segunda-feira, 28 de maio de 2012
miséria, fome no sertão do nordeste
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EXPERIÊNCIAS COM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO
SEMI-ÁRIDO
Henrique Sousa
Eng. Agrônomo, CONATURA. E-mail: souza_henrique@hotmail.com
A vegetação do semi-árido é chamada de caatinga, que, por sua vez, significa mata
cinzenta. Esse nome resulta do fato que em uma parte do ano a vegetação perde as suas
folhas e a paisagem toma um aspecto cinzento. Neste período, não só a vegetação, mas
toda vida reduz o seu metabolismo, economizando água e energia.
Semi-árido e caatinga são nomes que tomaram um sentido pejorativo. Quando se
ouve esses nomes, logo vem a mente seca, fome, miséria e necessidades. No entanto,
quanto mais se convive com este bioma, mas se percebe-se que é um lugar rico, um
paraíso. É o local onde se produz uma diversidade de alimentos importante para o homem,
com o menor uso de insumos, como o feijão, milho, mandioca, gerimum, pinha, caju,
abacaxi, maracujá, mamão, carne, mel e muitos outros. Não se pode esquecer que é o local
onde melhor produz a mamona e o gergelim, duas fontes nobres de óleos.
O período sem chuva que acontece anualmente no semi-árido não constitui nenhum
problema para os seres-vivos que são da caatinga. Tenho freqüentemente perguntado as
pessoas, mesmo as mais idosas, se já encontraram algum sapo, tartaruga, siriema, umbu,
aroeira, ou outras espécies, mortas no período seco, por falta de água ou comida, e todos
são unânimes em afirmar que isso não ocorre. A vida da caatinga é adaptada para as suas
condições físicas e climáticas. O mesmo não ocorre com as espécies animais e vegetais
domesticadas ou mesmo vindas de outros biomas, estas espécies, geralmente, não sabem
conviver em harmonia com o bioma, para eles viverem bem é preciso criar as condições
para as suas necessidades biológicas.
As notícias de crises que se ouvem constantemente resulta de se viver e produzir sem
levar em conta os princípios, as características e as qualidades do bioma, resulta de se
desconsiderar as suas leis.
Mesmo com toda desconsideração, ainda se produz muito no semi-árido. Na Bahia
existe uma rodovia chamada Estrada do Feijão, que liga o interior, a conhecida micro-região
de Irecê, à BR 116, próximo a Feira de Santana. Uma curiosidade é que os caminhões que
trafegam nessa estrada sempre saem carregados do semi-árido com produtos agrícolas
(feijão, mamona, pinha, milho), fosfato, calcário etc., e geralmente retornam vazios. Isto nos
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diz que esta micro-região é uma exportadora de riquezas. Isso não é exclusivo deste local,
mas de todo o semi-árido. Assim, mais uma vez, vemos que a Caatinga é rica e abundante.
Sendo o semi-árido tão rico, por que, então, tantas colheitas perdidas, porque a baixa
produtividade, fome e miséria?
A resposta está na forma de organização baseada na exploração dos recursos
existentes e na desconsideração dos princípios de manejo do agroecossistema. Como
exemplo, podemos citar a derrubada da caatinga e o cultivo anualmente de milho e feijão,
ainda queimando ou dando para os animais todo os restos culturais. O resultado disso são
as crises, inevitavelmente!
Uma reclamação constante é a falta de água, chegando a cogitarem a transposição
do Velho Chico. Mas esta condição faz parte da lógica da natureza, característica intrínseca
do bioma. Devido às características climáticas da região, não seria inteligente grandes
volume de água exposta, a perda por evaporação seria alta. Por exemplo, a represa de
sobradinho na Bahia é a campeã de perda de água por evaporação. Então,
inteligentemente, a água do semi-árido está organizada e protegida nos tecidos vegetais
que são verdadeiras reservas de água. Podemos ver isto facilmente no mandacaru, na
palmatória, no facheiro, na babosa que devido a sua fisiologia peculiar evita perda de água;
na barriguda, nos xilopódios do umbu e em muitas outras plantas.
As experiências agroflorestais no semi-árido se baseiam nestes princípios:
A caatinga é um bioma rico:
1- Os solos são férteis (pode estar degradado no momento, mas tem uma natureza de
fertilidade);
2- Existe água, mesmo não estando visível aos olhos;
3- Os seres vivos do local convivem bem com as características do ambiente;
As experiências ora comentadas foram feitas juntamente com os agricultores da
região, os quais nos tem ensinado muito com suas experiências práticas. E, geralmente, o
trabalho parte da realidade de cada um e do seu nível de compreensão.
Por muito tempo os agricultores têm trabalhado na forma de exploração, sempre
procurando tirar o máximo que pode de suas áreas. Procurando sempre maximizar a sua
produção e seus rendimentos. Para isso, acostumaram-se às queimadas, revolvimento do
solo e monocultivos. São hábitos arraigados que já fazem parte da cultura do povo. Ciente
deste fato e de que mudança de hábitos não é um processo simples, que o aprendizado
acontece aos poucos, começando pelo simples o trabalho tem usado o princípio de dar um
passo de cada vez.
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Assim, o trabalho se inicia na realidade do agricultor, apenas acrescendo um item de
cada vez. Por exemplo, ao ele plantar o milho e o feijão ele insere nas mesmas covas o
andu. Ao findar o ciclo do feijão e milho lhe restará o andu, que terá múltiplos usos, como
alimentação da família, animal e a melhoria das condições do sistema para o próximo
cultivo. Após este compreensível e bem sucedido passo, por exemplo, ele já estará
preparado para outros maiores como inserir árvores frutíferas e florestais, uso dos resíduos
como cobertura do solo e etc.
Em um trabalho mais complexo, se introduz a palma e sisal adensados juntamente
com as plantas de ciclo curto, como o milho e o feijão e introduz na mesma época as
plantas forrageiras, adubadeiras, frutíferas e florestais.
A proposta é que, em cada período do ano, tenha alguma colheita da área, o mesmo
acontecendo nos anos seguintes. Pode-se exemplificar um plantio assim, partindo de uma
área comumente arada: abertura de sulcos distanciados 50cm de um para outro, após a
abertura coloca-se pedaços de palma distanciada 50 cm de um para outro, após este passo,
coloca-se no mesmo sulco que foi implantado a palma, uma mistura de sementes contendo
feijão, milho, andu, fava, frutas (caju, maracujá, pinha, umbu, araticum, mamão, manga,...),
umburana, aroeira, gliricidia, sansão do campo, jurema sem espinho, tamboril, e outras.
Após a cobertura da mistura de sementes, ainda se planta sisal na forma de ‘figas’, que são
as mudas novas que ainda estão no pendão floral. O feijão e o milho são colhidos
normalmente, ficando na área o andu e a fava para colher no período seco. No ano
seguinte, já se pode colher palma, continua o andu e a fava, já inicia o mamão e o maracujá.
Lembrando que são retiradas as plantas que já cumpriram a sua função no sistema, também
são raleadas as espécies que estão com maior densidade. Todo esse material podado fica
em cobertura melhorando as condições do sistema. No terceiro e quarto ano, as demais
fruteiras já iniciam a produção, enquanto já existe uma grande disponibilidade de forragem
como palma e as diversas leguminosas. Neste período, o agricultor fica com a liberdade de
continuar manejando a área implantada ou pode decidir fazer uma poda drástica no sistema
e implantar culturas como: milho, feijão e verduras, podendo, claro, corrigir os pontos fracos
na área.
Nesta proposta, procura-se duplicar nas áreas de plantio os processos que ocorrem na
natureza e como resultado, também o que ocorre no ambiente natural, que é o crescimento
da potencialidade, como a fertilidade física, química e o crescimento energético.
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