da academia.
2.2 Determinismo Geográfico
Na Geografia, tendo em vista a perspectiva de maior aproximação com as
ciências naturais e o rigor de suas formulações, o determinismo da natureza, que buscava
explicar os fatos geográficos a partir de suas causas naturais, foi por longo tempo
dominante. Este determinismo natural foi oficialmente repudiado pela Geografia contemporânea,
no entanto, continua a contaminar, na prática, o imaginário social e encontra-
se subsumido em numerosos escritos geográficos.
Para Pinchemel, “o determinismo geográfico é a manifestação indiscutível
da influência de um ou muitos fatos de ordem natural, solo, relevo, clima, ...,
sobre os grupamentos humanos e suas atividades, [e] essa influência possui um
valor de causa, explicativa do fato humano considerado” (PINCHEMEL, 1957:
213). Essa relação Homem / Meio constituiu um dos primeiros paradigmas da
Geografia, e para este autor, é ela que faz da Geografia uma ciência integrativa,
sem a qual seria apenas uma ciência social. Entretanto, essa abordagem existiu
mesmo antes da institucionalização da própria disciplina. Os primórdios remontam
à Antigüidade Clássica, onde já se indagava se as diferenças climáticas, sob
as quais nascem os homens, interferem em suas diferenças de espírito, debate
encontrado, por exemplo, em Hipócrates e no livro VII da Política de Aristóteles.
Claval delimita três raízes principais do determinismo ambiental na Geografia:
cosmologia antiga e medicina hipocrática, teleologia herderiana e evolucionismo
darwiniano (Claval, 1985: 110). A primeira idéia de influência do ambiente sobre o
homem é originária da medicina grega de tradição hipocrática que passa a procurar as
causas das doenças do homem no ambiente. Bastante influenciada também pela
cosmologia antiga, a idéia de que o cosmos pesa sobre a natureza de cada ser e sobre o
seu destino é desenvolvida concomitantemente. Tal concepção é retomada em parte
pelo naturalismo do século XVIII, com Montesquieu e sua famosa teoria dos climas. A
relação Homem/Clima e, especialmente, a relação com a temperatura é pensada e
elaborada discursivamente na busca de causalidades para as diferenças encontradas
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em sociedades de diferentes partes do mundo. Retomando a tradição médica/hipocrática,
Montesquieu afirma que:
Tem-se, assim, mais vigor nos climas frios (...). Esta força maior
deve produzir muitos efeitos. Por exemplo: Mais confiança em si
mesmo, isto é, mais coragem, mais conhecimento de sua superioridade,
isto é, menos desejo de vingança; mais certeza de sua segurança,
isto é, mais franqueza, menos suspeitas, menos política,
menos malícia (...). Os povos das regiões quentes são tímidos,
como os anciãos; os das regiões frias são corajosos como os jovens.(...)
Ter-se-á, nas regiões frias, pouca sensibilidade para os
prazeres; ele será maior nas regiões temperadas; nas regiões quentes
será exagerada (...) (Monstesquieu, 1997: 277-279).
Um segundo tipo de determinismo é desenvolvido na segunda metade do século
XVII e apoia-se na filosofia herderiana. Ao contrário do primeiro tipo, faz uma
leitura muito próxima ao não-racionalismo e segundo seus princípios, o mundo teria
sido moldado por Deus. O plano divino poderia ser lido no mundo e o destino do
homem estaria marcado no ambiente em que este vive. Como mostra Gomes (1996:
183) esse tipo de determinismo, em lugar de estabelecer leis procura fazer uma leitura
dos signos da natureza, fazendo com isso, uma substituição da explicação pela interpretação.
Dessa forma, o determinismo estaria aqui, ligado a um sistema de causas
bastante distinto do rigor científico. A temática proposta por Herder conheceu um
grande sucesso na Alemanha do fim do século XVIII e começo do século XIX. Na
Geografia, Ritter e Reclus se encarregaram de introduzi-la.
O terceiro tipo, foi o que encontrou maior posteridade e é aquele que está
apoiado nas teorias evolucionistas de Darwin. O Darwinismo deu ao ambiente um
papel determinante na evolução: não é o meio que modela os seres, mas é ele que os
seleciona. Já que o homem faz parte do mundo, sua evolução também deve se explicar
pelos mesmos motivos.
A Geografia não ficou alheia à grande repercussão que o evolucionismo obteve
nos mais diversos campos da ciência na segunda metade do século XIX. É neste
mesmo período que o determinismo geográfico atinge o seu auge, estando intimamente
ligado ao processo de institucionalização da Geografia como disciplina universitária,
já que para esta ser considerada um saber científico no ambiente positivista do
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final do século, era necessário que fosse capaz de prever o mundo, de estabelecer leis:
No bojo do processo que buscava uma compreensão efetivamente científica
da relação homem/meio, surge o determinismo geográfico.
Atendia às expectativas acerca da cientificidade da Geografia, estabelecendo
como nas demais disciplinas relações de causalidade e envolvendo
raciocínios dedutivos através de mecanismo de determinação.
(GOMES, 1987: 33).
Foi a escola alemã a primeira a surgir e que melhor desenvolveu essa linha,
com Friedrich Ratzel à sua frente. Foi por meio do evolucionismo que Ratzel deu à
Geografia uma perspectiva rigorosa, objetiva e geral, permitindo-lhe que ascendesse à
categoria das ciências positivas modernas. Bastante influenciado pelas teorias
evolucionistas, via o homem como o resultado final de uma evolução, como o produto
do meio, moldado por este. Nesse ponto, a idéia de causa e efeito imediatamente
determináveis, que prevalecera até então é substituída por uma determinação produzida
ao longo de um processo de evolução e de diferenciação (GOMES, 1996: 185-186).
Não se deve, entretanto, associar o determinismo geográfico do final do século XIX
apenas à Alemanha e especialmente a Ratzel, que foi um dos mais importantes sem
dúvida, mas é verdade que esta proposta encontrou simpatizantes de diversas nacionalidades
(GOMES, 1996).
No Brasil, uma das principais vias de entrada do determinismo geográfico foi
através do debate em torno do conceito de raça. O debate sobre as vantagens e desvantagens
da ação do clima tropical e da estrutura do relevo sobre o povo é algo inerente
ao pensamento geográfico brasileiro do final do século XIX e início do século XX
(MACHADO, 1995).
Principalmente a partir da segunda metade deste século, a imensa maioria dos
geógrafos passa a, oficialmente, repudiar o determinismo geográfico puro como explicação
científica. Entretanto, nesse período, apesar de rechaçado pela academia, o
determinismo continua a contaminar o imaginário social, estando presente até mesmo
em vários manuais de ensino e é encontrado subsumido também, em alguns textos
acadêmicos de geógrafos que não se consideram deterministas, como podemos observar
claramente no imaginário sobre a região Nordeste do Brasil hoje.
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2.3 Geografia e Discurso
A Geografia pouco tem se preocupado com a questão da linguagem e do discurso.
A maioria dos trabalhos geográficos que abordam essa questão estão preocupados
com a cientificidade do discurso da própria Geografia2 ou constituem análises
sobre a forma com a qual determinado geógrafo escreve3. Até agora, a maior parte dos
geógrafos tem negligenciado o fato de que um discurso reflete o grupo social responsável
pala sua produção e que esse grupo está inserido em um tempo e um espaço
determinado. O discurso é capaz de revelar muito das estratégias de atuação sobre o
espaço destes grupos, quando muito os geógrafos fazem referência a tal fato mas não
o consideram como essencial em sua análise. Este trabalho procura trazer para a Geografia
algumas questões da análise do discurso, das quais os geógrafos até agora têm
se mantido afastados. Procura-se buscar algumas referências nas teorias de análise de
conteúdo e do discurso, para a coleta e tratamento dos dados empíricos, mas sem com
isso importar um modelo pronto e fechado de análise.
