quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BERLIM

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora BerlimOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Berlim (desambiguação).

Coordenadas: 52° 31' 00" N 13° 23' 40" L

Berlim



Do topo, da esquerda para a direita: Panorama da

cidade e a Berliner Fernsehturm, Siegessäule,

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, vista do rio Spree

e o Brandenburger Tor.

Brasão Mapa



Administração

País Alemanha

Estado Berlim

Distrito Distrito Urbano

Prefeito Klaus Wowereit (SPD)

Estatística

Coordenadas geográficas: 52° 31' 00" N 13° 23' 40" L

Área 891,82 km²

Altitude 34 - 115 m

População 3 431 700[1] (31 de dezembro de 2008)

Densidade populacional 3 848 hab./km²

Outras Informações

Código postal 10001–14199

Código telefônico 030

Website sítio oficial



Berlim (em alemão Berlin) é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a sétima área urbana mais populosa da União Europeia.[2] Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações.[3] Localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.[4]



Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701-1918), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945).[5] Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida; Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um exclave da Alemanha Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961-1989, enquanto a cidade de Bona tornou-se a capital da Alemanha Ocidental.[6] Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu estatuto, como a capital da República Federal da Alemanha, sediando 147 embaixadas estrangeiras.[7][8]



Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência.[9][10][11] Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, as corporações de mídia e locais de convenções. Berlim também serve como um hub continental para o transporte aéreo e ferroviário,[12][13] e é um destino turístico popular.[14] As indústrias significativas incluem TI, farmacêuticas, engenharia biomédica, biotecnologia, eletrônica, engenharia de tráfego e energia renovável.



A cidade serve como um importante centro do transporte continental e é a sede de algumas das mais importantes universidades, eventos esportivos, orquestras e museus.[15] O rápido desenvolvimento da metrópole atraiu uma reputação internacional aos seus festivais, arquitectura contemporânea e vida nocturna, sendo um grande centro turístico e moradia para pessoas de 180 nações diferentes.[16][17]



Índice [esconder]

1 História

1.1 Primórdios

1.2 Séculos XIII a XVII

1.3 Séculos XVIII a XIX

1.4 Século XX

2 Geografia

2.1 Clima

3 Política

3.1 Governo

3.2 Cidades-irmãs

4 Economia

5 Infraestrutura

5.1 Transportes

6 Cultura

6.1 Pontos de interesse

6.2 Esportes

7 Referências

8 Ver também

9 Ligações externas





[editar] HistóriaPela primeira vez documentada no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1932) e do Terceiro Reich (1933-1945). Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental se tornou a capital da República Democrática Alemã (RDA), enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da República Federal da Alemanha (RFA).[18] Com a reunificação alemã em 1990, a cidade passou a ser capital de toda a Alemanha.



[editar] PrimórdiosAlguns séculos a.C., a zona onde hoje se situa Berlim começou a ser habitada por diversas tribos que se estabeleceram nas margens dos rios Spree e Havel. No século VI, diversas tribos eslavas construíram fortificações nas actuais zonas suburbanas de Spandau e Köpenick. Por volta do século XI, Albrecht, guerreiro saxão da Casa dos Ascânios, derrota as tribos eslavas e torna-se o primeiro Markgraf (conde) de Brandemburgo. Por essa altura, estabeleceram-se, nas margens do rio Spree, imigrantes de outras regiões, nomeadamente do vale do Reno e da Francónia.



[editar] Séculos XIII a XVII

Berlim por volta de 1688 (Desenho de 1835).O primeiro documento histórico berlinense remonta a 1237, aludindo às povoações de Cölln e Berlim, situadas em cada uma das margens do rio Spree, envolvendo o local onde hoje se situa Nikolaiviertel. As duas localidades aliaram-se em 1307, tendo constituído um município comum.



Com a morte, em 1319, do último governante ascânio, Brandemburgo foi disputada pelas casas de Luxemburgo e Wittelsbach, o que originou lutas sangrentas. Em 1414, os habitantes de Berlim, cansados de tanto sofrimento, solicitaram o auxílio do imperador do Sacro Império Romano-Germânico que lhes enviou, como protector, Frederico de Hohenzollern, dando origem a 500 anos de domínio da Casa de Hohenzollern.



Em 1432, Colônia e Berlim consolidam a aliança de 1307, tendo-se unficado formalmente. Em 1486 tornou-se na sede do eleitorado de Brandemburgo.



Com a subida, em 1640, de Frederico Guilherme I de Brandemburgo ao trono de Brandemburgo, a cidade de Berlim desenvolveu-se enormemente, tanto em extensão como em quantidade de habitantes, atingindo, no final do século XVII, o número de 20 000. Na segunda metade desse século, Berlim foi fortificada, abriu-se um canal ligando os rios Spree e Oder e foram plantadas tílias na Unter den Linden - hoje uma das mais importantes artérias da cidade, em cujo extremo poente se situa o mais conhecido monumento de Berlim: a Porta de Brandemburgo.



[editar] Séculos XVIII a XIX

Frederico III coroa a si mesmo como rei e faz Berlim a capital do reino da Prússia.No início do século XVIII, Frederico III de Hohenzollern, sucessor de Frederico Guilherme, transforma Brandenburgo num reino, tendo sido coroado como Frederico I da Prússia. Berlim passa, então, à categoria de capital prussiana, vendo nascer as Academias de Belas Artes e da Ciência. Edifícios imponentes surgem por todos os lados, se destacando a Zeughaus e o palácio de verão (Charlottenburg).



No tempo de Frederico Guilherme I, filho de Frederico I da Prússia, a população de Berlim alcançava os 90 000 habitantes. O rei seguinte, Frederico II, a transformou numa cidade cultural. Quando da sua morte, nos finais do século XVIII, a população de Berlim atingia os 150 000 habitantes.



No início do século seguinte, Napoleão Bonaparte vence os prussianos, ocupa Berlim e leva para Paris a Quadriga que encima a Porta de Brandemburgo, orgulho da cidade. Com a derrota de Napoleão, a quadriga volta a ser colocada no mesmo local, com grande júbilo da população. Inicia-se, nesta época, a industrialização de Berlim: surge uma fábrica de locomotivas em 1837 e, no ano seguinte, é inaugurada a linha ferroviária entre a capital e Potsdam. Berlim enche-se de edifícios grandiosos concebidos, na maior parte, por Karl Friedrich Schinkel. Em 1850 Berlim já tinha 300 000 habitantes.





Berlim se tornou a capital do Império Alemão em 1871 e expandiu-se rapidamente nos anos seguintes. (Unter den Linden, em 1900).Em 1861, Otto von Bismarck, ao ser nomeado chanceler, enceta, a partir de 1864, uma política visando a posicionar a Prússia à cabeça de todos os estados de língua alemã em detrimento da Áustria. Para o efeito, a Prússia declarou, sucessivamente, guerra à Dinamarca, à Áustria e à França, assumindo o controle de Schleswig-Holstein, da Confederação da Alemanha do Norte (associação que englobava 22 estados e cidades livres) e das províncias da Alsácia e da Lorena. Em 18 de Janeiro de 1871, Bismark proclama o Império Alemão, tendo por capital Berlim, e Guilherme da Prússia como imperador (Kaiser). A abolição das barreiras comerciais e as indenizações pagas pela França permitiram um enorme desenvolvimento industrial, com o consequente aumento populacional da cidade de Berlim e uma melhoria significativa das infraestruturas urbanas: novo sistema de esgotos (1876), iluminação eléctrica (1879) e instalação de telefones e da primeira linha férrea urbana (1881).



[editar] Século XX

Berlim em ruínas após o término da Segunda Guerra Mundial (Potsdamer Platz, 1945).No início do século XX, a cidade atingia 1,9 milhão de habitantes, duplicando esse número volvidos 20 anos. A Primeira Guerra Mundial não teve um reflexo muito grande sobre a estrutura da cidade.



Em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projeto conhecido como Welthauptstadt Germania (Germânia, a capital do Mundo), o arquiteto proposto para esta nova cidade foi Albert Speer, porém o projeto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército Vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.



Após o fim da guerra, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividem a cidade em quatro setores. Berlim viu-se no centro da Guerra Fria e foi a protagonista de uma de suas maiores crises, conhecida como o Bloqueio de Berlim (24 de junho de 1948 - 11 de maio de 1949), desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário às zonas de ocupação americana, britânica e francesa. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos e outros gêneros organizada e operada pelas três potências ocidentais (EUA, Reino Unido e França).





A queda do Muro de Berlim em 1989.Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes sectores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os sectores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes sectores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto.



A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha (RFA).



Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da Segunda Guerra Mundial. De então para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro.



