terça-feira, 1 de maio de 2012
ESTALEIRO PONTA DÁREIA (NITERÓII)
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Ponta d'Areia Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Nota: Se procura o ístimo no rio Guadiana, veja Ponta da Areia.
Bairros de NiteróiEditar
Niterói
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Barreto
Barreto | Ilha da Conceição | Santana
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Centro
Centro | Fátima | Ponta d'Areia | São Lourenço
Engenhoca
Engenhoca | Tenente Jardim
Fonseca
Fonseca
Icaraí
Icaraí | Vital Brazil
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Rio do Ouro | Várzea das Moças
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Baldeador | Caramujo | Maria Paula | Santa Bárbara
Santa Rosa
Cubango | Pé Pequeno | Santa Rosa | Viçoso Jardim | Viradouro
São Francisco
Cachoeiras | Charitas | Jurujuba | São Francisco
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Portugal Pequeno trecho turístico do bairro da Ponta d´Areia com casarões restaurados abrigando bares e restaurantesPonta D'Areia é um bairro muito tranquilo de Niterói, composto na maioria de casas residenciais e forte perfil operário. O bairro tem boa proximidade do centro de Niterói, porém sem tumulto e trânsito. Bairro de forte presença da imigração portuguesa na cidade, abriga um pequeno trecho turístico chamado Portugal Pequeno, que, contudo, concorre com o perfil industrial e operário, à medida que é onde se situa vários dos estaleiros navais da cidade. Além disso, abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro.
Possui uma comunidade muito antiga, denominada Morro da Penha, devido a presença da Igreja Nossa Senhora da Penha.
Com cerca de 5 mil habitantes vivendo em total harmonia, sem assaltos, tráfico ou qualquer desordem, nesta comunidade são formados cidadãos.
[editar] HistóriaLocalizado na Península da Armação, a Ponta D’Areia, por sua posição geográfica, encontra-se diretamente relacionada às águas da Baía de Guanabara, tendo com o continente apenas as áreas limítrofes com os bairros do Centro e de Santana.
O nome Armação está relacionado à pesca ("armar" os barcos) e ao esquartejamento de baleias, já que a península foi importante porto baleeiro. A vocação industrial veio depois, e com as oficinas de material bélico da Marinha e estaleiros.
Após as obras de urbanização da Vila Real, ordenaram-se os acessos à Armação e Ponta D’Areia, agilizando a ligação com o Centro da cidade.
No século XIX, em um estaleiro que ali funcionava, construíram-se barcos a vapor, caldeiras e peças fundidas em ferro. Posteriormente, na época de Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, a indústria diversificou-se e passou a produzir vários equipamentos, porém com a mudança da política econômica que facilitou a entrada de produtos estrangeiros, veio a falência. Mauá, precursor da industrialização brasileira, é homenageado com nome de rua e do estaleiro sediado na Ponta D’Areia.
Outra empresa que marcou época na economia fluminense, estabelecida também na Ponta D’Areia, foi a Companhia de Comércio e Navegação, de Pereira Carneiro e Cia. Ltda. Possuidora de importante frota de cabotagem e de grandes armazéns gerais, também negociava com sal. Foi desta companhia o dique Lahmeyer, o mais sólido do mundo por ter sido cavado em rocha e que durante muito tempo foi o maior da América do Sul. O dique era usado para manutenção da frota própria e também atendia a outras empresas. O Conde Pereira Carneiro, principal acionista da Companhia de Comércio e Navegação, também construiu a vila que leva o seu nome, existente até hoje. A vila operária foi criada com fins sociais - casas higiênicas(*1) com aluguel módico, escola e até uma capela - para os empregados da empresa. Atualmente a "vila" está incorporada ao patrimônio arquitetônico da cidade.
Em 1893 a Ponta da Armação entrou definitivamente para a história nacional quando tropas amotinadas contra o governo do Presidente Floriano Peixoto, comandadas por Custódio de Melo, apoderam-se de toda munição existente no então Laboratório Pirotécnico da Marinha — que lá funcionava. Apesar do revés inicial, tropas fiéis ao Presidente resistiram em vários pontos da cidade até a vitória. Niterói passou a ser denominada "Cidade Invicta" por alguns historiadores.
[editar] CaracterísticasA população da Ponta D’Areia, na sua maioria, tem origem operária, tradicionalmente ligada às indústrias locais e de ilhas próximas, vinculada à construção naval já que o bairro é pioneiro, no Brasil, neste ramo de atividade. Constituída de migrantes, em boa parte oriundos de Portugal, o bairro também conhecido como "Portugal Pequeno".
Sobre a indústria naval é importante ressaltar que Niterói já teve neste ramo industrial sua máxima expressão, apesar da decadência no Século XX e o resurgimento deste setor no início do Século XXI.
As residências da Ponta D’Areia apresentam padrão construtivo predominante do tipo médio degradado, com espacialização horizontal. Especialmente na Vila Pereira Carneiro, Um lugar tranquilo de classe alta com quadra de tênis, campo de golfe, praças historicas, e também há uma piscina de ondas onde os moradores podem se divertir crianças no tobogã e adultos nas cadeiras saboreando um delicioso champanhe.
O comércio de primeira necessidade localiza-se na entrada da Vila Pereira Carneiro (açougue, supermercado, padaria, etc) e o especializado em produtos náuticos e oficinas afins, nas ruas que margeiam a Baía de Guanabara - especialmente a Miguel Lemos e a Barão de Mauá.
A presença de estaleiros é uma constante ainda hoje na Ponte D’Areia. Encontram-se em atividade lá os estaleiros Mauá, Mac-Laren e Cruzeiro do Sul, este pertencente ao Governo do Estado - responsável pela manutenção das barcas da Conerj, que interligam Niterói ao Rio de Janeiro e vice-versa.
A renda da populaçao da Vila Pereira Carneiro é maior que a média nacional, cada familia acumula cerca de 12 mil por mes.
[editar] Portugal PequenoPortugal Pequeno é uma localidade, no bairro de Ponta D’Areia junto às águas da Baía de Guanabara que sobreviveu às grandes mudanças sócio-espaciais sofridas ao longo do tempo. Trata-se de uma área marcada pela presença da imigração portuguesa em Niterói. A localidade de Portugal Pequeno, marcada pela presença da comunidade de pescadores, manteve a sua função, mesmo com as grandes transformações sofridas com a decadência da indústria da construção naval (década de 1980) e com a construção da Ponte Rio-Niterói.
A revitalização do Portugal Pequeno partiu de uma proposta que envolveu a Prefeitura de Niterói, a comunidade e outras instituições, além do próprio governo português, interessados na recuperação do patrimônio arquitetônico e urbano. O projeto de revitalização coincidiu com as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, durante a realização do evento Encontro com Portugal, em 1998. As transformações no espaço de Portugal Pequeno foram as seguintes: o asfalto foi substituído por paralelepípedos; o calçamento teve de volta as pedras portuguesas; as casas à beira-mar receberam novas cores; construção de uma praça com desenho inspirado na cruz de malta; construção de quiosques; melhoria na área do deck, com a instalação de bancos;
O objetivo da revitalização de Portugal Pequeno, além de preservar o patrimônio histórico foi turistificar o local onde a bela arquitetura se une à maravilhosa gastronomia portuguesa. Inclusive, em boa parte desses imóveis foram instalados diversos restaurantes.
Entretanto, a turistificação não teve o êxito esperado. Segundo a NELTUR, Portugal Pequeno está localizado fora do circuito turístico. O bairro é servido apenas por uma linha de ônibus. Contudo, a revitalização aumentou o fluxo de pessoas para aqueles restaurantes, principalmente nos finais de semana. Outro ponto importante é que a revitalização acabou por valorizar os imóveis daquela área.
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Categoria: Bairros de Niterói
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