No debate relativo às técnicas de análise de discurso, há duas posições opostas:
aqueles que vêem a análise de discurso como um conjunto de técnicas dentro da
análise de conteúdo e os defensores da análise de discurso como um campo independente.
Além disso, entre os analistas de discurso há um embate entre a Escola Americana
e Escola Francesa de Análise do discurso.
Para Bardin (1994) a análise de conteúdo representa um papel de “técnicas de
ruptura” face à intuição aleatória e fácil, constituindo atualmente um conjunto de instrumentos
metodológicos que se aplicam a discursos extremamente diversificados e
onde a análise do discurso, representa apenas uma técnica a mais dentro deste conjunto.
O fator comum dentro da multiplicidade de técnicas que existem para a autora, está
baseado em uma hermenêutica controlada, baseada na dedução: a inferência.
Enquanto esforço de interpretação, a análise de conteúdo oscila entre dois
pólos: o rigor da objetividade e a fecundidade da subjetividade. Essas duas abordagens
2 - Um exemplo desse tipo de trabalho é encontrado na obra do professor Paul Claval (1984) em
que o autor faz na verdade um estudo sobre a história das matrizes do pensamento geográfico. O
trabalho de V. Berdoulay (1988) também é outro exemplo desse tipo.
3 - Exemplo do segundo tipo é encontrado no trabalho de Simansky (1976), onde o autor aborda
o estilo discursivo adotado na obra do geógrafo D. W. Meining.
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têm dividido pesquisadores até hoje. Enquanto na análise quantitativa o que é relevante
na informação é a freqüência com que surgem certas características de conteúdo, na
análise qualitativa é a presença ou ausência de determinadas características num discurso
que é tomado em consideração.
Ainda segundo esta autora, existem três fases distintas que devem ser seguidas
em qualquer variância na análise de conteúdo. A primeira delas é a descrição, enumeração
das características do texto, resumida após tratamento. A segunda é a inferência,
baseada em deduções lógicas permitindo a passagem clara e controlada à terceira fase
que é a interpretação. Durante a fase da inferência podem ser respondidas duas questões:
o que é que conduziu a um determinado enunciado e/ou quais as conseqüências
que um determinado enunciado vai provocar. A primeira diz respeito às causas e antecedentes
da mensagem enquanto que a segunda refere-se aos seus possíveis efeitos.
A análise do discurso surge na década de 1960 em um momento de domínio do
estruturalismo tanto na lingüística como nas ciências sociais. Um dos responsáveis
pelo seu desenvolvimento e difusão, Michel Pêcheux, desenvolveu uma série de métodos
de tratamento dos textos o qual chamou de Análise Automática do Discurso. Para
ele, a análise do discurso deveria substituir a análise de conteúdo, na medida em que
essa segunda teria provado ser incapaz de dar objetividade aos seus resultados
(PÊCHEUX, 1993). Dessa forma, sua preocupação básica estava ligada à objetividade,
almejada através dos programas de computadores que desenvolveu para análise
dos textos4.
Michel Pêcheux construiu seu corpus teórico através de uma análise das teorias
lingüísticas existentes. Para Pêcheux o deslocamento conceitual realizado por
Saussure provocou uma mudança de objeto da lingüística, permitindo que algumas
questões importantes fossem postas de lado por esta disciplina. Com Saussure a língua
passa a ser compreendida como um sistema tendo a função de exprimir sentido, o
objeto da ciência lingüística passa a ser então o de descrever o seu funcionamento. O
texto não mais pode ser objeto pertinente para a lingüística na medida em que este não
possui um funcionamento, o que possui é a língua. A análise do discurso surge então,
nesse brecha deixada pela lingüística.
4 - Para maiores informações sobre o funcionamento dos métodos e do programa desenvolvidos
por Pêcheux ver: HAROCHE, C. & PÊCHEUX, M. (1972).
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Uma crítica que muitos fazem da obra de Pêcheux está ligada ao fato de que o
autor teria avançado muito na teoria, tendo conseguido criar um grande corpus teórico
mas suas técnicas apresentariam muitos problemas de ordem prática, problemas esses
que são reconhecidos pelo próprio autor (PÊCHEUX e FUCHS, 1993).
Preocupada em redefinir alguns conceitos da chamada “Escola Francesa de
Análise do Discurso”, Maingueneau (1993) afirma que esta não pode ser mais definida
apenas como o estudo lingüístico das condições de produção de um enunciado, como
era até então. É necessário que se faça uma melhor precisão dos critérios para melhor
analisar a experiência que realiza. Ao contrário do que faz a escola americana, dominada
por correntes interacionistas e etnometodológicas, que toma como objeto essencial
de estudo a conversação ordinária, a escola francesa relaciona-se com textos com
as seguintes características:
1. Produzidos no quadro de instituições que restringem fortemente a enunciação;
2. Nos quais se cristalizam conflitos históricos, sociais, etc.;
3. Nos textos que delimitam um espaço próprio no exterior de um interdiscurso limitado.
Pierre Bourdieu (1983) critica todos os modelos tradicionais de análise ligados
excessivamente à lingüística, entre os quais, o modelo criado por Michel Pêcheux.
Bourdieu, em seu trabalho, está preocupado principalmente com os mecanismos de
circulação dos discursos, onde o grau de legitimidade do locutor definiria, em grande
parte, o grau de aceitabilidade do discurso. Para ele, é um erro procurar a “força
locutória” no próprio discurso, já que o que “fala” nunca é o discurso, mas toda a
pessoa social (1983: 167). Para realizar uma análise verdadeira é necessário identificar
“quem fala”(o produtor), “para quem”(o leitor), “de onde”(a instituição a que pertence
e o veículo) e “como” (a forma discursiva) estabelecendo seus graus de legitimidade.
Uma ciência do discurso almejada por Bourdieu deveria estabelecer as leis
que determinam quem pode falar, a quem e como, já que todo o discurso supõe um
emissor legítimo dirigindo-se a um destinatário legítimo, reconhecido e reconhecedor.
Uma questão importante que surge daí, é o fato de que o discurso não é autoexplicativo,
existindo portanto, a necessidade de conhecer as condições de constituição
do grupo no qual o discurso funciona para poder explicá-lo. Entretanto, é necessário
observar não somente as relações de força simbólicas que se estabelecem no grupo
em questão, mas também as próprias leis de produção do grupo que fazem com que
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certas categorias estejam ausentes. Essas “condições ocultas”, como chama Bourdieu,
seriam determinantes para compreender o que pode e o que não pode ser dito num
dado grupo. Dessa forma, um dado importante é que o discurso deve sempre uma parte
muito importante de seu valor ao valor daquele que o domina. A estrutura da relação
de produção lingüística depende da relação simbólica entre dois locutores, isto é, da
importância de seu capital de autoridade.
É de fundamental importância para a Geografia e para o nosso trabalho assumir
que a atividade discursiva, como qualquer outra atividade, não se desenvolve fora
do espaço e do tempo. O discurso é reflexo dos grupos que são responsáveis por sua
elaboração, recepção e reprodução e, dessa forma, reflete o tempo e espaço em que
atuam. Assim, investigar o discurso, as idéias, símbolos e mensagens que ele veicula é
uma das opções metodológicas para entender como determinados grupos organizam
seus territórios. Mais do que isso, por esse ponto de vista, o discurso funciona como
um elemento legitimador de uma organização do espaço, na medida em que, sobretudo
em sociedades ditas democráticas, dependerá da capacidade de seu locutor de se fazer
acreditar, e da vontade de ouvir de quem recebe a mensagem que serão tomadas atitudes
que poderão influenciar sobre a organização do território.
3 O Determinismo geográfico nordestino
3.1 Determinismo no discurso da seca
A ligação entre a natureza da região Nordeste, classificada por muitos como
hostil, e seu atraso econômico feito por deduções lógicas simples é muito comum e seu
tratamento, em vários textos, revela um viés determinista.
O texto do Deputado Osvaldo Coelho (1985), é um exemplo claro e didático
desse viés. Em discurso pronunciado na Câmara dos Deputados em 21 de novembro
de 1984, o Deputado procura defender recursos para a irrigação no Nordeste. Em sua
fala a seca é tratada como o grande problema da região e causa de suas mazelas:
A escassez de água no Nordeste já fez vítimas incontáveis, desagregou
famílias, semeou miséria e sofrimento. Condenou a região a uma posição
de inferioridade no cenário nacional (...) (COELHO, 1985: 07).
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Fica evidente no trecho citado que a inferioridade do Nordeste é causada pela
seca. A escassez de água, uma característica do clima semi-árido na região, é apontada
como fator do seu atraso. Este é um exemplo do que chamamos de Determinismo
Geográfico Nordestino, pois ao qualificar a seca como a principal causa da pobreza
nordestina, através de um mecanismo de dedução, fica claro uma relação causal entre
a característica física da região e o seu grau de desenvolvimento. Ao longo do discurso,
a seca é qualificada com a utilização de uma quantidade muito grande de adjetivos
que dão a idéia de inexorabilidade do clima.
A terrível e prolongada seca nordestina, destruidora de vidas,
causa de sofrimentos incontáveis e de grandes prejuízos, aparentemente
cessou. As chuvas voltaram depois de cinco anos de estiagem, colorindo
a paisagem e fazendo renascer no nosso povo a tímida esperança
por melhores dias. (COELHO, 1985: 6).
É possível notar no texto oposição entre a ocorrência da seca, trazendo consigo
todos os seus problemas, e os períodos chuvosos, onde é possível à população
retomar a esperança que, tímida, duraria apenas até a próxima estiagem. Assim, existe
uma contraposição entre seca, ligada ao atraso, e chuva, ligada ao progresso.
No discurso, a seca é também posta como um problema nacional, e não apenas
regional, quando o autor afirma que: “foram anos penosos, realidade medonha que
violentou e ultrajou, mais uma vez, a dignidade, a honra e a decência nacionais” (COELHO,
1985: 6). Com a utilização desse recurso, o autor traz a discussão para uma
escala nacional. No discurso, apesar de a seca não atingir todo o país, ao afetar uma
parte considerável de sua população, exibindo com contornos trágicos a sua miséria,
deveria ferir os brios da nação. Dessa forma, a questão torna-se um problema nacional
e não regional. Tal argumento fornece maior legitimidade ao discurso frente aos seus
receptores (a Câmara Nacional).
Através de um encadeamento lógico o autor conclui que o problema do progresso
passa pela questão da erradicação da fome e da miséria e reside na questão da
existência ou não de água.
A fome e a desnutrição representam os mais drásticos obstáculos ao progresso
e ao desenvolvimento. Fome e desnutrição se combatem com uma agricultura forte,
que receba cuidado prioritário e soluções urgentes. E a matéria-prima da agricultura é
a água (COELHO, 1985: 6).
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O esquema apresentado no quadro I representa o encadeamento lógicodiscursivo
do texto, onde a falta d’água, teria como conseqüências finais a fome,
miséria e o atraso econômico.
Dessa forma, o discurso aponta para a constatação de que onde não existe água
não pode haver desenvolvimento. A solução do problema do atraso regional estaria
então em investimentos para tornar a água disponível. Esse tipo de solução encontra
uma longa tradição na região, tal como apontada por Carvalho (1988), que a define
como “solução hidráulica”.
3. 2 A seca na imprensa
Realizando uma análise de artigos sobre a seca publicados em jornais e revistas
é possível identificar que seu caráter trágico é, na imensa maioria das vezes, destacado
e ressaltado. Para este trabalho, foi realizada uma análise temática de artigos de
jornais publicados entre 1992 e 19945, onde foram decodificadas as estruturas individuais
de cada texto, agrupando-os segundo essas estruturas6. O objetivo principal é
identificar como o tema “seca” vem sendo trabalhado na imprensa nacional na atualidade,
além de identificar padrões de abordagens segundo a procedência do autor.
Foram analisados um total de 57 artigos publicados em importantes jornais do
Centro-Sul7, além do jornal O Povo, de Fortaleza, nos quais o critério de seleção dos
artigos foi o de conter algum relato sobre o tema “seca”.
Os artigos foram classificados primeiro segundo a abordagem dada ao tema e
logo após suas estruturas discursivas foram decodificadas e agrupadas. Para observar
5 Período dentro do qual, houve a ocorrência de mais um evento de estiagem no Nordeste.
6 Um trabalho semelhante foi realizado por Castro (1992) para os discursos dos Deputados na
Câmara Federal.
7 A análise foi realizada em artigos publicados no Jornal do Brasil e O Globo, do Rio de Janeiro;
e O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, de São Paulo.
Quadro I - Estrutura Discursiva
Falta de água
Agricultura Fraca
Fome e Miséria
Atraso econômico
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a existência ou não de diferença no caráter do discurso segundo diferentes regiões, os
artigos também foram classificados segundo a procedência do relatante em “representante
do Centro-Sul” ou em “representante do Nordeste”.
No Quadro II os textos são decompostos e agrupados segundo seu encadea-
Fonte: Artigos de Jornais.
Encadeamento discursivo dos Textos
1 a 2 a 3 a 4 a 5 a Ocorrências
Seca Pobreza e fome Saque e tensão social 03
Seca Pobreza e fome
Necessidade de
medidas
emergênciais
08
Seca Pobreza e fome
Necessidade de
medidas
emergênciais
Clientelismo e uso
político 20
Seca Pobreza e fome
Necessidade de
medidas
emergênciais
Clientelismo e uso
político
Necessidade de
medidas de
caráter
permanente
06
Seca Medidas de caráter
provisório Perpetuação da seca
Necessidade de
medidas de caráter
permanente
06
Seca
Falta de sustentação
do município sem
apoio federal
Êxodo rural 02
Seca
Necessidade de
obras federais de
emergência
Obras realizadas sem
critério e
abandonadas
Piora da situação da
população 02
Seca
Necessidade de
mais verbas e
melhoria dos
programas
02
Seca e
ineficiência
da ação do
governo
Pobreza, humilhação
e uso político 03
Seca e
desemprego
causado
pela
recessão
Miséria e fome Saques
Liberação de
recursos
emergênciais
02
Chuva Desativação das
frentes de trabalho Miséria e fome 03
Quadro II Estrutura dos artigos sobre a seca veiculados em jornais de 1992 a 1994
74
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
mento lógico-discursivo. É possível identificar que de um total de 57 artigos, 37 fazem
uma ligação imediata entre a seca e a pobreza e fome, e só então ligam estes aos
demais problemas. Dessa forma, a seca é, em primeiro lugar, causa de pobreza e fome,
a partir da qual viriam os demais problemas.
No quadro III os mesmos textos são agrupados segundo as formas de abordagem
do tema seca e à origem dos locutores8, em representante do Centro-Sul e representante
do Nordeste. É necessário lembrar que os textos poderiam ser classificados
em mais de uma classe se abordassem mais de um tema contabilizado. Os dados evidenciam
uma diferença do conteúdo do discurso entre os representantes das duas regiões.
É possível notar que os representantes do Centro-Sul adotam uma postura muito
maior de crítica, enquanto que os do Nordeste estão mais preocupados em demonstrar
os estragos feitos e solicitar mais recursos.
Quadro III Temas de discursos ligados à seca feitos por representantes do Nordeste
e do Centro-Sul de 1992 a 1994
Fonte: artigos de jornais.
Centro-Sul Nordeste
Crítica à indústria da seca 14 5
Crítica ao Programa de Cestas Básicas 4 2
Crítica às medidas de caráter provisório e
pedido de medidas permanentes 4 4
Denúncia de conflitos pelo uso da água 0 2
Mostra os estragos da seca 2 3
Estado de emergência e liberação de
recursos 2 8
Falta de ajuda do Governo Federal 1 4
Necessidade de obras 3 4
Nega a existência da indústria da seca 0 3
Crítica à desativação de frentes de trabalho 1 3
8 A origem do autor foi definida a partir de informações no próprio texto que indicassem para tal.
Na ausência desta, a origem do veículo de publicação foi o critério adotado.
75
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
O principal alvo de críticas do Centro-Sul é a indústria da seca, criticada em 14
artigos, enquanto que há apenas 5 artigos de nordestinos com críticas a essa mesma
indústria, que tem a sua existência até mesmo negada em 3 textos nordestinos. Nas
críticas ao Programa de Cestas Básicas do Governo Federal, os representantes do Centro-
Sul também possuem maioria: são 4, contra 2 do Nordeste.
Os representantes do Nordeste se destacam nos temas ligados à demonstração do
caráter trágico da seca e no pedido de auxílios. Nos artigos que demonstram os estragos
feitos pela seca, 3 são de nordestinos, enquanto 2 são do Centro-Sul. Nos artigos que
relatam o estado de emergência e pedem recursos para o Nordeste, 8 são do Nordeste e
apenas 2 são do Centro-Sul do país. Nas críticas à desativação das frentes de trabalhos,
também são 3 do Nordeste, contra apenas 1 do Centro-Sul. Tal estratégia permitiu dar
visibilidade ao fato de que o discurso sobre a seca varia, segundo os interesses dos grupos
responsáveis por sua produção, como pode ser visualizado no quadro IV.
Hoje alguns autores, e em especial CASTRO (1992), têm demonstrado que a
permanência desse discurso trágico na região está ligada a uma estratégia da elite política
local para conseguir mais verbas do Governo Federal. A necessidade de dar à região uma
“compensação” por seus azares climáticos e a impossibilidade de um auto-desenvolvimento
em função da natureza hostil é o pano de fundo dessa estratégia.
A detenção por parte dessa elite política tradicional de um amplo acesso aos
meios de comunicação faz com que essa idéia seja plenamente difundida, contaminando
o imaginário social, e refletindo-se na produção acadêmica e jornalística sobre a região.
Essa permanência desse discurso determinista também se dá pela facilidade de desenvolvimento
e de assimilação de discursos baseados em deduções simples, como afirma Gomes:
“(...) atribuir o papel de causa a certas circunstâncias e explicar os fenômenos como
suas conseqüências diretas supõe uma lógica de base muito simples. (...) As raízes da
Quadro IV -Discurso da Seca
Porta-vozes
Centro-Sul Nordeste
Perspectiva Perspectiva
Crítica Catastrófica
76
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
reflexão determinista são de certa maneira inconscientes e inerentes à linguagem e ao
pensamento.” (GOMES, 1996, p.175).
Pretendemos demonstrar a diante, com base na produção do Instituto do Ceará,
como esse discurso, apoiado em uma visão trágica do Nordeste e com um conteúdo
determinista em relação ao clima, teve seu início no final do século XIX.
4 A Gênese do discurso da seca.
4.1 O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e os Institutos Regionais.
Na primeira metade do século XIX, com a implantação do Estado Nacional Brasileiro
desvinculado politicamente de Portugal, cabe à intelectualidade brasileira a tarefa
de forjar um perfil nacional capaz de garantir uma identidade singular à nova nação, no
qual é dado um lugar especial à História e à Geografia. A Historiografia do Brasil no
século XIX está preocupada com o projeto de traçar a gênese da nacionalidade brasileira,
enquanto a Geografia, complementando esse projeto, se preocupa em retirar o véu que
cobre o imenso território, quase todo desconhecido, sobre o qual emerge a nação.
Como mostra Guimarães (1988), a fundação do Instituto Histórico e Geográfico
Brasileiro em 1838, no Rio de Janeiro, vem apontar para a materialização desse projeto.
Baseado nos ideais iluministas, a produção do Instituto é feita pelas elites e para as elites,
visando produzir uma homogeneização da visão do Brasil no interior destas. Contando
em seus quadros com a elite intelectual do Império e inclusive com o apoio e participação
do Imperador, o Instituto logo se transforma no locus a partir de onde se pensa o Brasil,
contribuindo para uma progressiva difusão e homogeneização do projeto nacional no
seio de suas elites (GUIMARÃES, 1988: 14).
As idéias e ideologias desenvolvidas através de um instrumental próprio à
Geografia e Historiografia da época, contando com todo apoio oficial, vão aos poucos
se impondo no imaginário nacional. Daí a importância das correntes filosóficas
adotadas por essas disciplinas na constituição desse imaginário. Muitas delas, como
é o caso do determinismo geográfico aqui em foco, estão presentes ainda hoje no
senso comum sobre o país.
O projeto do Instituto previa a formação de entidades semelhantes nas
províncias, diretamente subordinadas aos princípios formulados na capital do
Império, onde deveriam ser concentrados a soma de conhecimentos acumulados
sobre o Brasil. Esses institutos, dando prosseguimento ao projeto de construção
de uma identidade nacional, deveriam também se preocupar com a definição de
77
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
uma identidade provincial, justificando uma subdivisão regional do país, mas
que, de forma alguma, deveria se sobrepor à identidade nacional.
A exaltação romântica dos símbolos e heróis da pátria, comum ao IHGB, também
é uma constante nos institutos regionais, que contam também, com uma exaltação
do local. Preocupados com as tradições, esses institutos passam a ter o conservadorismo
como uma de suas marcas principais.
Os Institutos provinciais, segundo os planos do IHGB, funcionariam como
instituições que contariam com a participação dos principais membros das elites locais
e estariam responsabilizados pela coleta de informações nas províncias para o Instituto
no Rio de Janeiro.
A forma adotada para a divulgação dos trabalhos realizados por seus membros
era principalmente a publicação de revistas que, dependendo da instituição, poderia
ter uma periodicidade mensal, trimestral ou semestral. Além de registrar as atividades
da instituição através de seus relatórios, divulgar cerimônias e atos comemorativos
diversos, parte considerável das revistas, sobretudo nos primeiros anos, era dirigida à
publicação de fontes primárias como forma de resgatá-las. Entretanto, a publicação de
artigos inéditos, biografias e resenhas de obras também estava presente.
4.2 O Instituto do Ceará e as secas.
A fundação do Instituto do Ceará ocorre em 1887. Com uma produção considerável,
a sua revista é uma das que possui a melhor periodicidade. Entretanto é necessário
notar que a circulação dessas revistas era bastante restrita. Uma análise desse
material se faz então, mais necessária pela importância de seus membros, já que estes
atuavam como difusores de idéias, ou para utilizar um termo desenvolvido por Pierre
Bourdieu (1996), como porta-vozes, alguns dos quais exerciam grande importância
dentro da elite cearense e mesmo brasileira9.
9 O quadro dos sócios fundadores do Instituto era composto por doze pessoas provenientes
da elite cearense, são eles: Paulino Nogueira Borges da Fonseca, Guilherme
Studart, Joakim de Oliveira Catunda, João Augusto da Frota, João Batista Perdigão de
Oliveira, Antônio Augusto de Vasconselos, Antonio Bezerra de Menezes, Júlio César
da Fonseca Filho, Juvenal Galeano da Costa e Silva, José Sombra, Virgílio Brígido e
Virgílio Augusto de Moraes.
78
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
O Primeiro presidente do Instituto foi Paulino Nogueria que ocupou o cargo
até 1908, ano de sua morte. Filho de família ilustre, formou-se na Faculdade de Direito
de Recife. Membro do Partido Conservador, foi eleito Deputado em 1872 (ANDRADE,
1968). Paulino Noguera foi o principal responsável pelos sete primeiros tomos da
Revista, onde sempre exerceu uma preocupação com a publicação de fontes primárias.
Em 1908, com a sua morte, Paulino Nogueira é sucedido por Thomaz Pompeu
de Souza Brasil, que preside o Instituto também até a sua morte em 1929. Thomaz
Pompeu, conhecido também como Thomaz Pompeu Filho, era membro de uma das
famílias mais ilustres do Ceará. Era o segundo filho do Senador Pompeu, figura conhecida
no Império e que produziu vários textos de cunho geográfico, inclusive um
compêndio de Geografia adotado pelo Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Thomaz
Pompeu de certa forma dá uma continuidade ao trabalho de seu pai. Como membro e,
mais tarde presidente, do Instituto do Ceará, Thomaz Pompeu se preocupou em rescrever
e atualizar a obra deixada pelo Senador Pompeu.
Um outro membro da família Pompeu Brasil que se destacou na produção
intelectual do Instituto sobre o Ceará, foi Thomaz Pompeu Brasil Sobrinho, neto do
Senador Pompeu e sobrinho de Thomaz Pompeu Filho. Ingressou no Instituto do Ceará
em 1928, aos 47 anos, e dez anos mais tarde foi eleito Presidente do Instituto, cargo
que exerceu de 1938 a 1867, até a sua morte. Formado pela Escola de Minas de Ouro
Preto, ingressou na administração pública, onde aos poucos foi sedo promovido até
que conseguiu o cargo de Engenheiro Chefe do Primeiro Distrito da Inspetoria Federal
de Obras Contra as Secas, do qual mais tarde foi Presidente. Publicou na imprensa
vários artigos sobre geo-economia, cultura, secas, reflorestamento e ensino popular da
agricultura. Via a Geografia como um prolongamento da História tendo sido bastante
influenciado pela obra de F. Ratzel.
Pelo fato de a província, e logo após estado, do Ceará ter praticamente todo o
seu território atingido periodicamente pelas secas, esta passa a ser uma constante nos
trabalhos dos membros do Instituto. Na verdade o Instituto do Ceará é o IHG que mais
se preocupa com essa questão, constituindo uma das primeiras instituições a se preocupar
e a produzir trabalhos sobre o assunto.
No momento em que é fundado o IC – Instituto de Ceará – (1877) a questão
principal do pensamento geográfico brasileiro é o estabelecimento do potencial e dos
limites da natureza física, social e política do país diante das idéias de progresso (MACHADO,
1995: 310). O fato de que a elite cearense, se defrontava com uma região
que possuía uma natureza ambiental diferente do restante do país, o semi-árido, fez
79
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
com que boa parte de seus integrantes tomasse também uma posição diferenciada de
seus colegas do sul junto à questão do progresso.
Foram analisados um total de 27 artigos sobre a seca, desde o primeiro número,
publicado em 1887, até o mais recente (1993). Entretanto, os artigos contam com
uma distribuição temporal bastante irregular, apresentada no quadroV.
Dentro do período analisado, a partir da década de 1960 há uma quase
extinção dos trabalhos ligados à temática da seca. Tal fato é explicado pela alteração
do padrão editorial e a mudanças nos critérios da escolha dos sócios do
Instituto, que passa a dar prioridade aos trabalhos ligados à História e ao resgate
de fontes primárias. Isso é comprovado pela quase inexistência de geógrafos nos
quadros do Instituto a partir de então10.
O trabalho sobre o material encontrado na Revista do Instituto do Ceará –
doravante RIC – foi dividido em três fases: a seleção do material, o tratamento e a
análise propriamente dita. Para realizar uma primeira seleção dos artigos foi feita uma
leitura por títulos, a partir da qual foram elaboradas fichas tipo bibliográficas (ECO,
1993) para todos aqueles textos ligados à Geografia da região. O passo seguinte foi
realizar uma leitura atenta desses artigos onde eram selecionados aqueles nos quais a
palavra seca aparecia; o que permitiu que ao final desse processo o universo de análise
estivesse reduzido a 27 artigos.
A segunda fase, correspondente ao tratamento das informações, teve seu início
com a elaboração de fichas tipo resumo, com uma pequena síntese do texto e fichas
tipo citação, onde eram destacados trechos dos artigos (ECO, 1993). O procedimento
utilizado para a seleção dos trechos constituiu em destacar dos textos as frases que
continham a palavra chave principal “seca” e as palavras chave secundárias, “atraso /
progresso”, “desenvolvimento / subdesenvolvimento”; “riqueza / pobreza”,
eleitaspreviamente, tal como indicadas no quadro VI.
10 Apesar disso, a análise do material existente prova que na década de 1950, o padrão atual do
discurso da seca já era praticamente hegemônico nos trabalhos do Instituto, comprovando que a
utilização desse material não é incoerente com os objetivos desse trabalho.
Período 1887--
1896
1897--
1906
1907--
1916
1917--
1926
1927--
1936
1937--
1946
1947--
1956
1957--
1993 Total
Ocorrência 06 03 05 03 - 04 02 04 27
Quadro V Distribuição periódica dos artigos analisados na Revista do Instituto do Ceará
80
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
Juntamente com esses termos foram destacadas as frases imediatamente anteriores
e imediatamente posteriores (eventualmente foram selecionados trechos maiores,
para que não houvesse uma perda de sentido da frase principal).
A terceira fase, correspondente à análise, foi realizada a partir do agrupamento
dos textos segundo o tratamento dado pelos autores à palavra chave principal “seca” e
sua ligação com as palavras chave secundárias. Tal procedimento, permitiu identificar
a existência de três eixos temáticos principais, com características internas homogêneas,
que surgem ao longo do período analisado. O primeiro grupo de textos faz uma
relação positiva entre o clima e o progresso da região, o qual chamaremos de “Clima e
Progresso”. O segundo grupo possui como característica principal a descrição do clima
e das secas e, a princípio, não faz uma relação com o condicionamento ao progresso
ou ao atraso da região. Nesse grupo, a seca é sempre descrita com um caráter trágico,
daí chamarmos de “Adjetivação Trágica”. O terceiro é aquele que se popularizou e
que faz uma ligação entre o clima da região e seu atraso econômico, tal relação às
vezes aparece apenas implicitamente, mas muitas outras é claramente delineada ao
longo dos textos chamado, portanto, de “Clima e Atraso”. Por fim, procuramos explicar
as condições que levaram ao surgimento e ao desaparecimento dos dois primeiros
grupos, e ao estabelecimento de uma hegemonia do terceiro grupo de textos, a partir
da segunda década deste século.
5 Clima e progresso
Como já foi dito, a fundação do Instituto do Ceará em 1887, ocorreu sob um
ambiente romântico de exaltação da então província, de seus símbolos, heróis e natureza,
desenvolvido ao longo do século XIX, onde havia a preocupação de estabelecimento
de uma identidade cearense.
Esse ambiente propiciou a construção de um discurso característico do
final do século XIX, onde mesmo as dificuldades do meio-ambiente nordestino
são vistas de forma bastante positiva e guardando em si condições excepcionais
Palavra Chave Principal Palavra Chave Principal
Progresso / Atraso
Desenvolvimento / Subdesenvolvimento
Riqueza / Pobresa
Seca
Quadro VI - Estruturas Discursivas
81
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
para o desenvolvimento de uma sociedade. O clima condicionaria o progresso,
facilitaria o trabalho e a procriação, gerando uma boa raça. A seca, quando citada,
é apontada como mera adversidade temporária que nada impediria o desenvolvimento
da região, já que as condições excepcionais do meio físico, incentivariam
no homem um espírito de trabalho e de desenvolvimento das capacidades
intelectuais, suplantando qualquer adversidade temporária. Era comum também
a utilização da alta taxa de natalidade verificada na região como uma evidência
da salubridade do clima para as pessoas a ele submetidas.
É fácil identificar o determinismo nesse discurso, porém com conteúdo social
inverso àquele que foi vulgarizado mais tarde. A relação determinista aqui delineada
apresenta uma relação de causa e efeito direta entre o meio-físico e o progresso.
Nesse grupo se encontram os trabalhos de Thomaz Pompeu de Souza Brasil,
especialmente no seu artigo sobre a população do Ceará publicado em 1890 e influenciado
por Henry Buckle (1823-1862), historiador e sociólogo inglês. Em seu livro
lançado em 1857, Introduction to the history of civilization in England, Buckle afirmava
que o progresso da civilização européia marcava-se pela influência cada vez
menor do mundo natural, e na Europa em geral e na Inglaterra em particular, as forças
mentais acabariam por sobrepujar as condições físicas. No entanto, negava tal fato
para os demais continentes, nomeadamente para o Brasil, país que estaria acima de
qualquer outro no que se refere a abundância de vida natural e onde a grandiosidade da
natureza não deixaria espaço para o homem que, por isso mesmo estaria condenado a
viver eternamente em condições primitivas (MARTINS, 1977).
Esse livro participou de grandes discussões no Brasil no final do século XIX,
onde debates sobre questões como raça e adaptação do indivíduo ao meio, estavam em
voga e intelectuais do porte de Silvio Romero preocuparam-se então em refutar as
idéias de Buckle. Entretanto, até mesmo Romero não nega a ação do clima sobre o
homem, apenas afirma que a natureza tropical é muito mais hostil do que pensa Buckle:
o clima é variado, as terras não são todas férteis e o interior não é inteiramente coberto
por florestas como o autor inglês imagina. Segundo Romero, a razão da barbárie do
povo estaria ligada muito mais a ordem social prevalecente (MACHADO, 1995: 330).
Tomaz Pompeu, antecipando-se a Romero, concorda com Buckle, mais afirma
que o Nordeste é diferente do resto do país. Nessa região o clima seco e a sobriedade
da alimentação daí advinda criariam no homem condições para alcançar o progresso,
gerando uma raça apta ao trabalho. A sobrevivência em um ambiente tão adverso
traria a necessidade do homem cearense desenvolver suas forças mentais e físicas, o
que acabaria gerando uma raça apta para qualquer trabalho. Seria, então, gerada através
do meio físico uma sociedade fadada ao progresso mais do que em qualquer outra
região do país. Analisando o censo demográfico de 1872 afirma:
Essa rápida progressão verificada pelo arrolamento oficial de 1872, a
par de grandes e extensas crises climatéricas, que tem pesado sobre o
82
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
solo cearense, roubando-lhe o melhor de sua seiva, deslocando povoações
inteiras, arremessando-as ao litoral, e obrigando-as a êxodos
tristíssimos, espécie de odisséia de lagrimas e dores, terminadas no
nada do túmulo, esse desenvolvimento da população, a despeito de
tudo denuncia na raça aptidões genésicas peculiares, e no meio físico,
condições excepcionais de salubridade, dignas de estudo (...).
Clima quente e geralmente seco não exaure as forças musculares, nem
debilita o homem (...) permitindo o uso de toda atividade, até idade
avançada (BRASIL, 1890: 73-74)11.
Temos aqui uma coexistência entre as desgraças da seca e o desenvolvimento
da população. A seca não impede seu crescimento devido às condições do meio físico
e à raça que em função dele se desenvolveu. Na última frase temos uma estrutura
muito semelhante a utilizada por Montesquieu, onde o clima teria influência sobre os
“espíritos”. Aqui o clima quente criaria no homem um “espírito de trabalho”.
João Brígido dos Santos também publica um artigo em 1900 que está baseado em
estatísticas que mostram o crescimento da população do Ceará a despeito das migrações
para concluir que o clima é altamente favorável ao desenvolvimento do homem.
(...)o Ceará como o Rio Grande do Norte e outras regiões do antigo
bispado de Pernambuco, era justamente a que melhores condições oferecia
ao desenvolvimento da vida. Tudo estava disposto para que servisse
de sementeiro da propagação do homem (SANTOS, 1900: 241).
Aqui mais uma vez o crescimento populacional é utilizado como fundamento
para a adequação da região e seu meio físico ao povoamento. As condições físicas são
apontadas por João Brígido como as determinantes do progresso populacional da região.
Dessa forma, vemos que o elemento aglutinador desse grupo de artigos está no
fato de associarem a dureza das condições climáticas ao sucesso do povoamento da
região, e portanto, vendo o clima como um condicionante ao progresso.
11 As referências bibliográficas dos trabalhos publicados na Revista do Instituto do Ceará
encontram-se em anexo à bibliografia geral do trabalho. Todos os grifos são nossos; A
grafia foi atualizada.
83
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
6 Adjetivação trágica
Paralelo a esse discurso, até o início do século XX é possível identificar um
outro tipo de trabalho onde são realizadas exaustivas descrições de secas anteriores,
refletindo uma tendência da Geografia e da Historiografia do século XIX de descrição
de áreas e fatos. A tragédia inerente às secas é pintada com cores fortes, explorando ao
extremo seu conteúdo trágico. São comuns as ligações entre as secas e adjetivos, como
“terrível”, “arrasadora”, “horrorosa”, “mortífera”, ao lado da listagem de sua conseqüências.
São trabalhos como os seguintes:
No ano de 1790 principiou, além de outras mais moderadas, uma seca
tão terrível e rigorosa, que durou o espaço de 4 anos, porém no 1791 e
1792 mais excessiva, de tal sorte que derrubou, destruiu e matou quase
todos os gados dos sertões desta comarca (...) (ALMEIDA, 1887: 85).
Mar verdejante em época de chuvas, o sertão se transforma na estação
seca em deserto de areia e pedra, de efeito tanto mais desolador
quanto o aspecto de paus tortos (...) (KATZER, 1903: 295).
Não é desenvolvida nesses artigos uma estrutura de causa e efeito. Na verdade,
tratam-se de trabalhos sem nenhuma preocupação explicativa, apenas estão concentrados
em descrever o fenômeno das secas e seus estragos. Entretanto, esses autores
ao descrevem a destruição causadas pelas secas impõe aos períodos de estiagem
um caráter de tragédia, fornecendo assim, argumentos para aqueles que acusam a seca
de ser responsável pelos problemas regionais.
O imaginário trágico que é forjado, ligado à idéia de inexorabilidade do meio
é tão forte que torna fácil sua transformação para uma associação entre o atraso da
região e seu meio físico. Esse discurso toma forma no início do século XX e o reforço
de uma imagem trágica que o acompanha de tal maneira toma espaço, que exaure a
visão anterior das possibilidades da dureza do clima como condicionante do progresso
através dos desafios que são colocados à sociedade para sua superação. Esta perspectiva
acaba sendo superada, no início deste século, por outra que ressalta a submissão e
a impotência do Homem diante da inclemência das secas.
84
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
7 Seca e atraso
No início do século XX é possível observar o crescimento de trabalhos com
uma estrutura discursiva que apresenta uma associação entre o clima e o atraso da
região. Atraso este, que aos poucos começa a ficar cada vez mais visível, principalmente
se comparada ao crescimento da região sudeste do país.
As condições para esta discussão são dadas pelo adensamento populacional
verificado no sertão nessa época (GUIMARÃES NETO, 1989: 44) e o baixo grau
técnico dessas populações, transformando em calamidade para milhares de pessoas
qualquer estiagem maior, que antes só era sentida por uma pequena população
esparsamente distribuída pelo território.
A força que toma esse discurso está ligada também ao que Francisco de Oliveira
chama de crescimento do “Nordeste algodoeiro-pecuária” que toma sua forma
definitiva em finais do século XIX e princípios do século XX, através do fortalecimento
da cultura do algodão no sertão, onde um primeiro impulso teria sido dado pela
demanda das industrias européias, principalmente inglesa, e mais tarde pelo crescimento
da indústria têxtil no Brasil (OLIVEIRA, 1977: 63).
O crescimento desse “Nordeste algodoeiro” no sertão, levou a uma perda relativa
do controle político do “Nordeste açucareiro” na zona da mata e deu maior visibilidade
ao sertão semi-árido, na medida em que este agora passa a desempenhar uma
atividade econômica de vulto na região. É nesse momento que emerge a estrutura
fundiária típica do latifúndio do sertão. É nesse momento também, que passa a existir
uma elite econômica ,como aponta Oliveira,
Não é sem razão que tanto o controle político da nação começou a
escapar das mãos da burguesia açucareira do “Velho Nordeste” quanto
o controle político interno do “Velho” e do “Novo” Nordeste começou
a passar as mãos da classe latifundiária que comandava o processo
produtivo algodoeiro, reiterado pela sua subordinação aos interesses
do capital comercial e financeiro inglês e norte-americano (OLIVEIRA,
1977: 35).
85
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
É em virtude de tal fato que a imagem do Nordeste ligada à opulência dos
“barões” do açúcar é gradativamente substituída pela imagem do latifúndio do sertão,
dos “coronéis”, uma imagem rústica, pobre. É então, “nesse rastro que surge o Nordeste
das secas” (OLIVEIRA, 1977).
Dessa forma, ao longo do século XX, é vulgarizado um discurso onde o meio
físico, mais especificamente o clima semi-árido, sujeito a secas periódicas, é apontado
como responsável pelo atraso da região. A relação causal de base dedutiva e
determinista que se faz é: meio físico ruim / atraso. Essa relação algumas vezes
aparece implícita e alinhada a outros fatores, mas outras vezes é delineada claramente.
São trabalhos como o seguinte:
É conclusão que esta Capitania está sempre nascente, que a população
não pode fazer progressos vantajosos, pelas emigrações continuas,
ocorrências de secas, padecimento de moléstias dai provindas; o
que tudo definha a espécie que devia aumentar-se rapidamente em
relação da fecundidade e da propagação (...) (PAULET, 1898:13).
Nesse texto o autor é claro: a capitania não alcança o progresso devido a seca
e seus resultados. A seca é vista como a responsável, a causa do atraso, tornando-se
assim, um exemplo da estrutura relacional causa / efeito.
Pompeu Sobrinho em um artigo sobre a necessidade da irrigação, também
coloca na natureza as causas do atraso da região:
É fácil verificar; as causas que determinam a lentidão do progresso
nesta zona residem principalmente, senão exclusivamente, na penúria
ou contingência das precipitações pluviométricas, impedindo o incremento
das principais industrias locais - agricultura e criação de gado
(POMPEU SOBRINHO, 1912: 215).
Pompeu Sobrinho, como já dissemos anteriormente, exerceu a presidência do
DNCOS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, e teve papel importante
na decisão sobre suas ações. A grande influência de F. Ratzel em sua obra é evidenciada
em partes de seu texto e no caráter das idéias aplicadas em sua presidência no
DNOCS, como mostra F. Andrade: “As idéias do sistematizador das obras contra as
secas eram pautadas em termos de Antropogeografia e entre linhas da Escola
Determinista.” (ANDRADE, 1968: 28)
86
Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Volume 22 / 1999
Guilherme Studart, o Barão de Studart, que foi o responsável pela publicação
da Revista do Instituto do Ceará por 35 anos, publica um artigo sobre a Geografia do
Ceará encomendado pelo Governo Federal para as comemorações do centenário da
independência em 1922. O autor é simples e direto:
Fora o Ceará uma região de chuvas regulares e bem distribuídas e
no Brasil nenhum Estado lhe levaria vantagem; corta-lhe, porém,
o vôo o para incomparáveis destinos a seca, que o persegue, devido
a sua espécie disposição geográfica e as correntes aéreas que o
cortam (STUDART, 1924: 29).
Para o autor, o único problema do Ceará é a falta de chuvas, a seca, cortandolhe
o vôo para incomparáveis destinos e mantendo-o no atraso, independente do potencial
que, como afirma, possui o estado.
Em artigo publicado no Jornal do Brasil e transcrito para a Revista do Instituto
do Ceará em 1937, Júlio Paternostro é incisivo para com os problemas do Nordeste:
As gerações se sucedem sem ter iniciativas de trabalho; os filhos
copiam os pais; estes copiaram os avós ... e qualquer tentativa no
sentido de modificar-lhes os hábitos a natureza arrasa ainda no
nascedouro. (...)
Quadro diferente, porém, nos apresenta o imigrante sertanejo, se
transplantado para terras férteis, que tem água (PATERNOSTRO,
1937: 468).
Nesse texto, a natureza é implacável, impede qualquer tentativa de mudança
na região. Os hábitos culturais da população são dados pela natureza, numa perfeita
relação determinista clima/homem. Na última frase o autor também é claro: as causas
do atraso não estariam ligadas ao nordestino, apesar de este “não merecer nenhum
elogio a qualidade”, mas sim no meio-ambiente em que vive, já que se for transplantado
para outras regiões apresentaria um quadro diferente12. O determinismo continua
perpassando os trabalhos, como no de Guilherme de Souza Pinto:
12 É interessante notar, como podemos encontrar uma estrutura semelhante em Monstequieu,
porém com sentido inverso, como quando este autor, discutindo sobre a superioridade
dos povos do norte, devido a seu clima, afirma: “(...) percebemos claramente que os
povos do Norte, transportados para as regiões do Sul, aí não praticam tão belas ações
como seus compatriotas (...).” (MONTESQUIEU, 1997: 278).
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Que é uma seca? É um fenômeno de natureza física com profunda
repercussão nos meios econômico e social. São efeitos seus, o deslocamento
das populações, a dizimação dos rebanhos, o aniquilamento
da lavoura, com o seguinte cortejo: fome, morte, viuvez e orfandade;
em uma palavra: a miséria (PINTO, 1938: 17).
Mais uma vez a condição de calamidade das secas é levantada, colocando-a
como responsável pela miséria da população.
José Guimarães Duque também participa dessa perspectiva. Mesmo proposto
a estudar as causas históricas do atraso no Nordeste, admite existirem causas naturais,
como afirma na introdução de um artigo: “Pondo de lado as causas mesológicas
do atraso do Nordeste, por serem demais conhecidas, (...)” (GUIMARÃES DUQUE,
1956: 61).
O autor admite que causas naturais existem para o atraso do Nordeste, apenas
não as estuda “por serem demais conhecidas”. Haveria causas históricas, as quais pretende
estudar, mas a natureza também teria uma participação na falta do progresso no
Nordeste.
Determinismo claro também é encontrado no trabalho de José Denizard de
Alcantara:
Encontrando nas condições geofísicas do meio a razão fundamental
dos seus problemas, especialmente os de ordem econômica, é obvia a
interrogação dirigida a natureza dêste condicionamento fisiográfico,
como ponto de partida primordial para o encontro das soluções
requeridas pela problemática do Ceará (ALCANTARA, 1961: 27).
Podemos notar então, que o eixo principal de tratamento da temática seca em
relação questão do progresso nesses artigos é a relação seca / atraso, relação essa que
permanece até hoje, como mostramos no capítulo anterior, na veiculação de notícias
sobre a seca na imprensa.
É evidente a relação entre seca e atraso no imaginário daqueles que no passado
refletiam sobre as áreas de clima semi-árido no Brasil e a permanência dos traços
essenciais dessa relação nos escritos do presente. São esses autores, responsáveis pela
produção de um tipo de conhecimento presente na formação do senso comum, que é
por sua vez, refletido nos jornais ainda hoje.
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8 Considerações finais
No discurso atual da seca nordestina é possível identificar um viés determinista
que, em alguns é encontrado menos claro, mas que em outros é claramente delineado
e desenvolvido. Nosso estudo se comprometeu a analisar a gênese desse determinismo
e nos possibilitou alcançar algumas conclusões.
A partir da segunda metade do século XIX, com a preocupação da
intelectualidade brasileira em traçar o perfil histórico, geográfico e cultural da nação
brasileira, houve um considerável aumento desses estudos, nos quais o IHGB e os
Institutos Regionais se destacam.
Aliado a isso, inicia-se a cultura do algodão no agreste e no semi-árido, atraindo
novas atividades, como o comércio e seu beneficiamento, possibilitando forte
adensamento populacional nessa área. Desse modo, as secas que antes afetavam áreas
esparsamente povoadas, ganham maior visibilidade e passam a ter um caráter de tragédia,
alcançando milhares de indivíduos sem os meios mínimos de sobrevivência durante
as estiagens.
É nesse momento que a seca se transforma para uma quantidade grande de
autores em uma questão. É nesse época também que o determinismo ambiental está
sendo difundido e possibilita à Geografia incorporar alguns padrões exigidos pelas
disciplinas científicas. Tal posicionamento reproduziu-se também nos trabalhos sobre
a região semi-árida nordestina, apontando para a responsabilidade das correntes do
determinismo ambiental, adotado nos diferentes escritos sobre a região, na gênese do
discurso da seca.
O Discurso da seca nasce, dessa forma, já determinista. Entretanto, o estudo
comprovou que existiram diferenças fundamentais dentro dos trabalhos analisados.
No final do século XIX foi elaborado um discurso ligado ao Romantismo e à exaltação
do solo pátrio. Nesta perspectiva, a rudeza do clima do Nordeste é visto como um
determinante do progresso da região. Os autores responsáveis pela fundação desse
discurso foram influenciados por uma matriz determinista que via nas adversidades
climáticas um incentivo ao desenvolvimento das atividades intelectuais e tecnológicas
no Homem. Para fundamentar sua posição, os autores nordestinos se baseavam principalmente
nas elevadas taxas de crescimento da populacional.
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Um outro tipo de discurso identificado não faz ligação direta entre o clima e o
progresso ou o atraso da região. Este é constituído, na verdade, de trabalhos descritivos
que se preocupam em enumerar do ponto de vista histórico, a ocorrência freqüente
de secas, relatando todos os seus estragos. São trabalhos ligados a uma tendência da
Historiografia e Geografia do século XIX de descrição de fatos e áreas. Entretanto,
nesses trabalhos a seca é sempre pintada com cores fortes, adjetivadas como tragédia
e associada a vários problemas.
É também na virada do século XIX para o século XX, que a associação entre o
clima e a miséria da região ganha contorno. As constantes secas já descritas por muitos
como terríveis e arrasadoras passam a ser apontadas como a razão da miséria encontrada
na região. Esse discurso baseado em um encadeamento simples de causas naturais
e efeitos sociais ganha dimensão de verdade e é logo popularizado. Ao longo deste
século esse discurso assume várias nuances, mas a base dedutiva causal é sempre a
mesma: Seca / Atraso. Dessa forma, vemos como o discurso atual da seca nordestina,
contaminado por visões deterministas tem sua origem em correntes filosóficas adotadas
pela Geografia no final do século XIX.
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Anexo
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VASCOSELOS, Antonio. (1888): Município de Pereiro. RIC (2): 103-108 e 237-246.
BRASIL, Thomaz Pompeu de Souza (1890): População do Ceará. RIC (04): 253-272.
––––– (1890): População do Ceará em 1889, RIC (4): 253-272.
––––– (1895): Juízo histórico do Senador Pompeu sobre fatos do Ceará. RIC, (9): 5-54.
FONSECA, Paulino N. (1895): O Coronel José Antônio injustamente acusado pelo
presidente Coronel Antônio de Sales Nunes Belford. RIC (09): 291-329.
PAULET, Antonio (1898): Descrição geográfica abreviada da Capitania do Ceará. RIC
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SANTOS, João B. (1903): Povoamento do Ceará. RIC (17): 291-298.
KATZER, F. (1903): Paisagens do Ceará., RIC (17): 291-298.
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BRASIL SOBRINHO, Thomaz Pompeu de S. (1912): Açude Quixeramobim. RIC
(26): 215-279.
DIAS, A. (1913): Ceará. RIC (27): 228-242.
ROCHA, Augusto (1914): Notas Cronológicas de Canindé., RIC (28): 286-302.
FEIJÓ, J. (1914): Memória econômica sobre o gado lanigeiro. RIC (28): 367-397.
O’MEARA, P. (1918): A irrigação na vale do Jaguaribe. RIC (32): 91-119.
RIBEIRO, Raymundo F (1920): Breve noticia do vale do Jaguaribe. RIC (34): 331-350.
STUDART, Guilherme (1924): Geografia do Ceará. RIC (38): 3-124.
PATERNOSTRO, Julio (1937): O Nordeste. RIC (51): 464-469.
CASTRO, Jose L. (1937): O Nordeste. RIC (51): 469-485.
PINTO, G. (1938): Geografia econômica do Ceará. RIC (52): 17-34.
BRASIL SOBRINHO, T. P. (1940): Alguns aspectos da Geografia humana cearense.
RIC (54): 153-192.
FACÓ, B. (1955): Fastos do Ceará. RIC, (69): 120-124.
DUQUE, J. G. (1956): As sociedades adiantadas e as retardadas. RIC (70): 61-73.
ALCANTARA, J. D. (1964): Roteiro econômico da Geografia do Ceará. RIC (75): 16-62.
MENEZES, Rui Simões (1983): O problema das secas. RIC (97): 171-173.
BOTELHO, C. L. (1991): O secular problema da seca . RIC (105): 95-108.
––––– (1993):Uma visão geofísica da seca. RIC (107): 97-107.
copyright autor do texto
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