[editar] Geografia

Vista da região central de Berlim.Berlim é localizada no leste da Alemanha, cerca de 70 quilômetros (44 milhas) ao oeste da fronteira com a Polônia. O relevo da cidade foi formado durante a última era glacial. O centro da capital é cortado pelo rio Spree. Em Spandau, bairro (Bezirk) mais ocidental da Berlim, o rio encontra o rio Havel, que flui do norte para sul ao longo do oeste da cidade-estado



O curso do Havel é como uma corrente de lagos, os maiores sendo Tegeler See e Großer Wannsee.[19]



[editar] Clima

Os arredores de Berlim são cobertos de várias florestas e lagos.Berlim tem um clima temperado/mesotérmico (Cfb) segundo a Classificação do clima de Köppen. A temperatura anual média é de 9,4 °C (48.9 °F) e a preciptação anual média é de 578 mm.



Os meses mais quentes são Junho, Julho e Agosto, com temperaturas médias de 16,7 até 17,9 °C (62,1 até 64,2 °F). Enquanto os mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro, com temperaturas médias de −0,4 até 1,2 °C (31,3 até 34,2 °F)[20]



Com um clima nem tão húmido, mas nem tão seco, Berlim não tem grandes períodos de seca, nem períodos muitos chuvosos, e a quantidade de precipitação é quase igual em todas as estações do ano, apesar de no verão ser um pouco mais chuvoso, no inverno também chove em quantidade moderada. No final da primavera, também costuma chover em quantidade alta. Junho é o mês mais chuvoso da cidade, com aproximadamente 69 mm, enquanto o mês mais seco é Fevereiro, com apenas 33 mm. Grande parte das chuvas de Berlim são fortes e trazem trovoadas.



Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

Temperatura máxima média diária (°C) 2,9 4,2 8,5 13,2 18,9 21,6 23,7 23,6 18,8 13,4 7,1 4,4

Temperatura mínima média diária (°C) −1,9 −1,5 −1,3 4,2 9,0 12,3 14,3 14,1 10,6 6,4 2,2 −0,4

Precipitação total média (mm) 42,3 33,3 40,5 37,1 53,8 68,7 55,5 58,2 45,1 37,3 43,6 55,3

Média de número de dias com chuva 10,0 8,0 9,1 7,8 8,9 9,8 8,4 7,9 7,8 7,6 9,6 11,4



A área construída de Berlim criou um microclima com o calor armazenado pelos edifícios. Com isso as temperaturas podem ser 4 °C maiores na cidade do que nas áreas que a cercam. Apesar das temperaturas serem mornas no verão, algumas massas de ar trazem temperaturas superiores a 30 °C, mas nem todo o ano isso acontece, e pode ser ao contrário, sendo massas de ar frio que fazem o verão parecer um inverno.



[editar] Política[editar] Governo

O prédio do Reichstag é o local do parlamento alemão.Berlim é a capital da República Federal da Alemanha e é o local onde está estabelecido o Presidente da Alemanha, cuja residência oficial é o Palácio de Bellevue.[21] Desde a reunificação alemã, em 3 de outubro de 1990, passou a ser uma das três cidades-estado, juntamente com Hamburgo e Bremen, dentre os atuais dezesseis estados da Alemanha. O Bundesrat ("conselho federal") é a representação dos estados federais (Bundesländer) da Alemanha e tem a sua sede na antiga Herrenhaus ("Casa dos Senhores") da Prússia. Embora a maioria dos ministérios esteja localizada em Berlim, alguns deles, bem como alguns departamentos menores, estão em Bona, antiga capital da Alemanha Ocidental. A União Europeia investe em diversos projetos na cidade de Berlim. Infraestrutura, educação e programas sociais são co-financiados por orçamentos provenientes dos fundos de coesão da UE.[22]



[editar] Cidades-irmãs1967 Los Angeles, Estado Unidos

1987 Paris, França

1988 Madrid, Espanha

1989 Istambul, Turquia

1991 Varsóvia, Polônia[23]

1991 Moscou, Rússia

1991 Budapeste, Hungria

1992 Bruxelas, Bélgica

1993 Jacarta, Indonésia

1993 Tashkent, Uzbequistão

1993 Cidade do México, México

1994 República Popular da China Pequim, China

1994 Tóquio, Japão

1994 Buenos Aires, Argentina

1995 Praga, República Tcheca

2000 Windhoek, Namíbia

2000 Londres, Reino Unido





[editar] Economia

A Potsdamer Platz.Em 2009, o PIB nominal de Berlim experimentou uma taxa de crescimento econômico de 1,7% (-3,5% na Alemanha) e totalizou € 90,1 bilhões.[24] A economia de Berlim é dominada pelo setor de serviços, sendo que cerca de 80% de todas as empresas fazem negócios nesse setor. A taxa de desemprego atingiu um mínimo de 15 anos em setembro de 2011 e ficou em 12,7% (média alemã: 6,6%).[25]



Os setores de mais rápido crescimento econômico de Berlim incluem comunicações, ciências da vida e transporte, particularmente os serviços que utilizam tecnologias de informação e comunicação, bem como meios de comunicação e engenharia de publicidade, música e design, biotecnologia, serviços ambientais e de saúde.[26]



O Parque de Ciência e Negócios de Berlim-Adlershof está entre as 15 maiores parques tecnológicos em todo o mundo. A pesquisa e desenvolvimento têm um significado econômico elevado para a cidade e a região de Berlim-Brandenburgo região está entre três primeiras regiões mais inovadoras da União Europeia.[27]



Antes da reunificação da Alemanha e das duas partes de Berlim em 1990, a cidade de Berlim ocidental recebia substanciais subsídios do governo da Alemanha Ocidental para compensar o isolamento geográfico do resto do país. Depois de 1990, muitos destes subsídios foram cortados, o que criou dificuldades fiscais para o governo da cidade, forçando-o a cortar fundos em diversos programas.[28]





Portão de Brandemburgo, construído entre os anos de 1789 e 1791. Berlim é a terceira cidade mais visitada por turistas na União Europeia.A Siemens, uma empresa listada na Fortune Global 500 e uma das 30 empresas alemãs do DAX-30, está sediada em Berlim. A empresa ferroviária estatal, Deutsche Bahn, tem a sua sede em Berlim também.[29] Muitas empresas alemãs e internacionais têm negócios ou centros de serviços na cidade.



Entre os 20 maiores empregadores em Berlim estão a Deutsche Bahn, o provedor do hospital, Charité, o provedor de transporte público local, BVG, e o prestador de serviço, Dussmann e o Grupo Piepenbrock. A Daimler fabrica carros e a BMW fabrica motocicletas em Berlim. A Bayer e Süd-Chemie são grandes empresas farmacêuticas sediadas na cidade. A segunda maior companhia aérea alemã, a Air Berlin, também tem a sua sede na cidade.[30]



No final de 2010, Berlim tinha 746 hotéis, com 112.400 camas. A cidade registrou 20,8 milhões de estadias em hotéis e 9,1 milhões de hóspedes em hotéis no mesmo ano.[14] Berlim tem um total anual de cerca de 135 milhões de visitantes por dia, o que a coloca em terceiro lugar entre as cidades mais visitados da União Europeia. Berlim está entre as três principais cidades que recebem convenções do mundo e é o lar do maior centro de convenções da Europa, o Internationales Congress Centrum (ICC).[12] Várias feiras de grande escala comercial como a IFA, Woche Grüne ("Semana Verde"), InnoTrans, Artforum e da ITB são realizadas anualmente na cidade, atraindo um número significativo de visitantes de negócios.



As indústrias que fazem negócios nas artes criativas e de entretenimento são um setor importante e considerável da economia de Berlim. O setor de artes criativas inclui música, cinema, publicidade, arquitetura, arte, design, moda, artes cênicas, editoração, P&D, software, TV, rádio, vídeo e jogos. Cerca de 22.600 empresas criativas, em que predominam as PME, gerou mais de 18,6 mil milhões de euros em receitas totais. As indústrias criativas de Berlim contribuíram com 20% do produto interno bruto doméstico da cidade em 2005.[31] A sede alemã da Universal Music baseia-se em Berlim.



[editar] Infraestrutura

Estação Central de Berlim.[editar] TransportesA cidade dispõe de dois aeroportos, sendo que o aeroporto Tempelhof foi recentemente desativado e um sistema de transporte público urbano e suburbano. Os transportes urbanos da cidade são servidos pela BVG (autocarros, eléctricos e metropolitano) e pela S-Bahn-Berlin (trem suburbano). A exploração da rede de metro é efetuada pela Metro de Berlim. A principal estação é a Estação Central de Berlim. Berlim e a sua área metropolitana é atravessada por inúmeras auto-estradas.



[editar] Cultura[editar] Pontos de interesse

A Ilha dos museus, um Patrimônio Mundial.

Urso de BerlimPalácios e parques de Potsdam e Berlim, um conjunto de sítios Património Mundial

Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof)

Torre de rádio Berlim (Berliner Funkturm)

Torre de televisão Berlim (Berliner Fernsehturm)

Unter den Linden e Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

Reichstag (Parlamento Federal)

Checkpoint Charlie e o que resta do Muro de Berlim

Ilha dos Museus (Museumsinsel)

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Ilha dos Pavões (Pfaueninsel)

Jardim Zoológico (Zoologischer Garten)

Palácio de Bellevue (Schloss Bellevue)

[editar] Esportes

O reformado Olympiastadion foi palco para a final da Copa do Mundo de 2006.Berlim já foi a sede de eventos importantes no esporte como as Olimpíadas de 1936 e a final da Copa do Mundo de 2006.[32][33] Também acontecem lá todos os anos a Maratona de Berlim e o evento da Golden League chamado ISTAF (Internationales Stadionfest).[34] A WTA Tour, também, acontece no Qatar Total German Open anualmente na cidade; Fundado em 1896, é um dos torneios mais antigos de ténis feminino. O Torneiro Mundial da Fédération Internationale de Volleyball escolheu um lugar interno na cidade para apresentar o Grand Slam do vôlei de praia todos os anos.



Além disso, Berlim é a "casa" de várias equipes. Entre elas o Hertha BSC Berlin, equipe de futebol participante do Campeonato Alemão de Futebol, o ALBA Berlin, equipe de basquete (conhecido por "Berlin Albatrosses"), que ganhou o campeonato nacional de 1997 até 2003. Além desses, assim como o Eisbären Berlin, participante da Liga de hoquéi no gelo da Alemanha, que foi fundado ainda na era da Alemanha Oriental.



Equipe Desporto Fundação Liga Estádio Treinador

Hertha BSC Berlin Futebol 1892 Bundesliga Olympiastadion Markus Babbel

FC Union Berlin Futebol 1966 2. Bundesliga Alte Försterei Christian Schreier

ALBA Berlin Basquete 1991 BBL O2 World Henrik Rödl

Eisbären Berlin Hóquei no gelo 1954 Liga de hoquéi no gelo da Alemanha O2 World Pierre Pagé

Berlin Recycling Volleys Vôleibol 1911 DVB Max-Schmeling-Halle Michael Warm

Füchse Berlin Handball 1891 1. Bundesliga (Handball) Max-Schmeling-Halle Jörn Uwe Lommel



Referências1.↑ Berlin-Brandenburg, Amt fuer Statistik (2008-12-31). Pressemitteilung vom 31.07.2009 – Nr. 248 (em German). Amt fuer Statistik Berlin-Brandenburg. Amt fuer Statistik Berlin-Brandenburg. Página visitada em 2009-07-31.

2.↑ INSEE. Population des villes et unités urbaines de plus de 1 million d'habitants de l'Union européenne. Página visitada em 2008-08-17.

3.↑ City Profiles Berlin. Urban Audit. Página visitada em 2008-08-20.

4.↑ Gren Berlin. [S.l.: s.n.].. Página visitada em 9 de outubro de 2009.

5.↑ Documents of German Unification, 1848-1871. Modern History Sourcebook. Página visitada em 2008-08-18.

6.↑ Berlin Wall. Encyclopædia Britannica. Página visitada em 2008-08-18.

7.↑ Berlin – Capital of Germany. German Embassy in Washington. Página visitada em 2008-08-18.

8.↑ Diplomatic Berlin. Deutschland Online. Página visitada em 2009-03-07.

9.↑ Davies, Catriona. "Revealed: Cities that rule the world – and those on the rise", CNN, 10 de abril de 2010. Página visitada em 11 de abril de 2010.

10.↑ Sifton, Sam. "Berlin, the big canvas", The New York Times, 31 de dezembro de 1969. Página visitada em 18 de agosto de 2008. See also: Sites and situations of leading cities in cultural globalisations/Media. GaWC Research Bulletin 146. Página visitada em 18 de agosto de 2008.

11.↑ (22 de outubro de 2009) "Global Power City Index 2009".

12.↑ a b ICCA publishes top 20 country and city rankings 2007. ICCA. Página visitada em 18 August 2008.

13.↑ Berlin City of Design Press Release. UNESCO. Página visitada em 18 August 2008.

14.↑ a b Berlin-Tourismus 2010 mit neuem Rekord (em alemão). Amt für Statistik. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.

15.↑ World Heritage Site Museumsinsel, UNESCO, Accessado em 20 de Outubro, 2006 (Inglês)

16.↑ The Club Scene, on the Edge, New York Times, Accessado em 20 de Outubro, 2006 (em inglês)

17.↑ Berlin Germany's most popular Destination, Tourismus Marketing GmbH, Accessado em 20 de Outubro, 2006 (Inglês)

18.↑ Berlin Wall, Encyclopædia Britannica, Acessado 5 de Novembro, 2006 (em inglês)

19.↑ Satellite Image Berlin, Google Maps, Acessado em 20 de Outubro, 2006

20.↑ Climate figures, World Weather Information Service, Acedido em 20 de Outubro, 2006 (em inglês)

21.↑ Bundespräsident Horst Köhler, www.bundespraesident.de. Acessado em 12 de novembro de 2006.

22.↑ URBAN regeneration, a European Commission initiative, ErasmusPC. Acessado em 12 de março de 2007.

23.↑ Miasta partnerskie Warszawy. um.warszawa.pl. Biuro Promocji Miasta (4 May 2005). Página visitada em 29 August 2008.

24.↑ "Exporteinbruch stürzt deutsche Wirtschaft in die Krise". Página visitada em 19 de agosto de 2008. (em German)

25.↑ "Arbeitslosigkeit sinkt auf niedrigsten Stand seit 20 Jahren", Berliner Morgenpost. Página visitada em 30 de setembro de 2011. (em German)

26.↑ "Poor but sexy", The Economist, 21 de setembro de 2006. Página visitada em 19 de agosto de 2008.

27.↑ Berlin fact sheet (PDF). berlin.de. Página visitada em 19 de agosto de 2008.

28.↑ Die Zukunft der Region Berlin-Brandenburg(German), Friedrich Ebert Stiftung, Acessado em 5 de Novembro, 2006 (em alemão)

29.↑ DB Schenker to concentrate control functions in Frankfurt am Main. Página visitada em 6 de junho de 2011.

30.↑ "Air Berlin: Contact." Retrieved on 12 May 2009.

31.↑ Creative Industries in Berlin berlin.de Acessado em 1 de abril de 2011.

32.↑ BERLIN 1936 Games of the XI Olympiad, www.olympic.org, Acessado em 18 Novembro, 2006 (em inglês)

33.↑ 2006 FIFA World Cup Final in Berlin, Fifaworldcup Official Site, Acessado em 18 Novembro, 2006 (em inglês)

34.↑ Berlin Marathon, www.scc-events.com, Acessado 12 de Novembro, 2006 (em inglês)

[editar] Ver tambémO Commons possui uma categoria com multimídias sobre BerlimAnexo:Lista de personalidades de Berlim

[editar] Ligações externasPágina oficial de Berlim

Turismo Internet TV oficial de Berlim. Inglês/Alemão

Berlin City Panoramas - Fotos panorâmicas de Berlim

Coleção de fotografias de Berlim em PB (2005)

Mapa com os pontos turísticos de Berlim

[Expandir]Berlim



Estados da Alemanha Baden-Württemberg
Baixa Saxônia
Baviera
Berlim
Brandemburgo
Bremen
Hamburgo
Hessen
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental
Renânia do Norte-Vestfália
Renânia-Palatinado
Sarre
Saxônia
Saxônia-Anhalt
Schleswig-Holstein
Turíngia



[Expandir]v • eCidades globais

Cidades globais alfa Londres • Nova Iorque • Hong Kong • Paris • Singapura • Tóquio • Sydney • Milão • Xangai • Pequim • Madrid • Moscou • Seul • Toronto • Bruxelas • Buenos Aires • Mumbai • Kuala Lumpur • Chicago • Varsóvia • São Paulo • Zurique • Amesterdão • Cidade do México • Jacarta • Dublin • Banguecoque • Taipei • Istambul • Roma • Lisboa • Frankfurt am Main • Estocolmo • Praga • Viena • Budapeste • Atenas • Caracas • Los Angeles • Auckland • Santiago

Cidades globais beta Washington DC • Melbourne • Joanesburgo • Atlanta • Barcelona • São Francisco • Manila • Bogotá • Tel Aviv • Nova Deli • Dubai • Bucareste • Oslo • Berlim • Helsínquia • Genebra • Copenhage • Riade • Hamburgo • Cairo • Luxemburgo • Bangalore • Dallas • Cidade do Kuwait • Boston • Munique • Jeddah • Miami • Lima • Kiev • Houston • Guangzhou • Beirute • Karachi • Dusseldorf • Sófia • Montevidéu • Nicósia • Rio de Janeiro • Cidade de Ho Chi Minh

Cidades globais gama Montreal • Nairóbi • Bratislava • Cidade do Panamá • Chennai • Brisbane • Casablanca • Denver • Quito • Stuttgart • Vancouver • Zagreb • Manama • Cidade da Guatemala • Cidade do Cabo • San José • Minneapolis • Santo Domingo • Seattle • Ljubliana • Shenzhen • Perth • Calcutá • Guadalajara • Antuérpia • Filadélfia • Roterdão • Amã • Portland • Lagos • Detroit • Manchester • Wellington • Riga • Guayaquil • Edimburgo • Porto • San Salvador • São Petersburgo • Tallinn • Port Louis • San Diego • Islamabad • Birmingham • Doha • Calgary • Almaty • Colombo

* Fonte: Inventory of World Cities — The World According to GaWC 2008

[Expandir]v • eCapitais da Europa

Amsterdão • Ancara • Andorra-a-Velha • Astana • Atenas • Baku • Belgrado • Berlim • Berna • Bratislava • Bruxelas • Bucareste • Budapeste • Copenhaga • Douglas • Dublin • Episcópi • Erevan • Estocolmo • Gibraltar • Haia • Helsínquia • Lisboa • Liubliana • Londres • Longyearbyen • Luxemburgo • Madrid • Mariehamn • Minsk • Mónaco • Moscovo • Nicósia • Oslo • Paris • Praga • Pristina • Podgorica • Quichinau • Kiev • Reiquiavique • Riga • Roma • Saint Helier • Saint Peter Port • São Marinho • Sarajevo • Skopje • Sófia • Stepanakert • Sukhumi • Tallinn • Tbilisi • Tirana • Tiraspol • Tórshavn • Tskhinvali • Vaduz • Valeta • Varsóvia • Cidade do Vaticano • Viena • Vilnius • Zagrebe

[Expandir]v • e União Europeia Capitais dos Estados-membros da União Europeia

Amesterdão · Atenas · Berlim · Bratislava · Bruxelas · Bucareste · Budapeste · Copenhaga · Dublin · Estocolmo · Helsínquia · Lisboa · Liubliana · Londres · Luxemburgo (cidade) · Madrid · Nicósia · Paris · Praga · Riga · Roma · Sófia · Tallinn · Valeta · Varsóvia · Viena · Vilnius

[Expandir]v • eCapitais Europeias da Cultura

1985 Atenas · 1986 Florença · 1987 Amesterdão · 1988 Berlim · 1989 Paris · 1990 Glasgow · 1991 Dublin · 1992 Madrid · 1993 Antuérpia · 1994 Lisboa · 1995 Luxemburgo · 1996 Copenhaga · 1997 Salonica · 1998 Estocolmo · 1999 Weimar · 2000 Avinhão · Bergen · Bolonha · Bruxelas · Helsínquia · Cracóvia · Reiquiavique · Praga · Santiago de Compostela · 2001 Porto · Roterdão · 2002 Bruges · Salamanca · 2003 Graz · 2004 Génova · Lille · 2005 Cork · 2006 Pátras · 2007 Luxemburgo · Sibiu · 2008 Liverpool · Stavanger · 2009 Linz · Vilnius · 2010 Essen · Istambul · Pécs · 2011 Tallinn · Turku · 2012 Guimarães · Maribor · 2013 Estrasburgo · Marselha



[Expandir]v • eCidades-sede dos Jogos Olímpicos de Verão

1896: Atenas • 1900: Paris • 1904: St. Louis • 1906: Atenas • 1908: Londres • 1912: Estocolmo • 1920: Antuérpia • 1924: Paris • 1928: Amsterdã • 1932: Los Angeles • 1936: Berlim • 1948: Londres • 1952: Helsinque • 1956: Melbourne • 1960: Roma • 1964: Tóquio • 1968: Cidade do México • 1972: Munique • 1976: Montreal • 1980: Moscou • 1984: Los Angeles • 1988: Seul • 1992: Barcelona • 1996: Atlanta • 2000: Sydney • 2004: Atenas • 2008: Pequim • 2012: Londres • 2016: Rio de Janeiro



[Expandir]v • eCidades-sede da Eurovisão

Festival Eurovisão da Canção Lugano 1956 • Frankfurt 1957 • Hilversum 1958 • Cannes 1959 • Londres 1960 • Cannes 1961 • Luxemburgo 1962 • Londres 1963 • Copenhaga 1964 • Nápoles 1965 • Luxemburgo 1966 • Viena 1967 • Londres 1968 • Madrid 1969 • Amsterdão 1970 • Dublin 1971 • Edimburgo 1972 • Luxemburgo 1973 • Brighton 1974 • Estocolmo 1975 • Haia 1976 • Londres 1977 • Paris 1978 • Jerusalém 1979 • Haia 1980 • Dublin 1981 • Harrogate 1982 • Munique 1983 • Luxemburgo 1984 • Gotemburgo 1985 • Bergen 1986 • Bruxelas 1987 • Dublin 1988 • Lausana 1989 • Zagreb 1990 • Roma 1991 • Malmö 1992 • Millstreet 1993 • Dublin 1994 • Dublin 1995 • Oslo 1996 • Dublin 1997 • Birmingham 1998 • Jerusalém 1999 • Estocolmo 2000 • Copenhaga 2001 • Tallinn 2002 • Riga 2003 • Istambul 2004 • Kiev 2005 • Atenas 2006 • Helsínquia 2007 • Belgrado 2008 • Moscovo 2009 • Bærum 2010 • Düsseldorf 2011 • Baku 2012 • Malmö 2013 •

Festival Eurovisão da Canção Júnior Copenhaga 2003 • Lillehammer 2004 • Hasselt 2005 • Bucareste 2006 • Roterdão 2007 • Limassol 2008 • Kiev 2009 • Minsk 2010 • Ierevan 2011 • Amsterdão 2012

Festival Eurovisão da Dança Londres 2007 • Glasgow 2008 • Baku 2009

Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos Reggio Emilia 1985 • Schwetzingen 1987 • Paris 1989 • Helsínquia 1991 • Estocolmo 1993 • Lausana 1995 • Gdańsk 1997 • Lyon 1999 • Londres 2001 • Amesterdão 2003 • Varsóvia 2005 •

Festival Eurovisão de Jovens Músicos Manchester 1982 • Genebra 1984 • Copenhaga 1986 • Amesterdão 1988 • Viena 1990 • Bruxelas 1992 • Varsóvia 1994 • Lisboa 1996 • Viena 1998 • Bergen 2000 • Berlim 2002 • Lucerna 2004 • Viena 2006 • Viena 2008 • Viena 2010 •





Este artigo sobre a Alemanha é um esboço, relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

v • e



Portal da Alemanha



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Berlim&oldid=32738865"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: BerlimCategorias ocultas: !Eurovisão!Esboços sobre a Alemanha!Esboços maiores que 35000 bytes!Artigos bons na Wikipédia em dinamarquês!Artigos bons na Wikipédia em alemão!Artigos bons na Wikipédia em finlandês!Artigos bons na Wikipédia em norueguês!Artigos bons na Wikipédia em tailandês!Artigos destacados na Wikipédia em africâner!Artigos destacados na Wikipédia em latim!Artigos destacados na Wikipédia em tártaro!Artigos destacados na Wikipédia em vietnamita!Artigos destacados na Wikipédia em basco!Artigos destacados na Wikipédia em macedônioFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasАҧсшәа

Acèh

Afrikaans

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

ܐܪܡܝܐ

مصرى

Asturianu

Aymar aru

Azərbaycanca

Башҡортса

Boarisch

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

Bislama

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Буряад

Català

Chavacano de Zamboanga

کوردی

Corsu

Qırımtatarca

Česky

Kaszëbsczi

Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Dolnoserbski

Eʋegbe

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Føroyskt

Français

Arpetan

Nordfriisk

Furlan

Frysk

Gaeilge

Gagauz

贛語

Gàidhlig

Galego

Avañe'ẽ

Gaelg

Hausa

Hawai`i

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut

日本語

Lojban

Basa Jawa

ქართული

Qaraqalpaqsha

Taqbaylit

Адыгэбзэ

Қазақша

Kalaallisut

ಕನ್ನಡ

한국어

Перем Коми

Ripoarisch

Kurdî

Коми

Kernowek

Кыргызча

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Лезги

Luganda

Limburgs

Ligure

Lumbaart

Lingála

Lietuvių

Latgaļu

Latviešu

Malagasy

Олык марий

Māori

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

Malti

Mirandés

မြန်မာဘာသာ

Эрзянь

مازِرونی

Dorerin Naoero

Nāhuatl

Nnapulitano

Plattdüütsch

Nedersaksisch

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Novial

Nouormand

Occitan

Ирон

Kapampangan

Papiamentu

Picard

Deitsch

Pälzisch

Norfuk / Pitkern

Polski

Piemontèis

پنجابی

Ποντιακά

پښتو

Runa Simi

Rumantsch

Romani

Kirundi

Română

Armãneashce

Tarandíne

Русский

Русиньскый

Kinyarwanda

Саха тыла

Sardu

Sicilianu

Scots

Sámegiella

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

Sranantongo

Seeltersk

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

Tetun

Тоҷикӣ

ไทย

Türkmençe

Tagalog

Tok Pisin

Türkçe

Татарча/tatarça

ChiTumbuka

Twi

Reo Mā`ohi

Удмурт

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Vèneto

Vepsän kel’

Tiếng Việt

West-Vlams

Volapük

Winaray

Wolof

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

Zeêuws

中文

文言

Bân-lâm-gú

粵語

IsiZulu

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h24min de 26 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel Bundespräsident Horst Köhler, www.bundespraesident.de. Acessado em 12 de novembro de 2006.

COPYGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas