quarta-feira, 30 de maio de 2012
CAMPOS DE CONCENTRAÇÃOI NAS SECAS DO CEARÁ
CompartilharE-mailEarndiHITTFacebookTwitterGoogle+Lockerz GrabDeliciousDiggGoogle BookmarksMySpaceStumbleUponRedditMessengerVodpodYahoo BookmarksBeboMister-WongWordPressGoogle ReaderOrkutXINGEvernoteNetvibes ShareStrandsPosterousBusiness ExchangeArtoTipdSmakNewsPlurkAIMYahoo MessengerIdenti.caMozillacaBlogger PostTypePad PostBox.netPinterestNetlogTechnorati FavoritesCiteULikeJumptagsHemidemiFunPInstapaperPhoneFavsXerpiNetvouzWinkDiigoBibSonomyBlogMarksTailrankStartAidKledyKhabbrMeneameYoolinkBookmarks.frTechnotizieNewsVineMultiplyFriendFeedPlaxo PulsePingSquidooProtopage BookmarksBlinklistFavesYiGGWebnewsSegnaloPushaYouMobSlashdotFarkAllvoicesJamespotImera BrazilTwiddlaLinkaGoGounalogHuggDiglogNowPublicTumblrLiveJournalCurrentHelloTxtSpurlYampleOneviewLinkatopiaSimpyLinkedInBuddyMarksAsk.com MyStuffViadeoMapleWistsConnoteaBackflipMyLinkVaultSiteJotSphinnDZoneCare2 NewsHyvesSphereBitty BrowserGabbrSymbaloo FeedsTagzaFolkdNewsTrustAmazon Wish ListPrintFriendlyRead It LaterTuentiEmailRediff MyPage
Google GmailYahoo MailHotmailAOL MailAny email By LockerzRevista Central: a informação em tempo real com credibilidade Submarino.com.br
Pesquisa quarta, 30 maio de 2012
Manchetes: Justiça decreta prisão de acusados de formação de quadrilha em Pedra Branca Diário do Nordeste é depredado por grupo de grevistas radicais Motorista irresponsável circula com veiculo superlotado em Quixadá Mês de maio é marcado por inaugurações e festa na Educação de Ocara Colégio Estadual escolhe Rei e Rainha na festa de 47 anos TwitterFacebookHomeQuixadáRegionalNoticiasEditoriasPolíciaColunasImóveisFotosFale Conosco ChoróRegional 1Regional 3QuixeramobimIbaretamaRegional 2PolíticaEsportesCearáBrasilInternacionalColírio da RCConcursosCidadaniaEmpregoEducação/VestibularArte e CulturaTecnologiaNegóciosTurismoZueiraCuriosidadesPolícia - QuixadáPolícia - RegionalPolícia - GeralUrubuservandoReforma OrtográficaPolítica e AçãoAlô, JBHFazendo DireitoDomingosOpinião do LeitorOpinião da RCCasasTerrenosPrédiosApartamentosSítios/FazendasLançamentos Estou Em: Editorias Arte e Cultura Senador Pompeu terá exposição Flagelados da Barragem Skip to content
Senador Pompeu terá exposição Flagelados da Barragem Dom, 06 de Maio de 2012 07:30 Redação
Foi inspirada no fato histórico ocorrido em Senador Pompeu, no ano de 1932.
O lançamento da exposição de esculturas Flagelados da Barragem acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio de 2012, no Liceu de Senador Pompeu-CE. O trabalho foi contemplado pelo VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT. Apresenta esculturas em madeira, dos artistas Máximo Ferreira e Vamirez Argemiro, sobre o campo de concentração de flagelados da seca, ocorrido em Senador Pompeu em 1932.
O campo de concentração de 1932 em esculturas
A exposição de esculturas flagelados da barragem foi inspirada no fato histórico ocorrido em Senador Pompeu, no ano de 1932, onde milhares de flagelados da seca foram confinados em uma espécie de campo de concentração. Devido às péssimas condições de higiene e alimentos de má qualidade uma doença atacou as pessoas que estavam no campo de concentração e ceifou milhares de vidas de sertanejos sofridos. Eram gritos de lamentos e dor, dia e noite. Ninguém podia sair do campo de concentração, por ordem do governo da época, para que os flagelados não invadissem a capital Fortaleza. O local onde foi instalado o campo de concentração era um antigo canteiro de obras que fora edificado pelos ingleses na década de 20 do século passado, para servirem de apoio na construção da Barragem do Patu, que teve suas obras paralisadas no ano de 1923. Um lugar estratégico, no centro do Ceará, com uma ramificação da ferrovia que ligava Fortaleza ao sul do Estado e distante 3 km da sede do município de Senador Pompeu. Hoje o local é considerado sagrado. Pessoas da comunidade fazem promessas e dizem alcançar graças por intermédio das almas da barragem que tanto sofreram em vida. Há até uma peregrinarão todos os anos para o campo santo em homenagem às almas da barragem, a caminhada da seca.
Conhecedores dessa história, os escultores Vamirez e Máximo, pertencentes à Oficina de Artes Padre Albino Donatti, resolveram, criar e estruturar uma exposição de esculturas em madeira com temática flagelados barragem. Mais que uma exposição de esculturas, é um olhar dos artistas, suas impressões de um fato que marcou a história de Senado Pompeu e do Ceará. Partindo do imaginário popular, da crença nas almas da barragem e do fato em si, a idéia de se montar uma exposição de esculturas em madeira visando mostrar os horrores do campo de concentração de 1932. Um mergulhar no fato histórico, no mito das santas almas sofridas da barragem, um misto do regional com o surreal dando formas as esculturas que levem a questionamentos, para que fato não fique esquecido, mas que venha ser lembrado para que o que já houve naquele local nuca mais venha acontecer.
Oficina de artes padre Albino Donatti
Com uma trajetória de 27 anos, a Oficina de Artes Padre Albino Donatti, tem fundamental importância para as artes plásticas em Senador Pompeu. Nasceu do ideal do Padre Italiano Albino Donatti que tinha a intenção de transformar a vida de jovens de Senador Pompeu proporcionando a eles uma profissão. E encontrou na arte um caminho para a concretização do seu ideal. Assim criou a escola de arte, em principio denomina Cirilo Dell’Antonio que capacitou mais de 20 jovens nas áreas de escultura em madeira, desenho e pintura.
Hoje denominada Oficina de Artes Padre Albino Donatti, em homenagem ao seu fundador é tocada por dois de seus veteranos alunos Vamirez Argemiro e Maximo Ferreira. Dois escultores que sobrevivem de arte em meio ao sertão semiárido, principalmente arte sacra.
Mas, os dois artistas não se limitam apenas a fazer obras por encomenda, que é o que os mantém economicamente. Também criam, participam de exposições, de concursos e já ganharam prêmios e homenagens pelo trabalho.
Através do VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secretária da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, apresentam mais um trabalho que vai marcar a história da arte de Senador Pompeu, pois o campo de concentração já foi tema para roteiro de cinema, exposição de fotografias, livros, poemas, pinturas e agora uma exposição de esculturas. Extraída da história, do imaginário do povo, de sua criatividade artística, obras de arte que retratam um fato histórico marcante na história do Ceará, ao tempo em que as imagens proporcionam aos espectadores flexões sobre o fato histórico, a forma como aconteceu e como se podem evitar erros semelhantes.
É um trabalho artístico de grande importância para a comunidade de Senador Pompeu e para as artes visuais do Ceará.
O patrimônio que inspira arte
A arte, ao lado da religiosidade tem sido um importante mecanismo de divulgação do fato histórico Campo de Concentração de flagelados da seca de 1932, um elo entre a memória e a comunidade. Teatro, dança, música, literatura, audiovisual, artes plásticas, fotografia.
Desde os anos 90, quando da existência da Equipe Cultural 1922, que o foto histórico e a luta pela preservação vieram à tona, a história passou a chamar a atenção dos artistas locais. A história do Campo de Concentração, os Casarões da Barragem, a Caminhada da Seca, a Religiosidade Popular, a serra do Patu e a própria barragem são elementos inspiradores dos artistas locais.
Dada à importância do tema, a relação com a história local e a questão da identidade cultural a história do entorno dos casarões da barragem tem sido inspiradora para os artistas. E arte tem sido um importante mecanismo, no processo de divulgação, valorização e de construção da identidade cultural do município. O olhar crítico do artista, a sensibilidade que transforma o fato trágico em obras de pura beleza.
É o artista com sua criatividade, com o olhar além, que vem contribuindo para o resgate da história e para difusão, impulsionando o movimento pela preservação. A arte tem sido muito importante no sentindo de criar um vínculo entre a comunidade e o patrimônio cultural.
Flagelados da barragem
É o artista dando forma à madeira, em sincronia com a tragédia. A concentração de traços, curvas surreais, representando a concentração de flagelados do ano de 1932 em Senador Pompeu-CE. O sofrimento e a dor de milhares de sertanejos transpostos para a madeira, o grito do corpo, as lágrimas riscadas num retrato crítico e provocante.
flagelados da barragem, enquanto obra de arte é o grito dos flagelados, da imagem da tragédia que vaga sertão a fora. Do lamento do retirante, que de si, foi tirada a dignidade, restando-lhe a fome, a doença e a morte.
É o choro da imagem e a dor do movimento se transformando no grito da esperança. As curvas na madeira, a suavidade das sombras, desenhados em consonância com a paisagem, os galhos, as pedras, os casarões, a serra do Patu, a caminhada da seca, o cemitério da barragem, as águas da barragem, a natureza do sertão, que são setas de um novo mundo, de uma nova direção.
Serviços:
Dias 10, 11 e 12 de maio de 2012
De 08:00h às 11:00h
De 14:00h às 17:00h
De 19:00 às 21:00h
LICEU de Senador Pompeu
Informações:
(88) 99131672
e-mail: artessacra@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Compartilhe com seus amigos < Anterior Próximo >
Comentários
0 #1 RE: Senador Pompeu terá exposição Flagelados da Barragem — Julio Cesar Ischiara 06-05-2012 22:12
a instalação dos campos de concentração foi um dos fatos mais vergonhosos da história do Ceará.
Tivemos 6 desses campos... Ipu, Quixeramobim, Carius, Crato e Fortaleza. Há quem diga que Quixadá também teve um campo de concentração.
Nesses campos, foram depositados mais de 60.000 pessoas durante a seca de 1932.
Tudo isso para que houvesse uma Fortaleza Bela ou "Fortaleza Belle Èpoque" como diziam à época.
Citar | Reportar ao administrador
Atualizar lista de comentários
Assine o RSS dos comentários
Adicionar comentário
AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do portal REVISTA CENTRAL não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O portal REVISTA CENTRAL reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos. Informamos que todos os comentários ficam registrados a numeração de IP.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Website
Título
Você ainda pode digitar 1000 caracteres
Notifique-me de comentários futuros
EnviarCancelar
JComments « 01 02 . 03 04 05 06 07 08 09 » Pause
Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorksCompre e ajude o portal Revista Central
Submarino.com.br
Últimas NotíciasMais Lidas
Justiça decreta prisão de acusados de formação de quadrilha em Pedra Branca
30.05.12
Diário do Nordeste é depredado por grupo de grevistas radicais
30.05.12
Motorista irresponsável circula com veiculo superlotado em Quixadá
30.05.12
Mês de maio é marcado por inaugurações e festa na Educação de Ocara
30.05.12
Colégio Estadual escolhe Rei e Rainha na festa de 47 anos
29.05.12
Abertas inscrições para seleção das policlínicas de Quixadá, Canindé e outras 9
29.05.12
Profissionais da educação comemoram bons resultados em Milhã
29.05.12
Cinegrafista de Senador Pompeu conta detalhes da ação violenta da PM
29.05.12
Novo Delegado Regional promete “acochar” o cerco contra a criminalidade
29.05.12
Clientes encontram “chupa-cabra” em caixas eletrônicos da Caixa e Bradesco
29.05.12
Tragédia: Duas jovens de Quixadá morrem em grave acidente na grande Fortaleza
04.12.11
Confronto entre professores e policiais na AL deixa vítimas feridas
29.09.11
Anastácia Duarte da cidade de Fortaleza é eleita Miss Ceará 2011
30.11.10
Morte do pistoleiro ‘Mainha’ pode ter partido da região de Quixadá, diz delegado
05.01.11
Cinegrafista amador registra acidente envolvendo as duas jovens de Quixadá
05.12.11
Empresário morre em acidente na CE 359
09.01.11
Filho de sargento é executado com cinco tiros em Quixadá
04.02.11
Acidente em Quixadá mata jovem e amputa membros de outro
11.12.11
Cabo do Ronda de Quixeramobim morre em acidente grave em Chorozinho
21.02.11
Festa termina em tumulto na AABB de Quixadá
23.04.11 Últimos Tweets
Motorista irresponsável circula com veiculo superlotado em Quixadá http://t.co/K7Wp2HzZ
about an hour ago Colégio Estadual escolhe Rei e Rainha na festa de 47 anos http://t.co/QiCDDN3V
about 9 hours ago Cinegrafista de Senador Pompeu conta detalhes da ação violenta da PM http://t.co/v7jTDwEC
about 20 hours ago Siga-nos no Twitter Submarino.com.br
Topo
Revista Central Copyright © 2012 Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade. Todos os direitos reservados.
Site Desenvolvido por Antonio Filho.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Did you know that your Internet Explorer 6 (IE6) is out of date?
This template is compatible with IE6, however your experience will be enhanced with a newer browser.
To get the best possible experience using our website we recommend that you upgrade to a newer version or other web browser. A list of the most popular web browsers can be found below
Do not show this message again
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário