sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JOSÉ RÉGIO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora José RégioOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.





José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, (Vila do Conde, 17 de Setembro de 1901 — Vila do Conde, 22 de Dezembro de 1969) foi um escritor português que viveu grande parte da sua vida na cidade de Portalegre (de 1928 a 1967). Foi possivelmente o único escritor em língua portuguesa a dominar com igual mestria todos os géneros literários: poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, jornalista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande colecionador de arte sacra e popular. Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira.



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Obras publicadas

2.1 Poesia

2.2 Ficção

2.3 Ensaio, Crítica, História da Literatura

2.4 Teatro

2.5 Memórias e Diário

2.6 Correspondência

3 Ver também

4 Ligações externas





[editar] BiografiaFoi em Vila do Conde que José Régio nasceu no seio de uma família da burguesia provincial, filho de ourives, e aí viveu até acabar o quinto ano do liceu. Ainda jovem publicou na sua terra-natal os primeiros poemas nos jornais O Democrático e República. Depois de uma breve e infeliz passagem por um internato do Porto (que serviu de matéria romanesca para Uma gota de sangue), aos dezoito anos foi para Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica (1925) com a tese As Correntes e As Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa. Esta tese na época não teve muito sucesso, uma vez que valorizava poetas quase desconhecidos na altura, como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro; mas, em 1941, foi publicada com o título Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa.



Em 1927, com Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, fundou a revista Presença, que veio a ser publicada, irregularmente, durante treze anos. Esta revista veio a marcar o segundo modernismo português, que teve como principal impulsionador e ideólogo José Régio. Este também escreveu em jornais como Seara Nova, Ler, O Comércio do Porto e o Diário de Notícias. Foi neste mesmo ano que José Régio começou a leccionar Português e Francês num liceu no Porto, até 1928, e a partir desse ano em Portalegre, onde esteve quase quarenta anos. Durante esse tempo, reuniu uma extensa e preciosa colecção de antiguidades e de arte sacra alentejanas que vendeu à Câmara Municipal de Portalegre, com a condição de esta comprar também o prédio da pensão onde vivera e de a transformar em casa-museu. Em 1966, Régio reformou-se e voltou para a sua casa natal em Vila do Conde, continuando a escrever. Fumador inveterado, veio a morrer em 1969, vítima de ataque cardíaco. Nunca se casou, mas não era celibatário, como demonstra o seu poema Soneto de Amor



Como escritor, José Régio é considerado um dos grandes criadores da moderna literatura portuguesa. Reflectiu em toda a sua obra problemas relativos ao conflito entre Deus e o Homem, o indivíduo e a sociedade. Usando sempre um tom psicologista e misticista, analisando a problemática da solidão e das relações humanas ao mesmo tempo que levava a cabo uma dolorosa auto-análise, alicerçou a sua poderosa arte poética na tríplice vertente do autobiografismo, do individualismo e do psicologismo. Seguindo os gostos do irmão, Júlio Saul Dias, expressou também o seu talento para as artes plásticas ilustrando os seus livros.



Régio teve durante a sua vida uma participação activa na vida pública, mantendo-se fiel aos seus ideais socialistas, apesar do regime conservador de então, mas sem condescender igualmente com a arte panfletária. Recebeu em 1966 o Prémio Diário de Notícias e em 1970 o Prémio Nacional da Poesia. Hoje em dia as suas casas em Vila do Conde e em Portalegre são casas-museu.



[editar] Obras publicadas

[editar] Poesia1925 - Poemas de Deus e do Diabo.

1929 - Biografia.

1935 - As Encruzilhadas de Deus.

1945 - Fado (1941), Mas Deus é Grande.

1954 - A Chaga do Lado.

1961 - Filho do Homem.

1968 - Cântico Suspenso.

1970 - Música Ligeira.

1971 - Colheita da Tarde.

.... - Poema para a minha mãe

a.d.- toada de Portalegre



[editar] Ficção1934 - Jogo da Cabra-Cega.

1941 - Davam Grandes Passeios aos Domingos.

1942 - O Príncipe com Orelhas de Burro.

1945 a 1966 - A Velha Casa.

1946 - Histórias de Mulheres.

1962 - Há Mais Mundos.

1973 - "Cabra Cega".

[editar] Ensaio, Crítica, História da Literatura1936 - Críticos e Criticados.

1938 - António Botto e o Amor.

1940 - Em Torno da Expressão Artística.

1952 - As Correntes e as Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa.

1964 - Ensaios de Interpretação Crítica.

1967 - Três Ensaios sobre Arte.

[editar] Teatro1948 - El-Rei Sebastião.

1949 - Jacob e o Anjo.

1950 - Três Peças em Um Acto.

1957 - A Salvação do Mundo.

1958 - Benilde ou a Virgem-Mãe.

[editar] Memórias e Diário1971 - Confissão dum Homem Religioso

1994 - Diário

[editar] Correspondência1994 - Correspondência

[editar] Ver tambémMuseu José Régio em Portalegre

Casa Museu José Régio em Vila do Conde

Presença (revista)

Modernismo

João Gaspar Simões

Branquinho da Fonseca

Adolfo Casais Monteiro

[editar] Ligações externasCentro de Estudos Regianos, em Vila do Conde

Biografia Completa - Instituto Camões

Biografia e alguns poemas de José Régio - As Tormentas

Casa-Museu José Régio, em Portalegre

O Wikiquote possui citações de ou sobre: José RégioObtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=José_Régio&oldid=31189478"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Escritores de PortugalPoetas de PortugalEnsaístas de PortugalDramaturgos de PortugalProfessores de PortugalNaturais de Vila do CondePseudónimosPoetas do modernismoMortos em 1969Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde outubro de 2010Ferramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasDeutsch

English

Español

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h55min de 7 de julho de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas